Muito obrigado @Leticialele! Como sempre, muito prestativa!!!!
Moro em Sorocaba-SP.
Para a averbação do casamento, eu preciso do que? Pegar a certidão de nascimento do meu avô, a copia simples da certidão da batismo da minha avó, a certidão de casamento deles aqui no Brasil e levar tudo isso no consulado?
Inclui os dados, realmente chegou no dia 22-09-2021 lá na CRC devido a problemas com alguns voos da UPS naquela data, e ao invés de 3 dias, demorou 5, então no total foram 131 dias até 31-01-2022.
@Yuri Souza Padua , faça a transcrição no Consulado de Santos, que faz bem rápido. Não faça pelo Consulado em São Paulo!! Levam meses para concluir a transcrição!!
Após o cadastro concluído, vá à página de serviços consulares e veja qual tipo de transcrição de casamento se enquadra na sua necessidade e preencha o formulário no site, com seu login realizado.
Vale ressaltar que se o cidadão português for falecido, o Consulado exige que a transcrição do óbito seja feita, não sendo uma escolha do requerente querer ou não fazer esta parte.
UPS não tem tradição na Europa. Se não tiver DHL, use FEDEx, e pague mais caro. Você correu risco na sua escolha.
Uma breve comparação das empresas segue abaixo. Muitos empregados é uma empresa "inchada". Poucos empregados é uma empresa "pequena". Os dois são problema. Deve buscar empresas que tenham permeabilidade no mercado europeu, e saibam fazer desembaraço alfandegário com rapidez, e que atendam ponto-a-ponto. DHL, Fedex, Correios, UPS, USPS nessa ordem de qualidade. DHL, Correios, Fedex nessa ordem de custo-benefício da remessa.
Essa avaliação é feita para vocês quando se simplifica o mundo e apenas aconselha a enviar por DHL. Mas há outras vantagens.
"Embora a DHL seja uma ótima opção para remessas internacionais, não é uma opção viável para remessas dentro dos EUA. Como a DHL é uma empresa não americana, não é permitida a realização de voos domésticos entre aeroportos dos EUA." :-)
DHL: 550,000 empregados, headquarter em Bonn, Germany, de longe a mais forte entre as três gigantes
Fedex: 425,000 empregados em todo o mundo, headquarter em Memphis, TN, US
UPS: 481,000 empregados (399,000) based out of the US
USPS: 516,636 + 136,531 empregados, carrier mantida pelo governo dos EUA, barata(?), alto risco, (parceria com CTT)
Sedex/EMS: 99,000 empregados, mantida pelo governo do BR, Correios, Ministério das Comunicações, risco medio, (parceria com CTT)
Preciso enviar juntamente com o assento de batismo do português, uma inteiro teor digitada de óbito ou de casamento. OK
Acontece que ambas estao com a "data de nascimento "errada e
Na de óbito, além da data de nascimento ,o nome da maē esta TOTALMENTE diferente do assento (assento ...COUTINHO e óbito ...TAVARES DA SILVA)
Na de casamento, além da data nasc errada o nome do pai do portugues faltou o "JUNIOR" no final .
Naō consigo analisar o melhor caminho.
-Retificar a de casamento , data nasc do portugues e o JUNIOR do pai do portugues
ou
-Enviar a de casamento como está.( nasc e nome do pai errado)
(Retificar a de óbito nao é uma opçaō, pois para faze-la teria de retificar a de casamento primeiro, o que naō justifica)
Outros erros que reportei anteriormente na certidāo digitada ,consegui arrumar no cartório, porque foi erro de digitaçaō do cartório, mas estes acima estaõ errados no livro mesmo.
Sugiro que mande como está a certidão de casamento, somente para fixar o nome.
Claro que irão notar que pai e filho tinham o mesmo nome+apelido e irão entender a adição do Júnior como requerido pela lei brasileira, e vão ignorar porque a certidão portuguesa tem precedência.
Na pior das hipóteses, pedirão para retificar "Junior" do apelido, retirando o "apêndice", o que é pouco provável. Mas faça só se exigirem.
Mande os documentos normalmente, como se não houvesse o "Júnior" ali, nem a data estivesse errada. Veja o que dizem.
90% de chances de passar sem nenhuma exigência. O que não pode é haver dúvida sobre a filiação.
Outra opção é transcrever em PT o casamento realizado no BR. Se houver alguma exigência, vai saber logo em 20 dias. Se passar na transcrição, já sabe que não terá mais problemas. E se os dois eram portugueses, isso é obrigatório. Tem que transcrever.
