@ecoutinho Vi que o seu tem 4 etapas e com data e meu sem. Será o que o seu está mais fiável? O seu é com a senha nova? Ela é muito diferente da antiga? O site ficou um tempão fora e voltou com as mesmas informações.
Não dá para saber, o que me parece apenas é que a informação do site novo pelo menos está alinhada com o esperado. Acho que vai levar alguns dias para podermos realmente confiar na informação. A senha é a mesma do site antigo.
Um conhecido foi la no balcao saber. É bug. Tem q esperar terminarem a migracao. Mandaram desconsiderar qq mudança e considerar o anterior. Quase todos foram para reta final.
agora o negócio é pior ainda. Ao digitar a senha do meu processo, tive acesso ao processo de outra pessoa. Aparece na tela o número de um outro processo, e apresenta ainda o nome e o email de um suposto mandatário. total falta de cuidado com segurança de dados. é algo realmente chocante.
agora o negócio é pior ainda. Ao digitar a senha do meu processo, tive acesso ao processo de outra pessoa. Aparece na tela o número de um outro processo, e apresenta ainda o nome e o email de um suposto mandatário. total falta de cuidado com segurança de dados. é algo realmente chocante.
Que beleza...
Consultei o meu processo agora, e voltou para a bolinha 1, porém, não aparece o nome do requerente, número do processo, nenhuma informação.
Minha aposta é que estão brigando com proxy reverso ou a CDN, que pelo jeito está guardando no cache coisa que não devia rsrsrs.
Considerando que isso é um vazamento grosseiro de dados pessoais e que a lei de privacidade de dados (GDPR) é levada muito a sério na Europa, imagino que a equipe de TI deva estar passando perrengue nesse momento tentando corrigir mais essa barbeirada.
Eu tenho dois processos lá, um da minha irmã (neta, iniciado em SET/2021, ainda em papel) e um da minha esposa (casamento, iniciado em 2023, ACHO que já eletrônico). Ambos com advogados. Acho interessante comentar as diferenças que vi na consulta aos dois:
O da minha irmã (como disse, neta, 2021, papel):
Tem um cabeçalho dizendo que a senha pode ser conseguida em um balcão de nacionalidade, e uma descrição, ao final, dos passos pelos quais passa um processo (que deve ter sido copiado do site antigo, pois são sete itens)
Tem 5 bolinhas ao todo (imagem acima)
Consta como estando na segunda bolinha ("Em Análise"). No sistema antigo estava na bolinha 4.
NÃO tem nem espaço para nome de mandatário, e-mail, número de processo, absolutamente nada. SOMENTE cabeçalho, rodapé e o status acima e mais coisa nenhuma
O da minha esposa (casamento, 2023, ACHO que eletrônico):
NÃO tem cabeçalho nem rodapé explicativo. TUDO o que aparece é o que está na imagem acima.
Tem apenas QUATRO bolinhas
O número do processo aparece, e está correto
Sei que está escrito "balcão de atendimento", mas ele foi iniciado quando os processos com advogados já deveriam ser obrigatoriamente eletrônicos, assim desconfio dessa informação
A DATA em que foi submetido aparece, mas está ERRADA. Aparece como um determinado dia de JAN/2023, mas ele foi submetido COM CERTEZA em SETEMBRO ou até OUTUBRO de 2023, pois foi quando assinei o contrato com os advogados e enviei a documentação
Aparece como estando na terceira (e penúltima) bolinha, e no sistema antigo estava na bolinha 1 ainda
TEM o cabeçalho de mandatário e seus dados, mas NÃO tem as informações (está conforme acima)
Agora, não sei se as diferenças são simples acaso, se elas se devem à diferença de tipo de processo (neta x casamento), ou se se devem ao fato de que um processo entrou em papel e o outro é eletrônico.
A única coisa que sei é que eles precisam URGENTEMENTE de um MÍNIMO de testes dos sistemas que fazem, antes de colocar em produção. A impressão é que terminam o código e botam no ar pra gente testar...
