Atribuição para menores de idade

1222325272853

Comentários

  • Obrigado Marcia
  • FerFer Member
    Olá, boa tarde!

    Dei entrada na transcrição do meu casamento com a ajuda do fórum. Assim que sair, darei entrada na cidadania do meu filho, de 5 meses.

    1 Qual conservatória está mais rápida para este tipo de processo?

    2 Tendo em visita que o consulado cobra menos do que pagarei em DHL, o prazo do consulado do Rio (Se conseguir marcar) é superior?

    3 A certidão dele deve ser por cópia reprografica?

    Obrigada!
  • @Fer

    1-ACP do Porto
    2- Dificil é vc conseguir agendar no consulado.
    3-Para transcrição de casamento somente de inteiro teor apostilada.
  • FerFer Member
    Obrigada, Vlad.

    Na verdade, o item 3 tb era sobe atribuição de menor de idade. No caso da certidão de nascimento do meu filho, de 5 meses.

    Inteiro teor ou copia reprografica?

    Mais uma vez muuuito obrigada
  • @Fer, ACP está exigindo a reprográfica mesmo para menores. Tondela ainda aceita a inteiro teor digitada.
  • Boa tarde!

    Pessoal, no preenchimento do formulário, será que eu poderia ter algum problema se colocar como residência atual (item 6 do quadro 1) a cidade que moro, Dublin/Irlanda?
    No meu processo de atribuição eu coloquei a residência do Brasil porque eu ainda tinha uma casinha, mas agora não possuo mais. Isso poderia ser uma preocupação?
    Agradeço muito,
    Fernanda
  • Oi pessoal, estou com um receio aqui grande, ia enviar todos os documentos da minha filha hoje, e me deparei com a certidão dela de inteiro teor, com o nome da avó, no caso minha mãe (que é a portuguesa), com uma letra trocada: O nome dela é Miriam, e em Portugal está desse jeito corretamente, porém na certidão da minha filha o nome dela de avó veio como Mirian, com "N" no final. Estou com muito medo de mandar assim pra Portugal e cair em exigência. Perguntei no cartório e disseram que demora bastante pra retificar, pois tem que abrir processo... Acham que podem implicar com isso, sendo o nome errado da avó? Pq no caso a atribuição da minha filha vai ser através de mim, o no caso meu nome está correto...
    O que me orientam??
  • Não seria interessante incluir na planilha uma coluna com a data de entrega no ACP ( diferente da data da numeração)?
  • Boa noite pessoal, queria compartilhar minha recente experiência em Tondela.
    Mandei a transcrição do meu casamento e a Atribuição de minha filha de 2 anos.
    Envio: 12/03
    Recebido em Tondela: 18/03
    Atribuição da menor: processo concluído em 05/04, certidão em trânsito para o Brasil.
    Transcrição do casamento: Tondela está fazendo as transcrições recebidas em 05/02.
    Obs: utilizei certidão em inteiro teor digitada para o processo dã filhota de 2 anos.

    Abraços
  • Ótimo, Marcelo! A de meu sobrinho chegou ontem em Tondela. O prazo está muito bom, menos de 1 mês!
  • Olá!!
    Meu processo foi finalizado e agora começa outra saga, tirar a cidadania dos meus 3 filhos. Minhas duas filhas mais velhas são do meu primeiro casamento, porém não tenho contato nenhum nem com o pai delas ou com a família dele a mais de 5 anos, ou seja eles não existem na vida delas para nada, sequer sei o endereço ou onde mora. Preciso da assinatura dele para solicitar a cidadania delas? Ou pode ter somente a minha assinatura no formulário? Para solicitar a cidadania delas vou ter que atualizar meu estado civil? Pois vou ter que transcrever o primeiro casamento, fazer o divorcio para depois transcrever o segundo casamento. Pretendo fazer o processo de atualização do estado civil posteriormente e passar a cidadania para meu atual marido. Porém primeiro quero fazer a cidadania das crianças. Tenho as duas meninas do primeiro casamento, como já disse acima e mais 1 menino do meu segundo casamento. Caso seja obrigatório a assinatura do pai no formulário, essa assinatura pode ser substituída por uma ordem judicial? E qual a melhor forma de conseguir isso? Desde já muito obrigada!!!
  • @vivianecotorro estou nessa mesma situação mais não fui casada oficialmente, porem pelo que pesquisei se o pai for o declarante na certidão de suas filhas a assinatura dele é indispensável.

