Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1356357359361362776

Comentários

  • @Criscarvalhoma , vou mandar mensagem privada para você. Tira uma foto das exigências e manda por lá

  • @Leticialele já tirei as fotos… ok vou esperar a sua msg

  • Cris, Veja o envelope com a bolinha no canto direito da tela, e clique nele.

  • @@gandalf :-) já consegui visualizar a bolinha e já mandei pra ela as fotos , vou aguardar ela retornar com as respostas por aqui :D pelo meu entendimento acho que só estão pedindo a certidão de nascimento de minha mãe :-)

  • @Criscarvalhoma , já respondi!

    Sim, eles querem a certidão de nascimento de sua mãe, para ver se ela foi registrada na menoridade pelo português.

    Mandei uma minuta de Requerimento para você mandar junto com a certidão.

  • @Leticialele poxa obrigada :-D obrigado a todos vocês :-D

  • @gandalf @guimoss @Leticialele Passando só para lembrar aos mestres, para pôr na planilha o motivo da exigência do meu processo… “mandei e-mail pela manhã e recebi o retorno no mesmo dia final da tarde com a resposta” Tenham todos uma excelente noite com DEUS… :-)

  • Pessoal, boa noite!!


    Gostaria de agradecer imensamente toda a ajuda que tive aqui, vocês são incríveis! Ontem recebi a senha do processo de neto do meu pai, após 136 longos dias de espera e ansiedade, rsrsrs.

    Seguem alguns detalhes:

    Precisei da retificação de certidão. Utilizei a UPS para coleta de assento apostilado em Portugal (3dias) com o pagamento feito por aqui, através do site. (postei na seção de apostilamento/retificação também)

    Enviei o processo via UPS, que chegou em 3 dias também em Lisboa.

    E agora, total de 136 dias de espera pela chave.

    Em paralelo, já estou ajudando 2 familias para seguirem com o processo também.

    Muito obrigado @Leticialele @gandalf @guimoss e a todos os outros participantes.

  • jaimeqzjaimeqz Member
    editado February 2022

    Se puderem adicionar a planilha, é 138xx/22

    Enviado em 17/09/2021

    Senha: 31/01/2022

  • editado February 2022

    @jaimeqz

    Reveja os dados e complete os que faltam, como idade, forma de pgto, etc.

    A planilha pede a DataRecepção dos docs na CRCentrais, não a data de Envio. Você obtém a data pelo rastreio DHL ou Sedex/EMS. Seu processo mais provavelmente deu entrada na CRC em 17/10, e não como informado 17/09. Verifique na linha 26. Acaso mandou o processo carta normal ou por SEDEX?

    Se não tiver como verificar, ficará com a data que possui mesmo.

  • Bom dia @Leticialele @gandalf @guimoss e a todos do fórum…

    lá na planilha, obrigado pelas modificações, porém uma dúvida… a “certidão de nascimento exigida, não seria do meu AVÔ PORTUGUÊS ??? Apesar que somente para fins de “descobertas” kkkkk a minha AVÓ era tbm filha de portugueses, porém nascida no Brasil. Enfim.. só pra retificar a planilha… Se quiserem também adicionar a minha idade, 46 anos(requerente)

  • @Criscarvalhoma

    A Leticialele já leu a exigência e lhe respondeu qual foi, e lhe explicou por que. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275957/#Comment_275957

  • @gandalf tem razão… correto! Porém “a certidão exigida seria da filha do PORTUGUÊS e não dá PORTUGUESA” kkkk

  • @gandalf outra dúvida: Eu nunca tive a Certidão de nascimento de minha mãe, porque ela se casou e o cartório retém a certidão de nascimento do casal. A dúvida é: Eu posso pedir direto a Certidão de nascimento de inteiro teor com cópia reprográfica já Apostilada ? …. Ou eu peço primeiro a 2ª via da certidão de nascimento dela atualizada para depois LEGALIZAR???

