Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1697698700702703761

Comentários

  • editado July 18

    @jpvecchi não me lembro se falou 3 anos exatos ou em torno de 3 anos, engraçado que lembrei do seu processo (por ser quase essa data). lembro que um processo com a data próximo ao meu ja caiu em exigência tem um tempinho o do @Ksusu , então sei que eles estão analisando os documentos de quem é de final de setembro, mas agora ir para o conversador é só questão de tempo. O lado bom de ter vários processos no Porto em análise e poucos finalizado, creio que na próxima leva de aprovações muitos serão aprovados juntos, o importante é ter fé

  • Resposta ao e-mail enviado ao CRC (como vi somente da ACP, resolvi mandar/postar):

    )

  • Pessoal, o processo da minha avó foi recebido em 21 de setembro de 2022, mas a numeração consta como 64**/2023. É normal isso?

  • @fabricmagalhaes


    compare com outros da planilha: Netos - Planilha Cidadania Portuguesa

    e aproveito para convidar vc a incluir seu processo lá também.

  • O que me parece estar acontecendo no Porto é que estão de fato a analisar os processos, até mesmo nos meses mencionados, verificando a documentação e já deixando tudo pronto, aguardando somente as informações da AIMA...isso explica de somente vermos novidades naqueles processos que estão com exigências...os mais experientes aqui no fórum podem me corrigir, mas não vi nenhum processo ser concluído, que dependa da manifestação da AIMA.

  • @caioarezende Será mesmo por causa da AIMA ?

    As últimas informações obtidas pelo colega @geluk é que a AIMA teria voltado ali meados de final de Maio e início de Junho.

    Se for... estamos lascadas mesmo!

  • editado July 19

    @jpvecchi Acredito que seu processo está na mesma situação que o meu. Primeiro, pela data, que é a mesma. E segundo pelo e-mail que você recebeu, dizendo já estar na última etapa. E, terceiro: o meu já está na bolinha 7.

    A diferença é que o seu, como muitos, não atualizou no site. Mas é "normal".

    Iremos receber os assentos na mesma leva, creio eu. Ou seja, o que importa agora é a nova leva de assentos...

  • editado July 19

    Bom dia pessoal, boas novas, meu pedido de neto da minha mãe avançou hoje para a bolinha 4. Ele é de outubro/novembro de 2021 (não tenho certeza, recebi a do advogado dia 2 de novembro, mas o ACP disse que deu entrada em outubro).

    Será que tão logo vem aí?

    Progresso: Senha em 02/11/2021. Bolinha 2 em 11/05/2024. Bolinha 3 marrom em 20/05/2024. Bolinha 4 em 19/07/2024




  • editado July 19

    Mais cedo acessei o site das bolinhas e estava no 3 marrom. A mesma decepção de sempre.

    Ai, enquanto leio as mensagens trocadas aqui no fórum, alguns relatos de movimentação das bolinhas, pensando “que droga que só as da minha sogra não andam..”

    Acessei de novo e 4 marrom! 🙌🏽🎉🥳

    Qualquer avanço comemoro como se fosse o Brasil metendo gol na final da copa do mundo!

    Processo de 13/04/21, ficou em Lisboa.

  • @jpvecchi sim, a AIMA está andando e existem processos aguardando análise por exemplo os processos de Abril de 2022 dos Serfaditas. Mas também parece que Porto conforme a subdelegação do IRN, está ajudando Lisboa a resolver os processos parados.

  • @PedroCCZ Talvez seja a hora de testar, e ver se seu assento já não foi emitido.

    O colega @ecoutinho recebeu o assento numa dessas levas agora: " 11/07 e 16/07 ", duas datas que vi em grupos diferentes, a emissão dos assentos.

    Inclusive, a nova plataforma continua " processado automaticamente pelo sistema !"

  • hahaha a cada semana que começa eu penso "agora vai!"... e aí chega a sexta-feira, e nada 🤣😆

  • Hoje, além do caso da minha sogra, outros 2 moveram para o 4 marrom. Será sinal de algo bom?