    No meu caso minha advogada orientou a levar meus filhos como dependentes e entrar com uma outorga de autorização de residencia no exterior para menores, e posteriormente quando já estiver residindo fora efetuarei a cidadania dos meus filhos.
  • @VIVIANE COTORRO,

    Para nacionalidade de menorés de idade sao necessárias as assinaturas do pai e da mãe. Se não tem contato com o pai, tera a principio, que aguardar que eles façam 18 anos, para que os próprios possam assinar seus 1C.

    Qto à transcrição do casamento, divórcio e transcrição do segundo casamento, sim, isso tudo é imprescindível. Sem todo esse trâmite não poderá passar a nacionalidade para seus filhos.
  • @dehgouveia,

    Assinatura do pai é necessária, mesmo que ele não tenha sido o declarante.
  • Boa Noite a todos! sou novo no fórum, porém fiz algumas busca e me surgiram algumas dúvidas, sei que destas perguntas que estou fazendo muitas estão no fórum, sendo que verifiquei que foram respondidas de maneiras diferentes, por essa questão preferir postar as perguntas abaixo:

    Assunto Principal: ATRIBUIÇÃO PARA MENORES DE IDADE! (2 FILHOS)

    (SOU O PAI DECLARANTE NA CERTIDÃO DOS FILHOS E JÁ POSSUO ASSENTO PORTUGUÊS, CARTÃO CIDADÃO E DEI ENTRADA HOJE (12/04/19 NO PASSAPORTE PORTUGUÊS - VAI CHEGAR EM ATÉ 6 DIAS ÚTEIS NA MINHA RESIDÊNCIA)

    Confirmação da Documentação para cada Filho:
    1 - Assinatura dos pais no Formulário 1C com as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório?
    2 - xerox autenticadas dos RG de ambos os pais. (Eu já tenho o Cartão Cidadão – sou o pai, preciso enviar xerox autenticada também ou simples junto com a RG)
    3 - É necessário apostilhar as xerox da RG? Ou pode somente mandar AUTENTICADAS?
    4 – Certidão de Nascimento em inteiro Teor dos filhos, precisar ser por cópia reprográfica e apostilada?

    Informações para Envio:
    1 - O que devo escrever no envelope? (Atribuição para MENORES ou ARQUIVO CENTRAL DO PORTO e colocar o endereço da ACP e Telefone?
    2 - Qual o endereço completo da ACP e Telefone?
    3 - São duas atribuições para filhos menores – 1 com 4 anos e outro com 11 anos, posso colocar em envelopes separados a documentação de cada filho e para enviar colocar os 2 envelopes em um único envelope?
    4 - O envio é melhor pelos CORREIOS SEDEX EMS, SEDEX INTERNACIONAL OU DHL?

    Muito obrigado desde já.

    Samuel Viana
  • @SamuelViana,

    boa noite!
    Em primeiro lugar, devo te pedir para não duplicar suas dúvidas.

    Confirmação da documentação:
    1. certo, e preenchimento do quadro 3 do 1C dos menores
    2.mande seu RG
    3. apostile
    4. reprográfica

    Para envio:
    1. só dados do remetente
    2. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
    3. Envie dois envelopes pardos separados, dentro do envelope de envio
    4. DHL
  • Boa noite,

    Não foi minha intenção em duplicar as dúvidas. Na verdade achei que este tópico seria mais apropriado para as dúvidas mencionadas. e também não consegui apagar o post no outro tópico. Mais mesmo assim peço desculpas que não foi a intenção de ficar replicando.