Dùvida, uma tia fez o pedido de cidadania a bastante tempo, enquanto a mãe dela (e filha direta da portuguesa) ainda estava viva, ou seja, essa filha (irmão do meu falecido pai) se tornou portuguesa e passou para os meus primos.
Será que a certidão de casamento dos meus avós chegou a ser transcrita para esse processo? Como consigo verificar se a certidão de casamento/óbito chegou a ser transcrita? Tem algum site do governos português que é possível consultar?
O cartório cobra R$ 340,00 para retificar a certidao de casamento toda, mas naō sei se ficam com o assento de batismo original que vou precisar para o processo de neto.Se ficarem, teria de pedir outra em Aveiro.
@Yuri Souza Padua , se eles nasceram após 1911, peça uma certidão do avô pelo civil online, ao custo de 10 euros. Se o casamento foi transcrito, vai aparecer como averbação na certidão de nascimento dele,
A regra que permite a dispensa de transcrição quando o português é o declarante do filho antes de 1 ano de idade, tem limites.
Excecionam-se casos que requeiram prova do estabelecimento da filiação na menoridade, ou se suscitem dúvidas razoáveis sobre a identidade do progenitor português, fundadas em divergências significativas no nome desse progenitor.
Logo, se o Conservador entender que pode haver alguma dúvida, por uma divergência no nome ele pode sim pedir a transcrição, ou a retificação do nome na certidão de casamento. Principalmente se essa certidão vai ser usada para fixar o nome adotado na maioridade.
Entendo que pedirão a retificação do nome do pai na certidão de casamento brasileira do Joaquim.
A transcrição seria outra alternativa, porque o nome do progenitor ficaria com o nome nos documentos portugueses, que tem precedência.
Como você nunca deve ter feito uma retificação, não sabe ainda que a transcrição seria a rota mais fácil, e de decisão mais rápida, mas está prestes a descobrir. Comece buscando a certidão descritiva original do Arquivo, e mande entregar na PGR para apostilar em PT. Faça a petição para retificação no cartório. Vai dar algum trabalho, tem custo, mas é um caminho possível. Depois poderá reutilizar a certidão (que o cartório vai devolver), no processo de nacionalidade.
Ou arrisque sem fazer nem a retificação nem a transcrição, e torça para que não tenha uma exigência que lhe obrigue a fazer tudo isso pressionada pelo prazo. Só vai saber se deu problema daqui há 2,5 anos. Se houver, vai atrasar uns 3-4 meses no assento. Já terá esquecido até o nome do Joaquim, quando mais os caminhos para resolver o problema. Até as pessoas que te respondem serão outras. Hehe
Conheci o fórum há pouquíssimo tempo (coisa de uma semana) e achei bem interessante a proposta e, sobretudo, valiosa demais a troca de informações.
Hoje é meu primeiro comentário e antecipadamente já peço desculpas por pedir informações que sei que já foram tratadas neste tópico.
Comecei a ler (e o início da discussão é de 2017) na expectativa de encontrar a informação mas quando estava, sei lá, na 10o página depois de muito tempo lendo, percebi que não chegaria até a pagina 350. Por isso, então, minha dúvida provavelmente repetida.
Vamos lá, o que o Consulado ou as Conservatórias estão aceitando como prova de vínculo à comunidade portuguesa?
Faço a pergunta porque vou ajudar uma tia minha (neta de portugueses).
Para informações que podem ser úteis, digo que meu pai (também neto de português) pediu a cidadania antes do início da pandemia (não me recordo o ano direito mas consigo esta informação bem rápido). Reuniu os documentos sem ajuda de empresa especializada e deu entrada no processo. O dele demorou mais por causa da pandemia e, principalmente, porque negaram o pedido dele duas vezes (justamente por falta da prova de vínculo). Ele recorreu nas duas vezes (fiz o recurso e posso dar dicas e enviar modelo para quem quiser) e só conseguiu depois desses dois recursos.
Como o processo foi iniciado por ele, não me recordo do que ele juntou pra comprovar o vínculo, lembro só das alegações nos recursos (anteriores à pandemia também). Por isso minha pergunta sobre o que estão aceitando hoje como prova do vínculo.
Informo também que eu e meus irmãos pedimos nossa cidadania na segunda metade do ano passado (já como filho de português) e a obtivemos agora em janeiro. Estou no processo de transcrição do meu casamento e vou avisar, no tópico próprio, quanto tempo vai levar este procedimento de transcrição.
