Se a certidão de casamento dos meus bisavós não vier no processo de passaporte da bisa que pedimos agora, vou fazer um processo semelhante ao seu @mjrjunior. Com a diferença que precisarei dos documentos equivalentes em Portugal, já que o casamento foi lá.
@Pedro Kormann, o processo de transcrição de casamento dos meus avós está na 4 CRC Porto e precisei fazer um processo de suprimento da certidão de nascimento da minha avó brasileira. Eu só juntei uma certidão negativa pois sei exatamente a pretoria em que minha avó foi registrada. Consegui o processo de habilitação do casamento deles no Arquivo Nacional onde há uma declaração do meu bisavô dizendo que sua filha não possuia certidão de nascimento pois os registros da 2°pretoria se queimaram na Revolta da Armada em 1893. Então não teria sentido eu buscar em nenhum outro cartório sua certidão de nascimento. Foi difícil e caro montar este processo, porque tive que anexar vários documentos que comprovavam a existência de minha avó (tudo devidamente apostilado), mas sem isso não seria possível fazer a transcrição e sem esta seria impossível fazer o processo de aquisição da cidadania.
@Korolenko, é sabido desde outrora que as Conservatórias não aceitam processo de Transcrição de casamento sem a certidão de nascimento dos dois nubentes, salvo casos em que é enviada a certidão negativa que é providenciada junto aos cartórios onde possivelmente a pessoa tenha nascido.. e nem todas as Conservatórias aceitam essa certidão negativa ou supressão de certidão
Entendi, pois é. É bem trabalhoso, hoje abri busca em outros 2 cartórios da região que abriram depois, mas segundo a atendente do 1º cartório lá existem alguns livros da época.
Vc poderia me explicar por qual meio contatou o Arquivo Nacional?
Vou enviar o processo de atribuição terça, e procuro em 1 mês levantar o que puder da minha bisavó, mas torcendo pra ser surpreendido com uma boa noticia kkk
@Pedro, fiz pesquisa no site do Arquivo Nacional e encontrei a habilitação de casamento dos meus avós, mas não estava disponível o documento digitalizado. Então mandei um email pedindo o documento. Essa habilitação de casamento deles me ajudou demais. Outro site que me ajudou foi o family search onde achei a certidão de batismo da minha avó, então liguei para a curia metropolitana e pedi a certidão. Minha avó nasceu em 1891 e sua bisavó?
acabei de mandar email pra eles aqui! vamos aguardar
Minha bisavó é de 1895 pela matemática junto a sua idade no ato de casamento. O cartório que está registrado o Casamento é Campo Formoso no Interior da Bahia. O único da época.
Agora a atendente vai olhar mais adiante pra ver se ela tb no foi registrada com idade mais avançada. Como é o caso da minha avó filha de Português.
A documentação pra atribuição dela (1C, CN, CN português, e vou anexar a certidão de casamento digitada) está toda pronta.
Entrei com o pedido de cidadania por atribuição de minha mãe (tenho avô português). Mandei todos os documentos para Tondela e eles me responderam com o número do Proc. Nac. Porém, não transcrevi o casamento no meu avô português. Processo que deveria fazer antes de dar entrada na atribuição. O único documento faltante é a certidão de nascimento da minha avó Brasileira. Infelizmente não tenho os dados completos (livro, folha...). Mas na certidão de casamento deles diz que ela é natural de Cantagalo-RJ (Mandei e-mail pra lá e eles alegam que não acharam nada). O nome dela é Juracy Roque, filha de Julio Roque & Maria Aparecida. Na certidão de casamento a data de nascimento dela está dia 18 de setembro, mas a família alega que o dia de nascimento é 10 de setembro 1929.
Cantagalo-RJ só tem um Cartório de registro Civil (pra minha sorte).
Então pelo que entendi lendo os relatos basta eu pedir: uma Certidão Negativa (apostilada) para o o cartório de Cantagalo-RJ no nome de minha avó, junto com o requerimento do primeiro tópico, + 100 euros desse processo, o restante da documentação e + 120 euros do processo de transcrição ?
tenho lido os comentários aqui e gostaria muito de agradecer à @Mariza Guerra e ao @mjrjunior ! Nota 10 pra vcs!
