Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1540541543545546659

Comentários

  • @leonardocouto acho complexo. Não acho igual quem é registrado antes dos 14 anos e quem é registrado com 18 anos. No entanto, o caminho é idêntico ao do @reispc, só que o dele as chances de cair em exigência são bem menores do que a sua. Entende? Busque elementos que confirmem, até testamento vale. Boletim, vacinação, qualquer coisa que os pais tenham assinado na infância do menor. O problema é que 18 anos já não é infância, né? Um testamento cairia como uma luva.

  • Atualizando os colegas que esperam pelos processos 75+, o da minha avó finalmente mudou para a bolinha 02 hj. Processo entregue em 27/10/2021, senha no email em 16/02/2022. Minha avó tem 77 anos.

  • @hugonpassos

    Quantos anos exatamente tinha a sua avó

    (a) quando o processo foi entregue?

    (b) quando a senha chegou?

  • @Destefano

    o processo da minha mãe. Neta desta situação. Já foi aprovado. Sem nenhuma necessidade de informar o porque do registro tardio :)

  • @leonardocouto excelente. Depois de setembro e do caso Abromovich tudo ficou diferente. Hoje em dia as coisas são mais chatinhas. E se passou recentemente, agradeça muito. Ontem tive aula com uma Conservadora dos Registos, na verdade, ela não é mais, advoga hoje em dia, e a coisa tende muito a ser apertada.

  • @eduardo_augusto ela tinha 76 anos, tanto na entrega do processo por DHL quanto no recebimento da senha.

  • @Mahenriques Muito obrigada por responder e compartilhar sobre o antecedente do Japão.

    Parabéns também, pelo que ví o seu processo finalizou né?

    Ah, também morei em Aichi rs

  • @hugonpassos parabéns pelas boas novas! O seu processo é um dos que eu acompanho na lupa rsrsrs.

    agora espero que o do @imarlonjr ande em breve e aí o da minha avó estará na boca do gol!

    vamo que vamo!

  • @AHM bom dia meu amigo, sigo ansioso aqui também, infelizmente ainda na bolinha 1 mas espero que logo logo movimente e eu traga boas noticias se Deus quiser :D

  • Bom dia... Precisando de uma orientação.

    Estou ajudando meu primo a dar entrada em seu processo para cidadania portuguesa (neto). Pedi ao cartório a certidão de nascimento em inteiro teor reprográfica apostilada do seu pai, só que ao recebê-la verifiquei que não está muito nítida a foto do registro. Pensei em pedir uma nova certidão digitada. Vou enviar a reprográfica já apostilada e pensei de enviar a digitada apenas para conferência. Minha dúvida é... preciso tb apostilar essa certidão digitada?

  • bunker94bunker94 Sha
    editado March 2023

    @Destefano Bom dia desfano ,seria uma regra ou só se cair em exigência. Meu pai foi registrado com 14 anos e eu com 6 anos.

    Eu teria que escrever uma carta com essas justificativas ?

  • @bunker94 a regra, na verdade, menciona o registro até 1 ano de idade. Geralmente, cai em exigência e é pedida explicação.

  • bunker94bunker94 Sha
    editado March 2023

    @Destefano Então, provavelmente irei cair tenho que explicar porque meu avô registrou meu pai em 1939 com 14 anos e atraso , e o porque meu pai me registrou em 1954 com sei anos de atraso.

    Escrevo próprio punho (carta) ou digitada ?

    E Depois apostilo. Se cair em exigência eu envio ou posso enviar e pedir para anexar ?

    o problema que já enviei as certidões.

  • Boa tarde pessoal ! Aqui estou novamente para mais uma boa notícia: Mais um processo terminado e aprovado. Também enviado por mim 20 dias após enviar de meu esposo. Sogro de minha filha JOSÉ EDUARDO SILVEIRA entrou 19/01/21 Finalizou 24/03/23 Ontem de manhã estava na Bolinha 2 verde, final do dia Bolinha 7 Marron. Meu Esposo 24/12/2020 enviei. Bolinha 7 marrom em 26/01/2023 e bolinha 7 Verde 21/03/2023

    Esses 2 processos que enviei não cairam em exigências graças á Deus e a essa comunidade maravilhosa aonde trocamos experiências, aonde nos orientam claramente como proceder passo a passo sobre cada assunto.

    Gratidão á todos

  • @Eliane Figueiredo

    certidões de apoio não necessitam de apostilamento

  • Olá pessoal! Gostaria também de estar comemorando o primeiro passo do processo de neto da minha mãe que está com 89 anos, mas isso ainda não aconteceu. Até agora, já tem 4 processos sendo analisados na frente do da minha mãe, que foi recebido na CRC em 27/09/21. Não sei o que fazer. Já penso até que perderam o processo. Alguém tem alguma sugestão ou sabe informar como posso reclamar?

  • @Britinha

    bem cedo ligue na Linha de Registos por Skype pré-pago. Só falam como requerente ou seu representante legal (aquele que assinou o formulário). Funcionam de 9:00 as 17:00 horário de Lisboa, de segunda a sexta. Se ligar exatamente na hora que abre, consegue falar em 10-20 minutos. Se passar poucos minutos, vai esperar 90 minutos na linha de espera...

    Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, depois opção 1 de novo

    Importante: conforme relatos aqui no fórum, é bem difícil falar nesse telefone, por conta do volume de ligações. Tem que ficar tentando, vários dias, até conseguir.

  • @bunker94 Tomara que não vai cair, olha eu me lembro nessa fórum uma pessoa foi aprovado como neto mesmo que o registro foi atrasado (acho que era 12 anos). O casamento dos seus avós foi registrado no Portugal?

  • @hugonpassos Que boa noticia!! Tá chegando a vez do processo do meu pai...Espero!😊

  • bunker94bunker94 Sha
    editado March 2023

    @ahmadahs2000

    Casaram no Brasil, o casamento já foi averbado na certidão de batismo em 1911.

    Li também no fórum que não caiu provavelmente deve ser algum processo de 2020/21

    Se cai algo em exigência, nesse caso essa carta seria um documento acessório, se for pedido essa exigência deve ser pedida em qual bola (4 ou 5 ). Quando cai algo em exigências o envio é via Correios ou por email .

  • @eduardo_augusto , muitíssimo obrigada.

  • Bom dia a todos

    Poderiam informar se as certidões de antecedentes criminais devem ser apostiladas, mesmo com a validação? Falo isto, porque tenho um amigo que entrou pela via de judeus sefarditas e foi exigido o apostilamento. Ele enviou para ACP Porto.

    Obrigada

  • @Danimoura

    Frequento esse fórum há mais de dois anos, nunca vi nenhum caso de exigência de apostila na certidão de antecedentes criminais emitida online com a validação no verso. Mesmo porque, não seria possível apostilar esse documento dessa maneira (com a impressão feita em casa).


    1) Acredito que se for em um Cartório e contar uma história legal, pooooode ser que eles imprimam uma certidão, com a validação no verso, autentiquem e apostilem. Mas acho meio difícil, vc vai ter que encontrar alguém bem paciente para te atender. Se você estiver no Rio, pode tentar no 15º Ofício de Notas na rua do Ouvidor. Duas vezes que precisei de algo mais específico, fui muito bem atendido lá;


    2) Pode ser que o seu amigo tenha impresso a certidão e levado na PF e pedido para alguém lá carimbar e assinar. Aí sim, nesse caso, teria que ter reconhecido firma e apostilado;


    3) Pode ser que seu amigo esteja se referindo a alguma certidão de antecedentes criminais de algum outro país onde ele tenha morado? Aí nesse caso também, precisaria da apostila no país de origem do documento;


    4) Poooode ser que seu amigo não tenha impresso a validação no verso, ou enviou a validação em uma folha separada, ou a validação não corresponde à certidão - por exemplo, se ele imprimiu a certidão e esqueceu de imprimir a validação e então fez outra certidão mas só imprimiu a validação... aí não tem correspondencia...


    5) Seria de grande valia se você pudesse colar o texto ou uma foto da carta/email com essa exigência. Ficaria como orientação para os colegas do fórum. Você pode apagar os dados pessoais (nome, número do processo...)


    Boa sorte!

  • @Danimoura salvo engano, todo documento a ser apostilado que contiver assinatura precisa ter autenticação da mesma.

    Documentos gerados eletronicamente, com assinatura digital, não podem ter firma reconhecida. O reconhecimento de firma é apenas para assinaturas de próprio punho.

    Acredito que, por esse motivo, não seja possível apostilar esse documento.

    Os amigos foristas mais experientes poderão corroborar ou corrigir essa informação.

  • @Danimoura

    Poderiam informar se as certidões de antecedentes criminais devem ser apostiladas, mesmo com a validação?

    Não. só a validação basta, pois pode ser consultada a veracidade do documento pelo código impresso na certidão.

    Falo isto, porque tenho um amigo que entrou pela via de judeus sefarditas e foi exigido o apostilamento. Ele enviou para ACP Porto.

    Nunca ví essa história. Quem exigiu? tem carta de exigência?

  • analuisapbanaluisapb Member
    editado March 2023

    O processo da minha mae finalmente for pra bolinha 2 verde. Nao sei precisar o dia pois nao acompanho diariamente.

    Ele foi entregue em out/21. Alguem tem ideia do atual tempo que esta levando depois que cai na bolinha 2?

  • @analuisapb

    o da minha mãe demorou 3,5 meses. Da 2 verde para a 7 marrom

  • Normalmente eu consultava umas vez por mês, mas no início de março/23 vi que o processo do meu pai (neto de portugueses) mudou para o número 2, desde então verifico todos os dias!

  • Olá, @analuisapb. Qual a idade da sua mãe? Deu entrada no processo com algum pedido de urgência? Obrigado.

  • @cataturj ,


    O processo da mae da @analuisapb tem prioridade. Ela tinha 79 anos quando entrou com o processo, segundo a planilha.


    @analuisapb , pode confirmar por favor o número do processo? É 12.5xx/22 mesmo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.