    Obrigado pelas informações!

    Só uma dúvida, como que faço para marcar o nome da pessoa na resposta. como está ai com o "@"
  • @SamuelViana,

    Ok, sem problemas.

    Basta colocar @, seguido do nome da pessoa.
  • @Marcia

    Obrigado
  • Processo da minha filhota ( 5 anos de idade) foi numerado hoje no ACP. Recebido em 08/04 por GC, decorridos 14 dias da postagem :)
  • fabricionitfabricionit Member
    editado April 2019
    Galera preciso tirar a cidadania da minha irmã, ela tem 13 anos. Qual a melhor conservatória para mandar? E quais documentos necessários? E a última dúvida, meus pais não são casados. Minha mãe que tem nacionalidade portuguesa, e meu pai que a registrou. Preciso mandar algum documento a mais?? Desde ia agradeço
  • @fabricionit com quanto tempo de vida a sua irmã foi registrada?
  • Pessoal uma duvida:
    Para o registro de dois filhos e necessario enviar duas copias dos documentos de identificacao dos pais ou apenas uma copia pros dois processos?
  • @jhsfleming você deverá enviar o mesmo número de documentos para ambos os processos. Nesse caso, uma cópia autenticada do RG para cada um.
  • fabricionitfabricionit Member
    editado April 2019
    @pedro no dia seguinte, estou nessa dúvida porque a minha nacionalidade eu fiz com advogado, e foi super de boa de documentos que ele me pediu alem do normal foi aquele papel que hospital da sobre nascimento. Como de criança é de graça quero fazer por conta própria mas estou com essa dúvida em relação a documentação e pra onde mandar, a minha nacionalidade o advogado fez pela 3° CRC do Porto mas pelo que tenho visto la não aceita mais processo ne?
  • editado April 2019
    @fabricionit então sua irmã poderá fazer a atribuição normalmente.

    Os melhores lugares para se fazer isso são Tondela e o ACP. O prazo ronda de 1 a 3 meses, em média.

    Para o processo dela você irá precisar dos seguintes documentos:
    - Cópia simples do assento de nascimento português da sua mãe
    - Certidão de nascimento da sua irmã em inteiro teor, por cópia reprográfica e apostilada
    - Cópia autenticada do RG dos seus pais (e do menor, caso ele seja maior de 14 anos)
    - Formulário 1C assinado pelos pais e reconhecido por autenticidade (não se esquecendo de que o formulário deve ser impresso em cores e na frente e verso da folha)

    Segue o link do formulário utilizado para este tipo de processo: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf

    E neste link você poderá ver um tutorial de como preencher o formulário para este tipo de processo: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458

    Finalmente, os endereços para envio são:

    CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
    3460-584
    Tondela

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498
    Porto
  • Pessoal, procurei aqui, mas não encontrei resposta para a minha dúvida.

    Há mais de 1 ano eu tirei minha nacionalidade portuguesa por atribuição, pois meu pai é português.

    Agora, gostaria de tirar a nacionalidade do meu filho que acabou de nascer.

    Sou casado, porém não atualizei o meu estado civil.

    É possível fazer o processo de nacionalidade para o meu filho sem atualizar o meu estado civil?

    Obrigado.
  • @pedrorosas não vem ao caso. Como ele é recém-nascido, e certamente já foi registrado, você poderá fazer a atribuição dele sem nenhum problema.

    A lista da documentação você poderá encontrar logo acima da sua postagem.
  • Obrigado, Pedro Antonio.

    Alguém sabe de alguma conservatória em lisboa que aceite pedidos tão bem quanto a de Ovar?

    Obrigado
  • @pedrorosas conforme mencionei um pouco mais acima, Tondela e o ACP são as melhores opções para este tipo de processo, pois costumam ser mais rápidas que as demais Conservatórias para concluir.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.