Atribuição - CRC Almada(Informações e processos)

2456735

Comentários

  • Almada aceita via CTT?
  • @Felipe Pereira Obrigada!!

    Estarei em lisboa em agosto e precisarei fazer a transcrição do casamento dos meus pais, para poder dar entrada no meu processo de atribuição.

    Posso ir até lá e verificar os prazos para transcrição.

    @Márcia você acha que vale a pena arriscar?
  • Alguem q tenha dado entrada no pedido de nacionalidade em Almada poderia me dizer quais documentos eles exigem por gentileza?
  • @simonetecosta não temos informações sobre Almada.
  • @Vlad Pen Entendi.
    Eu fiz a transcrição de meu casamento por Almada e foi rápido tbm.
    Agradecida
  • LIPHE LIMAKLIPHE LIMAK Member
    editado June 2018
    @simonecosta

    o processo de nacionalidade por Almada exige do solicitante Certidão de Nascimento Repográfica apostilada; Cópia do Passaporte ou RG apostilado; Certidão de Antecedentes Criminais Apostilado e Cópia Simples da Certidão de Nascimento do Cidadão Português (Pai ou Mãe), contudo se não foi feito a transcrição do casamento entre seus pais é necessário iniciar este processo antes da nacionalidade.
  • @Liphe Limak a certidão de antecedentes criminais precisa ser apostilada? No site pede simples sem apostilar.
  • @simonetecosta

    quando fui fazer a transcrição do meu casamento em Almada perguntaram se a certidão de antecedentes criminais tinha sido apostilada. A única coisa que dissseram que poderia ser entregue sem apostilar foi a cópia do passaporte que bastava ser autenticada, pois o original estava junto pra ser conferido, pois não levei apostilado.
    Entendo que se é um documento digital com autenticação que pode ser confirmada no site da pf, deveria apenas ser dado materialidade ao documento no cartório aqui no Brasil e pronto, mas imagina você ter seu processo indeferido por conta de 53,00 (preço do apostilamento no RJ).Tive que mandar vir alguns docs depois pela DHL - Express 72H e paguei 200,00.
    Vc pode ligar pra Almada e perguntar se tem de ser apostilada ou não. Comigo foram sempre simpáticos. Fica a dica!

    Praça São João Baptista, nº 6 - B
    2800-199 Almada
    Telefone: +351 21 272 57 10
    Fax: +351 21 272 57 19

    Email: civil.almada@irn.mj.pt
    Site: www.irn.mj.pt
  • @simonecosta

    diga quantos dias levou pra ficar pronta a sua transcrição de casamento por Almada depois.
  • @beatrizmoreno

    caso vc venha pra ficar mais de 15 dias vale a pena trazer o seu documento completo para atribuição de nacionalidade, pois Almada tem sido muito rápido na conclusão da transcrição de casamento. Se vc indicar aí o endereço em Portugal para receber a transcrição verá que tá demorando de 5 a 10 dias pra receber em casa. Assim, no momento que receber o documento se dirija a Almada pra iniciar o processo de atribuição de nacionalidade que eles costumam dar o prazo de 50. dias para ficar pronto.
  • @LIPHE LIMAK obrigada!!

    Mas seria melhor fazer o meu processo de atribuição pela ACP? Eles estão concluindo os processos enviados pelo correio em cerca de 20 dias. Acredito que pessoalmente seja ainda mais rápido ou, no máximo, seja o mesmo prazo.
  • @beatrizmoreno é o mesmo prazo. E eles seguem tendo uma média de 30 dias para a conclusão dos processos. Talvez esse prazo aumente um pouco, por conta das férias de verão. Mas o ACP ainda segue sendo o campeão no quesito agilidade de processos.
  • Boa tarde pessoal. Me tirem uma dúvida, eles fazem processos de cidadania pessoalmente?
  • @beatrizmoreno

    Se for assim, ótimo, pois vc pode pedir o Cartão do Cidadão e o Passaporte em dois dias úteis após a conclusão do processo, pagando a taxa de urgência, 35 euros cada documento, ou cerca de 20 dias se não tiver pressa.

