Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

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Comentários

  • @marcelloamr

    Pois eu liguei hoje para a linha do IRN e me informaram que meu pedido ainda está em análise e ainda está aguardando resposta de consultas externas. Esse era o status 3 da antiga plataforma.

    Na plataforma nova diz que “O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão"”.

    Detalhe, já faz um ano que está nas consultas externas e meu pedido de nacionalidade já tem 3 anos e 1 mês.

    Eu já to tão desanimada com essa palhaçada toda.

  • Olá, boa tarde!!

    Entrei com pedido de cidadania para minha mãe em Setembro de 2021 e eles deram entrada no processo em Janeiro de 2022.

    Verifiquei que eles atualizaram o site para consultar a situação dos processos.

    Mas o processo da prima da minha mãe, que foi enviado depois do dela, tem mais etapas e está mais a frente que o meu:



    O processo da minha mãe tem só 4 etapas:

    É normal??

    No caso do processo da minha mãe, ainda não entrou no processo de decisão, certo?


    Obrigada por qualquer ajuda 😊

  • @miguelarcanjo

    Não dá para saber nada pelo novo site.

    Não leva em consideração as informações que tem lá. Não por enquanto.

    Se quiser alguma informação mais assertiva, espera alguns dias/semanas até ele normalizar ou liga na linha do IRN.

    Boa sorte :)

  • Agora, ao consultar as datas debaixo sumiram.


  • @Francisca_malta muito obrigado!!


    E a minha tia perdeu a chave de acesso dela. Você sabe como ela consegue recuperar? Ela não tem o númeor do processo... 😓

  • Lendo os relatos aqui a cada dia, vejo minha empolgação diminuir kkk.

    Embora eu acredito que para subir uma plataforma nova eles tenham feitos inumeros testes no ambiente de homologação e só subiram para a produção porque os testes foram efetivados, ainda sim vemos muitas discrepancias: uns com datas abaixo das bolinhas, outros não; uns que estavam na bolinha 1, agora estão pra decisão... e por aí vai.

    No fim das contas, a expectativa é a mãe da frustração. Por isso, melhor sentar, ler o fórum e curtir minha ansiedade da espera ao lado de vcs, que são amigos de trincheira.

  • Ok, também vou tentar ligar e informo aqui se tiver alguma novidade

  • @miguelarcanjo

    Liga na linha de registos que eles informam.

    +351211950500

  • Ahh é a minha senha mudou também para acessar ao processo , só pedi e me passaram uma diferente

  • Boa Tarde, me tirem uma dúvida se souberem me responder por gentileza?

    Afinal qual é a função da IA nessa plataforma nova? Ela que fará a análise do processo de nacionalidade e gerará o assento, ou somente o assento que será feito automaticamente? Não consegui compreender isso muito bem ainda, pelas informações passadas pelo IRN.

  • editado October 4

    @CarlosdaCosta


    Afinal qual é a função da IA nessa plataforma nova? Ela que fará a análise do processo de nacionalidade e gerará o assento, ou somente o assento que será feito automaticamente? Não consegui compreender isso muito bem ainda, pelas informações passadas pelo IRN.


    Só temos as informações passadas pelo IRN. Mas para deixar claro: não, a análise continua a ser feita por um conservador.

    Por tudo que foi anunciado e descrito, a "Inteligência Artificial" terá apenas algumas funções bastante limitadas: receber os documentos digitalizados e extrair as informações necessárias para instrução do processo. Por exemplo, vai pegar a certidão de nascimento, digitalizada, e vai identificar o nome da pessoa, dos pais, dos avós. Possivelmente, vai já fazer uma comparação do que é apresentado em diferentes documentos e sinalizar qualquer divergência. Nesse momento, um oficial ou técnico de registos vai fazer uma avaliação e dizer se está OK ou não. E aí a própria "Inteligência Artificial" deverá se conectar a outras bases do Governo para fazer as chamadas "consultas externas". Recebendo todas as informações, tudo é apresentado, via plataforma, para o conservador, que então analisa o conjunto e toma a decisão. A decisão pode ser "OK, concedida a nacionalidade", "Não-OK, precisa correções, ou seja, exigência"; "Não-OK, ou seja, proposta de indeferimento."

    Mas é especulação, baseada em anúncios, entrevistas, etc.

    Agora... essa geringonça toda funcionar, depende de um nível de profissionalismo no desenvolvimento de sistemas que até agora não foi visto. Provavelmente ainda veremos muitos e muitos erros por aí.

    Não me pergunte, "ah, mas nessa fase, vai ser assim? Não vai ser assado?", "Ah, mas a IA vai verificar isso ou aquilo?". ninguém sabe. nem eu, nem ninguém aqui no fórum. Os processos internos do IRN, tanto aqueles desempenhados por humanos quanto os por IA, não são de conhecimento público.

