Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

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Comentários

  • Gente, soube q geral está dando terminanso, mesmo os q ainda nao cumpriram as exigências...

  • @andrelas com a senha antiga nao vai, se der espaço andes da senha vai pro bug que aparece na ultima fase, quando coloquei esses 4 primeiros numeros meus 3 processos foram com o numero do processo mudade, sendo o fim igual o primeiro numero mudado pra 11

  • @Ritacruzfurtado ,

    Infelizmente nestes casos, é preciso provar a participação da mãe portuguesa na menoridade do filho. Isso pode ser feito com documentação por exemplo, matriculas de escola onde a mãe assinou, carteiras de vacinação, etc.

    Muitas pessoas conseguiram desta forma.

  • @Felagra ,

    o seu está certo. Estava na bolinha 4 antes que era verificação e iria para 5 que seria análise. E agora está na análise e com a descrição correta.

  • Solicitei "nova senha" para o acompanhamento na plataforma e este foi o E-mail que me retornou (creio ser automático)

    Meu processo estava a praticamente 03 anos na primeira bolinha verde do antigo site. Agora, encontra-se na fase "para decisão", ou seja, praticamente pronto. Oremos para que tais informações sejam corretas, ao que me foi relatado por alguns advogados, no antigo site não havia atualização regular ao processo, ocorrendo diversas vezes do processo já ter despacho favorável e encontrar-se ainda na bolinha 04.

  • @Destefano ,

    realmente não é real, além do 1900 não vem nem o número do processo, nome e em que conservatória está. Pelo visto vamos ficar aí vários dias (ou meses) até que o site seja confiável.

  • @imarlonjr

    Mesmo cenario para mim.

    O Site novo diz que não consta meu processo.

    Inclusive nem entra mais o site meu.registo.justica.gov.pt

  • a verdade é que ta tudo congestionado! geral quer ver o que ta rolando! provavelmente deve ir normalizando durante a semana

  • Quem está cuidando do novo sistema é o Bruce Almighty...


  • Bom dia pessoal.

    Qual é o link para o site de consulta novo?

    Obrigado.

  • Acho que agora estão arrumando e vamos conseguir saber se a alegria durou pouco ou ae já podemos comemorar mesmo. Rsrs

  • editado October 1

    @fabianolagoa


    https://meu.registo.justica.gov.pt/Pedidos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade?fbclid=IwY2xjawFoCM1leHRuA2FlbQIxMQABHc_ft2gCVt5ZBLhQBO01jIurDf0dAOCCJr-qGOr6ZVSsL995HqSRVelW8w_aem_qYljCG-4uF7vFAKBlq2gGg&sfnsn=wiwspwa

  • @Racabral

    Esse link acima está com erro. Olha o endereço completo que você informou, de toda forma obrigado.

  • @fabianolagoa o site está fora do ar

  • Só da erro.

    Não consigo acessar de maneira alguma.

  • @fabianolagoa eu também tentei com o link e até encurtei ele, tentei assim:


    Também não funcionou, não aparece opção de preencher senha nem nada.

    Busquei pelo site principal, mas não descobri como chegar a essa parte das solicitações de nacionalidade.

    Se alguém souber e puder deixar aqui, eu agradeço.

  • Um conhecido foi la no balcao saber. É bug. Desconsiderem o q aparece agora.

  • @Camara_Fabricio

    O site é https://meu.registo.justica.gov.pt/Pedidos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade. As páginas oficiais (https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade) já estão redirecionando pra esse site novo, mas está fora do ar e dá erro automaticamente, nem aparece a opção de preencher. Mesmo quem conseguiu entrar, não dá pra ter certeza de nada, porque estava cheio de bug. O jeito vai ser esperar :(

  • editado October 1

    A gestão de TI do IRN (ou a falta dela) sempre me impressiona.

    Pelo jeito estão fazendo as últimas atualizações e carga de dados no site agora, no meio do dia... É como um restaurante resolver fazer limpeza na cozinha no horário do almoço. 😂

  • @ecoutinho não é o IRN. Portugal é assim, uma bagunça.

    @AlanNogueira eu vi essa notícia mais cedo. Vamos ver se finalmente vão entregar o que prometeram. Citam que deverá reduzir em 50% os pedidos pendentes.

    Desde o ano passado falam que vão agilizar, implementar sistema tal, contratar funcionários e não só não melhorou como piorou. Talvez agora seja a hora da virada.

  • @pedro1008

    Não duvido rsrs uma coisa que sempre digo aqui: depois que saí do Brasil e precisei usar serviços públicos na Europa (emitir doctos, serviço de saúde etc), nunca mais reclamei do serviço público do Brasil.

  • Olaaaa

    @Digfortes amigo vamos rezar para que esteja bemmm desatualizado, daqui a pouco ja é Natal e param de novo de ferias.

    Ta muito longe pra 2022, o meu processo completou 2 anos agora e acredito que vai mais uns 2 anos.


    Muito obrigado por responder.

  • editado October 1

    Ola, o nosso processo foi completado finalmente.

    Se eu tiver um conselho a dar, é que se o processo entrar em exceção, envie e envie por e-mail ao mesmo tempo os documentos para o agente que está processando o seu caso. Todos os nossos documentos foram recebidos entre abril e maio deste ano em Porto. Frustrado, enviei por e-mail no início de setembro todos os documentos de novo digitalizados, com atenção ao agente que estava analisando nosso caso. Verifiquei on-line hoje, para minha alegria, vi a aprovação.


    Boa sorte e muita paciência :)


    A proxima etapa... como posso solicitar a certidao online? Lembro que preciso de alguma informacao (ou chave de acesso). Desde ja agradeço!!

  • @Ksusu - sem querer o chato do forum, deixa para estourar o champanhe daqui uns dias. O sistema novo entrou no ar e tem vários relatos de processos que estão aparecendo como concluídos, mas é muito provável que seja um erro. Digo isso só para ficar preparado para a realidade.

    Mas é claro, tomara que eu esteja errado. Torço para que o processo de todos terminem o quanto antes (incluindo o meu claro).

  • @AntonioNapolitano obrigado pelo "heads-up".

  • @ecoutinho


    uma das coisas a observar, é que o IRN não tem mais equipe de TI - há algum tempo "unificaram" a TI da Justiça de Portugal (estou simplificando), e obviamente, o IRN foi deixado por muito tempo abandonado. Usavam computadores antigos, impressoras velhas...

    eu tenho formação em TI, embora não trabalhe na área... acho também impressionando o aparente amadorismo como as coisas são feitas e comunicadas.

  • O site voltou e continuam as mesmas informações.

  • editado October 1

    Para os processos que acompanho da minha família a informação está diferente do que aparecia no antigo "site fantasma", mas parecem mais em linha com o que eu esperaria pela idade dos processos... Esse aqui por exemplo é o 1c de meu irmão, chegou no ACP na primeira semana de janeiro. Pelas contas deveria ter despacho (antiga bolinha 6 verde) em outubro. No site velho estava na bolinha 1, pelo novo está no que seria mais ou menos a antiga bolinha 5. Vamos ver se ao longo do mês essa 3a bolinha ganha um "checkmark" e confirma a projeção.



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