  • @caiofaria @michelpercegaroli

    Eterna 03 marrom! 😭😭

  • JAKSONJAKSON Member

    @jpvecchi Eterna mesma é a 4 marrom!

  • @jpvecchi seu de qnd? Acima 75 anos? Continuou crc? Quais iniciais?

  • Desesperador e angustiante @jpvecchi.

    MANO DO CÉU... parece que não terá fim. 🫠

  • andrelasandrelas Beta
    editado July 19

    Mais um processo que passou da 3 para a 4: minha irmã.

    10/09/2021: Entrega

    20/12/2021: Recebimento da senha (pode ter sido antes, foi via advogados e eles me mandaram a senha nesta data)

    Não anotei a data da bolinha 1

    20/05/2024: Passou para bolinha 3

    19/07/2024: Passou para bolinha 4 ("O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.")

    Já atualizei a planilha.

  • @imarlonjr já ligou pra linha de registos? O que administro já está na bolinha 4 (vs bolinha 2 no site) e do seu avô é antes. Talvez já tenha até despacho para o seu pois o site não está sendo totalmente atualizado .

  • MartaRMartaR Member
    editado July 19

    Pessoal, meu processo de abril de 2021 caiu em EXIGENCIA, gostaria de uma opinião dos colegas.

    Em 2009 eu me casei nos Estados Unidos, porem nunca residi lá. Fui com visto de turista e me casei com um americano lá, por razões familiares, o pai dele era idoso e não poderia vir ao Brasil assistir ao casamento.

    Acontece que a CRC me solicita antecedentes criminais de quando residi lá, porque eles inferiram que, por meu casamento ter se dado lá, eu teria morado lá, o que nunca ocorreu.

    O que os colegas me sugerem que eu faça para esclarecer essa exigencia? Tenho cópia do meu passaporte com a entrada em 2009 mas não consta a saída porque eles não carimbam, e tenho tambem na mesma folha uma entrada em 2010. Será que somente uma carta explicando o fato e copia do passaporte, devidamente autenticada e apostilada serão suficientes ou vocês teriam alguma outra sugestão?

    Agradeço imensamente a ajuda!

  • @MartaR , os EUA não emitiriam um documento informando que não localizaram você nos bancos de dados criminais? Em resumo, algo similar a um "nada consta"? Considerando que você nunca morou lá, eles não devem "conhecer" você (você "não existe" do ponto de vista deles), logo eles devem emitir algum documento que informe isso.

    Como o que interessa a Portugal é saber que você não cometeu crimes nos EUA, e como você "não existir" nos EUA dá no mesmo (se houvesse cometido crime, "existiria"), creio que seria mais definitivo do que tentar explicar para o conservador de que você não morou lá, o que dependerá de ele aceitar ou não a sua explicação.

    OBS: Isso é uma sugestão sem conhecimento de causa. Pode ser que um colega mais experiente tenha uma ideia melhor.

  • MartaRMartaR Member

    @andrelas o nada consta seria o atestado de antecedentes, eu creio. o que é complicado de tirar estando aqui. É o mesmo que fazer todo o processo para os antecedentes. eu estou vendo como fazer isso mas como não estou mais casada com esse cidadão e não vou aos EUA já há mais de 5 anos, estou meio perdida.

  • @MartaR não discute isso, vc pode até falar que não morou, mas ao invés de mostrar elementos que comprovem que vc não morou, prove que vc não tem problema penal nos EUA. É mais simples e evita confusão e passar raiva.

  • andrelasandrelas Beta
    editado July 19

    @MartaR, entendo sua dificuldade. Porém, o papel do conservador é garantir (entre outras coisas) que a pessoa não tenha condenação (na forma prevista na lei de cidadania portuguesa) que impossibilite a obtenção da cidadania. Do ponto de vista dele, a única coisa que garante o atendimento a este requisito é um documento oficial dos países em que ele acredita que a pessoa possa ter morado afirmando isso.