A minha situação é bem similar. Avó portuguesa, avô brasileiro (ambos falecidos). Pai brasileiro. Tenho certidão de nascimento da avó portuguesa, tenho certidão de casamento e NÃO TENHO certidão de nascimento do avô brasileiro. A cidade do interior onde ele nasceu informou que houve uma grande enchente e eles perderam vários documentos e não acharam a certidão do meu avô brasileiro.
Estou há mais de 1 ano batalhando por isso. Estava bem maluco vendo como fazer para obter a certidão de nascimento do meu avô. E até agora sem sucesso ... Ao ler as mensagens de vcs vi uma luz no fim do túnel!
Resolvi escrever para algumas conservatórias em Portugal para fazer a transcrição do casamento e o processo de supressão de documento. A Conservatória de Ponta Delgada me respondeu dizendo ser possível realizar este processo. Porém pediu para eu preencher este requerimento:
REQUERIMENTO
Titular: , nascida em __/__/_____, no estado de ___________, natural de _______________, filha de ___________ e de _______________, de nacionalidade ____________, com última residência habitual _________________, com o documento de identificação ______________.
Eu, _______________, identificado com o documento ______________, emitido/válido ____________, declaro que pretendo organizar, na Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada, o processo de transcrição de casamento de ……., com……… mas não consigo apresentar a certidão de nascimento, emitida pela ___________(entidade), _______________ (juntar documentos comprovativos como não consegue a certidão).
Para o efeito, declaro que: - O seu nome é - Que nasceu em __/__/___, em (local) - Que é filha de - Que é de nacionalidade - Assim, venho, nos termos do artº 266 e seguintes do Código do Registo Civil, requerer a instauração do processo de suprimento de certidão de nascimento e a subsequente passagem do certificado de notoriedade, para efeitos de transcrição de casamento civil.
(Juntar documentos que possam comprovar a existência da senhora.)
Data
Assinatura reconhecida no Cartório ou no Consulado de Portugal
Porém estou com dúvidas no preenchimento. Não sei o que preencher no 1º parágrafo:
Titular: , nascida em __/__/_____, no estado de ___________, natural de _______________, filha de ___________ e de _______________, de nacionalidade ____________, com última residência habitual _________________, com o documento de identificação ______________.
São informações minhas? Da minha avó portuguesa? Ou do meu avô brasileiro???
E o trecho que diz: Para o efeito, declaro que: - O seu nome é - Que nasceu em __/__/___, em (local) - Que é filha de - Que é de nacionalidade
Entendo que são informações do meu avô brasileiro. Correto?
Tentei tirar a dúvida com a Conservatória de Ponta Delgada mas eles me responderam:
"Só poderá ser analisado, quando for recebido.
Cumprimentos"
Por favor, alguém poderia me ajudar? @Mariza Guerra / @mjrjunior : o requerimento que vocês preencheram foi exatamente igual a esse?
Sim, os dois primeiros são do requerente. Sugiro que seu pai o preencha e assine visto que ele é descendente direto, e vai ter comprovado no RG dele os nomes dos pais.
O último são os dados do seu avô brasileiro que não tem certidão.
@mjrjunior, obrigado pela sugestão. Acho que se o meu pai preencher, por ser descendente direto, vai dar uma 'força maior'.
Acho estranho que as informações vão ficar repetidas em relação ao documento de identificação. Seria assim:
Titular: , nascida em __/__/_____, no estado de ___________, natural de _______________, filha de ___________ e de _______________, de nacionalidade ____________, com última residência habitual _________________, com o documento de identificação _RG 1234_____________.
Eu, _______________, identificado com o documento ___RG 1234___________, emitido/válido __SSP / 15/10/2020__________, declaro que pretendo organizar, na Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada, o processo de transcrição de casamento de ……., com……… mas não consigo apresentar a certidão de nascimento, emitida pela ___________(entidade), _______________ (juntar documentos comprovativos como não consegue a certidão).
Vlw, @mjrjunior Ouvi alguém comentar em outro post que não é legal usar o RG caso este seja muito antigo. É mais recomendável usar um documento mais recente, tipo CNH. Isso procede? Abs,
Em relação à Ponta Delgada, vi que pertence aos Açores. Pesquisando, achei isto no wikipedia:
"Os Açores, oficialmente Região Autónoma dos Açores, são um arquipélago transcontinental e um território autónomo da República Portuguesa, situado no Atlântico nordeste, dotado de autonomia política e administrativa, consubstanciada no Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores. Os Açores integram a União Europeia com o estatuto de região ultraperiférica do território da União, conforme estabelecido nos artigos 349.º e 355.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.[2]"
Ou seja, os Açores pertencem a Portugal mas tem autonomia política, correto? Se eu fizer a transcrição de casamento da minha avó em Ponta Delgada, consigo dar continuidade no processo (cidadania pro meu pai e depois pra mim) normalmente em qualquer outra Conservatória de Portugal? Não dá nenhum problema não? Alguém ja fez isso?
