Atribuição - CRC Almada(Informações e processos)

Pessoal, alguém deu entrada no processo de atribuição recentemente em Almada e pode dizer como foi a experiência? Se precisou agendar, exigem transcrição quando o pai português (atribuído) é declarante, etc.
Não respondem e-mail e nem atendem o telefone. Já tentei ligar em variados dias e horários e nada.
Obrigada! =)
«13456735

Comentários

  • @cteixeira, essa Conservatória é desconhecida aqui no fórum.
  • @vlad Pen sabe dizer se existe outra próxima de Lisboa pra fazer pessoalmente? Tenho uma pessoa em Lisboa que vai fazer esse favorzão pra mim, então quero dar as informações mais precisas possíveis pra ela não dar viagem perdida. Obrigada! =)
  • editado July 2017
    @cteixeira, talvez Évora, mas não tb não temos nenhuma informaçao sobre ela.As conhecidas ficam todas longe de Lisboa.

    https://www.mapadocidadao.pt/Locais/Detail/6885

    OBS: cuidado pq ela pode receber o processo e encaminhar para Lisboa.
  • @cteixeira Talvez a mais próxima de Almada seja a do Barreiro, que só vai voltar a receber processos a partir de Outubro (informação que foi dada pessoalmente, em Junho).

    Quanto a Almada, também tenho tentado telefonar e enviar e-mails há semanas.
  • @vlad Pen Évora encaminha pra Lisboa.

    @jess_ribeiro de qualquer forma eu estou só aguardando sair a certidão reprográfica e vou enviar os docs pra pessoa em Lisboa e ela deve levar lá mesmo. Mais informações eu posto aqui.
  • @cteixeira, pq ao invés de pedir para alguem entregar a documentação em Lisboa , vc não manda pelo Correio para uma Conservatória mais rápida?
  • @vlad pen tinha pensado em enviar pro Porto, mas vi os comentários sobre o que aconteceu em 2015 de enviarem pra Lisboa e fiquei com medo.
    Eu me mudo em fevereiro. Aí tem a atribuição do meu pai e minha. Medo de não dar tempo.

    @osmir Renato, não tinha visto esse tópico! Obrigada! =)
  • http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8678/todas-as-conservatorias-que-aceitam-processo-de-atribuicao-por-correio/p2

    Aqui nesse link, no terceiro comentário dizem que Almada só recebe pessoalmente. Se tiverem autonomia deve ser mais rápido.
  • @Leonardo, mto cuidado com conservatórias desconhecidas. Mtas enviam processos para Lisboa.
  • @Leonardo Ternus acabei enviando pro ACP mesmo. Levou 129 dias pra ficar pronto. Pelo visto ainda não tivemos conhecimento de tentativas bem sucedidas em Almada. "/
  • @cteixeira18,
    amanhã vou dar entrada pessoalmente em Almada após confirmar que meu processo pode ser feito por lá e que não será encaminhado à CRC Lisboa. Espero que tudo dê certo e seja concluído o mais breve possível. Volto ao Brasil dia 28/02 e não teria chance de ficar acompanhando pessoalmente.
    Vou postar o andamento na discussão - Atribuição CRC Almada - PESSOALMENTE
  • @LIPHE LIMAK,
    boa sorte!
  • LIPHE LIMAKLIPHE LIMAK Member
    editado February 2018
    @Jandira Pinheiro
    Bem, pra minha surpresa descobri que já sou cidadão desde 2010, e, por causa de uma confusão no Consulado do RJ com meu processo de 2009 nunca havia sido confirmado por eles minha nacionalidade. Pedi meu cartão cidadão na mesma hora e ainda essa semana começo o processo de nacionalidade da minha esposa e do meu filho por orientação deles mesmo lá no Consulado. Foram super gentis e simpáticos. Vou comentar a cerca do processo de ambos assim que der entrada, pois já sou um cidadão português. Uhuu!
  • editado February 2018
    @LIPHE LIMAK acabei por escolher o acp tanto pro processo do meu pai, quanto meu. Dei entrada no meu semana passada. \o/
    Como assim já eras tuga eu não sabias?! Parabéns novo-antigo tuga!haha
  • @cteixeira18

    Então, eu nunca recebi nenhum comunicado ou documento. Como fui morar em Angra dos Reis assim que dei entrada no processo e fiquei lá até o ano passado. Alguma vezes fui ao Rio e procurava saber a respeito, mas fingiam mexer no computador e mandaram eu me comunicar com CRC Lisboa. Como na ocasião esse processo deixou de ser prioridades agora quando voltei a morar no Rio que comecei a mexer de novo no processo, mas o Consulado do RJ tão complicado e como precisava vir à Lisboa por conta da oferta de emprego juntei o útil ao agradável. Boa sorte com seus processos.
  • @LIPHE LIMAK,
    sério, já era português desde 2010?!
    Que bom! Parabéns.
  • LIPHE LIMAKLIPHE LIMAK Member
    editado February 2018
    Bom dia! Vamos começar os relatos sobre Almada. Estava na fila prestando atenção em todos os casos que estavam sendo analisados antes de mim.

    Percebi que uma residente local que já havia cumprido o tempo mínimo de moradia em Portugal (6 anos) foi requerer a nacionalidade ontem (23/02/18) e - depois de checado todas as documentações e confirmado que tudo estava correto - deram a ela um prazo de aproximadamente 50 dias para regressar (16/04/18), e então efetuar o pagamento de 250 euros pela atribuição da nacionalidade.

