Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1739740742744745770

Comentários

  • Gente, tudo bem?

    Somente pode fazer o pedido online, os advogados e solicitadores. Porque eles tem fé pública e podem atestar os documentos como verdadeiros, certo? Os dois tem que ser registrados em Portugal.

    Sendo assim, para cidadão comum, deve-se pedir pelo Consulado? Estou perdida! Estou com todos os documentos!

  • @acsbarreto

    Você tem que colocar um - a cada 4 digitos.

    Dessa forma: ××××-××××-××××

    Depois clicar em não soubou um robô e em seguida Pesquisar.

    Aí você vai conseguir consultar o andamento do seu processo.

  • Boas novas! As vésperas de completar 2 anos, o pedido da minh mãe está para decisão na nova plataforma! Com a mudança da nova plataforma alguém sabe dizer-me se os prazos tão a acelerar?? Abraço a todos!

  • Galera, alguem que já teve o processo aprovado e registro criado pode consultar no novo sistema e olhar pf as ferramentas desenvolvedor

      "data": {

        "Submetido2": "past",

        "Emanalise2": "past",

        "Aguardaresposta2": "active",

        "Paradecisao2": "active",

        "Paraministerio2": "next",

        "Concluido_Ministerio": "next",

        "Concluido_DecisionProposal": "next",

        "HoldAnswer2": false,

        "MinisterioSelected3": false,

        "Submetido_Date": "",

        "Aguardaresposta_Date": "",

        "Paradecisao_Date": "",

        "Paraministerio_Date": "",

        "Concluido_Ministerio_Date": "",

        "Concluido_DecisionProposal2": ""

      }

    }



    conferir como esta esses campos, aparentemente esses são os q mostra estado atual

  • Meu processo é de 03/22 +75 anos no site antigo estava na bolinha 2 agora esta assim. será que ja fez as consultas externas ?


    Ainda continuo perdido e com a ansiedade la em cima.

  • editado October 4

    Gente, a mudança pro site novo não fez os processos avançarem milagrosamente.

    Eles ainda estão analisando os processos de 2021. Os processos ainda continuam levando de 36 a 40 meses para finalizar.

    A nova plataforma está cheia de bugs e todo mundo já sabe disso.

    Por favor, não se iludam. Sei que é frustrante. Eu to no mesmo barco que vocês. Meu processo já vai completar 37 meses. Não caiu em exigência e ainda não finalizou.

    Tenham paciência.

  • @Francisca_malta Realmente está muito cheia de bugs, no da minha mãe retornou etapa e está diferente o visual das postagens do pessoal, não tem o número do processo, estado e histórico entre outros detalhes. Um dia deve estabilizar, espera-se….

  • @marianaluz21 o processo da minha sogra foi finalizado em Julho.

    Eu tenho entrado neste site para ver as atualizações e o dela aparece, exatamente, igual ao teu.

    A diferença é a data embaixo das bolas, que é a data que demos entrada no processo.

    Não posso afirmar, mas acredito que teu processo tenha mesmo sido finalizado 🤞🏽

  • Bom dia,

    O meu não aparece os detalhes que aparecem em outros prints que tenho visto por aqui:

    Processo: XXXX

    Local do pedido: XXXX

    Mandatário: XXXX

    Nome do mandatário: XXXX

    Falei com meu advogado e ele disse que iria até lá, mas pedi para esperar até semana que vem para ver se estabiliza o site, pois como eu havia dito antes o meu estava na Bolinha 1 no outro site e agora está para decisão, mas no passo anterior diz que foi feito pedido um documento e estão no aguardo, falei sobre isso também com o advogado e ele disse que não recebeu solicitação nenhuma.

    O jeito é esperar um pouco, mas é uma falta de respeito com as pessoas e de competência dos profissionais e governo remover o sistema anterior sem ter o novo sistema testado e validado, afinal por mais estejamos pleiteando um direito que pode ou não ser concedido, também pagamos pelo serviço que eles estão prestando, seja para aceitar ou negar é um serviço pago e não gratuito.