Obrigado a todos e desculpem-me as diversas dúvidas.
@PhiLL estou no ultimo estágio. Meu bisavô era Português.
Atribuição da minha avó (97 dias) Chegou em Tondela por EMS em 11/10/16 Atribuído em 16/01/17
Transcrição Casamento da minha avó com suprimento de certidão (50 dias) Chegou em Ponta Delgada por EMS 15/02/17 Caiu em Exigência - documentos extras chegaram em 27/03/17 Concluido em 06/04/17
Atribuição do meu pai (25 dias) Presencialmente em Mangualde em 20/04/17 Atribuido em 15/05/17
Transcrição Casamento do meu pai (21 dias) Chegou em Ponta Delgada por EMS em 29/05/17 Concluido em 19/06/17
Minha Atribuição (?? dias) Presencialmente na 3 CRC do Porto em 30/06/17
Puxa vida, @mjrjunior. Que legal! Vendo tudo isto q vc escreveu acendeu uma luz de esperança ... me deixou mais otimista!!!! Eu me reanimei com tudo isso ... vou providenciar todos os documentos necessários o mais rápido possível para dar o primeiro passo! Vc deu entrada no seu processo hoje??? Vai dar tudo certo!!! Daqui a pouco tempo vc vira português! Vlw pelas informações!
não sei se alguém consegue me ajudar. Estou num dilema.
A conservatória de PD me pediu certidão negativa (para processo de suprimento de certidão de nascimento do meu avô). Porém o cartório da cidade onde o meu avô nasceu me deu uma Declaração informando que o registro de nascimento do meu avô PROVAVELMENTE foi lavrado nesta serventia porém não foi encontrado pois houve enchente no ano XX e que vários documentos foram perdidos. Será q esta declaração é suficiente? Ou será que Portugal exige aquele documento com papel verde e amarelo com nome CERTIDÃO NEGATIVA?
O cartório me disse que não daria uma certidão negativa pois isso indica que ele não foi registrado lá.
Quanto ao preenchimento do requerimento, na parte referente à entidade preencho de que forma? No meu caso a minha avó é natural de Ouro Preto-MG, colocaria então, cartórios de Ouro Preto-MG ?
Boa noite, @Leonardo Nunes. Ouro Preto tem mais de 1 cartório? Caso positivo, entendo que seja desta forma que vc citou (cartórios da cidade de Ouro Preto-MG) ...
Olá, @Maria Adelaide. Obrigado pela dica! Mas como fazer isso? O cartório do interior já deve ter me enviado o documento pelos correios ... deve estar a caminho ... posso ter um documento emitido por um cartório e apostilar em outro?
Comentários
Negativa do unico cartório da região basta?
se realmente for a único cartório da região, basta sim.
Continuo no aguardo da busca. Mas com esperança dessa outra opção
10:56 (Há 3 minutos)
para mim
Boa tarde
Sem a certidão de nascimento do nubente estrangeiro não é possível fazer a transcrição do casamento.
Cumprimentos
Lúcia Medeiros
Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada.
Não estão aceitando mais o suprimento de certidão de registro? Alguém sabe algo a respeito? Eu iria enviar o processo hoje.
Entendi, pois é. É bem trabalhoso, hoje abri busca em outros 2 cartórios da região que abriram depois, mas segundo a atendente do 1º cartório lá existem alguns livros da época.
Vc poderia me explicar por qual meio contatou o Arquivo Nacional?
Vou enviar o processo de atribuição terça, e procuro em 1 mês levantar o que puder da minha bisavó, mas torcendo pra ser surpreendido com uma boa noticia kkk
Minha bisavó é de 1895 pela matemática junto a sua idade no ato de casamento. O cartório que está registrado o Casamento é Campo Formoso no Interior da Bahia. O único da época.
Agora a atendente vai olhar mais adiante pra ver se ela tb no foi registrada com idade mais avançada. Como é o caso da minha avó filha de Português.
A documentação pra atribuição dela (1C, CN, CN português, e vou anexar a certidão de casamento digitada) está toda pronta.
