Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1542543545547548661

Comentários

  • @RoseMoraes que bom que deu tudo certo. Precisando, pergunte. Caso eu saiba, tentarei responder. Caso eu não saiba, pode ser que alguém saiba.

  • @Destefano


    Desculpe Li agora sua ultima mensagem! Então foi tudo muito rápido. Dia 27/03/23 após as 19:30hs preenchi formulário no Civil on-line

    e efetuei o pagamento com cartão, dia 28/03/2023 recebi e-mail Notificação de Alteração de Estado.: O pedido de Certidão numero .......foi atualizado para estado PAGO e foi Distribuido à Conservatória doa Registos Centrais.

    Hoje 29/03/2023 ás 9:30hs da manhã recebi outro e-mail do REGISTO CIVIL ONLINE como PEDIDO CONCLUIDO. E o Código de Acesso para imprimir a Certidão.

    Muito rápido mesmo. Procedimento mais rápido de todo Processo desde o inicio rsrs.


    Gratidão.

  • Boa tarde!


    Estou com uma dúvida.


    A assinatura no formulário 1C, precisa apenas ser reconhecida por autenticidade ou precisa apostilar também?

  • @maicon_amaral

    apenas reconhecer por autenticidade.

  • @RoseMoraes ,

    Fico feliz que tudo está indo bem. É sempre um prazer poder ajudar com o pouco que sabemos. Da mesma forma que a experiência de uns te ajudam, a sua experiência também é de grande valor para outros. Este é o espírito deste fórum.

    Abs.

  • Carlopa, mudou hoje da bolinha 2 para bolinha 3 marrom (29/03). Vou atualizar a planilha agora.

  • Pessoal, tudo bem?

    O processo do meu irmão é de Dez/20 e está há 70 dias na bolinha 3 marrom/laranja.

    Entendo que *não* se trata de exigência pois a mensagem é "O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."

    Estou aguardando pacientemente mas acho que algo aconteceu. Será que o processo caiu em alguma gaveta ou está no prazo ainda ? Já há processos do fim de janeiro/21 sendo aprovados.

    Alguma sugestão ?

    Obrigada

  • @Ana_Reis

    o processo da minha tia tb está na 3.

    entramos juntos com o da minha mãe que já está no 7 aguardando o assento ser criado.

    deve estar com um conservador mais lento. Pq não tem explicação lógica.


    tem alguma peculiaridade ?

    o da minha tia teve mudança de nome para solteira após o divórcio. Sendo a única diferença que vi em relação ao da minha mãe.

  • estou pensando e comecar a tirar os documento do meu pai para cidadania de fiho,

    tem algum documento que tem validade ? posso ir ja adiantando os documetos?


    acredito que o processo de netos do meu avo fique pronto em 4-5 meses.


    Abrcos!

  • @noya93

    os documentos brasileiros têm validade de 01 ano até a data da recepção em Lisboa.

    eu já adiantaria os documentos. Deixaria tudo pronto e preenchido. Faltando somente assinar. Após o término do processo.

  • @Destefano

    Bom dia ! Mais novidades chegando.Como mencionei ontem já imprimi o assento de meu esposo e salvei em PDF. Pois li relatos de que seria dificil enviarem em sua morada pelo correio. Por incrivel que parece hoje recebemos o Assento pelo correio aqui em nossa morada. Portanto creio que realmente basta aguardar que eles enviam, não necessariamente pagar os 10 euros. Mas cada caso é um caso.

  • @Destefano ,@mabego ,@eduardo_augusto ,@texaslady etc


    Agora mais uma dúvida: Se alguém do grupo já deparou com algum caso parecido por gentileza poderiam me orientar ? Já estou prestes a enviar o processo de meus filhos, mas o caçula mora no Japão á mais de 5 anos, mora e trabalha lá, a questão é na hora de assinar o requerimento presencialmente ,haveria a possibilidade dele assinar lá no consulado Brasileiro ? e depois me enviar aqui para juntar com outros documentos ? Pois já providenciei a lista de documentos nescessarios dele aqui.


    Mais uma vez Gratidão á todos

  • @RoseMoraes salvo engano o formulário é um documento português, creio que o ideal seria ele procurar uma Embaixada/Consulado de Portugal no Japão.

  • @RoseMoraes perfeito!

    Pode sim ir no consulado. O único porém aí é com relação ao documento dele, pois tem que ser com menos de 10 anos e o passaporte emitido no exterior não tem filiação e isso é necessário. Se o documento dele tiver menos de 10 anos, não tem problema e manda ver.

  • @noya93

    documentos brasileiros apostilados para conservatória não tem validade.

    Se for no Consulado, tem validade de 1 ano

  • @RoseMoraes Boa tarde, fiquei curiosa, pode me ajudar respondendo essas perguntas?😊 quanto tempo demorou do pedido ser aprovado até eles te entregarem por correio? mora no Brasil mesmo? você é um dos poucos casos que vejo o recebimento por correios

  • Pessoal, boa tarde! Alguém sabe como funciona a entrega do formulário e documentos de forma presencial em Lisboa? Existe a necessidade de agendamento ou é por ordem de chegada?

