As cópias de RG ou CC dos pais além de autenticadas devem ser apostiladas? É a primeira vez que leio essa informação. Se não for apostilada existe risco do processo ser negado?
@Maria Obrigado, como as conservatórias podem mudar de conduta de um dia para o outro quis certificar, já estou com os docs prontos só aguardando meu n de assento.
Então no caso só precisaria apostilar o RG da mãe correto? Já que o meu seria o Cartão Cidadão e não é um documento brasileiro Ou até mesmo o CC precisaria apostilar ?
melhor enviar os dois documentos (pai e mãe) autenticados e apostilados (mesmo que envie o CC). Recentemente, Lisboa vem cobrando CC autenticado para outros tipos de processos também.
Muito obrigada pelas respostas. tenho outras dúvidas 1) Tirei a certidão do meu filho em Janeiro/18 vou levar agora para fazer o apostilamento (essa validade de 6 meses é para certidão ou para o apostilamento?) 2) Como assim enviar o assento de quem o registrou? Não entendi desculpas 3) Tanto eu quanto meu marido temos CC válido, ele substitui o RG? 4) Como acompanho o processo após o envio pra Tondela
1. emissão 2. vc mencionou que vc e seu marido são portugueses. Quem registrou seu filho? Seu marido? Então, leve o assento dele. 3. todos costumam enviar o RG autenticado, e não o CC 4. através da Linha Registos
Boa Tarde!! Alguém pode me ajudar? Quero fazer a atribuiçao do meu filho, eu sou a portuguesa, mas o declarante na certidão foi o pai dele e nós nunca fomos casados. Eu lí alguns tópicos, mas acabei ficando mais confusa.
@Fernandaribs..seu filho foi registrado até um ano de idade?.Normalmente as conservatórias pedem mais comprovação da maternidade como declaração da maternidade onde nasceu, carteira escolar e carteira de vacinação. Se tiver esses documentos, e bom enviar junto com os outros documentos.
Boa tarde, recém saiu minha cidadania atraves da minha mãe portuguesa. Agora quero tirar a cidadania pra minha filha que hoje tem 16 anos... como proceder.. quais documentos necessito dela. Meu casamento com o pai dela não é transcrito em Portugal isso é necessário? fico no aguardo Desde já agraddeço
@wsteles obrigada e o vale postal continua a mesma finalidade? Manutenção de Residente? posso mandar para Tondela no mesmo envelope da ems mas com dois processos distintos, certo?
@Marcia e @ctomaspilao a cópia dos documentos dos pais não precisam ser apostiladas. Fiz os 2 processos dos meus filhos lá e enviei apenas cópias autenticadas.
@Marcia comecei a enviar no final de 2016, enviei para Tondela que enviou de volta à minha casa, depois falei com Ovar que depois de analisar os documentos disse que poderia ser enviado para lá e chegou até a numerar o da minha filha, viram que não tinham competência e enviaram para Lisboa rm 01/2017. Em todos foram enviados os mesmos documentos. Nesse post tem um comentário meu dizendo o que enviei:
Inclusive já fiz até um comentário disso de enviar os doc dos pais apostilados. As pessoas mandam coisas a mais e obviamente as conservatórias e a CRC não vai reclamar que tem documento a mais ou apostilado sem necessidade. Mas então as pessoas começam a dizer que isso é obrigatório quando não é. Em SP cada apostilamento custa maos de 110 reais e por esse motivo resolvi seguir o que o site do IRN diz e até mesmo as conservatorias de Ovar e Tondela que nunca solicitaram documentos dos pais apostilados. Não estou aqui pra criar tumulto apenas para esclarecer. Como eu fiz esse processo que é exatamente o mesmo caso do @ctomaspilao quero ajuda-lo e ajudar a outros que estão na mesma situação que não é tão comum no fórum.
Ah e como pode ver no meu caso eu enviei também cópia autenticada do RG do menor. Mandei assim porque no formulário não cabe a numeração da certidão de nascimento, em um outro tópico alguém falou qur eu deveria preencher com o número do meu documento. Mas não há sentido algum nisso como vou colocar o número do meu CC em um formulário pra outra pessoa? Então mandei a cópia autenticada do RG deles, mas isso não está na lista dos documentos pedidos para menores de 14 anos.
Vou iniciar o processo de atribuição da minha filha, ela tem 1 ano e fiquei com algumas duvidas referente a documentação, li aqui no fórum em alguns tópicos sobre a documentação e alguns estavam falando que agora a cópia do RG dos pais precisam ser apostiladas.
