@phelipep eu nunca liguei tão cedo como a @Vera. O horário que tenho tido mais sorte é depois das onze, onze e meia. A última vez que liguei nesse horário demorei dez minutos na chamada, sexta passada liguei mais cedo e levou uma hora e dez minutos. Se ainda não utiliza também recomendo o Skype, essa chamada de mais de uma hora me custou cinco reais e alguns centavos.
Eu vou ligar na semana que vem para ver como anda o processo do meu avô (númerado em 31/01 como 63xx/2018). Estou preocupada mesmo porque a certidão de nascimento dele "fez aniversário" no fim de junho, ou seja, agora em julho tem pouco mais de 1 ano que a tiramos... Mas é aguardar para ver o que vem pela frente.
Pessoal, eu não sei a minha numeração porque quem ligou a primeira vez na LR foi meu irmão e ele não anotou o numero, só me passou a informação que já estava numerado. Os documentos foram enviados no dia 23/12, recebidos dia 08/1 e numerado dia 30/01. Eu não tinha esperança dele estar finalizado eu só liguei na LR pra tentar descobrir se o processo tinha sido transferido para Vila do Conde, e pra minha surpresa me informaram que ele tinha acabado de ser concluido, e foi concluido pela Vila do Conde. Se essas informações forem suficientes, podem incluir na planilha sem problema.
Acabei de ligar na LR e fui atendido faltando 4 minutos pra encerrar o atendimento após mais de 40 min de espera. Esperança é a última que morre né... Hahaha. Descobri agora meu número de processo que foi numerado em 28/02 e está em análise na Vila do Conde. Vou acrescentar na planilha.
Obrigada pela informação. Seu processo foi numerado no mesmo dia que o processo do meu sogro 30/01, porém os seus documentos chegaram lá no dia 08/01 e os documentos do meu sogro chegaram lá no dia 10/01, portanto sua numeração deve ser menor que a do meu sogro, por isso foi concluído primeiro. Com essa informação acredito que devo ter resposta do processo do meu sogro ainda esse mês.
Com relação aos estorno do pedido de certidão no civil online, veja o email que recebi essa semana.
"Solicitamos se digne esclarecer se a conta bancária a indicar para a devolução do valor é em Portugal, e em caso afirmativo, solicitamos o envio do formulário anexo devidamente preenchido juntamente com os comprovativos do IBAN, BIC/SWIFT e NIF.
O NIF a indicar é o do titular da conta bancária, sob pena de a transferência, a efetuar pelos serviços centrais do IRN, não se concretizar."
O formulário para reembolso só deverá ser preenchido se a conta for em Portugal. Por tanto entendo que não pode ser uma conta do Brasil.
@lilianfs13 eu tava olhando esse formulário e tentando entender. Você viu que tem "conta no estrangeiro "? Mas achei muito confuso. Você tentou responder o e-mail?
@TaikiLabao @ Lilianfs13 acho que vale uma ligadinha amanha ou sexta na LR nao acham? Nossos processos estao na "boca da botija" como diz minha avó! rsss
@lilianfs13 aguenta sim! Segura firme que vai valer a pena! Eu tô nessa há quase dois anos porque fui enrolada pelo consulado antes de descobrir que podia mandar direto. Essa espera tá curta perto do que já passei. Logo todos teremos boas notícias!
Pessoal, Acabei de ver num grupo no Facebook que ACP está aceitando pagamento com cartão de crédito pelo site IRN. Alguém tá sabendo? Os meus outros processos vou mandar para ACP e não precisar fazer Vale postal seria uma maravilha.
Boa tarde. Só agora vi que a 3CRC parou de fazer nacionalidade... Tanto lugar pra enviar e foi logo pra essa rs Lei de Murphy
Bom, o processo do meu pai chegou em 5/3/18 e resolvi esperar uns meses pra ligar na LR. Acabou que só liguei semana passada e a mensagem dizia que a espera poderia ser de até 30 minutos! Então desisti. Adiantaria eu mandar e-mail para a Vila do Conde?
Estou preocupado porque nem eu nem meu pai recebemos e-mail falando sobre o processo, era pra ter recebido? Ainda nem sei a numeração e espero que não tenha se perdido ou tenha exigência...
não é indicado ficar mandando e-mail para as conservatórias, pois isso só atrasa o trabalho deles, já que alguém que poderia estar mexendo nos processos vai ficar gastando tempo respondendo e-mail. Além do mais, pelo que eu percebi, eles tem uma resposta padrão, dizendo que os processos serão analisados por ordem de chegada, estando agora no final de janeiro ou inicio de fevereiro.
Não, eles não mandam e-mail para falar sobre o processo. Vocês receberão uma carta caso o processo caia em exigência, e receberão a certidão de nascimento via correio ao final do processo, tirando essas duas situações, eles não enviam nada.
Seu processo com certeza já está numerado e o melhor jeito de saber a numeração é sim ligando na LR. O Skype tem um plano de 10 reais pra um mês, podendo ligar ilimitado para telefones fixos de Portugal e os melhor horários pra ligar são as 5am e as 11:40am horário de Brasilia. Quando eu ligo, deixo o cel no viva voz e vou fazer minhas coisas enquanto não sou atendida, isso economiza um tempo.