Boa noite a todos, apenas palpitando aqui; mas aparentemente todos os processo foram carregados da mesma forma e aparecem como concluídos, mas sem o número do processo, sem as datas nas etapas, com aquela data genérica de envio de correspondência (01/01/1900)...acredito que estes todos são os bugs e não vale a pena se estressar com eles...todos que acompanho estão assim..rsrs. Já aqueles que estiverem com estas informações que citei corretas (número, datas e talvez nomes), esses acho que dá pra pensar em estarem mais atualizados ou corretos...de resto acredito que em alguns dias começam a ser corrigidos. Caso alguém tenha a consulta nessa segunda situação, com os dados coerentes, esses poderiam nos dar mais esperanças de prazos e andamentos. Paciência a todos nós
Link abaixo de uma matéria do Publico de hoje que fala sobre a nova versão da Plataforma da nacionalidade. Basicamente tudo que já soubemos aqui no fórum pelo comunicado do próprio IRN. Mas o que me chamou a atenção foi a seguinte informação:
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que cerca de 25 milhões de brasileiros cumprem requisitos para ter nacionalidade lusa.
Este número me leva a crer que mesmo com todos os esforços para reduzir o tempo de processamento que de acordo com o IRN será 50% mais eficiente, ainda assim não veremos uma diminuição significativa nos pedidos de nacionalidade nos próximos anos. Será possível reduzir os prazos atuais pela metade, o que já é ótimo, mas se considerassemos apenas o Brasil com cerca de 25 milhões de brasileiros que poderiam solicitar a nacionalidade se assim desejassem, por menor que fosse o percentual de interessados ainda assim seria um grande número e somado a isso ainda teria o restante de descendentes em volta do mundo.
O artigo 1D netos, do qual a maioria de nós está se beneficiando, realmente abriu uma imensa porta de entrada, e fico imaginando se em um dado momento não virão restrições considerando que Portugal é um país pequeno com populacão de pouco mais de 10 milhões de pessoas.
@jpvecchi o q lhe disseram é que os dados atuais nao sao validos ainda. Nao falaram em prazos. O meu agora aceitou a senha mas aparece um processo com numero diferente do meu. E menciona datas em que eu nem tinha dado entrada. Mas nenhum nome a vista.
Se a pessoa tirar um print desse vazamento de dados e fizer uma denúncia a coisa pode ficar feia para eles.
Da para fazer uma denúncia no próprio site do IRN por eles não estarem em Complience. A área de auditoria interna pode exigir medidas urgentes para sanar esses erros.
Ou fazer uma denúncia na própria Comissão Europeia de Proteção de Dados (CEPD). Nesse caso a coisa ficaria realmente séria para Portugal.
Já trabalhei com projetos de implementação da LGPD aqui no Brasil e a gente sempre tomava como base a GDPR (até porque a lei é um “copia e cola” da outra). E você tá certíssimo quando diz que lá eles levam a proteção de dados MUITO a sério na Europa.
Comentários
@ecoutinho Vi que o seu tem 4 etapas e com data e meu sem. Será o que o seu está mais fiável? O seu é com a senha nova? Ela é muito diferente da antiga? O site ficou um tempão fora e voltou com as mesmas informações.
EDIT: O site saiu do ar de novo.
@Rosmentz
Não dá para saber, o que me parece apenas é que a informação do site novo pelo menos está alinhada com o esperado. Acho que vai levar alguns dias para podermos realmente confiar na informação. A senha é a mesma do site antigo.
Estranho, aqui continua dando erro.
Mais alguém com o mesmo problema?
@fabianolagoa
O site permanece fora do ar ainda
@fabianolagoa
Aqui continua dando problema também
Devem estar atualizando o site após o expediente
O site de consulta novo voltou agora para mim, mas permanece ainda como estava, dados informando que o processo está para decisão.
O meu está na 2 (em análise) ainda…
Isso aqui é o que?
