Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1728729731733734762

Comentários

• @jpvecchi vc conseguiu retificar?

• @paulohml Mandei pra rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt

Eles retornaram com o assento " simplificado " em PDF

• Pessoal,

Também solicitei retificação no assento do meu pai, e recebi retorno do email informando o numero do processo, data e arquivo central do POrto e abaixo escrito reencaminho.

ai vi que copiaram o email CRCentrais - retificações

Não recebi retorno, devo me preocupar?

At,

Dani

• @jpvecchi mais não retificaram?

• @dhalax

Na verdade eles encaminharam para o ACP para providências, copiando vc. Em algumas semanas o ACP deve responder informando que a retificação foi feita.

• @paulohml Não. Não retificaram.

Estão os 2 assentos da mesmíssima forma!

• @jpvecchi entendi, meu pai enviou e-mail já faz mais de um mês e so escreveram reencaminho e não mandaram mais nada..

• @ecoutinho obrigada pela informação!

Sabe me dizer se depois desse retorno tenho que pagar novamente no civil online para ter acesso a corrigida?

• Bom dia pessoal!

Ninguém com registro de nascimento criado ainda em Setembro?

Aguardando a próxima emissão! rs

• Bom dia pessoal, mandei o pedido para nacionalidade de netos da minha mãe em 06/2021 e ainda estou na bolinha 2, alguém mais nessa situação??

• @apcrodrigues

Dei entrada no processo de .eu pai em 05/2022 e permanece na bolinha 1. 😔😔😔

• @apcrodrigues tambem estou na mesma situação!! 06/2021 e na bolinha 2 há 1 ano e 1 mês já

• editado September 23

@jpvecchi espero ser a próxima a dar a notícia, mas até agora nada 👎

• @carlosdanielambrosio @apcrodrigues

o meu é 65XXX/21, chegou dia 14 de maio de 2021, e está na bolinha 2 tem 15 meses.

• @apcrodrigues ,

o meu chegou em 26/05/21 e está na bolinha 2 (há bastante tempo).

• @jpvecchi

Acabei de mandar mensagem dizendo que to esperando a minha sair, mas eu acabei de receber do advogado que eu contratei em Portugal, a certidão da minha mãe que foi emitida em 17/09/24.

Eu fiz a besteira de solicitar a minha cidadania em setembro/2021, pulando a geração dela.

Esse ano, eu maio mais precisamente, eu contratei um advogado em Portugal e ele realizou todo o procedimento para a cidadania da minha mãe por lá através de procuração.

Ele deu entrada em maio e agora em setembro já tá pronta!!

Como já estamos quase em outubro/2024, acho que vou continuar esperando o processo que eu enviei em 2021.

Que vacilo o meu :(

• @dhalax

Não precisa pagar. Vc responde em cima do email em que recebeu o código de acesso do civil online pedindo para atualizarem a imagem da certidão pq houve uma averbação e eles atualizam sem vc precisar pagar novamente. O código de acesso inclusive continua sendo o mesmo.

• @Francisca_malta Fique tranquila, não vejo vacilo na sua opção. Tenho um primo e 3 primas, irmãos, que entraram com o pedido de neto em abril de 21 e o do meu primo já saiu. Tenho pra mim que mulheres casadas (não sei se é o seu caso), devido à troca de nomes, está demorando um pouco mais. O seu, com certeza, está na iminência de sair.

• @Francisca_malta

Eu fiz a besteira de solicitar a minha cidadania em setembro/2021, pulando a geração dela.

Esse ano, eu maio mais precisamente, eu contratei um advogado em Portugal e ele realizou todo o procedimento para a cidadania da minha mãe por lá através de procuração.

Ele deu entrada em maio e agora em setembro já tá pronta!!

Seu processo deve mudar para 1C, filho de português, antes da decisão final do conservador, para que o seu processo seja analisado como filha.

• @Racabral o seu processo está em Lisboa ou no Porto?

brgd.

• @acard08 Sim... isso já foi inclusive pautado aqui diversas vezes.

