@Vitor Abreu Mollo Parece que o site está com problema. Essa mensagem está aparecendo para os três processos que acompanho, sendo que já estava usando os códigos de acesso para acessar.
Gente, alguém sabe me dizer como funcionaria se eu fosse fazer meu pedido de cidadania nos EUA? Pq aqui no Br eu teria que assinar no cartório o modelo 1C. E nos EUA? Será que o consulado português faz isso lá?
Bom dia !!! Alguém sabe informar o que houve com o site para acompanhar os processos ?!?! Não estou conseguindo resposta......apenas uma página em branco. E sobre a greve alguma novidade ?!?! Obrigado
@MSRodrigues Testei o site e está abrindo normal.......Infelizmente, com a mesma resposta de 45 dias atrás ( aguarda que seja criado registro de cidadão português.
@JCCS Tentei várias vezes hoje e .como resposta somente uma página em branco... .meu processo está na Fase 05 desde 22/07/2019...... aguardando registo...... será que estão atualizando o andamento dos processos ?!?! Obrigado pe
@MariaHernandes Qualquer que seja o consulado, voce tem que levar um comprovante de residência, tipo conta de luz, em seu nome ou de seu pai/mãe, que bate com seu 1C. Dificilmente voce teria isso nos EUA. O mesmo motivo não te deixa mudar de estado pro consulado no BR. Tem que agendar por telefone também.
@Maria Hernandes, qualquer Consulado Português em qualquer país do mundo faz o reconhecimento da assinatura no Formulário 1C. O de Boston, por exemplo, cobra US$ 17,55 pelo serviço! E não precisa agendar, basta ir até lá
@Liane Alegria @Maria Hernandez O da Florida (500km ano norte de Miami) pede o comprovante de residência, e tem que agendar. Pode ser que alguns serviços simples eles façam sem ele, mas em princípio cada consulado abrange uma certa área. Eu não faria a viagem sem confirmar antes por telefone que eles fazem e o que precisa. Cada consulado pode ter critérios próprios.
@gandalf,presumi que ela more nos EUA. Dei o exemplo do consulado em Boston, pode ser que em outros lugares haja alguma exigência. Basta procurar pela Internet e telefonar para saber. Foi o que minha filha fez! Faz parte dos serviços consulares fazer esse reconhecimento de assinatura por autenticidade.
Boa Tarde! Acabei de consultar no site o processo do meu pai, e passou do numero 2 para 5 "Análise do Pedido" com a frase: o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de cidadão portugues.
Quer dizer que não caiu em exigência? e é só aguardar o registro?
Podem incluir na planilha por favor... não encontrei o nome do pai para atualizar.
No canto direito superior desta pagina voce vai achar tópicos separados para essas duas coisas. Tem que navegar, achar o seu caso, vá na discussão mais recente, volte nas discussões anteriores, aprendendo com os outros. Veja a data dos post.
Depois siga o link que lhe mandei. Na mesma pagina (um pouco antes) tem uma pessoa que postou o resumo da lista de documentos para o caso de "aquisição" dele/dela. Pode usar como base, mas veja bem se o seu caso e' o mesmo. Voce continua fazendo perguntas numa lista para "atribuição". Seu caso é "aquisição" (a que lhe mandei).
Os documentos, formulários e os procedimentos são diferentes, a conservatória pra onde vai mandar é outra. Alguns documentos serão os mesmos, mas a lista completa está no site do IRN. Eles seguem a lei para cada caso específico. Voce é casado há 6+ anos? há 3+ anos? tem filhos? mora onde? onde nasceu, onde já morou? O aplicante fala português nativamente? Veja onde você se enquadra e depois faça as perguntas na lista correta. Tem que fazer seu para-casa.
@MariaHernandes Agora eu reli e entendi sua pergunta. No Brasil voce faz o reconhecimento do 1C e autenticação do RG e prova de vida no consulado, sem agendamento. Nos EUA também voce pode fazer tanto o RG como o 1C presencial no consulado mais próximo, ou na embaixada. Agenda-se em geral por telefone (até para o dia seguinte). Leve um comprovante de residência, caso peçam.
Pela instrução voce poderia fazer com um notário, mas o meu caiu em exigência para que refizesse 1C e RG no consulado. O consul informou que isso é procedimento padrão, e sempre pedem pra conferir no consulado. Certifique-se que seu RG é recente. Se for usar o passaporte, ele tem que ter sido emitido em território brasileiro. Passaportes emitidos em consulados fora do Brasil não constam a filiação. (se for o seu caso me pergunte)
Voce terá que levar: - um documento de identificação com foto (passaporte ou driver's license) - documento recente com filiação (RG, Carteira de motorista brasileira, Passaporte brasileiro com filiação). Eles mesmos fazem a cópia e o consul autentica na hora. - o formulário 1C preenchido, faltando somente assinar na presença do consul (autenticação presencial) - Pagamentos só em dinheiro. Tinha um custo pequeno mas voce deve verificar antes por telefone.
Comentários
Alguem com esse problema ao colocar a senha no site?
