Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1738739741743744770

Comentários

  • editado October 3

    @jpvecchi ainda estou aguardando a receber. Igual a Pbc, não estava no e-mail.


    achei isto… outubro 3


    O registo de atribuição da nacionalidade é lavrado com base no artigo 1.º, n.º 1, alínea d), da Lei n.º 37/81, de 3 de outubro.

  • @jpvecchi meu processo estava 3 de 4 completo (no sistema antigo 4 marrom de 7)


    hj ao concluir o processo recebi dois emails:

    primeiro email: caro sr xxxx, sofreu atualização e colocam o link das bolinhas (novo de 4 etapas)

    segundo email: Seu processo foi concluido e embreve receberá por email e livre de custos, uma copia do registo de nascimento. E fala que ja pode dar entrada no cartao cidadao (texto em negrito).

    nao fala nada sobre necessidade de assento, somente pra ir solicitar cartao cidadao.


    Fiquei confuso entre o cartao cidadao e o assento que estao falando por aqui, como proximo passo. Alguém pode esclarecer?


    boa sorte a todos.

  • @Ksusu @Pbc O meu no " novo sistema " também está 03 das 04 bolinhas.

    Só que estou num receio danado em pedir e perder + 10 euros.

    Ainda não recebi E-mail de conclusão.

    Vocês também estão " 03 de 04 " no novo ?

  • @Pbc


    seu processo é de quando?

  • editado October 3

    @Pbc

    Agenda um horário no consulado através do link abaixo:

    brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/fazer-agendamento

    Você precisa fazer um cadastro para conseguir agendar. Mas é coisa rápida. Procura o consulado mais perto da tua cidade e agenda. Eles abrem vagas todas as sextas. Então coloca um despertador para lembrar de entrar no site e agendar.

    Sobre a necessidade do acento, já vi relatos de pessoas daqui do fórum informando que levaram o e-mail impresso e já foi suficiente para tirar o cartão cidadão. Acho que vale a pena arriscar.

    Tem consulado que tira o cartão cidadão e o passaporte ao mesmo tempo. Tem outros que você precisa primeiro tirar o cartão cidadão para depois tirar o passaporte.


    Se der tudo certo, da um retorno pra gente por aqui.


    Boa sorte!

  • editado October 3

    @Pbc @Ksusu @Francisca_malta @marcelloamr @jpvecchi


    pessoal, não entrem em desespero... todo mundo já viu que a nova plataforma tem vários "bugs" e inconsistências de dados.

    antes de sair comemorando, agendando serviços, pagando 10 euros no civil online...

    façam o básico: liguem na Linha Registos e confirmem a informação de que o processo realmente finalizou e que o assento foi emitido.

    Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

  • Vocês perceberam que no canto superior direito tem um menu com "Estado do Pedido" e "Histórico de Notificações"?

    Pra mim, aparece "Notificação: 13/08/2024".

    O estado do processo está 3 de 4 completado. A bolinha 4 está com um "check" de completado com a mensagem: "O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão"".

    Será que essa notificação que aparece no dia 13/08 foi esses emails que vocês estão recebendo que o processo foi concluído e aguarda a emissão do assento? Como eu fiz com uma advogada, se enviaram o email foi para o escritório dela. Perguntei pra ela se tinha alguma novidade, e a resposta foi "seu processo ainda não foi concluído".

    Enfim, vcs que já receberam o email de confirmação, vcs tb tem alguma coisa nesse menu "Histórico de Notificações"?

  • Parece que a diferença de 4 e 5 bolinhas é se o processo caiu em exigência.

    Tenho um conhecido que tinha um processo em andamento (já concluído), caiu em exigência, e no dele aparece a quinta bolinha "Aguarda Resposta", com a informação: "Em alguma das fases de tramitação, foi requisitado ao requerente alguma informação ou documento extra que ainda não foi enviado."

    E só para constar, ele já tem o assento em mãos, mas no site novo ainda não aparece como concluído (nem no antigo quando já estava pronto).

  • @eduardo_augusto

    Oi Eduardo.

    Não é desespero. O @Pbc recebeu o e-mail confirmando o final do processo dele. É o que sempre acontece quando o processo finaliza, sendo plataforma antiga ou nova.

