Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1730731733735736762

Comentários

• @jpvecchi O processo da minha sogra foi concluído em 26/07 e o assento emitido em 15/08 de forma automática.

Eu tenho percebido um aumento no tempo para emissão dos assentos. Não sei o que deve estar rolando.

Espero que seja resolvido logo. A demora no processo já é angustiante, você já "ser" português sem ser é ainda mais. 🫠

• @ClaudioSLopes pelo que li em muitos relatos aqui no fórum, após alguns meses (9 a 12 meses), você vai da bolinha 1 para a 5 direto. Tenhamos a famosa paciência de jó!

• Boa tarde, enviei todos os docs. no dia 08/05/2023, estando tudo ok e pelo jeito está, pois sou muito meticuloso, tudo certinho, transcrição de casamento, documentos todos apostilados, enfim, alguém tem ideia se essa demora é normal? Quase um ano e meio na BOLINHA VERDE(nº 1)!

muito obrigado.

• @EDUBASS

Boa tarde.

Bem vindo ao time.

Aqui idem. E na mesma época. Espero q termine por volta de junho/julho de 2025. Se nada mudar.

Nao sofra. Os daqui de casa estão todos na bolinha 1 tb. É rezar para nao piorar o sistema como um todo.

Portugal é pequeno e eles tentam fazer o melhor possível.

Inspira e expira.

Tudo passa. Nosso dia chegará.

• @MarinaIsabel muito obrigado pela atenção, já imaginava, olha como está o meu registro:

Estado do processo 54*** / 2023 (324 - Art. 1º D - Atribuição (netos de portugueses))

O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais

JOSÉ EDUARDO

Detalhe do estado do processo de nacionalidade

1

Foi recebido

--mandei pelos correios e em 7 dias recebi o numero de checagem. Porem aguardar agora, não é?

• Boa tarde, minha mãe tem um processo de nacionalidade portuguesa para netos (+75 anos ) que foi enviado e é do mês 05/2022, está lá paradinha, quietinha na bolinha 2 em Lisboa. Na época que enviamos, não me lembro se já pediam a certidão de nascimento do pai da minha mãe (filho do português) por cópia reprográfica, só sei que mandamos somente a inteiro teor. Já vi outros processos caírem em exigência devido a falta desse documento, gostaria de uma opinião se seria bom já mandar esse documento antes, prevenindo essa exigência que nem existe ainda. Obrigado

• @caiofaria Pois é... mandei anteontem, 30 dias de aprovação já e disseram " Não, não está pronta. Quando feito o registro, a conservatória competente( ACP ) comunicará "

O jeito é aguardar aquele E-mail de conclusão automática.

Ou até 07 - " verde " no site das bolinhas! ESPERO que ainda outubro agora.

Pois ainda tenho que correr atrás de TRANSCRIÇÃO de casamento !

• @Bevilacqua os processos da minha família (2 netos) são do final de agosto/2022. Um deles é +75 e está na bolinha 2. O menos de 75 anos ainda na 1. É de fato angustiante mas o jeito é termos paciência… obrigado por compartilhar o andamento do seu processo assim vamos tendo uma noção de como as coisas (não) estao andando por lá… 😂

• BevilacquaBevilacqua Member
    editado September 30

@AlanNogueira A minha intenção foi solicitar uma opinião se envio o documento "faltante". Quando enviamos a documentação não se falava em certidão reprografica para o filho do português. Como tenho que ir ao Brasil, eu traria para a Europa e enviaria para Portugal a certidão para ser anexada no processo.

• @EDUBASS vamos juntos e nos acompanhando.

• editado September 30

@Bevilacqua

Não posso dizer que seja uma opinião de consenso geral, mas sim que muitas pessoas concordam: se você já enviou o processo, aguarde para ver se vai cair em exigência. O documento em via reprográfica é listado no site do IRN como "preferencialmente".

Pode ser que o conservador que analise o seu processo nem dê bola para isso, ou pode ser que ele insista em receber a via reprográfica. É bem provável que peça, pela experiência recente no fórum.

Porém, você não sabe se seu processo terá outras exigências - o melhor é mandar tudo de uma vez só. Inclusive, porque pode vir alguma exigência que leva a necessidade de fazer algum tipo de retificação - nunca se sabe.

Dito isso: cada pessoa tem o seu nível de ansiedade para controlar, e não há nada de errado em mandar o documento agora, se você preferir.

Não tem segredo. É só colocar o documento dentro do envelope, com um breve requerimento solicitando a inclusão do documento no processo. Assina o requerimento, reconhece a firma e manda.

• editado September 30

O 07 verde só apareceu no começo de Setembro. Senão estiver enganado, por volta do dia 10/09.

Esse lance das emissões está uma bagunça sem fim. Espero que consiga logo 🤞🏽 @jpvecchi

• Bom dia, existe algum meio de consulta de como está o andamento do processo, além do site: https://justica.gov.pt/ ??????

• Olá a todos. Alguém tem ideia do tempo que o ACP está levando para responder sobre o cumprimento de exigências?

Os documentos solicitados pro meu pai chegaram lá hoje. Eu tentei olhar na planilha, mas essa parte de exigências não é tão bem detalhada, vi que em alguns casos de julho/ agosto parece terem respondido em umas 2 semanas...