Então se alguém que fez o processo recentemente e que deu certo ou que saiba e possa me ajudar eu agradeço =]
Os documentos necessários são:
- Certidão de nascimento inteiro teor apostilada e com firma reconhecida (Não precisa ser reprografica certo?).
- Formulário 1C assinado pelos pais com suas firmas reconhecidas presencialmente em cartório.
- Cópias autenticadas do RG dos pais (Precisam ser apostiladas?).
- Filhos maiores de 14 anos precisam também das cópias autenticadas dos RG deles (Como ela tem 1 ano e ainda não fiz o RG dela, não vou mandar).
- Copia simples da certidão do português.
Outra coisa qual sera a conservatória que esta saindo mais rápido o processo para menores.
Se o seu casamento foi transcrito,envie para Tondela que está sendo mais rápida a conclusão do processo para menores.No caso ,o RG somente autenticado
Se o casamento não foi transcrito e o pai portugues é o declarante do menor,envie para o ACP.Nesse caso os RGs dos pais,autenticado e apostilado Certidão de nascimento de inteiro teor pra Tondela ou para o ACP
Pessoal, Uma amiga minha irá iniciar atribuição do filho e entrou em contato com Tondela (ela desconhecia esse fórum) o recebido por ela de Tondela foi:
Ex.ª Senhora: Os processos de menores são gratuitos e prioritários; este Balcão tem competência para os casos em que o progenitor português (com nacionalidade originária) nasceu em Portugal, no Brasil ou na Comunidade Europeia. Deverá enviar o requerimento modelo 1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) assinado por ambos os pais, com reconhecimento das assinaturas por autenticidade, certidão de nascimento do menor, de inteiro teor e apostilhada e, se for maior de 14 anos, cópia autenticada do documento de identificação do menor.
Sendo assim, segundo orientação recebida de Tondela parece que NÃO É PRECISO ENVIAR RG DOS PAIS nem autenticado nem apostilado, isso faz uma economia no processo devido ao alto custo do apostilamento.
Tondela nunca exigiu o RG dos pais apostilado,só autenticado.E quando menores,mas acima de 14 anos,o RG também autenticado O que estou achando diferente nessa informação,é que mesmo enviando o RG do menor com mais de 14 anos,sempre pediram o RG dos pais
Minhas dúvidas: Certidão de nascimento do menor, de inteiro teor e apostilhada ? NÃO É PRECISO ENVIAR RG DOS PAIS nem autenticado nem apostilado ? Afinal, em Tondela, como estão aceitando ? Fiquei confuso agora...
Certidão do menor inteiro teor apostilada! A resposta recebida de Tondela por email não consta o RG dos pais na lista de documentos para atribuição de menores.
Comentários
É a primeira vez que leio essa informação.
Se não for apostilada existe risco do processo ser negado?
Pois é. A qualquer momento, esses prazos espetaculares vão começar a aumentar bastante.
Como vai fazer pela CRCentrais, sim, precisa autenticar e apostilar as cópias dos RGS dos pais.
Pra Tondela RG dos pais somente autenticado
Ou até mesmo o CC precisaria apostilar ?
melhor enviar os dois documentos (pai e mãe) autenticados e apostilados (mesmo que envie o CC).
Recentemente, Lisboa vem cobrando CC autenticado para outros tipos de processos também.
Muito obrigada pelas respostas. tenho outras dúvidas
1) Tirei a certidão do meu filho em Janeiro/18 vou levar agora para fazer o apostilamento (essa validade de 6 meses é para certidão ou para o apostilamento?)
2) Como assim enviar o assento de quem o registrou? Não entendi desculpas
3) Tanto eu quanto meu marido temos CC válido, ele substitui o RG?
4) Como acompanho o processo após o envio pra Tondela
Muito obrigada pelo serviço que esse fórum presta
1. emissão
2. vc mencionou que vc e seu marido são portugueses. Quem registrou seu filho? Seu marido? Então, leve o assento dele.
3. todos costumam enviar o RG autenticado, e não o CC
4. através da Linha Registos
Se eu enviar o documento de identificação do menor autenticado posso deixar de enviar o RG dos pais?
No RG do filho tem filiação
O RG tem que ser dos pais
Do menor, com menos de 14 anos, não precisa enviar
Quero fazer a atribuiçao do meu filho, eu sou a portuguesa, mas o declarante na certidão foi o pai dele e nós nunca fomos casados. Eu lí alguns tópicos, mas acabei ficando mais confusa.