Fica aí, então, minha pergunta e minha disponibilidade pra auxiliar que precisar de ajuda (o que é difícil, porque vi que tem muita gente com muita informação boa no fórum).
olhei na lupa algo que respondesse minha dúvida mas não encontrei.
Quando o declarante de nascimento não foi, nem o pai(que tem a mãe portuguesa), nem a mãe, e sim o avô (linha materna)... como faz para fazer a perfilhação para o pedido de cidadania?
@mabego , tem que transcrever o casamento dos pais. Transcrito o casamento, tanto a paternidade quanto a maternidade estarão juridicamente estabelecidas.
A partir de novembro de 2020, o único vínculo dos netos com Portugal é o domínio do idioma. Para quem nasceu no Brasil, o domínio do idioma é presumido. Não precisa mandar nada!!
O meu processo é de neto e não se adequa a qualquer tipo de exceção. Meu processo é de 11/2020 ( já com a nova lei) está em análise.
Eu nao entendi muito bem "Netos: Estão recebendo a aprovação os processos de 04/2020. Estão recebendo o assento os processos que foram aprovados até 28/07/21.Respectivamente, processos recebidos em 01/20 -> aprovados 01/22. Recebidos 04/20 -> aprovados 07/21 -> concluídos 01/22 (33 meses)"
Alguém poderia me esclarecer mais uma duvida? Processo de meu esposo ( Neto de Português) 64 anos já fez 1 ano e 2 meses que esta em Lisboa e continua no numero 1 da Planilha. Será que deram uma parada devido á demanda de processos ?
@Rodrigo79 , quando vi "prova de vi...", logo pensei em prova de vida, questão que aparece muito por aqui!! Prova de vínculo há muito não perguntam! Desculpe, mais uma vez.
@Leticialele oi Letícia.. vou direto em você, porque já fizemos antes e queria saber se você poderia me ajudar mais uma vez em ler uma carta de exigência de um colega, pelo privado… pode ??
Comentários
Muito obrigado @Leticialele! Como sempre, muito prestativa!!!!
Moro em Sorocaba-SP.
Para a averbação do casamento, eu preciso do que? Pegar a certidão de nascimento do meu avô, a copia simples da certidão da batismo da minha avó, a certidão de casamento deles aqui no Brasil e levar tudo isso no consulado?
Atenciosamente,
@gandalf
Inclui os dados, realmente chegou no dia 22-09-2021 lá na CRC devido a problemas com alguns voos da UPS naquela data, e ao invés de 3 dias, demorou 5, então no total foram 131 dias até 31-01-2022.
Obrigado, vou acompanhando e atualizando!
@Yuri Souza Padua , faça a transcrição no Consulado de Santos, que faz bem rápido. Não faça pelo Consulado em São Paulo!! Levam meses para concluir a transcrição!!
Para seguir com o procedimento de transcrição pelo escritório consular em Santos, você deve realizar um cadastro no site do consulado, através do link: https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/login
Após o cadastro concluído, vá à página de serviços consulares e veja qual tipo de transcrição de casamento se enquadra na sua necessidade e preencha o formulário no site, com seu login realizado.
Vale ressaltar que se o cidadão português for falecido, o Consulado exige que a transcrição do óbito seja feita, não sendo uma escolha do requerente querer ou não fazer esta parte.
@jaimeqz
De nada, amigo.
Vc também ajudou muito, em especial, no tópico de apostilamento onde já deixei mais umas perguntinhas, rs.
Abraços
@jaimeqz
UPS não tem tradição na Europa. Se não tiver DHL, use FEDEx, e pague mais caro. Você correu risco na sua escolha.
Uma breve comparação das empresas segue abaixo. Muitos empregados é uma empresa "inchada". Poucos empregados é uma empresa "pequena". Os dois são problema. Deve buscar empresas que tenham permeabilidade no mercado europeu, e saibam fazer desembaraço alfandegário com rapidez, e que atendam ponto-a-ponto. DHL, Fedex, Correios, UPS, USPS nessa ordem de qualidade. DHL, Correios, Fedex nessa ordem de custo-benefício da remessa.
Essa avaliação é feita para vocês quando se simplifica o mundo e apenas aconselha a enviar por DHL. Mas há outras vantagens.