    Meu tio quer levar o dele e o da minha mãe pois estará lá na próxima semana. Ele pode entregar o da minha mãe sem ela estar presente? Ambos já assinaram os formulários em cartório aqui no Brasil.

    Obrigado pela ajuda

  • @patrickpma

    Se for apenas entregar, pode. O problema é que a fila costuma ser bem longa e começa a se formar bem cedo. Vale mais a pena ir numa agência do correio lá e despachar.

    O processo não vai correr mais rápido por conta da entrega pessoal e o seu tio vai perder uma manhã nessa história. Pelo que contam aqui no fórum, as pessoas ficam esperando na fila do lado de fora do prédio...

    maaaas, já que ele estará lá de qualquer modo, de repente vale a pena passar em frente e ver como está o movimento. vai que dá sorte!!

  • @RoseMoraes ,

    Ele deve assinar presenciamente no consulado PORTUGUÊS quando está no exterior. O consulado BRASILEIRO reconhece firmas de documentos que serão utilizados no Brasil.

    Quanto ao documento de identidade, você já tem as cópias autenticadas e apostiladas? Qual será utilizado o RG ou o passaporte? Se foi o passaporte, onde foi emitido?

  • @Destefano , @RoseMoraes ,

    todos os meus passaportes emitidos no exterior tem a filiação. Antes vinha na página de identificação, depois passou para a seguinte, página 4. O passaporte americano sim, este não vem com filiação.

  • @Destefano ,@AlanNogueira ,@texaslady

    Todas as informações dadas por vocês é de grande valia! Já passei tudo para meu filho lá. Provavelmente usara o passaporte não sei se o RG dele está válido. Mas com certeza entrará em contato com consulado Português . Mas pelo que sei será complicado para ele, pois cidade aonde mora é bem distante de Tóquio. Mas já sabemos que caminho seguir. @texaslady sim todo dia aprendo coisas novas e me sinto feliz em ajudar com minhas experiências.


    Gratidão por tudo! Sempre muito atenciosos

  • @ArielMacedo

    Boa tarde ! Sim como mencionei em relatos acima foi tudo muito rápido.

    21/03/2023 Bolinha 7 verde

    27/03/203 As 19:30 preenchi requerimento solicitando certidão on-line, paguei os 10 euros.

    28/03/2023 já recebi e-mail com notificação que já estavam com meu pedido.

    29/03/203 9:30hs recebi e-mail como pedido concluído e o código de acesso. Imprimi e salvei em PDF como orientações.

    Só que hoje pela manhã o correio me entregou o envelope contendo o comunicado junto com a certidão.

    Fiquei surpresa pois li muitos relatos de pessoas de que nunca receberam a certidão via correio. Também fiquei surpresa. Mas justamente a mensagem que continha abaixo das 7 bolinhas verdes é que a certidão seria entregue na minha morada. Então isso é possível sim.

    Espero ter ajudado!

    Tenha uma excelente noite!

  • @texaslady os passaportes emitidos na Europa,o comum é não ter filiação.

  • @Destefano ,

    obrigada por esta informação, eu não sabia que havia esta diferenciação. Mas então a página seguinte não tem nenhuma informação?

  • editado March 2023

    @Destefano ,@texaslady ,@AlanNogueira ,@ArielMacedo

    Vou tentar postar o comunicado que recebi hoje junto com o Registo! Nunca fiz isso. Me corrijam se fizer algo errado aí aprendo rsrs.

    [removido pela moderação]

  • @RoseMoraes ,

    Outra possibilidade que foi aceita por CRC para um de meus irmãos foi o seguinte. Ele preencheu o formulário 1D, foi a um notário assinou, enviou para o departamento de estado aqui do Texas e certificou a assinatura do notário, colocando o selo. Nào é apostila. Na época deu certo, porém outro dia estava lendo as instruções no website do departamento de estado e eles estão requrendo uma tradução do documento. O que não foi solicitado alguns anos atrás.

    Então não sei se no Japão teria algo similar. Isso na verdade é bem similar a ir no cartório no Brasil e reconhecer a assinatura por autenticidade.

    Mas o melhor mesmo é ir ao consulado português.

    Outra coisa, sei que no Brasil eles pedem a cópia autenticada e apostalidade do documento de identificação, Mas a CRC também aceita a cópia autenticada pelo consulado brasileiro sem ter que apostilar para quem esta no exterior.

  • @RoseMoraes ,

    apague o seu post, tem muita informação pessoal. Se você não conseguir @Admin pode ajudar?

  • @RoseMoraes ,

    quando for postar documentos aqui, precisa riscar os dados pessoais como nome, enderêço, número completo de processo. Acho que o @admin deletou seu post a meu pedido, para nào ficar exposto. Mas sobre a carta estou impressionada com a rapidez que você recebeu, datada de 20/03/2023 e recebida em 30/03/2023, 10 dias. Não que não seja razoável, deveria ser sempre assim, mas em geral não é.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.