Atribuição para menores de idade

1232426282953

Comentários

  • Mais uma vez obrigado, Pedro.

    Vou enviar os documentos.

    São esses, certo:

    - certidão de inteiro teor do menor com firma reconhecida do escrivão ou sinal público - apostilar
    - cópias autenticadas do RG dos pais do MENOR.
    - cópia autenticada do RG do menor maior que 14 anos - ( precisa apostilar?)
    - formulário 1C com firma reconhecida da assinatura dos pais por autenticidade.
    - cópia do assento do português


  • Boa tarde.
    Minha atribuição está ok com o casamento averbado.
    Meu filho, maior de idade, fez a atribuição direto em Porto. só com a minha certidão de nascimento (solicitei on-line) e copia da cnh e certidão de nascimento inteiro teor. tudo apostilado.
    Agora em agosto, vou a Portugal dar entrada na do meu filho menor de idade (15 anos).
    Preciso fazer outra cópia apostilada da certidão de casamento? ou só os mesmos doctos do outro filho?
    Grato
  • @pedrorosas sua lista está quase correta.

    A certidão do menor deve ser em inteiro teor por cópia reprográfica. Quanto à cópia autenticada do RG não é necessário apostilar.
  • @alexandre marques a lista de documentos será para o processo de menores:

    - Cópia simples do assento de nascimento português
    - Certidão de nascimento de seu filho em inteiro teor, por cópia reprográfica e apostilada
    - Cópia autenticada do RG dos pais (e do menor, caso ele seja maior de 14 anos)
    - Formulário 1C assinado pelos pais e reconhecido por autenticidade (não se esquecendo de que o formulário deve ser impresso em cores e na frente e verso da folha)
  • oi bom dia
    gente me tirem uma duvida, eu já estou com tudo em mão para enviar a nacionalidade da minha filha so falta eu assinar o formulário para enviar, sendo que o pai da minha filha imprimiu o formulário preto e branco preencheu e assinou. sendo que ele viajou hoje pra fora mais deixou um documento escrito e assinado por autenticidade que eu não preciso dele pra tirar nenhum documento da minha filha me dando total poderes. em fim, eu deveria imprimir um colorido e so eu assinar e enviar uma xerox autenticada desse documento de total poderes ou assino o preto e branco que ele assinou por autenticidade e envio assim mesmo ? por qual conservatória esta mais rapido Tontela ou porto para menor ? e como faço para enviar ja que ela é menor e sei que é gratuito, boto em papel pardo e no correio faço oque pelo dela ser gratuito nao tenho que pagar o vale postal certo ? alguém pode me ajudar por favor,
  • editado April 2019
    @lorran é recomendando imprimir o formulário frente e verso colorido e ambos os pais tem que assinar. Envie para Tondela e não precisa fazer VP pq o processo é gratuito.
  • @Vlad Pen então ele não tem como assinar mais pois ele foi para Espanha ontem, mais me deixou uma autorização assinada que eu não preciso dele pra tirar nada para minha filha. mando uma copia da autorização autenticada e assino um novo formulário ? no caso ira sem a assinatura dele.
  • @lorranaa