    Eu até já comentei aqui que só vou acreditar que meu processo finalizou quando eu receber esse e-mail.

    Só dei uma dica do que ele poderia fazer já que ele recebeu a confirmação por e-mail e informava que ele já podia tirar o cartão cidadão (e não baseado na plataforma).

    Enfim, foi uma dica. EU faria isso que eu expliquei.

  • @Francisca_malta


    É o que sempre acontece quando o processo finaliza, sendo plataforma antiga ou nova. Eu até já comentei aqui que só vou acreditar que meu processo finalizou quando eu receber esse e-mail.


    Não é possível afirmar que os emails de "fim de processo" estejam sendo enviados corretamente. Tem vários erros na plataforma, por que o email estaria correto? Da mesma maneira que no primeiro dia, milhares de pessoas consultaram a plataforma e viram o processo finalizado, é possível que agora a plataforma também esteja enviando emails sem que os processos tenham sido realmente finalizados.

    Agora, claro, quer ir lá e gastar 10 euros direto no Civil Online? Manda ver! Vou ficar feliz se realmente os processos foram finalizados. O que eu estou dizendo é mais simples: antes de gastar dinheiro, antes de se "convencer" de que o processo terminou, pega o telefone ou o Skype e confirma a informação na Linha Registos. Só isso.

  • Na nova plataforma, quando aparece a bolinha branca com o lápis escrevendo, significa o estado atual do processo?

  • @eduardo_augusto

    Eu entendi o que você quis dizer. A “desconfiança” existe por conta de todas as falhas que a gente vem observando na nova plataforma.

    Só que a gente não viu nenhum caso de pedidos de nacionalidade de 2022, 2023 ou 2024 recebendo e-mails de confirmação.

    E pela data da entrada do processo que foi concluído (setembro/2021, em Porto), bate com as estimativas das conclusões de processos que vem acontecendo.

    No mês passado, o pessoal que tava comentando aqui que recebeu o e-mail de conclusão tinha dado entrada no processo em agosto/2021. Esse mês, faz sentido, os processos de setembro/2021 começarem a ser concluídos. Por isso não “desconfie” que poderia ser um bug no sistema também.


    Acho que faz sentido ligar na linha de registro para ter CERTEZA e, caso esteja tudo ok, agenda no consulado para tirar o cartão cidadão.

  • Pessoal,

    Estou sem acesso ao meu e-mail. Fui consultar no site o meu processo e apareceu a informação de que o serviço de consulta foi alterado como mostra abaixo:

    Acessei a nova página e me deparei com esse resultado.

    Alguem poderia me ajudar no exclarecimento?

  • @AntonioNapolitano ,

    O processo da minha mãe caiu em exigência no dia 28/08 e recebi um e-mail informando. Na nova plataforma, no histórico de notificações consta que houve uma notificação no dia 28/08

  • @JaimeRodrigues


    no momento não é possível esclarecer nada.

    a plataforma foi implementada, com vários erros e inconsistências.

    também não houve nenhum esforço do IRN em explicar como as coisas vão funcionar com a nova plataforma, tampouco comunicação sobre os problemas identificados.

    a sugestão é aguardar alguns dias, enquanto o IRN busca fazer as devidas correções.

  • Pessoal, entendo que existem varios bugs ainda, mas no meu caso as 4 bolinhas estao com check, recebi o email da Irn de conclusão do processo, alem de que quando completa as 4 bolinhas vc tbm consegue ver o despacho completo que foi deferido pelo responsável que avaliou os documentos.

    obrigado pela dica @Francisca_malta , vou agendar no

    consulado o cartão cidadao levando o despacho e o email impresso.

    Espero que em breve todos do forum tenham excelente resultado.

  • LBoa noite pessoal.

    Olha só em jeito de Informação

    Para termos mais informações sobre o andamento do processo é só clicar no item de informação que está em baixo de cada passo.

    Através desse item de informação fiquei a saber que me foi solicitado uma informação ou outro documento que até agora não recebi nenhuma notificação.


    Assim quem ja tiver o seu processo finalizado vai sar os próximos passos

    Vou postar uma foto indicando estes itens de Informação.