  • @RoseMoraes


    Ah, uma coisa que você talvez não tenha percebido.

    No novo site, você precisa digitar a senha incluindo os hífens entre cada grupo de 4 números da senha.

    Por exemplo, se você digitar 123423453456 , a plataforma vai dizer que não vai dar nenhum resultado.

    Você tem que digitar 1234-2345-3456 .

    Tente isso para ver se resolve.

    é outra "pequena lambança" que fizeram no desenho da plataforma, é algo que qualquer desenvolvedor resolveria em 2 minutos...

  • @caiofaria obrigada por compartilhar como está o processo da sua sogra!

    Está mesmo igualzinho ao processo da minha mãe, com todas as bolinhas constando a data de entrega do processo.

    Espero conseguir falar na linha de registos logo para eu poder confirmar se finalizou ou não.

  • editado October 4

    Fui verificar o processo da minha mãe agora pelo manhã e teve uma pequena alteração na consulta rsrs

    A data da última bolinha, da conclusão, se modificou.

    Lembrando que até ontem à noite todas as bolinhas estavam com a data que o processo foi entregue, 15/09/21.

    Segue foto de como está agora:

    As duas senhas que possuo se apresentam da mesma forma.


    Alguem se lembra se por um acaso teve uma leva automática de assentos emitidos em 10/09/24?

  • editado October 4

    @marianaluz21


    Esqueça essa história de "levas automáticas". Esqueça tudo que estava acontecendo antes. O jogo mudou.

    É interessante que a plataforma agora mostre que o seu processo já foi concluído, mas não confie na plataforma - ainda está muito instável.

    Ligue na Linha Registos e se informe! Assim terá a informação correta e atualizada.

    Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @eduardo_augusto sim, eu também acredito que o jeito mais confiável de conseguir informações é pela linha de registos.

    Eu tentei ligar ontem logo no primeiro horário, mas após 1h17 de espera, a gravação informou que devido ao grande número de chamadas não seria possível atender e que deveria tentar mais tarde, e a chamada foi encerrada.

    Por isso vou tentar ligar de novo na semana que vem, pois espero que as coisas já estejam mais calmas.

  • @marianaluz21

    infelizmente o Linha Registos também é um serviço que precisa ser aprimorado, e é claro que nesse momento de tanta incerteza, as linhas de atendimento estão mais congestionadas que o usual.

    é possível que na próxima semana as coisas estejam mais sob controle.

  • Site do civil on-line fora do ar …

  • @marianaluz21 o processo do meu pai aconteceu a mesma coisa. Quando consultei ontem aparecia como concluído e todas as datas eram as mesmas de quando foi dado entrada no processo. Hoje foi atualizada a data de decisão para 19/02/2024

    Você recebeu alguma outra informação quanto a emissão da certidão de nascimento? No meu caso é estranho pois em abril liguei na linha de registros e me informaram que o processo não estava concluído... e na época pedia a certidão pelo civil on line e foi negada..

  • Já aconteceu isso com alguém?




    Notificação de Alteração de Estado


    O pedido Certidão Nascimento n.º xxxxxx/2024 com o(s) interveniente(s).

    • Registado: Exxxxxxx Ribeiro dx Xxxxxx

    Foi actualizado para o estado Recusado.

    Para mais esclarecimentos deverá contactar:

    Telefone: 211 950 500

    E-mail: civilonline@irn.mj.pt

    Horário: Das 9:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira.

    Os melhores cumprimentos,

    A equipa do Civil Online.

    http://www.civilonline.mj.pt

  • @Paulafur


    No meu caso é estranho pois em abril liguei na linha de registros e me informaram que o processo não estava concluído... e na época pedia a certidão pelo civil on line e foi negada..

    Data da decisão 19/Fevereiro/2024. Você ligou em Abril e perguntou pela conclusão do processo. A decisão não é a conclusão do processo. A conclusão é a emissão do assento.

    Ligue novamente na Linha Registos e pergunte se o assento já foi emitido.

