É possível transcrever casamento de português/a sem a certidão de nascimento do nubente estrangeiro.

1246721

Comentários

  • dayanapsdayanaps Member
    editado October 2017
    @mjrjunior.
    Tenho a certidão da casamento dela, com o meu bisavô português.
    Onde monstra que ela nasceu no Rio de Janeiro.

    No caso, na habilitação do documento do casamento deles, o seu pai informou que não tem registro de nascimento da filha. Apenas fez uma declaração informando que ela é nascida em Ramos, no dia 16/12/1906.
    A e também tenho a certidão de óbito dela, que mostra que ela é natural do Rio de Janeiro.
  • Envia uma copia autenticada do obito tambem junto com o processo para dar uma reforçada.
  • @mjrjunior
    sim farei isso. agora é ir nos 14 cartórios do rio de janeiro, fazer o pedido de certidão negativa.
    seu relato realmente me ajudou muito.
    conversei com varias pessoas, e todas me disseram que eu nao poderia fazer a transcriçao devida a falta da certidao de nascimento dela.
    se nao fosse seu relato, teria desisto.
    muita obrigada por compartilhar com todos aqui.
  • Vai dar td certo! Boa sorte
  • Bom dia a todos! Gostaria que alguém pudesse me orientar em algumas dúvidas. Estou tentando fazer a transcrição de casamento de meus avós em Ponta Delgada. Eles aceitaram a certidão de casamento religioso, só que tive outra dificuldade em encontrar a certidão de nascimento de minha avó brasileira. Esgotei todas as possibilidades de busca e consegui 2 certidões negativa do cartório de Macapá, onde ela nasceu, e casou e viveu até o fim de sua vida em Belém e eu morando em Fortaleza, ou seja tudo muito difícil. Mandei um e-mail explicando toda a minha dificuldade junto com alguns documentos que comprovam a existência dela e solicitei se possível o suprimento da certidão. Eles me enviaram o e-mail que vou repassar. A dúvida é do requerimento que tenho que fazer junto solicitando o suprimento e a transcrição no mesmo documento

    .Boa tarde

    Para que possa transcrever o casamento sem apresentação da certidão da nubente estrangeira deve requerer em simultâneo um processo de Suprimento de certidão e processo de transcrição do casamento.

    Para o efeito junta-se requerimento que deve ser enviado com assinatura reconhecida no Cartório ou no Consulado de Portugal, por filhos ou netos com documento comprovativo, e juntar certidões negativas do Estado da naturalidade da nubente a comprovar que não foi localizado o assento de nascimento em causa, fotocópias certificadas dos documentos que tenham pertencido à nubente (bilhete de identidade, cartão da segurança social, certidão de óbito, passaporte, certidões de nascimento dos filhos .......)

    e vale postal no valor de 100€.


    Para a transcrição do casamento:

    -Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.
    -Cópia da certidão de nascimento do nubente português.
    -Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junto minuta)
    Fotocópia certificada do documento de identificação. Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.

    -Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de

    IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
    9500-063 Ponta Delgada

    Não tenho RG e outros que ela mencionou, somente a certidão de Óbito. Minha avó teve três filhos, todos falecidos. Será que preciso mencionar os dois ou somente o do meu pai, haja visto que certeza terei dificuldade de conseguir as certidões dos meus tios, e outra dúvida é sobre este processo simultâneo de suprimento com o da transcrição. Eles me enviaram da transcrição, mas não sei se tem algum modelo para requerer os dois.
    Obrigado mais uma vez pela atenção.
    Waldo
  • @Waldo , nesse topico desde a página 1 tem as explicaçoes sobre suas dúvidas.São dois requerimentos independentes e dois vales postais tb independentes, um para a transcriçao de casamento e outro para a supressão da certidão.Tente juntar o máximo q puder de documentos da sua avó brasileira além da certidão de óbito.
  • Vlad Pen, obrigado mais uma vez.
  • Vlad Pen, só mais uma dúvida, a cópia dos documentos que comprovam a existência do nubente para o suprimento da certidão, deveram ser atualizadas ou simplesmente a cópia antiga autenticada.
    Obrigado
  • @waldo

    Todos os documentos devem ser de inteiro teor com data de emissão atual.
    Esses documentos tem validade de 1 ano apenas para as conservatórias de Portugal.
  • @waldo as certidões de casamento e nascimento dos nubentes tem q ser de inteiro teor e apostiladas para o processo de transcrição de casamento com validade até 6 meses.Com relação a documentos extras de sua avó ,vc pode enviar apenas uma cópia simples da certidão de óbito e cópias simples dos demais documentos q possuir dela.
  • dayanaps, obrigado, mas estou me referindo as cópias que PD me solicitou, para realizar o suprimento da certidão de nascimento. Vou repassar aqui o trecho.

