Atribuição - CRC Vila do Conde (informações e processos)

editado November 2020 em Processos de Atribuição
Esta discussão agregará também aqueles que entregaram os processos na 3a. CRC do Porto, que teve encerrado seu balcão de nacionalidade.
«13456727

Comentários

  • Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado June 2018
    Link da planilha: https://goo.gl/b9TvuD

    Na planilha o último processo concluído pela 3CRC foi em 17/06/18 de eliasfsjunior. Os outros processos pendentes foram transferidos para Vila do Conde.
  • Liguei agora na LR e tanto meu processo como o da minha irmã também já constam em Vila do Conde.
    Não tenho experiência em planilhas online mas vou tentar fazer uma nova planilha para Vila do Conde assim separamos os processos. As estatísticas da 3a. CRC não vão servir mais para nossos processos.
  • @Daniel Henriques,

    Ótima idéia! Se precisar de ajuda conta comigo.
  • Acabei de ligar na LR e o processo da minha mãe também já foi transferido para Vila do Conde. Perguntei sobre o prazo de conclusão e a atendente me disse que é o mesmo prazo de qualquer conservatória "8 meses a um ano", ou seja, ela não passou informação nenhuma.

    Acho que eles na LR não têm qualquer informação de como funciona cada conservatória, por isso passagem informações tão discrepantes.

    Acredito que os processos na Vila do Conde vão tramitar mais rápido do que na 3ª CRC e vão ser concluídos em breve, porque os funcionários já estavam fazendo o curso e não têm outros processos mais antigos dos que os enviados agora.

    Vamos torcer para que dê tudo certo
  • Espero que a crc Vila do Conde não herde o mau habito da 3crc de não atualizar a LR direito e que lá seja mais rápido do que estava sendo.

    Vamos pensar positivo
  • @lilianfs13 @Thiago K
    Vocês acham que tentamos pedir a certidão no civil online daqui 10 dias mesmo ou vamos esperar mais um pouco com essa mudança?
  • @TaikiLabao,

    Tive a mesma dúvida, mas acho que deveríamos esperar um pouco mais neste primeiro momento de mudança de conservatória.
    Não acredito que em 10 dias tenhamos resultados.
  • Alguém sabe, mais ou menos, quando começa esse período de férias? Pra gente ir monitorando, mesmo?
  • Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado June 2018
    @flavia_s_r,

    Os portugueses têm direito a 21 dias úteis (média de 30 dias corridos) de férias e costumam usufruir no verão, que ocorre de junho a agosto, por isso nesse período as conservatórias acabam ficando com o quadro funcional reduzido. Pelo que sei, os meses de julho e agosto são os mais afetados pelas férias, ou seja, não tem uma data exata, durante esses dois meses os funcionários se revezam nas férias, logo são 2 meses que as conservatórias ficam meio paradas.
  • Boa noite pessoal.
    Finalmente consegui um tempo pra criar uma planilha de acompanhamento pra Vila do Conde

    Link da planilha: http://bit.ly/2KlbAl9

    Infelizmente o encurtador de url do google não está mais funcionando então usei o bit.ly.
    Se alguém puder confirmar se consegue acessar e editar seria ótimo, como falei não tenho experiência com planilhas online.

    Só pra explicar o que fiz, acrescentei uma nova coluna que conta quanto tempo o processo está tramitando pela CRC de Vila do Conde. Para os processos que foram transferidos da 3a. CRC do Porto esse tempo está contado a partir de 01/06/2018 (Processos numerados antes de 01/06), esses dados servem para fazermos a estatística do tempo de tramitação dessa conservatória. Nas outras colunas a contagem do tempo está desde a numeração do processo, como já era antes. Caso tenhamos processos novos a contagem da coluna Vila do Conde e das outras será igual.
    Como não temos processos concluídos ainda, a coluna da previsão está retornando erro, mas é normal, assim que saírem os primeiros processos vai ficar OK.
    Todos os processos que não constavam como concluídos na planilha da 3a. CRC estão lá, não sei se os processos com exigências foram transferidos também ou não.
  • Agora falando sobre os processos e as férias, quando liguei na LR na sexta acho que peguei o atendente mais otimista de todos, perguntei se o processo havia sido transferido de conservatória, pois ele me informou que estava tramitando pela Vila do Conde e eu tinha dado entrada pela 3a. CRC, ele confirmou que sim, então comentei que deveria demorar para concluir por conta disso, e ele me falou que acredita que não já que não haviam processos antes por lá então deveria ser rápido.
    Tentei saber sobre as férias e ele me falou que as conservatórias não param, apenas ficam com menos funcionários mas que o serviço continua normalmente, vamos ver...

  • Pessoal. Nao consegui atualizar a planilha.
    Alguem pode incluir o processo do meu pai?
    Pelo meu phone nao consigo Atualizar

    Processo numero: 64xx/2018
    Nome: Eduardo A. Cordeiro
    Numerado dia 31/01/2018
  • @Daniel Henriques,

    a planilha ficou muito boa!
    É verdade, as conservatórias não param, apenas reduzem o quadro.
  • @Juliana Trc já incluí o processo do seu pai lá.

    @Marcia, obrigado!

