Atribuição para menores de idade

17810121353

Comentários

  • @Marcia fui infornado em Portugal q ACP tb está sobrecarregada.
  • As cópias de RG ou CC dos pais além de autenticadas devem ser apostiladas?
    É a primeira vez que leio essa informação.
    Se não for apostilada existe risco do processo ser negado?
  • editado May 2018
    Obrigada, @Vlad Pen,

    Pois é. A qualquer momento, esses prazos espetaculares vão começar a aumentar bastante.
  • @ctomaspilao,

    Como vai fazer pela CRCentrais, sim, precisa autenticar e apostilar as cópias dos RGS dos pais.
  • @Marcia vou enviar o dos meus filhos para Tondela, rg dos pais não seria apenas autenticado??
  • @amandacorreia

    Pra Tondela RG dos pais somente autenticado
  • @Maria Obrigado, como as conservatórias podem mudar de conduta de um dia para o outro quis certificar, já estou com os docs prontos só aguardando meu n de assento.
  • Então no caso só precisaria apostilar o RG da mãe correto? Já que o meu seria o Cartão Cidadão e não é um documento brasileiro
    Ou até mesmo o CC precisaria apostilar ?
  • @ctomaspilao,

    melhor enviar os dois documentos (pai e mãe) autenticados e apostilados (mesmo que envie o CC).
    Recentemente, Lisboa vem cobrando CC autenticado para outros tipos de processos também.
  • @Marcia,

    Muito obrigada pelas respostas. tenho outras dúvidas
    1) Tirei a certidão do meu filho em Janeiro/18 vou levar agora para fazer o apostilamento (essa validade de 6 meses é para certidão ou para o apostilamento?)
    2) Como assim enviar o assento de quem o registrou? Não entendi desculpas
    3) Tanto eu quanto meu marido temos CC válido, ele substitui o RG?
    4) Como acompanho o processo após o envio pra Tondela

    Muito obrigada pelo serviço que esse fórum presta
  • @ClaudiaRebelo,

    1. emissão
    2. vc mencionou que vc e seu marido são portugueses. Quem registrou seu filho? Seu marido? Então, leve o assento dele.
    3. todos costumam enviar o RG autenticado, e não o CC
    4. através da Linha Registos
  • Pessoal,
    Se eu enviar o documento de identificação do menor autenticado posso deixar de enviar o RG dos pais?
    No RG do filho tem filiação
  • @ClaudiaRebelo

    O RG tem que ser dos pais
    Do menor, com menos de 14 anos, não precisa enviar
  • Boa Tarde!! Alguém pode me ajudar?
    Quero fazer a atribuiçao do meu filho, eu sou a portuguesa, mas o declarante na certidão foi o pai dele e nós nunca fomos casados. Eu lí alguns tópicos, mas acabei ficando mais confusa.
  • @Fernandaribs..seu filho foi registrado até um ano de idade?.Normalmente as conservatórias pedem mais comprovação da maternidade como declaração da maternidade onde nasceu, carteira escolar e carteira de vacinação. Se tiver esses documentos, e bom enviar junto com os outros documentos.
  • tatiistatiis Member
    Boa tarde, recém saiu minha cidadania atraves da minha mãe portuguesa. Agora quero tirar a cidadania pra minha filha que hoje tem 16 anos... como proceder.. quais documentos necessito dela. Meu casamento com o pai dela não é transcrito em Portugal isso é necessário? fico no aguardo
    Desde já agraddeço
  • @Vlad Pen ele foi resgristrado assim que nasceu. Para qual conservatória eu envio?
  • tatiistatiis Member
    @wsteles obrigada
    e o vale postal continua a mesma finalidade? Manutenção de Residente?
    posso mandar para Tondela no mesmo envelope da ems mas com dois processos distintos, certo?
  • @Fernandaribs se for menor mande para Tondela.
  • Vanessa RSPVanessa RSP Member
    editado May 2018
    @Marcia e @ctomaspilao a cópia dos documentos dos pais não precisam ser apostiladas. Fiz os 2 processos dos meus filhos lá e enviei apenas cópias autenticadas.
  • Olá, @Vanessa RSP.
    Quando fez os processos dos seus filhos mesmo? Esqueci.
  • @Marcia comecei a enviar no final de 2016, enviei para Tondela que enviou de volta à minha casa, depois falei com Ovar que depois de analisar os documentos disse que poderia ser enviado para lá e chegou até a numerar o da minha filha, viram que não tinham competência e enviaram para Lisboa rm 01/2017. Em todos foram enviados os mesmos documentos.
    Nesse post tem um comentário meu dizendo o que enviei:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/98134/#Comment_98134