    Finalmente chegou minha vez e pra minha surpresa não pude dar sequência no processo de atribuição do meu filho ainda menor e da minha esposa como haverá sido dito anteriormente, pois como eu já sabia, havia necessidade de assentar meu casamento primeiro para depois fazer o processo de nacionalidade da minha esposa e do meu filho - PORÉM DUAS SEMANAS ANTES TINHA ESTADO NA MESMA CONSERVATÓRIA E ME FOI SINALIZADO A POSSIBILIDADE - o que me encheu de esperança e me fez gastar tempo, dinheiro e muito estresse para que os documentos chegassem aqui antes do meu regresso ao Brasil por meio da DHL EXPRESS no prazo de 72H.

    Por fim, paguei os 120 euros devidos para o registro do meu casamento. Após o assentamento junto à minha certidão que também deram como prazo 16/04/18 (creio que os 50 dias seja padrão em Almada) para conclusão. Assim, depois desta conclusão será possível dar andamento no processo do meu filho e da minha esposa. Como venho em definitivo para Lisboa a partir de Agosto, assim o farei na mesma conservatória para poder seguir com os relatos ao grupo.

    P.S.: As únicas coisas que foram um sucesso neste processo desde o início tem relação com o Cartão de Cidadão (18 euros com validade de 10 anos), que chegou pontualmente em cinco dias úteis a carta PIN na minha casa, o cartão em si pude buscar no mesmo dia em que chegou a carta PIN numa conservatória distinta (CASCAIS) daquela que eu fiz a solicitação (ALMADA). Você pode escolher até mesmo que enviem tanto a carta para o Brasil no seu endereço, quanto o cartão que vai para Embaixada (23 euros com validade de 10 anos).

    E o passaporte que fiz no aeroporto bem cedo, no dia 21/02, tem que ser até 11H pra que seja entregue no mesmo dia após as 16:30 no próprio aeroporto por (100 euros), ou tal qual o cartão cidadão em termos de prazo (5 dias úteis + 1) para entrega em domicílio por 65 euros.

    Lembrando que tudo relatado se trata de alguém que está aqui passando os dias de férias ou mesmo a morar na cidade.
  • @LIPHE LIMAK,somente Gaia e o ACP não exige a transcrição de casamento quando o pai é o portugues declarante.Todas as outras conservatórias exigem.
    De qualquer modo,para pedir a aquisição pelo casamento,teria que transcrever o casamento
    Lembrando que só a Conservatória de Lisboa tem competência para esse tipo de processo

  • @LIPHE LIMAK,
    bom dia! Muito bom seu relato, o que nos remete ao fato de que temos mesmo que ter cuidado, antes de enviar um processo. No seu caso, perdeu tempo e dinheiro, pois obteve a informação errada da conservatória, de que não precisaria transcrever o casamento, e teve. Veja que situação!
    Apesar de que, apesar do seu estresse, a transcrição teria que ser feita mesmo, já que vão morar.
    Boa sorte!
  • LIPHE LIMAKLIPHE LIMAK Member
    editado February 2018
    @Maria Nelida

    Se for ao ACP consigo fazer a atribuição do meu filho, tendo sido o declarante e sendo eu o cidadão português? quais docs preciso levar?

    Obrigado!
  • editado February 2018
    @LIPHELIMAK

    Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar. Lembro que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilhada.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
  • @Maria Nelida

    Se for ao ACP consigo fazer a atribuição do meu filho, tendo sido o declarante e sendo eu o cidadão português? quais docs preciso levar?

    Obrigado!
  • LIPHE LIMAKLIPHE LIMAK Member
    editado March 2018
    @Vlad
    Obrigado pela orientação! Não tive tempo hábil para me locomover até o ACP, mas acabei indo à Conservatória do Registro Central de Lisboa e foram receptivos ao processo.
  • @Maria Nelida

    ouvindo seu conselho partir pra Conservatória de Lisboa e analisaram meu caso. Aceitaram receber o processo do meu filho por entenderem que a transcrição ficaria pronta em tempo hábil para poder dar sequência no processo de nacionalidade antes do meu filho completar os 18 anos. Eu e minha esposa assinamos o 1C e apresentamos todos os documentos necessários. Agora a transcrição do casamento sai até o início de Abril e daí em diante inicia-se a análise do processo para nacionalidade do menor. Obrigado a todos pelo carinho e atenção de sempre.
  • Então Almada faz processos de atribuição presencialmente? Precisa de agendamento prévio?
  • @beatrizmoreno não temos mtas informações sobre a conservatória de Almada.
  • @beatrizmoreno
    Almada é uma ótima opção pra quem tá em Lisboa e não quer encarar a CRC Lisboa. São atenciosos, e não precisa de agendamento prévio. Só pegar a senha, aguardar a vez e entregar a documentação correta. Cuidado que tem 3 postos. Um no subsolo para serviços agendados e dois no andar de cima 1a e 2a (esta tem que subir uma escada), as duas aceitam o processo. Fica a dica pegar senha nas duas, pois as vezes uma anda mais rápido que a outra.
  • @Marcia

    Dei entrada na transcrição do casamento no dia 23/02 em Almada e - pasmem - no dia 26/02 já estava assentado o meu casamento. Fica a dica pra quem quer acelerar as coisas. Contudo, lembro que me deram prazo de 50 dias, mas concluíram em 24H, pois foi de sexta pra segunda.
  • @LIPHE LIMAK,

    excelente. Obrigada. Conforme vc me falou, foi rápido mesmo.
    Mas, fiquei com certo receio por terem dado inicialmente um prazo de 50 dias.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.