Comentários
Eu ligo 5 hrs da manhã demora uns 15 minutos para atender. A última vez liguei as 6 hrs demorou meia hora. Ligo pelo Skype fica bem barato.
Se ainda não utiliza também recomendo o Skype, essa chamada de mais de uma hora me custou cinco reais e alguns centavos.
Estou preocupada mesmo porque a certidão de nascimento dele "fez aniversário" no fim de junho, ou seja, agora em julho tem pouco mais de 1 ano que a tiramos... Mas é aguardar para ver o que vem pela frente.
Descobri agora meu número de processo que foi numerado em 28/02 e está em análise na Vila do Conde.
Vou acrescentar na planilha.
Obrigada pela informação. Seu processo foi numerado no mesmo dia que o processo do meu sogro 30/01, porém os seus documentos chegaram lá no dia 08/01 e os documentos do meu sogro chegaram lá no dia 10/01, portanto sua numeração deve ser menor que a do meu sogro, por isso foi concluído primeiro.
Com essa informação acredito que devo ter resposta do processo do meu sogro ainda esse mês.
Mais uma vez obrigada e parabéns!
Com relação aos estorno do pedido de certidão no civil online, veja o email que recebi essa semana.
"Solicitamos se digne esclarecer se a conta bancária a indicar para a devolução do valor é em Portugal, e em caso afirmativo, solicitamos o envio do formulário anexo devidamente preenchido juntamente com os comprovativos do IBAN, BIC/SWIFT e NIF.
O NIF a indicar é o do titular da conta bancária, sob pena de a transferência, a efetuar pelos serviços centrais do IRN, não se concretizar."
O formulário para reembolso só deverá ser preenchido se a conta for em Portugal.
Por tanto entendo que não pode ser uma conta do Brasil.
Você tentou responder o e-mail?
Não olhei o formulário, mas derrepente Vale perguntar no email.
Tô bem esperançosa pra ligar no fim da semana sim!
Eu ligo toda sexta, e toda sexta fico frustrada...rs
Não aguento mais essa vida.
E esse é apenas o primeiro processo, depois desse tenho que fazer o processo do meu marido, minhas 3 cunhadas, meus 2 filhos e mais 2 sobrinhos.
Será que aguento isso tudo?....kkkk
Obrigada pelo apoio!
É isso que me faz prosseguir. Saber que o resultado será o melhor de tudo e ficarei super feliz.
Eu tô nessa há quase dois anos porque fui enrolada pelo consulado antes de descobrir que podia mandar direto. Essa espera tá curta perto do que já passei. Logo todos teremos boas notícias!
Que luta heim...rs
Vamos em frente.
Obrigada!
Acabei de ver num grupo no Facebook que ACP está aceitando pagamento com cartão de crédito pelo site IRN.
Alguém tá sabendo?
Os meus outros processos vou mandar para ACP e não precisar fazer Vale postal seria uma maravilha.
Não temos essa informação
Veja a imagem do email no link
https://drive.google.com/file/d/1GMxMb4rHnJLt4RNgLJzHZbVdqSG9YOQZ/view?usp=drivesdk
Realmente é necessário confirmar.
Tomara que seja isso mesmo.
Nos avise se tiver mais informações.
Só agora vi que a 3CRC parou de fazer nacionalidade... Tanto lugar pra enviar e foi logo pra essa rs Lei de Murphy
Bom, o processo do meu pai chegou em 5/3/18 e resolvi esperar uns meses pra ligar na LR. Acabou que só liguei semana passada e a mensagem dizia que a espera poderia ser de até 30 minutos! Então desisti. Adiantaria eu mandar e-mail para a Vila do Conde?
Estou preocupado porque nem eu nem meu pai recebemos e-mail falando sobre o processo, era pra ter recebido? Ainda nem sei a numeração e espero que não tenha se perdido ou tenha exigência...
não é indicado ficar mandando e-mail para as conservatórias, pois isso só atrasa o trabalho deles, já que alguém que poderia estar mexendo nos processos vai ficar gastando tempo respondendo e-mail. Além do mais, pelo que eu percebi, eles tem uma resposta padrão, dizendo que os processos serão analisados por ordem de chegada, estando agora no final de janeiro ou inicio de fevereiro.
Não, eles não mandam e-mail para falar sobre o processo.
Vocês receberão uma carta caso o processo caia em exigência, e receberão a certidão de nascimento via correio ao final do processo, tirando essas duas situações, eles não enviam nada.
Seu processo com certeza já está numerado e o melhor jeito de saber a numeração é sim ligando na LR.
O Skype tem um plano de 10 reais pra um mês, podendo ligar ilimitado para telefones fixos de Portugal e os melhor horários pra ligar são as 5am e as 11:40am horário de Brasilia.
Quando eu ligo, deixo o cel no viva voz e vou fazer minhas coisas enquanto não sou atendida, isso economiza um tempo.