  • Boa noite! Qual site consigo fazer a consulta do meu processo? O site antigo nao esta abrindo. O processo da minha mãe esta com 30 meses ja. A ultima vez que conferi estava em bolinha 1

  • O processo da minha esta assim.. nao estou entendendo, pois nao recebi nada dizendo que caiu em exigencia.. agora nao sei se esta tudo ok e faltando so concluir ou se preciso acrescentar algum documento.

    se alguem do forum puder me ajudar com essa dúvida agradeço.

  • @EDGonçalves A informação que aparece quando se clica na letra i é meramente informativa do significado da fase em questão. Não é indicativa do seu processo propriamente dito.

  • @Pbc pelo próprio site de consulta você consegue ver o despacho completo do responsável que avaliou os documentos?

    Pergunto porque o processo de neta da minha mãe, que é de setembro de 2021 e está no Porto, consta com todas as 4 bolinhas finalizadas, com ✅

    Mas não vejo no site nenhum despacho.

    Por enquanto não recebemos nenhum e-mail avisando da finalização.

    Hoje tentei ligar na Linha de Registos às 9h em ponto no horário de Portugal, para verificar se finalizou ou não, mas infelizmente não consegui falar. Após 1 hora e 17 minutos aguardando, uma mensagem informou que devido ao grande número de ligações não poderiam atender e eu deveria tentar mais tarde, e a chamada foi encerrada.

  • editado October 4

    @marianaluz21 seu processo estava em qual " bolinha " no sistema antigo?

    No novo, não aparece nenhuma data ?

    O de minha mãe está "finalizado" - 07 marrom desde 27/08.

  • editado October 4

    Boa noite!

    Como vocÊs estão conseguindo consultar o andamento dos ´processos no novo site Consultar estado do processo de nacionalidade (justica.gov.pt)?

    Digito a senha que eu recebi, depois em nao sou robo e não passa disso, mesmo clicando repetidas vezes em pesquisar.

    Tem que fazer algum procedimento? Algum tipo de comando depois?

    Alguém pode dar um help, por favor

    Obrigado


    ET: AGORA É NECESSÁRIO COLOCAR O - ENTRE OS NÚMEROS PARA TER ACESSO NÉ RSRS

  • @jpvecchi

    No sistema antigo estava na bolinha 4 marrom desde 21/10/23.

    No sistema novo consta da seguinte forma:

    Esta data que aparece em todas as bolinhas é o dia que o processo foi entregue.

    Tenho 2 senhas, uma que recebi no início e outra que solicitei essa semana pela linha de registos.

    Logo que o novo sistema foi implantado, a senha antiga aparecia com 5 bolinhas, e o processo em analise (bolinha 2). Já a senha nova já aparecia tudo completo.

    Depois que fizeram a nova atualização do sistema ontem, agora com as duas senhas aparece o processo todo completo, igual a foto acima.

  • @Flaviajj boa noite

    Acho que é erro do sistema, pois o da minha mãe e dos meus tios também estão da mesma maneira e não recebi nada.

    Vamos aguardar e ver no que dá, tomara que arrumem logo

  • editado October 4

    @marianaluz21 Acredito que seu processo tenha sido finalizado.

    Já com o assento.

    O meu ainda não sei... vou ver por E-mail se eles respondem algo!


    Ainda assim:


  • Civil on-line deve estar congestionado, paguei a minha taxa já tem pouco mais de um dia e nem me deram retorno

  • @jpvecchi

    Eu estou torcendo para ter finalizado.

    Mas ainda não vou arriscar pedir no civil online.

    Por isso tentei ligar, mas hoje foi impossível.

    Mandei um e-mail para rcentrais.informatizacoes pedindo informações do assento, mas por enquanto sem resposta.

    Por conta de todas as mudanças acho que por enquanto não vou conseguir uma comunicação efetiva, por isso vou aguardar até semana que vem e tentar ligar novamente.

    Talvez o seu também possa ter finalizado, pois pelo que entendi, o do @Ksusu e do @Pbc finalizaram, eles receberam o e-mail informando, mas no site ainda está constando na bolinha 3 igual o seu.

    Mas certeza de qualquer coisa acho que não teremos por enquanto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.