Muita ansiedade por aqui.

• @danazulayfarias

A princípio, não há "resposta".

Simplesmente você envia os documentos, eles chegam lá... se estiver tudo ok, o seu processo vai seguir. se ainda tiver alguma exigência, pode ser que em algum momento te avide.

Infelizmente, não há um padrão nisso.

Você pode escrever para a ACP e perguntar se os documentos enviados foram incorporados ao processo e se ainda falta alguma coisa.

Foi isso que eu fiz quando o meu processo caiu em exigência. A resposta que recebi na época foi "recebemos o processo, vamos analisar, se estiver faltando algo avisaremos".

• @danazulayfarias Como ainda está no site? " 04 marrom " ?

Aquela página é muito aleatória rsrsrs.

@eduardo_augusto Por falar nisso. Seu processo até hoje está " em exigência "?

• @eduardo_augusto e @jpvecchi

O site nunca saiu da bolinha 04 marrom, sem indicar exigência.

A exigência veio pelo novo sistema que te alerta por e-mail. Imagino que caso não seja satisfeita receberemos outro e-mail com a nova exigência. Também vi em algum lugar do fórum que alguma pessoas recebem um e-mail avisando que o processo foi aceito e que aguarda registo.... mas não lembro se elas receberam automaticamente ou se perguntaram.

• @danazulayfarias Sim. Realmente esses E-mails " de conclusão " são automáticos.

Emitem pelo domínio " noreply@irn.justiça.gov.pt " algo assim!

• Boa Tarde pessoal

Alguem sabe em que mês/ano estão as analises de processos?

Da ultima vez era Abril/2021 .

Minha bolina nao sai do 1 desde abril/2022

ATt

Samanta

• @jpvecchi

Sim, os documentos foram recebidos na ACP no fim de Abril, alguns dias depois ligamos e confirmamos que os documentos haviam sido incorporados ao processo.

Há algumas semanas perguntamos por e-mail e recebemos a informação de que o processo ainda dependia de consultas externas - mas não mencionaram se os documentos enviados resolvia as pendencias apontadas.

• @Bevilacqua

De forma geral, eu sou da mesma opinião do @eduardo_augusto de que não se deve mandar documentos adicionais para "prevenir" uma possível exigência futura, entretanto no seu caso eu mandaria sim. Já há alguns anos, a falta das certidões reprográficas é motivo certeiro de que haverá uma exigência.

Salvo engano, por volta de 2018 ou 2019, após identificar um esquema de fraudes envolvendo cartórios em alguns Estados do Brasil, o IRN passou a exigir nos processos de nacionalidade que certidões brasileiras sejam emitidas por cópia reprográfica. Para as transcrições eles aceitam as digitadas.

• Vocês viram????:

Ao que parece, a antiga plataforma " SITPRO " foi completamente descontinuada, onde agora entrará em vigor, a nova 100% conforme dito pelo ex min da Justiça, Pedro Tavares.

O site das " bolinhas ' vai ser descontinuado, e com certeza, vão colocar o novo em tempo real e transparente no lugar!

OBS: inclusive a mesmíssima conservadora que finalizou meu processo 1D!

• @jpvecchi

só acredito vendo!

é um negócio estranho, porque ainda tem gente recentemente enviando processo, recebendo a senha por email e verificando que está na bolinha 1. Ou seja, o site ainda funciona, e ainda está de alguma maneira recebendo informações...

• Considerando que o novo sistema use a mesma senha, faz sentido os novos processos receberem a senha como sempre aconteceu. Se o IRN resolver mudar a forma de consulta, vão ter uma enxurrada de emails / telefonemas para ter acesso.

Finalmente uma notícia boa. Espero que a nova plataforma funcione. Obrigado por compartilhar a notícia.

• Oi @Samanta Prebianca!

Com base no último e-mail recebido, eles ainda estão anlisando os processos da primeira quinzena de maio de 2021, CRC - Lisboa. É provável que o andamento dos processos estejam desatualizados. Tomara que agora em outubro elespulem para a segunda quinzena de maio de 2021.🙏

Mês de agosto de 2024

Artigo 1º - alínea c) da Lei da Nacionalidade     

- Menores: pedidos de atribuição entrados na segunda quinzena de novembro de 2022

- Maiores:  pedidos de atribuição entrados segunda quinzena de outubro de 2021

Artigo 1º -alínea d) da Lei da Nacionalidade     

- Menores:   pedidos entrados na segunda quinzena de agosto de 2022

Maiores de idade 😴até aos 75 anos de idade: pedidos entrados no início da primeira quinzena de maio de 2021

- Maiores de idade igual ou superior a 75 anos (mas apenas os entrados até 31 de dezembro de 2022):  pedidos de atribuição entrados na segunda quinzena de dezembro de 2021.

• editado September 30

Boa noite, pessoal!

Aparentemente esse é o novo link para consulta e pode ser acessado com a mesma senha: https://meu.registo.justica.gov.pt/Pedidos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

• @lfalcao Obrigado por compartilhar conosco.

Por enquanto " nada novo de novo ".

O site apresenta uma nova " aparência ", mas sem muito detalhes( por enquanto )

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.