Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16776786806826831461

Comentários

  • @Mluizacoelho
    Não creio que ACP aceite a procuração.
    Só estavam aceitando de parente ou de advogado. A não ser que mudaram esse entendimento.
  • Boa noite @Mluizacoelho.
    Após a conclusão do processo seu amigo receberá uma carta com o número do assento de nascimento. Ele poderá pedir uma certidão de nascimento no Civil Online por 10 euros ou se tiver alguém em Portugal que possa ir na Conservatória pegar uma certidão sem ser certificada custa 2 euros, ai a pessoa digitaliza e envia para o seu amigo.
    Quanto a procuração, vim descobrir a pouquíssimo tempo que realmente não é aceita procuração sem ser advogado.
  • editado May 2019
    @Pessoal Tive uma informação hj q devido ao acúmulo de serviço , ACP está enviando alguns processos para a Conservatória de Vila do Conde, o q não é nada bom.
  • @Vlad Pen
    Só para deixar a gente mais preocupado, o que seria ruim em Vila do Conde? Não aceitariam as mesmas condições da ACP ? Qual o tempo médio em Vila do Conde ?
    abs
  • @Vlad Pen, Bom dia.
    Estariam eles encaminhando para Vila do Conde, os processos que chegaram recentemente no ACP, ou os que foram numerados lá a mais tempo?
  • editado May 2019
    @Vlad Pen bom dia! Os processos de fevereiro se incluem nisso?
    O processo do meu pai foi transferido pra vila do conde ano passado e demorou 9 meses pra ser concluído.
  • @SAMANTHA3 vou deixar pra ligar no começo de junho. Valeu!
  • Bom dia,
    Alguém deste fórum já teve problema ao tentar pagar com cartão de crédito?
    Tentei várias vezes, entrei em contato com operadora do cartão e eles disseram que esta tudo desbloqueado.
    Faço o cadastro com meus dados, incluo o número do cartão, autentico o itoken e da o seguinte aviso no site.

    "Ocorreu um problema ao processar o seu pagamento.
    Caso necessite mais detalhes poderá entrar em contacto indicando o seguinte código: 1YXWz??????"

    Estou quase desistindo e tentar o vale postal.
  • Bom dia... ao ligar tem como saber se o processo foi enviado para Vila Nova do Conde?
  • @Andre Azeredo...
    Passei pelo mesmo problema...No meu caso e de alguns colegas aqui do Fórum tratava -se de um bloqueio do setor de segurança do Santander...
    Eu pedi para outra pessoa fazer o pagamento para mim pois depois de uma semana me estressando com os atendentes do banco eles ainda não tinham resolvido o problema...
    Protocolei uma reclamação na ouvidoria do banco mais só depois de vinte dias recebi uma mensagem informando que tinham resolvido...
    Ainda não voltei a tentar realizar o mesmo tipo de pagamento até o momento...(Atribuição 1 C)...Mas segunda-feira consegui realizar um pagamento no civilonline.pt com sucesso...
  • Bom dia!

    O requerimento 1C não precisa ser apostilado? apenas com reconhecimento por autenticidade? para ACP?
  • Bom Dia...
    NÃO se apostila formulário 1 C...
    Somente faz-se reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE...
  • Paulo BenithPaulo Benith Member
    editado May 2019
    @PessoALL, mais um Tuga. Processo do meu pai foi numerado em 18/01, registrado em 24/04 e o assento emitido em 08/06. Mais uma etapa vencida, graças a Deus.

    @VladPen, essa notícia me traz duas preocupações:

    1 - É possível que os processos enviados para Vila do Conde demorem bem mais que o normal? Mesmo que o ACP esteja levando 4 meses para concluir os processos, é uma diferença considerável em relação aos 9 meses previstos para a conclusão dos processos em Vila do Conde.
    2 - Os critérios de análise podem ser diferentes? Por exemplo, no ACP não é necessário transcrever o casamento do progenitor português caso a mãe seja de outra nacionalidade e o interessado tenha sido registrado pelo pai na certidão de nascimento, porém, sabemos que esse critério só é adotado pelo ACP; as demais conservatórias tendem a não aceitar assentos que não possuam o casamento do português transcrito.

    Vocês conseguem enxergar algum outro fator relevante relacionado ao envio dos processos para Vila do Conde?
  • blancout, obrigada por todas as orientações. Está tudo pronto para envio ao ACP!
  • Bom dia a todos!
    Estou ficando preocupado!
    Meu processo houve uma exigência, pois a certidão enviada estava ilegível! Recebi uma carta no final de Janeiro com a exigência de uma certidão de inteiro teor! Enviei a certidão no dia 19/02 e receberam no dia 06/03, de acordo com o AR! O problema é que o processo está parado desde Janeiro, mesmo após o recebimento da nova certidão!
    Toda vez que ligo para lá ninguém sabe informar o que houve.
    Alguém teria algum outro contato onde eu pudesse confirmar se a nova certidão foi anexada ao processo?
  • O processo da minha esposa foi para registro em 22/04. Tentei pedir ontem a certidão pelo civil on line e recebi um e-mail dizendo que ainda não tem assento e que a certidão seria enviada quando disponível. Alguém já passou por isso? Eles mandam automaticamente agora? Ou preciso responde o e-mail em alguns dias questionando se está pronta?
  • Bom dia pessoal!
    Meu processo não está na planilha, mas se alguém puder adicionar pra mim! Senti que deveria vir aqui colocar essa informação, neste fórum que tanto me ajudou!
    Liguei hoje às 5h (horário do Brasil) para a LR e fui informada da conclusão do meu processo e o nº do meu assento!!!
    Na mesma hora (umas 6h) solicitei a certidão pelo Civil Online e antes das 8h já haviam me enviado no e-mail o código para consultar a certidão no site.
    Seguem dados do meu processo:
    Numerado em: 18/01
    Nº: 53xx/2019
    Mariana Oliveira
    Conclusão: esqueci de perguntar, mas acredito ter sido por esses dias.