Não tem escrito lá em que fase está ou o que falta. Tô em dúvida.
Boa tarde,
o meu processo e o das minhas 2 irmãs (todos de maio/21) que estão em Lisboa consta o mesmo status no novo sistema:
Na planilha de netos estão com os números 72.xxx/21 / 69.xxx/21 / 69.xxx/21
Um conhecido foi la no balcao saber. É bug. Tem q esperar terminarem a migracao. Mandaram desconsiderar qq mudança e considerar o anterior. Quase todos foram para reta final.
@Samanta Prebianca!
Imagina.
O meu é da segunda quinzena de maio de 2021 - Lisboa. O seu está no Porto?
@ecoutinho. O meu processo de março de 2023 está igual do meu primo de 2021 que ja terminou.
Como vou questionar a posição do meu processo com a conservatória em 2026 . Se eu não saberei o real status do processo?
@MarinaIsabel Será que eles vão levar " alguns dias " ainda ou, mais " tarde " teremos novidades ?
E esse " quase todos foram para reta final ", a que você se refere ? O novo sistema ou os processos recebidos pelas conservatórias de toda Portugal?
@ecoutinho
agora o negócio é pior ainda. Ao digitar a senha do meu processo, tive acesso ao processo de outra pessoa. Aparece na tela o número de um outro processo, e apresenta ainda o nome e o email de um suposto mandatário. total falta de cuidado com segurança de dados. é algo realmente chocante.
Pra mim só funciona esse link.
o outro funciona para alguém ? Se puderem me mandar
Acabei de ver exatamente a mesma coisa comigo, @eduardo_augusto. Espero que meus dados não sejam disponibilizados livremente a qualquer um.
Comigo aparece email e nome de uma advogada e um processo com número similar ao meu, mas faltando o primeiro digito. Uma bagunça sem fim.
agora o negócio é pior ainda. Ao digitar a senha do meu processo, tive acesso ao processo de outra pessoa. Aparece na tela o número de um outro processo, e apresenta ainda o nome e o email de um suposto mandatário. total falta de cuidado com segurança de dados. é algo realmente chocante.
Que beleza...
Consultei o meu processo agora, e voltou para a bolinha 1, porém, não aparece o nome do requerente, número do processo, nenhuma informação.
Seu processo não foi terminado @reni_rjb ?
alguém poderia me indicar outro desse link ? mas na parte que dê para colocar o número do processo?
https://meu.registo.justica.gov.pt/Pedidos/ProcessoNacionalidade
o meu tem todas as bolinhas e um lapis na última, mas não apareceu a mensagem abaixo.
Gente, que agonia essa menção que um e-mail foi enviado no século passado
Estão todos iguais pelo visto: 01/01/1900
@eduardo_augusto
Minha aposta é que estão brigando com proxy reverso ou a CDN, que pelo jeito está guardando no cache coisa que não devia rsrsrs.
Considerando que isso é um vazamento grosseiro de dados pessoais e que a lei de privacidade de dados (GDPR) é levada muito a sério na Europa, imagino que a equipe de TI deva estar passando perrengue nesse momento tentando corrigir mais essa barbeirada.
@ecoutinho que nada, Portugal é outro ritmo de trabalho. Essa hora tá todo mundo dormindo. Vão se preocupar com isso só amanhã 🤣
Eu tenho dois processos lá, um da minha irmã (neta, iniciado em SET/2021, ainda em papel) e um da minha esposa (casamento, iniciado em 2023, ACHO que já eletrônico). Ambos com advogados. Acho interessante comentar as diferenças que vi na consulta aos dois:
O da minha irmã (como disse, neta, 2021, papel):
O da minha esposa (casamento, 2023, ACHO que eletrônico):
Agora, não sei se as diferenças são simples acaso, se elas se devem à diferença de tipo de processo (neta x casamento), ou se se devem ao fato de que um processo entrou em papel e o outro é eletrônico.