    Para o efeito junta-se requerimento que deve ser enviado com assinatura reconhecida no Cartório ou no Consulado de Portugal, por filhos ou netos com documento comprovativo, e juntar certidões negativas do Estado da naturalidade da nubente a comprovar que não foi localizado o assento de nascimento em causa, fotocópias certificadas dos documentos que tenham pertencido à nubente (bilhete de identidade, cartão da segurança social, certidão de óbito, passaporte, certidões de nascimento dos filhos .......)
    Me refiro aos documentos pertencentes a nubente. Ela não especifica, inteiro teor, somente cópia autenticada, a dúvida é está se podem ser documento antigos ou tem que ser atualizados.
    Obrigado
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado October 2017
    @Waldo

    "fotocópias certificadas dos documentos que tenham pertencido à nubente (bilhete de identidade, cartão da segurança social, certidão de óbito, passaporte, certidões de nascimento dos filhos .......)"

    Os documentos pessoais terão que ser os antigos, cópias autenticada; as certidões de nascimento dos filhos deverão ser atuais, apostiladas e podem ser simples. As de inteiro teor são basicamente para esclarecer quem foi o declarante do nascimento, que não é o caso.
    Na página 1 desse tópico tem o e-mail da Conservadora.

  • Obrigado Mariza Guerra!
    Só mais uma coisa posso enviar no mesmo envelope os documentos da transcrição e o supremento da certidão?
  • @Waldo

    Não só pode como deve. Não tenho certeza se o vale poderá ser o total de 220. Leia os depoimentos.
  • editado October 2017
    recebi esta resposta em agosto. parece q tudo permanece da mesma forma desde que @mjrjunior fez o processo.
    @mariza guerra fiquei em duvida sobre a necessidade de se apostilar as certidões de nascimento dos filhos, ja que no email esta opcao aparece no parentese dos docs que bastariam ser autenticados... vc aconselha apostilar mesmo? vc acha valido enviar certidoes de netos, onde o nome dele aparece como avo materno?

    segue resposta de PD:
    "Para que possa transcrever o casamento sem apresentação da certidão da nubente estrangeira deve requerer em simultâneo um processo de Suprimento de certidão e processo de transcrição do casamento.



    Para o efeito junta-se requerimento que deve ser enviado com assinatura reconhecida no Cartório ou no Consulado de Portugal, e juntar certidões negativas do Estado da naturalidade da nubente a comprovar que não foi localizado o assento de nascimento em causa, fotocópias certificadas dos documentos que tenham pertencido à nubente (bilhete de identidade, cartão da segurança social, certidão de óbito, passaporte, certidões de nascimento dos filhos .......)



    e vale postal no valor de 100€.





    Para a transcrição do casamento:



    -Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.

    -Cópia da certidão de nascimento do nubente português.

    -Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junto minuta)

    Fotocópia certificada do documento de identificação. Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.



    -Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de



    IRN, IP

    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º

    9500-063 Ponta Delgada



    Os documentos devem ser enviados à :

    Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada

    Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º

    9500-063 Ponta Delgada

    Com os melhores cumprimentos

    Lúcia medeiros
  • @rebecca

    Parece que as certidões dos filhos são autenticadas mesmo. Não precisa enviar as dos netos, não acrescenta nada. Faça isso logo, se precisar de mais documentos eles te solicitarão.
  • editado October 2017
    quero deixar aqui uma dica de solicitar gratuidade junto aos cartorios, na defensoria publica. quando a cidade eh grande, como o Rio de Janeiro, o custo das 14 buscas e da emissao de 14 certidoes negativas, alem dos apostilamentos, emissao das certidoes de inteiro teor, vales postais e taxas, acaba saindo pesado. no meu caso, a isso ainda tive que somar os custos de deslocamento, pois moro em teresopolis e, em muitos casos, nao consegui solicitar nada por telefone ou email. como funcionaria publica, ainda estou tendo q lidar com problemas de atrasos no pagamento do meu salario, enfim, eu estava prestes a adiar toda a tramitação da cidadania da minha avo. foi quando minha mae teve a ideia de solicitar, em nome dela, que eh pensionista, gratuidade. deu certo. ela enfrentou uma espera de cerca de 3 horas pra ser atendida na defensoria, mas valeu muito a pena, pois conseguimos oficios individuais para cada uma das 14 rcpn's do rio e todas aceitaram. nós ja haviamos pagado por algumas certidoes, mas, mesmo assim, economizamos bastante, afinal as certidoes negativas custam em media 220 reais cada. nao conseguimos gratuidade para apostila de haia, mas até para a certidao de inteiro teor por copia reprografica da certidao de casamento, conseguimos. fica a dica. espero q seja util.

    obs.: esclareço que minha mae nao possui renda comprovada, apenas como pensionista, cujo valor eh muito baixo. minha avó, que é a filha da portuguesa, ou seja, quem, de fato, tem direito a nacionalidade portuguesa por atribuição, tem renda menor que dois salarios minimos. por isso conseguimos. como as certidoes sao publicas, talvez valha a pena pesquisar algum parente que tenha baixa renda para que o pedido seja feito em nome dele.
  • @mariza, ok. vou apostilar. obrigada mais uma vez!!
  • @marizaguerra enviei a transcrição de casamento de meus bisavós para ponta delgada. Receberam os documentos na segunda, dia 20/11

    Você sabe quanto tempo mais ou menos leva para sair a transcrição?
    Como eu sei que ela saiu ?
    Tenho que ligar para ponta delgada ?