    Já vi que conseguiram editar pois houve alteração na planilha.
    Vou fazer uma mudança ainda na coluna da previsão pois acabei de ver que está com erro no cálculo dos processos transferidos.
  • @Daniel Henriques
    Parabéns pela planilha! =)

    É gente, vamos monitorando... Torcendo pra o de todo mundo sair em breve!
  • Isso aí, Daniel! Obrigada pela colaboração. Que bom que as conservatórias apenas diminuem o ritmo, ao invés de ficarem paradas. Não sei se o treinamento do pessoal de lá foi concluído e eles já estão aptos a trabalhar nos processos, tomara que sim. Realmente como não tinha balcão de nacionalidade antes, nossos processos serão os primeiros, então vamos pensar positivo, que logo estarão concluídos!
  • Como eu não esperava demorar tanto, já tinha solicitado a certidão de nascimento de meu pai brasileiro para dar entrada na transcriação do casamento tão logo o processo fosse concluído. Preferi me adiantar pq a certidão é de outro estado (Sergipe, eu moro na BA). Ainda bem que fiz isso pq estou há 2 meses tentando obter a certidão corretamente. Tive até que reclamar na Corregedoria do Estado e só após a reclamação, eles providenciaram a certidão. Após quase 1 mês eu tentando obter a certidão e somente pq fiz queixa na corregedoria eles emitiram a certidão simples. Mesmo assim, ficaram mais de 1 mês para postar. Como meus pais foram lá a passeio, pegaram a certidão, já de inteiro teor, só que a única diferença para a simples era o cabeçalho, pq o resto todo era igual, com aqueles campos para preencher, ao invés de ser o texto corrido, nem o declarante informava. Eles disseram que era assim mesmo, era diferente. Liguei para a Corregedoria, que dessa vez, não me ajudou, disse que é pq tinha mudado o formato da certidão. Então liguei para o cartório, expliquei que daquele jeito não serviria e enviei o modelo de como eu queria. Dessa vez eles foram prestativos e atenciosos e finalmente hoje consegui a certidão que queria, só que com data de maio, que foi da primeira certidão emitida. Agora me preocupa a validade da certidão, vale por qto tempo? Custei tanto conseguir essa certidão que agora me preocupa o processo demorar e eu precisar de outra. Gente, só consegui a certidão por causa da minha reclamação na Corregedoria que gerou um processo e foi encaminhado à desembargadora para análise e devidas providências. É um absurdo o descaso de alguns dos cartórios, ainda mais que é um serviço pago. Então, quem tiver essa dificuldade, sugiro fazer o mesmo, reclame na Corregedoria de seu Estado.
  • Pessoal, no meu caso, para onde será que envio os documentos para o processo, sendo que meu avô era de Funchal - Ilha da Madeira. Qual balcão devo mandar?
  • @SilvanaPass o processo que você vai mandar é do(a) filho(a) do português ou o seu??
  • Daniel Henriques, o processo é do filho do português, meu pai que está vivo. Estou fazendo por ele, o dele.
  • @SilvanaPass mande pro Arquivo Central do Porto (ACP), é o local mais rápido atualmente.
  • editado June 2018
    @luizaparada a certidão vale por 6 meses.Algumas conservatórias até 1ano.
  • @luizaparada, Ponta Delgada aceita certidões com até 1 ano de validade, um tempo atraz enviei e-mail perguntando , essa foi a resposta e consegui concluir assim.
  • Fiz mais algumas alterações na planilha para resolver o problema dos erros na previsão de conclusão do processo. Vale destacar que somente depois de algum tempo e vários processos concluídos essa previsão vai ficar minimamente próxima da realidade. Nossos processos que estavam correndo pela 3a. CRC provavelmente não vão ter uma previsão adequada pois deram entrada praticamente todos juntos na conservatória de Vila do Conde.
    Se alguém tiverer alguma sugestão ou notarem algum erro por favor avise.
    Pessoal, obrigado pelos agradecimentos e elogios mas eu somente peguei a planilha existente e fiz algumas modificações para adaptar para nosso caso específico, eu também sou muito agradecido por quem fez as primeiras planilhas (já não lembro mais quem foi), esse sim teve o maior trabalho e merece todo o crédito!
  • Obrigada, Tania e Vlad! Fiquei mais tranquila agora...
  • Oi gente
    Alguém já tentou ligar direto na conservatória, pelo menos pra saber se o tal curso dos servidores já acabou, e se eles sabem quando devem começar a mexer nos processos?
    O lance da transcrição do casamento me preocupa tmb. Antes de mandar meu processo pra 3CRC, liguei lá e perguntei da transcrição, e eles estavam aceitando sem transcrever, quando o português era o declarante do nascimento. Agora eu to com medo
  • editado June 2018
    @MagnoMM Nao existe essa informação se os atendentes e conservador começaram a mexer nos processos oriundos da 3 CRC.
  • Pessoal uma dúvida. Quando fui solicitar a minha certidão de nascimento (por cópia repográfica) a atendente me perguntou se eu queria com a firma do tabelião reconhecida. Vocês sabem se isso é necessário? ou basta a certidão apostilada?
  • @beatrizmoreno se não estiver com firma reconhecida esse reconhecimento do sinal público será feito quando for apostilar.
  • Oi gente
    Qual melhor horário pra ligar no LR?
    Tentei ligar agora, mas disse que o tempo de espera era superior a 10 minutos O.o
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.