Na rede " vizinha " , há relatos também que HOMENS saem com maior facilidade que mulheres casadas!

Triste!

• @acard08

Não sou casada e não alterei meu nome. Estou na esperança de que falta muito pouco pra sair. Muito pouco mesmo.

@Destefano

Não sei se passa para 1C porque eu ainda não averbei a certidão de casamento da minha mãe com meu pai.

A nacionalidade da minha mãe saiu com nome de solteira. Na minha certidão de nascimento tem o nome de casada dela.

Eu preciso averbar o casamento dos meus pais para passar a ser 1C, certo?

• @Francisca_malta @Destefano Acredito que pouca diferença fará o " artigo averbado " depois de concedida a nacionalidade.

Tanto 1C quanto 1D são portugueses originários.

Pra mim, em minha certidão pode ter até "1Z " rsrsrs. Sendo originário, é o que me confere o direito desde o nascimento, podendo passar para " próximas gerações "

• @jpvecchi

Acredito que pouca diferença fará o " artigo averbado " depois de concedida a nacionalidade.

Tanto 1C quanto 1D são portugueses originários.

Pra mim, em minha certidão pode ter até "1Z " rsrsrs. Sendo originário, é o que me confere o direito desde o nascimento, podendo passar para " próximas gerações "

Tem muita diferença. E hoje, para fins de passar a nacionalidade, é pouco mais dispendioso, sem contar que os descendentes de 3º grau dela dependem que alguém de 1º ou 2º grau obtenha primeiro. De toda forma, nada impede que isso seja alterado e voltar a ser apenas de filhos. Fato é que existe uma pesquisa antes sobre isso. De toda forma, isso é regulamentar, está no Regulamento. Independe o se pense hoje em dia.

• @Aline16 o meu está em Lisboa

• @jpvecchi , to pensando em já enviar meu pedido junto com a exigência da minha mãe... ai estou com algumas dúvidas de como você fez no seu caso.

você escreveu algo no Quadro 2 do seu formulário sobre a informação de número/conservatória em que está a certidão do português ou enviou em branco mesmo? Também deixou em branco o documento 'certidão de nascimento do pai/mãe' no Quadro 3?

obrigado!

• @andrero Sim. Os documentos e informações que não tinha em mãos( até o momento ), não enviei e deixei em branco.

Fiquei receoso que pudessem " indeferir liminarmente ", mas ao que parece... tudo certo, pois atribuíram o N° de processo.

Claro que assim que os documentos necessários ao processo saírem( Assento de casamento e nascimento de minha mãe portuguesa) já irei enviar por correios.

Não vou " cruzar os braços " e aguardar exigência.

Só vou anexar um aviso em cada processo para serem anexados( juntados ) aos " autos " correntes.

Lembrando que o processo de minha mãe foi aprovado dia 27 de agosto agora.

Hoje já são 23/09. Faltando pouco creio eu pra certidão sair. Se é que já não estão " lavrando-a " rsrsrs

• @Francisca_malta Este assento datado 17/09/2024 refere-se ao 1C de sua mãe?

• meu processo é de março de 2022 ainda esta na bolinha 2, requerente com +75 anos

• Boa noite a todos!

A ansiedade está matando!!!!! kkkk

O meu processo é da segunda quinzena de maio de 2021.😴

Mês de agosto de 2024

Artigo 1º - alínea c) da Lei da Nacionalidade     

- Menores: pedidos de atribuição entrados na segunda quinzena de novembro de 2022

- Maiores:  pedidos de atribuição entrados segunda quinzena de outubro de 2021

Artigo 1º -alínea d) da Lei da Nacionalidade     

- Menores:   pedidos entrados na segunda quinzena de agosto de 2022

Maiores de idade até aos 75 anos de idade: pedidos entrados no início da primeira quinzena de maio de 2021

- Maiores de idade igual ou superior a 75 anos (mas apenas os entrados até 31 de dezembro de 2022):  pedidos de atribuição entrados na segunda quinzena de dezembro de 2021.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.