    5 dias úteis para chegar a carta PIN do CC que vc pega no mesmo dia e dá entrada no Passaporte na hora que pegar o CC no mesmo local. O passaporte chega em casa em média de 6 a 7 dias úteis.

    Como eu estava voltando para o Brasil e não tinha tempo para esperar tive que pagar para que o CC fosse emitido no mesmo dia. No dia seguinte, me dirigi ao aeroporto de Lisboa até as 11h e no mesmo dias após as 16:30 o passaporte já estava pronto. Somente a loja do aeroporto de Lisboa emiti o passaporte no mesmo dia por 100 euros (65+35). Vale a pena quando se trata de uma emergência.

    Conversei na fila com um cidadão português que reside em Londres. Ele pegou um voo lá e chegou 07h em Lisboa, esperou abrir e fez o pedido. Ía voltar no voo de 19h pra Londres. Disse que lá na Inglaterra estão demorando meses pra entregar e ele não podia ficar sem passaporte uma vez que o seu já venceria dentro de 30 dias.
  • @LIPHE LIMAK Obrigada pelas informações. Muito bom saber que os documentos podem ser emitidos assim tão rápido. Provavelmente eu precise fazer isso.

    @Pedro Antonio Pereira Jr. Espero que a ACP continue sendo bem ágil. Me arrependo de não ter mandado o processo da minha mãe pra lá. Acabei mandando para a 3ª CRC do Porto e agora ele foi remetido para Vila do Conde. Espero que seja concluído logo!!
  • @lLIPHE LIMAK devo estar em Lisboa em Setembro, e pretendo levar minha certidão de casamento para averbar em Almada ou outra CRC de Setubal. Já tenho o registro de portuguesa, mas não fiz o Cartão Cidadão, nem o passaporte por conta do estado civil ter de mudar para casada. Meu nome é o mesmo de solteira, mas o estado civil é diferente do registro de solteira. No entanto, não sabia que tinha de levar atestado de antecedentes criminais. Isso é necessário em qualquer CRC, ou só Almada? Saberia dizer? Grata, Cristina Nunes
  • @cristinanunes para transcrição de casamento não é necessário antecedentes criminais.
  • @LIPHE Você tentou o processo de atribuição por Almada?
    Talvez dê entrada lá porque resido perto mas não sei se eles têm autonomia para resolver ou se encaminham pra algum outro lugar. Quero dar entrada no processo da minha mãe. Senão, irei até o Porto para fazer pela ACP. A transcrição do casamento dela farei em Almada mesmo.
  • @RenataMA estive lá há cerca de duas semanas e me informaram que eles remetem o processo para Lisboa, e que levaria mais de 1 ano para ser concluído. Mas, se você reside perto, talvez valha a pena tentar confirmar essa informação
  • @beatrizmoreno obrigada, vou tentar confirmar essa informação!
  • Boa tarde! Pessoal, preciso de ajuda... Já juntei todos os documentos necessários para a transcrição de casamento dos meus bisavós, inclusive o requerimento com a assinatura do declarante (meu avô) reconhecida por autenticidade. Tenho um amigo que mora em Portugal, próximo a Conservatória de Almada. Minha dúvida é a seguinte: Posso enviar os documentos para esse meu amigo e ele pode dar entrada no processo de transcrição de casamento dos meus bisavós levando todos os processos presencialmente? Posteriormente a intenção é fazer o mesmo para o processo de atribuição.
  • editado September 2018
    @Guilherme quem vai assinar o requerimento?Para processo de atribuição é necessário uma procuração.
  • @Vlad Pen meu avô é o solicitante e, portanto, é ele quem vai assinar o requerimento da transcrição de casamento, bem como o formulário 1C da atribuição
  • Oi pessoal tudo bem? Não sei se alguém aqui poderia me ajudar. Meu irmão é cidadão portugues (obteve sua cidadania no Brasil, por atribuição) e vive em Almada. Ele foi recentemente a CRC de Almada para dar entrada no processo de atribuição de cidadania da sua filha de 7 anos, minha sobrinha. Pelo que eu sei, o processo de atribuição para menores é gratuito. Porém nesta conservatória ele foi informado de que teria que pagar uma taxa de 200 euros para a atribuição de cidadania da minha sobrinha...ele também me falou que esta informação estava em um papel na conservatória, escrito a mão. Achei bastante estranho. Alguém sabe se a lei mudou? Ou se varia de conservatória para conservatória?
    Agradeço a atenção de todos!
  • @Mariana atribuição de menores é gratuita por lei.Se a conservatória quiser cobrar,denuncie ao IRN.
  • @RENATAMA