    Obrigada pela atenção.
  • @dayanaps PD esta levando cerca de 20 a 30 dias. Mande e-mail pra PD perguntando sobre o andamento do processo que eles informam.
  • bom dia a todos,
    ENFIIIMMMM recebi a certidao de inteiro teor do casamento de minha bisavó e já possuo todos os documentos para solicitar o suprimento de certidao e a transcrição do casamento.
    nao encontrei um post para tirar duvidas sobre o preenchimento do requerimento (me perdoem se houver).
    nao possuo informações sobre a residencia dos nubentes a epoca do casamento. teria problemas deixar em branco?
    e nao há celebrante, mas juiz. informo o nome do juiz (nao estou conseguindo ler o primeiro nome-letra ilegivel) ou deixo em branco?
    desde já, agradeço imensamente
  • @rebecca naslausky vai mandar o processo para Ponta Delgada? Tem as instruções detalhadas de preenchimento e modelo do requerimento para transcrição de casamento nos dois primeiros posts desse tópico
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
    Apenas informe os dados como estão na certidão, o que não constar deixe em branco.
    O celebrante é o juiz. Se não consegue ler deixe em branco ou coloque sem o primeiro nome.
  • @daniel muito obrigada!!
  • @daniel, ou alguem q possa me ajudar, na certidao esta escrito o seguinte: "presentes, o juiz, excelentissimo senhor doutor juiz de, digo, excelentissimo senhor doutor João Gonçalves da Fonte"

    posso colocar esse joão como celebrante, certo? fiquei sem entender direito se a correção foi por ele nao ser juiz ou por ter sido repetida a palavra juiz....
  • @rebecca naslausky sim, ele é o celebrante, a correção foi referente ao "juiz de".
  • @daniel, obrigada mais uma vez
  • Hj finalmente consegui enviar os documentos e pagar os vales postais para Ponta delgada. Não tive nenhum problema em enviar os vales na agência Central dos correios de Teresópolis. Agora eh aguardar e torcer pra dar tudo certo. Trarei informações sobre o andamento. Obrigada a todos que tem me ajudado imensamente neste fórum.
  • @rebecca também enviei esse mês os documentos a ponta delgada. Eles receberam dia 20/11.
    Agora estou a aguardar noticias.
    O pessoal aqui no fórum me instruiu a enviar um email para la daqui uns 15 a 20 dias da data de recebimento para saber o andamento da transcrição.
    Agora só nos resta aguardar. :)
  • @dayanaps li seu relato e eh parecido com o meu. No meu caso, o cartório q fez o casamento dos meus bisavós não possui mais o processo de habilitação, só o livro, então precisei fazer busca nos 14 rcpns e pegar a negativa de todos.
    Minha avó simplesmente descartou os documentos do seu pai há algum tempo atrás, achando q nunca mais precisaria, então não possuímos RG, CPF, certificado de reservista, nada disso. Pior q eu me lembro perfeitamente de ter visto e manuseado todos, até fiquei comparando a foto do rg dele com a da minha avó, pois são parecidos... eh uma pena...
    Mas mesmo assim enviei tudo o que pude, como certidão de filhos, certidão de óbito apostilhada, de óbito da minha bisavó, onde consta como viúva dele, enfim, estou confiante q não há como restar dúvidas sobre sua existência. Mandei até a certidão do Neto, pois o nome dele passou pro filho e pro neto e achei q isso pode ajudar a provar, afinal se existe o Reynaldo filho e o Reynaldo Neto, tem q ter o pai, ne?
    Enfim, de fato, nos resta aguardar e torcer pra dar tudo certo.
  • Olá pessoal,
    gostaria de informar que ponta delgada não esta mais fazendo processo de suprimento de certidão. Pelo menos não no momento.
    Os documentos e o vale postal voltaram para mim. Com a seguinte mensagem:
    "Junto se devolve a V Ex os processos de pedido de suprimento de certidao e transcricao de casamento, uma vez que sendo o processo de suprimento de certidao da competencia do conservador e estando a conservadora ausente do servico por motivo de doenca, por tempo indeterminado, o mesmo nao podera dar entrada nesta conversatoria.
    Anexam-se os vales postais"

    E agora gente? Qual outra conservatoria faz processo de suprimento de certidao + transcricao de casamento ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.