    Mais uma obs, que já vi que as vezes é dúvida de algumas pessoas. Minha mãe portuguesa é solteira, e meu pai declarante na minha certidão de nascimento, me registrou antes de 1 ano de idade. Nasci em 1991 e não tive nenhum problema com isso, não precisei comprovar maternidade nem nada.

    Muito obrigada a todos do forum pelo conteúdo aqui postado!
  • Mais um processo concluído! Meu pai é português! Agradeço a todos desse fórum! Menos de 5 meses para conclusão.
    Agora vamos dar inicio ao meu processo de atribuição e à novela de marcar o agendamento de cartão cidadão e passaporte para ele aqui no consulado do Rio.
  • Bon dia @Raphaelpc,
    O Civil Online te enviará assim que for gerado o número do assento. Aconteceu isto comigo.
  • Ah esqueci de falar! Na mesma ligação meu irmão foi ao telefone e solicitou os dados do processo dele. Segue para adicionar na planilha:
    Saulo Oliveira
    Documentos recebidos em 17/04 por Gorea
    Nº processo: 34xxx/2019 (ele também não perguntou quando foi numerado).
  • @PauloBenith
    Saõ preocupações consideráveis, o fato de ir para Vila do Conde. Tem pessoas aqui, que contaram 4 meses, deram 1 mês de folga e agendaram consulado.....Se o processo deste for para Vila do Conde, já pode cancelar o consulado...
    Mas a grande pergunta, é se teria uma regra para envio dos processos para Vila do Conde, tipo.... O que já foi recebido e numerado, continua no Porto. Os que chegaram recentemente, a partir de determinada data , iriam para Vila do Conde... Deve existir uma data de corte, uma regra.... Não acredito que sejam lotes aleatórios...
    No meu caso, o que preocupa, é o prazo...
    Documentos, como meus pais são portugueses e falecidos, eu já havia transcrito o casamento deles em Portugal e o obito do meu pai. Tudo isso veio averbado na certidão de nascimento portuguesa dele.
    Nos documentos que mandei para ACP, eu enviei a certidão de nascimento original dele, com essas transcrições.
    Mandei a minha de nascimento repográfica e por garantia de poder não estar bem legível, mandei a inteiro teor junto e apostilei as duas. E o restante dos documentos RG ( atualizado) e o Formulário 1C.... Tudo recebido e numerado dia 01/04.
    Talvez, Vila do Conde posa ser mais rígida com relação a certidão de nascimento do Portugues ( pai ) e as respectivas averbações, o que pode gerar exigências em grande numero...
    abs
  • Bom dia. Toda a minha família resolveu tirar a nacionalidade depois que a minha como neta foi concluída. Quase a maioria é filho de português. Então fiquei encarregada de ajudar a todos nesta jornada. Mas como o ACP esta redistribuindo os processos qual outra conservatória podemos encaminhar? Vila Nova de Gaia é uma boa opção?
  • @Adrianaian
    O problema são as regras das outras conservatórias, que não a ACP.
    ACP tende a ser menos rígida com certas situações comprovativas, como averbação de casamento, etc.
    Penso eu...
  • Paulo BenithPaulo Benith Member
    editado May 2019
    Então, a coisa está meio incipiente ainda, pelo que eu estou entendendo. Talvez tenhamos mais notícias no futuro, quando ouvirmos depoimentos de atrasos absurdos nos prazos e exigências sem precedentes no ACP.

    Se o @VladPen tiver mais novidades, "somos todos ouvidos"!
  • Pessoal, solicitei minha certidão pelo Civil OnLine e meu processo deferido em 23/04 foi emitido em 08/05.De fato estão levando em torno de 2 semanas para concluir o processo.
    Assim que puder atualizarei a planilha com a data de conclusão.
  • @Andrevelhodacosta, eu creio que os processos que chegaram recentemente serão transferidos pra lá e não seria justo transferir os processos do mês de fevereiro porque nós estamos aguardando quase 90 dias pela conclusão.

    @Adrianaian, eu fiz o processo da minha avó em VNG, e ficou pronto em 5 meses em 12/2018. Encaminhei pra lá porque na época Gaia, não estava solicitando transcrição do casamento quando o português, for o declarante. Agora não sei se estão exigindo nesse momento.

    Abraços!
  • Pessoal, por favor, alguém poderia me orientar de como tirar a certidão online? Não consegui encontrar no site o local e qual tipo de certidão devo solicitar.
    obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.