    Desculpe peladora,mas me mudei em Setembro e desde então só correria. Não. Apenas fiz a transcrição do meu casamento. Isso tenho certeza que é feito por lá. Não vai pra Lisboa, mas creio que pela proximidade, os processos de atribuição sejam encaminhados a CRC Lisboa.
  • @simonecosta

    Vc fez só a transcrição por Almada, ou também fez outro processo?
  • @LPHE LIMAK obrigada pelo retorno. Sei como é a correria, estou aqui desde julho :)
  • Olá pessoal, bom dia! Vou relatar a minha experiência na CRC de Almada. Pretendia dar entrada na cidadania da minha mãe pelo Porto e posteriormente, na minha. Moro aqui em Portugal e já tenho todos os documentos dela, inclusive a procuração (essencial, a atendente me perguntou se eu tinha, tanto que ela inclui o documento no processo.). No entanto, fui até lá para fazer a transcrição do casamento dela e recebi uma informação diferente, alterando a ordem do processo.

    Estive lá no último dia 02/01/2019, peguei a senha e aguardei ser chamada. Quando cheguei na mesa, expliquei a atendente que queria fazer a transcrição do casamento da minha mãe, para depois dar entrada no processo de cidadania. Porém, a mesma me disse que exatamente o contrário, dá-se entrada na cidadania para depois efetuar a transcrição do casamento. Perguntei se o processo era analisado lá mesmo ou se era encaminhado para Lisboa e ela disse que NÃO (que até faz sentido pois Almada pertence aos distrito de Setúbal, não de Lisboa). Por fim, entreguei-lhe os documentos e agendamos para dar entrada efetivamente no dia 07/02/2019, as 9:30 hs. Ela disse que não preciso pegar senha, basta chegar ao guichê e dizer que tem hora marcada e pagar a taxa de € 175,00 (no meu caso, vou pagar no cartão Multibanco, de débito.)

    Fiz o processo do meu avô o ano passado por Vila de Gaia, e num determinado momento da conversa, ela imprimiu a certidão de nascimento do meu avô e pasmem, a transcrição do casamento dele não foi feita (eu enviei tudo junto, via EMS, tanto o de cidadania quanto a transcrição, e os dois vales foram sacados). Alguém passou por situação semelhante? Segundo ela, isso não vai interferir no processo da minha mãe porque ele é o declarante na certidão de nascimento dela. No entanto, uma vez que foi pago, vou entrar em contato na conservatória para saber o que houve.

    E por enquanto é isso, vou atualizando aqui no fórum a medida que for acontecendo.

    Até logo!
  • Olá pessoal,

    Ontem dei entrada na nacionalidade da minha mãe na CRC Almada. Como era hora marcada cheguei lá um pouco antes, e foi muito rápido. Fui direto numa das mesas e disse a atendente que tinha agendado horário, ela pediu o papel (uma espécie de protocolo que a atendente havia me entregado). Aguardei uns minutos e quando ela voltou, me entregou um formulário com os dados preenchidos para eu conferir, assinar e efetuei o pagamento (€175,00 via multibanco). Ela me entregou o recibo de pagamento junto com o cupom da máquina do cartão e só. Eu perguntei como faria o acompanhamento do processo e qual o prazo, e ela me disse que eu receberei uma notificação via correio no meu endereço (pois sou a procuradora da minha mãe, nesse caso) num prazo médio de 2 ou 3 meses.

    Maria Elisa Pereira Marques - processo número 9XX/2019
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.