Atribuição para menores de idade

1212224262753

Comentários

  • @Lu Stella se vcs ainda nao tem 5 anos de casados espere sair a atribuicao do seu filho.
  • @fcamuri te enviei uma mensagem, se puder dar uma olhada agradeço.
  • Boa noite,
    Meu marido está tirando a cidadania dele (filho de mãe portuguesa). Somos casados e temos duas filhas. Porém, ele tem uma filha fora do casamento (não foi casado com a mãe dela). Ele não foi o declarante da certidão mas a registrou quando ela tinha meses. Que documentos precisamos enviar e para qual conservatória?
    Desde já, agradeço a ajuda
  • Boa noite! Coloquei um post no tópico de atribuição por Tondela, mas acho importante reproduzir parte dele aqui:

    Conclui a atribuição da minha filha por Tondela e foi muito rápido. Dados abaixo:

    Valentina Salgado (8 anos):
    - Remetido: 21/12/2018
    - Tondela: 09/01/2019
    - Registro:12/02/2019
    - Recebido: 28/02/2019

    Mais uma vez agradeço de coração todos que colaboram neste fórum!!
  • Riccoutinho Parabéns ! Foi muito rápido .
    Tenho uma filha para pedir a nacionalidade ela tem 16 anos vou mandar para o mesmo local vc poderia postar o endereço como vc enviou para que não aja erro.
    Já quero ir me preparando .
    Estou aguardando minha convolação sair e dar logo entrada no dela .
    Tudo de bom p vc .
  • @jhsbastos, boa noite!
    Segui exatamente as orientações do tópico abaixo.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3749/atribuicao-crc-de-tondela-informacoes-e-processos/p1

    Boa sorte para vc! Um grande abraço.
  • Pessoal, dei entrada no processo do meu sobrinho há 6 meses e até agora não recebemos nada, existe uma forma qde solicitar o certidão online? pelo tempo e por ele ser menor creio que já esteja pronto.
  • editado March 2019
    Meu pai e eu temos cidadania. Queremos tirar a do meu irmão adotado pelo meu pai (ele e filho da minha Mãe). Sigo o processo normal 1-C de menores? Se sim, os docs são esses certo?:

    Formulário autent. assinado pela Mãe e Pai
    Copia RG autenticada apostilada
    Cert. nasc. Inteiro teor e apostilada
    Acento do Pai. (Só o acento ne? N precisa a certidão de nascimento dele...)

    Agradeço a todos e sucesso!
  • @vlad o que significa esse "ligacao afetiva com a comunidade pt" ?

    Obrigado.
  • editado March 2019
    @riccoutinho

    Parabéns!

  • @CarlosSenght se o filho adotivo for menor terá q morar em Portugal pelo menos 3 anos.
  • Boa tarde! então, estou com uma dúvida, saiu a atribuição do meu irmão, ele já tem o assento.
    Porém ele quer dar entrada na atribuição dos 3 filhos, primeira pergunta, pode ser enviado no mesmo envelope a documentação necessária dos 3 filhos?
    2ª dúvida, o filho mais velho faz 18 anos em 29/08, até o momento ele tem 17, mas... até sair o processo, não corro risco de ter completado os 18 com o processo em andamento? Ou tranquilo, como ainda estamos em março?
    E outra questão, a mãe dele mora nos EUA, como podemos fazer já que no requerimento precisa da assinatura dela, e registrada no cartório?
    Obs: o meu sobrinho mora aqui no Brasil com meu irmão.

    Obrigada!!
  • editado March 2019
    @prispb seu irmão terá q colocar 3 processos separados cada um em um envelope com seus respectivos documentos e colocados em um envelope maior. O fato do seu sobrinho completar 18 anos apenas em setembro não será problema.No caso da sua cunhada., ela preenche os formulários 1C para menores , assina, autentica no consulado português onde ela mora no EUA e manda os requerimentos pelo correio para seu marido assinar aqui tb .
  • @VladPen
    muito obrigada, irei fazer isso!
  • @vladpen, restou uma dúvida... lembrei de várias vezes ter lido aqui, que quando o pai é o português, declarante na certidão de nascimento( no caso meu irmão, para os meus sobrinhos) que não precisaria da assinatura por autenticidade no formulário 1C da mãe? ISSO PROCEDE? Pode ter só assinatura do meu irmão como declarante no formulário?
    Pq, aí facilitaria muito já que cada filho do meu irmão é com uma mãe diferente... inclusive uma mora nos EUA, como mencionei acima.
  • Pessoal, vocês orientam que é melhor enviar a documentação para atribuição de menores para Tondela, olhei lá no link que me passaram e está demorando de 4 a 6 meses, acho que vale a pena no momento ACP, né? Pq a minha atribuição foi concluída em 2 meses...
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado March 2019
    @prispb

    Sendo o pai declarante e portugues ou não,é obrigatório a assinatura do pai e da mãe do menor no formulário modelo 1 C

    ACP não está com prazos maiores,entre 90/120 dias

  • @marianelida, obrigada pelo esclarecimento!
  • Qto tempo Tondela está demorando para concluir processos de menores? Estou em dúvida se envio do meu sobrinho para para Tondela ou ACP....
  • @Luiza de 2 a 3 meses.
  • @Mibraid não é somente 30 dias.
  • @mibraid, esse caso que vc contou que em 1 mês ficou pronto o assento, a documentação foi enviada para Tondela ou ACP? E no caso, é de menores que vc está falando,né?Já estou a documentação da minha filha para enviar, só me resta uma dúvida no envelope coloco oquê? "Atribuição de menores" e envio EMS? Tem alguma recomendação pra me indicar?
  • Os documentos que juntei podem me dizer se é o mesmo, tanto para Tondela ou ACP? Ou existe alguma diferença entre as conservatórias citadas: ( vou fazer dos sobrinhos 14 e 17 anos, e minha filha 6 anos)

    - certidão de inteiro teor do menor com firma reconhecida do escrivão ou sinal público - apostilar
    - cópias autenticadas do RG dos pais do MENOR.
    - cópia autenticada do RG do menor maior que 14 anos - ( precisa apostilar?)
    - formulário 1C com firma reconhecida da assinatura dos pais por autenticidade.
    - cópia do assento do português

    Obs: No caso da minha filha, não fui casada com o pai dela, então não tem transcrição. Me orientaram a fazer uma cartinha explicando a situação.
    No caso do meu irmão pros filhos dele, tb não foi casado, então não tem transcrição, mas precisa da cartinha? Pergunto isso pq ele é o pai português...

    Tem alguma coisa faltando?
    Estou receosa de enviar antes de ter um aval de vcs!
    Obrigada ;)
  • @mibraid, muita obrigada pelos esclarecimentos!!
  • Obrigada, @mibraid e @Vlad!
  • editado March 2019
    @mbraid pode ser que seu caso tenha sido um caso atípico Antes Tondela finalizava processos de menores em 5 dias..depois foi aumentando os prazos. Não podemos generalizar que todos os processos de menores são concluidos em 30 dias.
  • Bom dia a todos.
    Vou enviar o processo dos meus filhos para TONDELA com minha transcricao de casamento.
    Tondela aceita CNH ou somente o RG ??
  • @alexcout,

    aceita CNH tb.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.