  • @gandalf

    Obrigada pelo retorno. vi que o registro na minha mae na planilha ja foi trocado de posicao depois que atualizei com os dados do processo. E vou manter o otimismo de que leve menos tempo pela idade :-) Vc tem uma sugestao de quanto em quanto tempo devo dar uma olhada no processo pra sondar em que fase esta? Vcs sabem se eh comum os emails de la (por exemplo, com as exigencias, caso haja) cairem na caixa de lixo eletronico? Porque o email que vai receber essas informacoes eh do meu pai e ele nem sabe ver isso direito. Entao, se for preciso, vou manter uma verificacao mais constante do site de acompanhamento.

  • @analuisapb

    Não há uma receita de bolo. Os que foram aprovados antes eram aprovados com 150 dias e concluíam com 180 dias.

    Como prática geral, uma olhada no último dia útil de cada mês seria o ideal. Ali você vai acompanhando os outros processos em azul, vé como andaram os outros processos, e vai formando o padrão de comportamento. A análise leva 5 minutos, uma vez por mês.

    Quando perceber que pode estar se aproximando do seu, passe para uma vez por semana se quiser uma precisão maior. A aprovação é particularmente importante, porque é o momento da decisão. Ou aprova com bola-6 verde, ou tem exigência e volta pra bola-4 laranja. Preste atenção ao texto abaixo das bolinhas. Ele é que determina pra você a fase atual. As bolinhas coloridas são só pra saber que mudou.

    Não precisa mais que isso. Se esquecer um mês, não será grande problema. Adianta muito pouco olhar todos os dias, e só lhe causa stress. Agora a próxima, só depois do carnaval. Siga o roteiro, e só faça um extra na quinta 16/Junho, antes das férias de verão lá, porque tudo pára por 2 meses. Se tiver uma exigência nessa época, e não responder logo, vai atrasar muito. Na quinta ainda tem tempo de reagir na sexta pra saber o que houve.

  • @Criscarvalhoma , na resposta que enviei, falei explicitamente ; "Está faltando, apenas, a certidão de nascimento de sua mãe, a filha do português."

    Você tem que ir ao Cartório em que ela foi registrada e pedir a certidão.

    Leve a carta de exigência, se criarem algum obstáculo, mostre ao escrevente ou tabelião.

  • @Leticialele

    Ela entendeu. Ela está só zoando comigo porque escrevi na planilha "certidão da filha da portuguesa", ao invés "da filha do português".

    Quem é português é o avô.

  • @Criscarvalhoma quando nos casamos, a certidão de nascimento vira o nosso registro ao invés da certidão de nascimento, mas isso não impede ninguém de ter o registro de nascimento quando necessário, por exemplo para processos de cidadania. Como a Leticia falou, com a carta de exigência de Portugal, eles não tem porque se recusar a gerar uma via nova da certidão de nascimento da sua mãe. Na verdade eles não podem nem recusar sem a carta, mas com a carta então, não tem como eles não produzir o documento. Boa sorte.

  • @gandalf rsrsrs rsrsrs rsrsrs rsrsrs rsr :D

  • @Leticialele tesoro, o que queria saber qual tipo de certidão…. Simples ou inteiro teor com cópia reprográfica e apostilada….

  • @Criscarvalhoma , sugeri que você pedisse por cópia reprográfica apostilada E uma inteiro teor digitada, sem apostila.

  • @raphafcruz sim, tesoro.. eu sei… eles não estão me negando não… eu é que sou lenta mesmo… porém tudo é pago separado… certidão simples é um valor, certidão inteiro teor com cópia reprográfica e apostilada é outro valor….

  • @Leticialele então seriam 2 certidões ??

  • @Leticialele porque eu mostrei aqui no cartório a carta da conservatória, eles disseram somente 1 certidão. Mas, ok vou solicitar as 2 …. Obrigada Letícia… :-D

  • @leticialele @gandalf TUDO FEITO:-D Certidão estará pronta dia 08/02/2022

  • Prezados, meus cumprimentos.

    Primeiramente quero agradecer a todos e principalmente aos ADMs/MODs pois todos compartilham muitas informações precisas e são sempre atenciosos com os membros.