Entrei com o pedido de cidadania por atribuição de minha mãe (tenho avô português).
Mandei todos os documentos para Tondela e eles me responderam com o número do Proc. Nac.
Porém, não transcrevi o casamento no meu avô português. Processo que deveria fazer antes de dar entrada na atribuição.
O único documento faltante é a certidão de nascimento da minha avó Brasileira.
Infelizmente não tenho os dados completos (livro, folha...). Mas na certidão de casamento deles diz que ela é natural de Cantagalo-RJ (Mandei e-mail pra lá e eles alegam que não acharam nada).
O nome dela é Juracy Roque, filha de Julio Roque & Maria Aparecida.
Na certidão de casamento a data de nascimento dela está dia 18 de setembro, mas a família alega que o dia de nascimento é 10 de setembro 1929.
Cantagalo-RJ só tem um Cartório de registro Civil (pra minha sorte).
Então pelo que entendi lendo os relatos basta eu pedir: uma Certidão Negativa (apostilada) para o o cartório de Cantagalo-RJ no nome de minha avó, junto com o requerimento do primeiro tópico, + 100 euros desse processo, o restante da documentação e + 120 euros do processo de transcrição ?
Desculpem o texto grande...
tenho lido os comentários aqui e gostaria muito de agradecer à @Mariza Guerra e ao @mjrjunior !
Nota 10 pra vcs!
A minha situação é bem similar.
Avó portuguesa, avô brasileiro (ambos falecidos). Pai brasileiro.
Tenho certidão de nascimento da avó portuguesa, tenho certidão de casamento e NÃO TENHO certidão de nascimento do avô brasileiro. A cidade do interior onde ele nasceu informou que houve uma grande enchente e eles perderam vários documentos e não acharam a certidão do meu avô brasileiro.
Estou há mais de 1 ano batalhando por isso. Estava bem maluco vendo como fazer para obter a certidão de nascimento do meu avô. E até agora sem sucesso ... Ao ler as mensagens de vcs vi uma luz no fim do túnel!
Resolvi escrever para algumas conservatórias em Portugal para fazer a transcrição do casamento e o processo de supressão de documento. A Conservatória de Ponta Delgada me respondeu dizendo ser possível realizar este processo. Porém pediu para eu preencher este requerimento:
REQUERIMENTO
Eu, _______________, identificado com o documento ______________, emitido/válido ____________, declaro que pretendo organizar, na Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada, o processo de transcrição de casamento de ……., com……… mas não consigo apresentar a certidão de nascimento, emitida pela ___________(entidade), _______________ (juntar documentos comprovativos como não consegue a certidão).
Para o efeito, declaro que:
- O seu nome é
- Que nasceu em __/__/___, em (local)
- Que é filha de
- Que é de nacionalidade
- Assim, venho, nos termos do artº 266 e seguintes do Código do Registo Civil, requerer a instauração do processo de suprimento de certidão de nascimento e a subsequente passagem do certificado de notoriedade, para efeitos de transcrição de casamento civil.
(Juntar documentos que possam comprovar a existência da senhora.)
Data
Assinatura reconhecida no Cartório ou no Consulado de Portugal
Porém estou com dúvidas no preenchimento. Não sei o que preencher no 1º parágrafo:
São informações minhas? Da minha avó portuguesa? Ou do meu avô brasileiro???
E o trecho que diz:
Para o efeito, declaro que:
- O seu nome é
- Que nasceu em __/__/___, em (local)
- Que é filha de
- Que é de nacionalidade
Entendo que são informações do meu avô brasileiro. Correto?
Tentei tirar a dúvida com a Conservatória de Ponta Delgada mas eles me responderam:
"Só poderá ser analisado, quando for recebido.
Cumprimentos"
Por favor, alguém poderia me ajudar?
@Mariza Guerra / @mjrjunior : o requerimento que vocês preencheram foi exatamente igual a esse?
Muito obrigado!!!!!
Abs,
O último são os dados do seu avô brasileiro que não tem certidão.
obrigado pela sugestão. Acho que se o meu pai preencher, por ser descendente direto, vai dar uma 'força maior'.
Acho estranho que as informações vão ficar repetidas em relação ao documento de identificação. Seria assim:
Titular: , nascida em __/__/_____, no estado de ___________, natural de _______________, filha de ___________ e de _______________, de nacionalidade ____________, com última residência habitual _________________, com o documento de identificação _RG 1234_____________.