    Inclusive já fiz até um comentário disso de enviar os doc dos pais apostilados. As pessoas mandam coisas a mais e obviamente as conservatórias e a CRC não vai reclamar que tem documento a mais ou apostilado sem necessidade. Mas então as pessoas começam a dizer que isso é obrigatório quando não é. Em SP cada apostilamento custa maos de 110 reais e por esse motivo resolvi seguir o que o site do IRN diz e até mesmo as conservatorias de Ovar e Tondela que nunca solicitaram documentos dos pais apostilados.
    Não estou aqui pra criar tumulto apenas para esclarecer. Como eu fiz esse processo que é exatamente o mesmo caso do @ctomaspilao quero ajuda-lo e ajudar a outros que estão na mesma situação que não é tão comum no fórum.
  • Ah e como pode ver no meu caso eu enviei também cópia autenticada do RG do menor. Mandei assim porque no formulário não cabe a numeração da certidão de nascimento, em um outro tópico alguém falou qur eu deveria preencher com o número do meu documento. Mas não há sentido algum nisso como vou colocar o número do meu CC em um formulário pra outra pessoa?
    Então mandei a cópia autenticada do RG deles, mas isso não está na lista dos documentos pedidos para menores de 14 anos.
  • Bom dia Pessoal.

    Vou iniciar o processo de atribuição da minha filha, ela tem 1 ano e fiquei com algumas duvidas referente a documentação, li aqui no fórum em alguns tópicos sobre a documentação e alguns estavam falando que agora a cópia do RG dos pais precisam ser apostiladas.

    Então se alguém que fez o processo recentemente e que deu certo ou que saiba e possa me ajudar eu agradeço =]

    Os documentos necessários são:

    - Certidão de nascimento inteiro teor apostilada e com firma reconhecida (Não precisa ser reprografica certo?).

    - Formulário 1C assinado pelos pais com suas firmas reconhecidas presencialmente em cartório.

    - Cópias autenticadas do RG dos pais (Precisam ser apostiladas?).

    - Filhos maiores de 14 anos precisam também das cópias autenticadas dos RG deles (Como ela tem 1 ano e ainda não fiz o RG dela, não vou mandar).

    - Copia simples da certidão do português.

    Outra coisa qual sera a conservatória que esta saindo mais rápido o processo para menores.

    Obrigado.


  • @Lucky Vigario

    Se o seu casamento foi transcrito,envie para Tondela que está sendo mais rápida a conclusão do processo para menores.No caso ,o RG somente autenticado

    Se o casamento não foi transcrito e o pai portugues é o declarante do menor,envie para o ACP.Nesse caso os RGs dos pais,autenticado e apostilado
    Certidão de nascimento de inteiro teor pra Tondela ou para o ACP
  • @Maria Nélida muito obrigado pelas informações.

    Meu casamento já foi transcrito, vou enviar para Tondela mesmo então, bom saber que não precisa apostilar o RG, já é uma economia rsrsrs.
  • Pessoal,
    Uma amiga minha irá iniciar atribuição do filho e entrou em contato com Tondela (ela desconhecia esse fórum) o recebido por ela de Tondela foi:

    Ex.ª Senhora:
    Os processos de menores são gratuitos e prioritários; este Balcão tem competência para os casos em que o progenitor português (com nacionalidade originária) nasceu em Portugal, no Brasil ou na Comunidade Europeia. Deverá enviar o requerimento modelo 1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) assinado por ambos os pais, com reconhecimento das assinaturas por autenticidade, certidão de nascimento do menor, de inteiro teor e apostilhada e, se for maior de 14 anos, cópia autenticada do documento de identificação do menor.

    Sendo assim, segundo orientação recebida de Tondela parece que NÃO É PRECISO ENVIAR RG DOS PAIS nem autenticado nem apostilado, isso faz uma economia no processo devido ao alto custo do apostilamento.
  • @ClaudiaRebelo

    Tondela nunca exigiu o RG dos pais apostilado,só autenticado.E quando menores,mas acima de 14 anos,o RG também autenticado
    O que estou achando diferente nessa informação,é que mesmo enviando o RG do menor com mais de 14 anos,sempre pediram o RG dos pais
  • Minhas dúvidas:
    Certidão de nascimento do menor, de inteiro teor e apostilhada ?
    NÃO É PRECISO ENVIAR RG DOS PAIS nem autenticado nem apostilado ?
    Afinal, em Tondela, como estão aceitando ?
    Fiquei confuso agora...
  • @RenatoDR;

    Certidão do menor inteiro teor apostilada!
    A resposta recebida de Tondela por email não consta o RG dos pais na lista de documentos para atribuição de menores.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.