A única coisa que sei é que eles precisam URGENTEMENTE de um MÍNIMO de testes dos sistemas que fazem, antes de colocar em produção. A impressão é que terminam o código e botam no ar pra gente testar...
Boa noite a todos, apenas palpitando aqui; mas aparentemente todos os processo foram carregados da mesma forma e aparecem como concluídos, mas sem o número do processo, sem as datas nas etapas, com aquela data genérica de envio de correspondência (01/01/1900)...acredito que estes todos são os bugs e não vale a pena se estressar com eles...todos que acompanho estão assim..rsrs. Já aqueles que estiverem com estas informações que citei corretas (número, datas e talvez nomes), esses acho que dá pra pensar em estarem mais atualizados ou corretos...de resto acredito que em alguns dias começam a ser corrigidos. Caso alguém tenha a consulta nessa segunda situação, com os dados coerentes, esses poderiam nos dar mais esperanças de prazos e andamentos. Paciência a todos nós
Link abaixo de uma matéria do Publico de hoje que fala sobre a nova versão da Plataforma da nacionalidade. Basicamente tudo que já soubemos aqui no fórum pelo comunicado do próprio IRN. Mas o que me chamou a atenção foi a seguinte informação:
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que cerca de 25 milhões de brasileiros cumprem requisitos para ter nacionalidade lusa.
Este número me leva a crer que mesmo com todos os esforços para reduzir o tempo de processamento que de acordo com o IRN será 50% mais eficiente, ainda assim não veremos uma diminuição significativa nos pedidos de nacionalidade nos próximos anos. Será possível reduzir os prazos atuais pela metade, o que já é ótimo, mas se considerassemos apenas o Brasil com cerca de 25 milhões de brasileiros que poderiam solicitar a nacionalidade se assim desejassem, por menor que fosse o percentual de interessados ainda assim seria um grande número e somado a isso ainda teria o restante de descendentes em volta do mundo.
O artigo 1D netos, do qual a maioria de nós está se beneficiando, realmente abriu uma imensa porta de entrada, e fico imaginando se em um dado momento não virão restrições considerando que Portugal é um país pequeno com populacão de pouco mais de 10 milhões de pessoas.
https://www.publico.pt/2024/10/01/publico-brasil/noticia/portugal-lanca-nova-plataforma-cidadania-veja-pedir-acompanhar-processo-2106155
@jpvecchi o q lhe disseram é que os dados atuais nao sao validos ainda. Nao falaram em prazos. O meu agora aceitou a senha mas aparece um processo com numero diferente do meu. E menciona datas em que eu nem tinha dado entrada. Mas nenhum nome a vista.
É sentar e esperar, provavelmente, alguns dias.
Qualquer novidade escrevo.
Meu processo está desta forma, neste novo site:
@Maiza Costa obrigado, agora estou conseguindo acessar :)
@ecoutinho
Se a pessoa tirar um print desse vazamento de dados e fizer uma denúncia a coisa pode ficar feia para eles.
Da para fazer uma denúncia no próprio site do IRN por eles não estarem em Complience. A área de auditoria interna pode exigir medidas urgentes para sanar esses erros.
Ou fazer uma denúncia na própria Comissão Europeia de Proteção de Dados (CEPD). Nesse caso a coisa ficaria realmente séria para Portugal.
Já trabalhei com projetos de implementação da LGPD aqui no Brasil e a gente sempre tomava como base a GDPR (até porque a lei é um “copia e cola” da outra). E você tá certíssimo quando diz que lá eles levam a proteção de dados MUITO a sério na Europa.
Olá a todos!
Em uma primeira consulta hoje cedo, obtive a seguinte resposta:
Agora só recebo erro ao consultar, erro de instabilidade do sistema mesmo.
Agora a dúvida que fica, será que o avanço que teve da bolinha 1 para bolinha 4 depois do novo sistema é válido mesmo?
Cumprimentos,
Raphael B. Marques