Eu, _______________, identificado com o documento ___RG 1234___________, emitido/válido __SSP / 15/10/2020__________, declaro que pretendo organizar, na Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada, o processo de transcrição de casamento de ……., com……… mas não consigo apresentar a certidão de nascimento, emitida pela ___________(entidade), _______________ (juntar documentos comprovativos como não consegue a certidão).
Fica repetido assim mesmo?
Obrigado,
Ouvi alguém comentar em outro post que não é legal usar o RG caso este seja muito antigo. É mais recomendável usar um documento mais recente, tipo CNH. Isso procede?
Abs,
Em relação à Ponta Delgada, vi que pertence aos Açores. Pesquisando, achei isto no wikipedia:
"Os Açores, oficialmente Região Autónoma dos Açores, são um arquipélago transcontinental e um território autónomo da República Portuguesa, situado no Atlântico nordeste, dotado de autonomia política e administrativa, consubstanciada no Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores. Os Açores integram a União Europeia com o estatuto de região ultraperiférica do território da União, conforme estabelecido nos artigos 349.º e 355.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.[2]"
Ou seja, os Açores pertencem a Portugal mas tem autonomia política, correto?
Se eu fizer a transcrição de casamento da minha avó em Ponta Delgada, consigo dar continuidade no processo (cidadania pro meu pai e depois pra mim) normalmente em qualquer outra Conservatória de Portugal? Não dá nenhum problema não?
Alguém ja fez isso?
Obrigado a todos e desculpem-me as diversas dúvidas.
Abs,
Mais uma vez obrigado!
Tô pensando em usar o RG do meu pai. RG não tem validade. Mas não sei se eles exigem RG atual...
Tondela e Ovar aceitam Suprimento de certidão de Nascimento tb?
qto tempo durou cada etapa do teu processo?
Vc ja esta com a cidadania portuguesa, correto?
Atribuição da minha avó (97 dias)
Chegou em Tondela por EMS em 11/10/16
Atribuído em 16/01/17
Transcrição Casamento da minha avó com suprimento de certidão (50 dias)
Chegou em Ponta Delgada por EMS 15/02/17
Caiu em Exigência - documentos extras chegaram em 27/03/17
Concluido em 06/04/17
Atribuição do meu pai (25 dias)
Presencialmente em Mangualde em 20/04/17
Atribuido em 15/05/17
Transcrição Casamento do meu pai (21 dias)
Chegou em Ponta Delgada por EMS em 29/05/17
Concluido em 19/06/17
Minha Atribuição (?? dias)
Presencialmente na 3 CRC do Porto em 30/06/17
Que legal! Vendo tudo isto q vc escreveu acendeu uma luz de esperança ... me deixou mais otimista!!!!
Eu me reanimei com tudo isso ... vou providenciar todos os documentos necessários o mais rápido possível para dar o primeiro passo!
Vc deu entrada no seu processo hoje???
Vai dar tudo certo!!! Daqui a pouco tempo vc vira português!
Vlw pelas informações!
Abs,
não sei se alguém consegue me ajudar. Estou num dilema.
A conservatória de PD me pediu certidão negativa (para processo de suprimento de certidão de nascimento do meu avô).
Porém o cartório da cidade onde o meu avô nasceu me deu uma Declaração informando que o registro de nascimento do meu avô PROVAVELMENTE foi lavrado nesta serventia porém não foi encontrado pois houve enchente no ano XX e que vários documentos foram perdidos. Será q esta declaração é suficiente? Ou será que Portugal exige aquele documento com papel verde e amarelo com nome CERTIDÃO NEGATIVA?
O cartório me disse que não daria uma certidão negativa pois isso indica que ele não foi registrado lá.
Alguém tem alguma sugestão?
Obrigado,
Quanto ao preenchimento do requerimento, na parte referente à entidade preencho de que forma?
No meu caso a minha avó é natural de Ouro Preto-MG, colocaria então, cartórios de Ouro Preto-MG ?
Ouro Preto tem mais de 1 cartório? Caso positivo, entendo que seja desta forma que vc citou (cartórios da cidade de Ouro Preto-MG) ...
Obrigado pela dica!
Mas como fazer isso? O cartório do interior já deve ter me enviado o documento pelos correios ... deve estar a caminho ... posso ter um documento emitido por um cartório e apostilar em outro?