    Uma carta, declaração, etc sua pode sempre parecer DO PONTO DE VISTA DELE (em TEORIA, não estou dizendo que é isso de forma alguma) que a pessoa tem algum problema e, como não consegue o documento, está "contando uma estória". Considerando que os conservadores são extremamente objetivos e by the book, é bem possível que ele não aceite e apenas adie o "sofrimento" de conseguir o documento, atrasando seu processo.

    Se você entende que é realmente muito complexo conseguir o documento, talvez seja o caso de consultar pontualmente um advogado especializado e ver se ele enxerga um outro caminho (ou aguardar se algum outro colega aqui do forum tem este outro caminho pra indicar).

  • MartaRMartaR Member
    editado July 19

    @andrelas @Destefano vocês têm razão. Até entrei em contato com meu trabalho (onde trabalhei de 1985 até me aposentar em 2018, era funcionaria publica) pra solicitar uma certidão onde conste que jamais me ausentei mais que 30 dias, e também solicitei na PF uma certidão de moviementos migratorios para minhas entradas e saídas do BR, porque as entradas e saídas dos EUA só existe registro dos ultimos 10 anos. Mas realmente o ponto de vocês está clarissimo. Vou atrás desses antecedentes do FBI. Quando meu ex-marido fez a residencia permanente dele aqui no BR, ele fez esse atestado, mas fez lá nos EUA e ele é americano, o que foi bem facil. Online , mais o fato de eu ser cidadã brasileira dificulta, mas certamente não é nada que eu não consiga :) Muito grata.

  • @MartaR ,

    se você ainda não viu cheque este tópico aqui do fórum com instruções para o certificado. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23384/como-obter-e-apostilar-ficha-criminal-do-fbi-passo-a-passo/p1

    Concordo que o melhor mesmo é fazer logo o background cheque e enviar, mas se você trabalhou todo este período sem se ausentar por mais de 30 dias, inclusive na ocasião de seu casamento, eu mandaria um email para o conservador explicando a situação e perguntando se juntando os documentos que você já conseguiu aí no Brasil e mais uma declaração sua com firma reconhecida e apostilada de que nunca esteve nos Estados Unidos a não ser como turista, Quem sabe pode ser aceito.

    Mas caso contrário, você pode fazer o pedido do certificado online e até mesmo as digitais você pode colher em casa com ink ou com leitor optico. Se tirar em casa mande umas 4 ou 5 folhas de digitais, pois se uma não fica bem eles checam as outras. Basicamente tirar o background check não é tanto problema, o mais chatinho é apostilar. Aí ou você precisa da ajuda de alguém que resida aqui para enviar e receber de volta o documento ou precisa contratar um serviço que faça isso.

  • MartaRMartaR Member

    @texaslady sim, e agora eu entrei em contato com um cartório brasileiro na Florida, eles já providenciaram uma procuração pra mim do meu ex-marido uns anos atrás e foram bem eficientes, eles tem escritório aqui em SP e fazem todo o processo. devem cobrar bem, mas não tenho como economizar nisso. então vou tentar fazer esse rap sheet o mais rápido possível. O problema realmente é apostilar, pra isso não tem como fazer daqui, mas eles fazem. E depois ainda tenho que traduzir pra mandar pra Portugal, affe. esse casamento só me trouxe aporrinhação mesmo rsrsrs

  • @MartaR ,

    não é preciso traduzir se for em inglês, espanhol ou francês. Nestes casos a tradução é dispensada.

  • MartaRMartaR Member

    @texaslady ah que notícia excelente! muito obrigada!

  • @JAKSON NEM BRINQUE COM ISSO rsrs!

    Porque se o meu já vai completar 1 ano na 03 marrom, quando chegar na 04 marrom vai dobrar a meta e passar à 4 anos e meio de processo! 😓😖

    @imarlonjr Meu processo é de Julho/2021, início 119.xxx/2021. É de minha mãe. Lembrando que ela fez com 2 irmãos e os deles já estão prontos desde 09/02/2024. Isso por si só aumenta muito minha angústia.

    Principalmente do @caiofaria que ao menos, passou a 04 marrom.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.