Desde já agraddeço
e o vale postal continua a mesma finalidade? Manutenção de Residente?
posso mandar para Tondela no mesmo envelope da ems mas com dois processos distintos, certo?
Quando fez os processos dos seus filhos mesmo? Esqueci.
Nesse post tem um comentário meu dizendo o que enviei:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/98134/#Comment_98134
Inclusive já fiz até um comentário disso de enviar os doc dos pais apostilados. As pessoas mandam coisas a mais e obviamente as conservatórias e a CRC não vai reclamar que tem documento a mais ou apostilado sem necessidade. Mas então as pessoas começam a dizer que isso é obrigatório quando não é. Em SP cada apostilamento custa maos de 110 reais e por esse motivo resolvi seguir o que o site do IRN diz e até mesmo as conservatorias de Ovar e Tondela que nunca solicitaram documentos dos pais apostilados.
Não estou aqui pra criar tumulto apenas para esclarecer. Como eu fiz esse processo que é exatamente o mesmo caso do @ctomaspilao quero ajuda-lo e ajudar a outros que estão na mesma situação que não é tão comum no fórum.
Então mandei a cópia autenticada do RG deles, mas isso não está na lista dos documentos pedidos para menores de 14 anos.
Vou iniciar o processo de atribuição da minha filha, ela tem 1 ano e fiquei com algumas duvidas referente a documentação, li aqui no fórum em alguns tópicos sobre a documentação e alguns estavam falando que agora a cópia do RG dos pais precisam ser apostiladas.
Então se alguém que fez o processo recentemente e que deu certo ou que saiba e possa me ajudar eu agradeço =]
Os documentos necessários são:
- Certidão de nascimento inteiro teor apostilada e com firma reconhecida (Não precisa ser reprografica certo?).
- Formulário 1C assinado pelos pais com suas firmas reconhecidas presencialmente em cartório.
- Cópias autenticadas do RG dos pais (Precisam ser apostiladas?).
- Filhos maiores de 14 anos precisam também das cópias autenticadas dos RG deles (Como ela tem 1 ano e ainda não fiz o RG dela, não vou mandar).
- Copia simples da certidão do português.
Outra coisa qual sera a conservatória que esta saindo mais rápido o processo para menores.
Obrigado.
Se o seu casamento foi transcrito,envie para Tondela que está sendo mais rápida a conclusão do processo para menores.No caso ,o RG somente autenticado
Se o casamento não foi transcrito e o pai portugues é o declarante do menor,envie para o ACP.Nesse caso os RGs dos pais,autenticado e apostilado
Certidão de nascimento de inteiro teor pra Tondela ou para o ACP
Meu casamento já foi transcrito, vou enviar para Tondela mesmo então, bom saber que não precisa apostilar o RG, já é uma economia rsrsrs.
Uma amiga minha irá iniciar atribuição do filho e entrou em contato com Tondela (ela desconhecia esse fórum) o recebido por ela de Tondela foi:
Ex.ª Senhora:
Os processos de menores são gratuitos e prioritários; este Balcão tem competência para os casos em que o progenitor português (com nacionalidade originária) nasceu em Portugal, no Brasil ou na Comunidade Europeia. Deverá enviar o requerimento modelo 1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) assinado por ambos os pais, com reconhecimento das assinaturas por autenticidade, certidão de nascimento do menor, de inteiro teor e apostilhada e, se for maior de 14 anos, cópia autenticada do documento de identificação do menor.
Sendo assim, segundo orientação recebida de Tondela parece que NÃO É PRECISO ENVIAR RG DOS PAIS nem autenticado nem apostilado, isso faz uma economia no processo devido ao alto custo do apostilamento.
Tondela nunca exigiu o RG dos pais apostilado,só autenticado.E quando menores,mas acima de 14 anos,o RG também autenticado
O que estou achando diferente nessa informação,é que mesmo enviando o RG do menor com mais de 14 anos,sempre pediram o RG dos pais
Certidão de nascimento do menor, de inteiro teor e apostilhada ?
NÃO É PRECISO ENVIAR RG DOS PAIS nem autenticado nem apostilado ?
Afinal, em Tondela, como estão aceitando ?
Fiquei confuso agora...
Certidão do menor inteiro teor apostilada!
A resposta recebida de Tondela por email não consta o RG dos pais na lista de documentos para atribuição de menores.