    Quanto a meu caso, tenho algumas dúvidas. Pretendo entrar com o pedido para atribuição por netos. Meus avós são um brasileiro e uma portuguesa (Celestino e Felismina)

    Eu já tenho:

    • Uma certidão narrativa do assento de batismo de minha avó portuguesa. Ela veio da ilha da madeira. (Nessa certidão o nome dela está escrito como FELESMINA, com (FELEsmina - E-E)
    • Meu RG, atestado de antecedentes criminais e minha certidão de nascimento, onde consta que o declarante foi o meu pai (que é filho da portuguesa).
    • Certidão de nascimento de inteiro teor de meu pai, por cópia reprográfica, que está muito ruim de ler, mas consegui identificar que o meu avô é o declarante, o brasileiro no caso.


    Dúvidas

    1 - Os documentos na página 1 dessa discussão estão corretos/completos? (acredito que sim, mas é só para confirmar se não houve alguma alteração)

    2 - Quanto a certidão de inteiro teor de meu pai, vale a pena pedir um cópia da certidão "normal"? Ou então pedir a de inteiro teor "digitada"? Ou, mesmo estando ruim de ler, não precisa mandar outra?

    2.1 - Quanto ao meu avô (brasileiro) ser o declarante. Isso é um problema?

    3 - Meus avós casaram-se no brasil. Eu não tenho (ainda) a certidão de casamento deles. Preciso levantar esse documento?

    3.1 - Preciso fazer a transcrição do casamento em portugal?

    4 - Minha avó passou a assinar como FELISMINA de Jesus Souza depois do casamento. (Ou sempre assinou como i, não sei se foi só depois do casamento, o ponto é que está diferente em relação ao documento original de batismo). (Essa alteração de nome FELESMINA para FELISMINA é um problema?)

    5 - Eu nunca saí do país. Não tenho passaporte. Preciso comprovar isso de alguma forma, como uma carta de próprio punho? (pergunto isso pela exigência de atestado criminal em países onde morei depois do 16 anos...).


    Novamente, agradeço a atenção de todos!

    Atenciosamente,

  • @Yuri Souza Padua

    Se a portuguesa é sua avó, terá que transcrever o casamento de seus avós. Faça em um Consulado . Se tiver dúvidas a respeito, diga o estado em que mora e daremos instruções mais precisas.

    Quanto às dúvidas:

    1 - Os documentos na página 1 dessa discussão estão corretos/completos? (acredito que sim, mas é só para confirmar se não houve alguma alteração) Sim, estão corretos.

    2 - Quanto a certidão de inteiro teor de meu pai, vale a pena pedir um cópia da certidão "normal"? Ou então pedir a de inteiro teor "digitada"? Ou, mesmo estando ruim de ler, não precisa mandar outra? Tem que mandar uma certidão inteiro teor digitada, apostilada.

    2.1 - Quanto ao meu avô (brasileiro) ser o declarante. Isso é um problema? Terá que transcrever o casamento dos avós, como dito acima.

    3 - Meus avós casaram-se no brasil. Eu não tenho (ainda) a certidão de casamento deles. Preciso levantar esse documento? Sim, precisa de uma certidão de casamento inteiro teor digitada e apostilada, certidão da avó portuguesa (cópia simples) e certidão de nascimento do avô brasileiro.

    3.1 - Preciso fazer a transcrição do casamento em portugal? Sim, mas pode fazer em um Consulado aqui no Brasil.

    4 - Minha avó passou a assinar como FELISMINA de Jesus Souza depois do casamento. (Ou sempre assinou como i, não sei se foi só depois do casamento, o ponto é que está diferente em relação ao documento original de batismo). (Essa alteração de nome FELESMINA para FELISMINA é um problema?) Não é problema

    5 - Eu nunca saí do país. Não tenho passaporte. Preciso comprovar isso de alguma forma, como uma carta de próprio punho? (pergunto isso pela exigência de atestado criminal em países onde morei depois do 16 anos...). Tem que mandar a certidão de antecedentes criminais brasileira. No Formulário, em "Países em que residiu após os 16 anos", escreva BRASIL

    A certidão de antecedentes pode ser obtida aqui: https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

    No mesmo link, tem a validação.

    Depois de impressa a certidão, terá que imprimir a validação no verso.

    A validação aparece como um "pop up" e tem que dar Ctrl P para imprimir no verso da certidão.

    Não precisa apostilar

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.