Parece que o site está com problema. Essa mensagem está aparecendo para os três processos que acompanho, sendo que já estava usando os códigos de acesso para acessar.
Agora o meu está abrindo normalmente também! Que loucura!
E nos EUA? Será que o consulado português faz isso lá?
Bom dia.....
Sem greves hoje ?
Quando terminam as férias ? Hoje ou segunda que vem ?
abs
Testei o site e está abrindo normal.......Infelizmente, com a mesma resposta de 45 dias atrás ( aguarda que seja criado registro de cidadão português.
Qualquer que seja o consulado, voce tem que levar um comprovante de residência, tipo conta de luz, em seu nome ou de seu pai/mãe, que bate com seu 1C. Dificilmente voce teria isso nos EUA. O mesmo motivo não te deixa mudar de estado pro consulado no BR. Tem que agendar por telefone também.
vou começar a fazer o processo de cidadania do meu pai (Casado com minha mão que tem a cidadania), o casamento já está transcrito.
Quais os documentos preciso solicitar?
Quais documentos preciso apostilar?
Precisa enviar algum documento complementar?
Obrigado.
Pretendo começar a solicitar ainda essa semana os documentos para fazer o envio semana que vem.
Voce tem direito a "atribuicao" (1C). Sua mae atribui a cidadania a voce.
Seu pai tem que requerer por "Aquisicao".
Aquisicao está noutra lista, mas leia esse topico primeiro e depois faca o acompanhamento por lá.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/205135/#Comment_205135
O da Florida (500km ano norte de Miami) pede o comprovante de residência, e tem que agendar.
Pode ser que alguns serviços simples eles façam sem ele, mas em princípio cada consulado abrange uma certa área.
Eu não faria a viagem sem confirmar antes por telefone que eles fazem e o que precisa.
Cada consulado pode ter critérios próprios.
Faz parte dos serviços consulares fazer esse reconhecimento de assinatura por autenticidade.
Os processos voltaram a andar, pelo visto.
Acabei de consultar no site o processo do meu pai, e passou do numero 2 para 5 "Análise do Pedido" com a frase: o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de cidadão portugues.
Quer dizer que não caiu em exigência? e é só aguardar o registro?
Podem incluir na planilha por favor... não encontrei o nome do pai para atualizar.
Gabriel M.
numero: 367XXX/19
numerado: 10/05/2019
obrigada!!
Processo adicionado.
Está com o seguinte texto:
O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
A mudança ocorreu hoje mesmo, porque verifiquei na 6a e ainda estava parado.
Comece aqui: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/cidadaos
Veja ao final da pagina tem sessões diferentes para "atribuição" e "aquisição". Os formulários também estão ali.
No canto direito superior desta pagina voce vai achar tópicos separados para essas duas coisas. Tem que navegar, achar o seu caso, vá na discussão mais recente, volte nas discussões anteriores, aprendendo com os outros. Veja a data dos post.
Depois siga o link que lhe mandei. Na mesma pagina (um pouco antes) tem uma pessoa que postou o resumo da lista de documentos para o caso de "aquisição" dele/dela. Pode usar como base, mas veja bem se o seu caso e' o mesmo.
Voce continua fazendo perguntas numa lista para "atribuição". Seu caso é "aquisição" (a que lhe mandei).
Os documentos, formulários e os procedimentos são diferentes, a conservatória pra onde vai mandar é outra.
Alguns documentos serão os mesmos, mas a lista completa está no site do IRN.
Eles seguem a lei para cada caso específico. Voce é casado há 6+ anos? há 3+ anos? tem filhos? mora onde? onde nasceu, onde já morou? O aplicante fala português nativamente?
Veja onde você se enquadra e depois faça as perguntas na lista correta. Tem que fazer seu para-casa.
Agora eu reli e entendi sua pergunta.
No Brasil voce faz o reconhecimento do 1C e autenticação do RG e prova de vida no consulado, sem agendamento.
Nos EUA também voce pode fazer tanto o RG como o 1C presencial no consulado mais próximo, ou na embaixada.
Agenda-se em geral por telefone (até para o dia seguinte). Leve um comprovante de residência, caso peçam.
Pela instrução voce poderia fazer com um notário, mas o meu caiu em exigência para que refizesse 1C e RG no consulado.
O consul informou que isso é procedimento padrão, e sempre pedem pra conferir no consulado.
Certifique-se que seu RG é recente. Se for usar o passaporte, ele tem que ter sido emitido em território brasileiro. Passaportes emitidos em consulados fora do Brasil não constam a filiação. (se for o seu caso me pergunte)
Voce terá que levar:
- um documento de identificação com foto (passaporte ou driver's license)
- documento recente com filiação (RG, Carteira de motorista brasileira, Passaporte brasileiro com filiação). Eles mesmos fazem a cópia e o consul autentica na hora.
- o formulário 1C preenchido, faltando somente assinar na presença do consul (autenticação presencial)
- Pagamentos só em dinheiro. Tinha um custo pequeno mas voce deve verificar antes por telefone.
A greve deu um tempo... E as férias, acabaram ou somente dia 31/08 que acabam ?
abs