  • @jpvecchi acho que tive resposta

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 4


    Hoje o meu processo passou para a bolinha 4 completa (antes estava na 1).


    O texto continua o mesmo.


    Como ainda estão atualizando a consulta, pode não significar nada... Ou pode ser que esteja andando mesmo. Vou aguardar.

  • editado October 4

    Meu processo também andou para a bolinha 5 com a informação que aguarda consultas. No sistema antigo, já tinha passado da fase de aguarda consultas. Eita bugs hahaha

    Estranho porque não tenho a mesma visualização da maioria aqui, que informa o nome, código. Apenas essa visualização dos steps mesmo...

    PS: Meu processo é de 02/11/2021, está próximo de completar 36 meses


  • @Paulafur nao recebi nenhum e-mail sobre a conclusão e emissão do assento.

    Eu também já liguei na linha de registos algumas vezes, a última delas esta semana (01/10) e sempre me falaram que o processo estava aguardando a análise dos documentos e já tinha retornado das 3 consultas.

    Por isso ainda estou meio receosa sobre o sistema estar mesmo mostrando informações corretas.

    Vou insistir em ligar novamente na linha de registo.

  • Liguei na linha do IRN e me deram outra senha de acesso , mas consta a mesma informação .


    so tem um acréscimo “a plataforma não está operacional e vai estar apenas na segunda-feira “ segundo informado pela atendente

  • @marcelloamr obrigado pela informação isso confirma o que muitos estão falando aqui no forum, não adianta se desesparar agora, o sistema não está confiável temos que ter paciência até que estabilize...

  • @marcelloamr Sim. Tive a resposta que não estava pronta mesmo e foi recusado.

    Uma pessoa no Facebook disse que ligou pra LR, onde falaram que está prevista, uma nova leva de emissões automáticas de assentos já na semana que vem

    Tomara que sejam os nossos, não aguento mais essa " novela " rsrs

    Isso deve coincidir com a " próxima segunda " como você disse!

  • Inspira. Expira.

    O meu é de abril de 23 e está igual ao de vcs nas informacoes, quase concluido. Claro q é engano.

    A diferença é que agora desapareceram os dados como numero do processo.

    E qd coloco a senha, as infos vem logo abaixo, nao "muda de pagina".

    Vamos esperar. Pode ser que os mais antigos realmente tenham boas noticias. Mas pelo menos mais 1 semana. Qt mais os procurarmos, mais atrapalha. Eles estao tao perdidos como nós.

    Vcs leram q o aumento dos pedidos recentes de passaportes atrapalhou o andar dos nossos processos? Nao tem gente suficiente. Fato. Vamos tentar relaxar mais uma semana para eles tb tentarem se entender.

  • @marcelloamr @jpvecchi @AlanNogueira


    a plataforma não está operacional e vai estar apenas na segunda-feira


    Observação importante. Ele disse "na segunda-feira". Não disse "no dia 7 de outubro de 2024". 🤣🤣 pode ser qualquer "segunda-feira" entre hoje e o dia de são nunca.

    Não se esqueçam do ex-secretário de justiça no fim do ano passado... "nos próximos dias", virou "nas próximas semanas", virou "no início do ano que vem"...

  • O processo da minha mãe, de abril desse ano de 2024, está assim:

    Sabemos que é impossível um processo de pouco mais de 160 dias ja estar nessa posição. Infelizmente, a plataforma ainda está desatualizada e bugada. Ontem as datas do "Submetido" e "Em análise" constavam como a data inicial do pedido, hoje, elas não aparecem mais. Também não aparecem o nome dela, 'cédula profissional' (não sei o que é isso) e o e-mail. Unico dado que aparece e que permanece o mesmo da plataforma antiga é o número da solicitação: 470--/24.

    Quem está ansioso, recomendo olhar a plataforma daqui a um tempo pra evitar mais ansiedade e falsos positivos. Se o processo da minha mãe tivesse um pouco mais de 2 anos, esse status da plataforma atual me deixaria muito feliz kkkkkkkk

    Abraços.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.