    Procuração não é aceita para nacionalidade de menores
  • então ira essa preto e branco mesmo, pois ele foi embora e nem endereço deu não tenho mais contato dele, deixou esse documento justamente para eu não procura-lo para nada. :(
  • editado April 2019
    @lorrana então envie o formulário preto e branco, mas é importante que ambos os pais tenham assinado.IMPORTANTE: a assinatura do seu marido no formulário 1C tem que ter sido reconhecida por autenticidade no cartório!!
  • Uma dúvida, Tondela exige a transcrição do casamento dos pais ou dispensa se o português ascendente for o declarante do nascimento, assim como a ACP?
  • @Renato_CPO, exige a transcrição. Só ACP não está exigindo.
  • @Daniel Henriques
    muito obrigado, essa é uma diferença fundamental!
  • O processo de meu sobrinho (4 anos), numerado em 08/04 em Tondela ainda está em análise. Liguei hj na LR.
  • Bom dia pessoal, Proocesso do meu filho demorou quase 4 meses em ACP, numerado em 07/01 e concluído em 30/04.
    Dúvida: Com a conclusão do processo eles enviam a certidão para casa o temos que solicitar
  • @Cláudia ACP não envia mais certidão.Vc terá q pedir uma cópia pelo civilonline.
  • O processo de meu sobrinho de 4 anos chegou em Tondela em 08/04 e foi numerado no mesmo dia. Acabei de obter a informação de que foi despachado no dia 08/05 e falta só o assento!
  • @luizaparada que pena que nao mandei pra lá, minha pequena poderia viajar com passaporte novo :(
  • @lisandracf na época fique na dúvida para onde enviar, mas logo depois vi 2 casos que tinham sido finalizados em menos de 1 mês em Tondela, então decidi enviar para lá.
  • Processo de meu sobrinho menor chegou em Tondela 08/04, foi numerado no mesmo dia, despachado em 08/05 e concluído em 10/05.
  • luizaparada sabe me informar se Tondela está exigindo a certidão de nascimento do menor na forma reprográfica como a ACP, ou somente inteiro teor apostilhada? Grato.
  • @pauloalvim eu enviei a reprográfica para não correr o risco, então não sei confirmar se pode ser a digitada.
  • Pessoal, meu assento saiu e vou dar entrada na cidadania das minhas filhas de 14 e 12 anos. Vi que Tondela está saindo mais rápido do que Porto, no caso de menores. Mas o meu casamento ainda não está transcrito. Posso enviar os processos de atribuição delas junto ao mesmo tempo que envio a transcrição de casamento ou preciso esperar sair a transcrição primeiro? Outra dúvida, a transcrição pode ser feita por Tondela tb?
    Obrigado
  • @alexandre pedroso, Tondela faz os dois tipos de processo e aceita que sejam enviados juntos. Coloque em um envelope os documentos da transcrição de casamento, recomendo escrever no envelope "Transcrição de casamento" e, em outros dois envelopes, os processos de cada uma de suas filhas, nesses escreva "Atribuição de ...... - MENOR". Depois coloque os três envelopes dentro do envelope de envio.
    Lembrando que cada processo tem que ter sua documentação completa, não podem compartilhar documentos.
    Para transcrição de casamento veja as instruções nas duas primeiras postagens http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    O modelo de requerimento e documentação são os mesmos utilizado para Ponta Delgada.

    Para o vale postal de 120 Euros da transcrição de casamento (manutenção de residente, não utilizar euro exportação):
    IRN, IP
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela

    Para envio dos documentos:
    CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela

    Os processos de menores de idade são gratuitos, instruções e formulário em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458
  • @danielhenriques, muito obrigado! Poderia me tirar mais uma dúvida, por favor? Eu estou morando em Portugal, como faço para pagar aqui o vale postal?
  • @alexandre pedroso, acredito que no CTT tenha esse serviço, você vai ter que passar em uma loja deles para verificar.
  • @alexandre pedroso se vc tem conta bancaria em Portugal pode pagar com cheque.
  • TPLTPL Member
    Pelas informações aqui nesse tópico, farei a transcrição do casamento e cidadania de menor de idade por Tondela. Minha dúvida é se vale a pena entregar o processo presencialmente já que em Junho estarei em Portugal. O que me indicam? A documentação seria a mesma, somente as assinaturas dos formulários é que não precisam ser reconhecidas pois serão assinadas pessoalmente, correto? Obrigada :)
  • @TPL Se for entregar pessoalmente tente Amarante ou Guimarães. Peço que concentre suas dúvidas em um único tópico.
  • TPLTPL Member
    @Vlad Tondela não é uma boa opção para entrega? Amarante e Guimarães aceitam os dois processos juntos também? Fiz pergunta em tópicos separados pois se tratam de casos diferentes ;) Obrigada pela resposta
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.