  • Boa tarde. Com o novo site as bolinhas andaram mas aparece assim pra mim, em aguardando resposta diz que falta documento

    será que é erro ou realmente falta algum documento? porque não recebi nenhuma solicitação , e de qualquer forma foi pra próxima etapa:


  • @Priscila_RRIBEIRO o da minha mãe está exatamente igual ao seu hehehe

  • @Priscila_RRIBEIRO @joaocg


    A plataforma está apresentando muitos erros e inconsistências. Há processos que ao longo do dia vão aparecendo de maneiras diferentes para os usuários.

    Ignorem por enquanto. Isso não vai se normalizar tão rápido.

    Ou se estiverem muito ansiosos, liguem na Linha Registos.

  • @eduardo_augusto nossa que complexo, realmente provavelmente demorará a vermos um resultado fruto desse sistema novo, e sabe-se lá quando irão terminar de fazer as correções no sistema de consulta. O jeito é sentar e esperar mesmo! Obrigado pela explicação.

  • Eu não acredito que seja bug. Falei com a advogada da minha mãe, (processo de 19 outubro 2022) Ela disse-me que falou com os contactos dela no IRS e AIMA, e a previsão é que o dela finalize fim deste ano, começo do ano que vem. Também havia me dito que os processos de demasiadas pessoas que ela advoga, já foram concluidos (final de 2021 e 2022) de netos. Podem haver bugs, mas não penso que seja isto. Até confirmou com eles se realmente alguns processos de netos de 2022 menor de 75 foram concluidos, e eles disseram que sim!

  • Lendo as mensagens o que parece fazer sentido é que: primeiro, não faz sentido algum porque esta com bugs e dados genéricos; segundo, se não aparece nenhuma data abaixo das bolinhas...é erro da informação; terceiro, se aparece a mesma data abaixo das bolinhas, é erro da informação; se não aparece o número do processo, é erro da informação....resumindo apenas dá pra considerar quando tem os dados completos e coerentes...qualquer outra situação é falha da carga dos dados e deve demorar um pouco a ser corrigida...não se estressem ou criem esperanças com as informações deste site por enquanto....os processos que acompanho já mudaram a resposta várias vezes, mas todas nestas situações estranhas e incompletas...o jeito é continuar seguindo e aguardando...boa sorte e paciência a todos nós

  • @Camara_Fabricio o meu também não aparece as informações como nos outros


    Não recebi nenhum e-mail anteriormente e estou sem entender. Vamos aguardar né

  • andrelasandrelas Beta
    editado 12:15AM

    Sobre o uso de "inteligência artificial" nos processos: eu desconfio fortemente que estejam utilizando este termo de forma incorreta (como acontece com uma enorme quantidade de outros sistemas), seja por desconhecimento, seja porque "inteligência artificial" dá uma falsa impressão de coisa avançada.

    O que me parece que eles usam nada mais é do que um OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) que até PODE ter como base um sistema de IA de OCR, mas não é "IA" para analisar os processos, somente aplicada ao reconhecimento do que está escrito. Além disso, provavelmente fazem uma série de checagens automatizadas (comparar o que o OCR extraiu dos documentos com outras bases de dados e ver se nomes e datas batem). Nada além disso.

    Dizer que usam "IA" sugere que A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL estaria avaliando os processos, o que não pode ser realidade porque, primeiro, se isso fosse verdade os processos TODOS já teriam terminado; segundo, porque não existe ainda IA especializada nisso suficientemente confiável para não cometer erros graves; terceiro porque não existe previsão legal para que um processo seja decidido ou mesmo avance de fase por IA e sem a participação de um ser humano com a devida autorização legal; quarto porque se isso fosse verdade a AIMA já estaria em greve porque em pouco tempo não seriam mais necessários conservadores. 😁

    Em resumo, não contem com IA para fazer os processos andarem. O que eles automatizaram foi a parte puramente braçal dos processos (transcrever documentos de imagem para texto, etc), e mesmo assim deve haver casos onde é preciso intervenção humana para corrigir erros de transcrição. O restante, ou seja, o trabalho intelectual, ainda está sendo feito (e será por muito tempo) pelos mesmos conservadores sobrecarregados a quem devemos ser gratos, porque trabalham muito, ganham pouco, e tem reconhecimento próximo a zero, infelizmente.

  • Me parece que só haverá "aguarda resposta" para quem cair em exigencia. Senao, apenas 4 bolinhas mesmo. #teoria

  • @andrelas


    obrigado pelo complemento. Foi exatamente pelos motivos que você citou, que mais acima, na minha mensagem, eu sempre coloquei “Inteligência Artificial “, entre parênteses.

  • editado 11:32AM

    Bom dia.

    Sistema permanece bugado. Quando ele aparecia data, a submissão era de 06/06/2024. Recebi a senha em 17/06/2024. Acho impossível estar nesse status em tão pouco tempo.

    Foi feito com advogado e no site antigo mostrou que está no Porto.


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