"Embora a DHL seja uma ótima opção para remessas internacionais, não é uma opção viável para remessas dentro dos EUA. Como a DHL é uma empresa não americana, não é permitida a realização de voos domésticos entre aeroportos dos EUA." :-)
Fontes:
https://www.lateshipment.com/blog/overview-of-fedex-ups-and-dhl/
https://en.wikipedia.org/wiki/United_States_Postal_Service
https://www.poder360.com.br/brasil/privatizacao-dos-correios-quase-100-mil-funcionarios-podem-ganhar-2-anos-de-estabilidade/
@gandalf SHOW ;-)
boa noite,
Preciso enviar juntamente com o assento de batismo do português, uma inteiro teor digitada de óbito ou de casamento. OK
Acontece que ambas estao com a "data de nascimento "errada e
Na de óbito, além da data de nascimento ,o nome da maē esta TOTALMENTE diferente do assento (assento ...COUTINHO e óbito ...TAVARES DA SILVA)
Na de casamento, além da data nasc errada o nome do pai do portugues faltou o "JUNIOR" no final .
Naō consigo analisar o melhor caminho.
-Retificar a de casamento , data nasc do portugues e o JUNIOR do pai do portugues
ou
-Enviar a de casamento como está.( nasc e nome do pai errado)
(Retificar a de óbito nao é uma opçaō, pois para faze-la teria de retificar a de casamento primeiro, o que naō justifica)
Outros erros que reportei anteriormente na certidāo digitada ,consegui arrumar no cartório, porque foi erro de digitaçaō do cartório, mas estes acima estaõ errados no livro mesmo.
o que me sugerem?
obrigada
@PatriciaM
Sugiro que mande como está a certidão de casamento, somente para fixar o nome.
Claro que irão notar que pai e filho tinham o mesmo nome+apelido e irão entender a adição do Júnior como requerido pela lei brasileira, e vão ignorar porque a certidão portuguesa tem precedência.
Na pior das hipóteses, pedirão para retificar "Junior" do apelido, retirando o "apêndice", o que é pouco provável. Mas faça só se exigirem.
Mande os documentos normalmente, como se não houvesse o "Júnior" ali, nem a data estivesse errada. Veja o que dizem.
90% de chances de passar sem nenhuma exigência. O que não pode é haver dúvida sobre a filiação.
Outra opção é transcrever em PT o casamento realizado no BR. Se houver alguma exigência, vai saber logo em 20 dias. Se passar na transcrição, já sabe que não terá mais problemas. E se os dois eram portugueses, isso é obrigatório. Tem que transcrever.
Boa noite a todos!
@Leticialele novamente, muito obrigado!!
Dùvida, uma tia fez o pedido de cidadania a bastante tempo, enquanto a mãe dela (e filha direta da portuguesa) ainda estava viva, ou seja, essa filha (irmão do meu falecido pai) se tornou portuguesa e passou para os meus primos.
Será que a certidão de casamento dos meus avós chegou a ser transcrita para esse processo? Como consigo verificar se a certidão de casamento/óbito chegou a ser transcrita? Tem algum site do governos português que é possível consultar?
Cordialmente,
@gandalf
No assento de batismo de Aveiro o nome do bisavó do requerente está com JUNIOR.
Na certidaō brasileira de casamento do avo do requrente , é que retiraram o junior do bisavo.
resumindo:
Nome do Requerente : O neto está ok Luiz
Nome da mae: ok Beatriz
Nome do avo: Joaquim está OK
nome do bisavo do requerente: Manoel..."JUNIOR" ( consta no assento de batismo, mas nao consta da certidao de casamento do Joaquim)
Acho também pouco provável cair em diligencia.
Transcrever o casamento em Pt acho que vai onerar muito , uma vez que naō precisa, pois a esposa do português é brasileira.
Vou mandar a de casamento como está entāo , desconsiderando a data nascimento errada.
@gandalf
O cartório cobra R$ 340,00 para retificar a certidao de casamento toda, mas naō sei se ficam com o assento de batismo original que vou precisar para o processo de neto.Se ficarem, teria de pedir outra em Aveiro.
@Yuri Souza Padua , se eles nasceram após 1911, peça uma certidão do avô pelo civil online, ao custo de 10 euros. Se o casamento foi transcrito, vai aparecer como averbação na certidão de nascimento dele,
@PatriciaM , os cartórios não ficam com as certidões originais, Eles próprios tiram cópias para o processo de retificação.
@PatriciaM
A regra que permite a dispensa de transcrição quando o português é o declarante do filho antes de 1 ano de idade, tem limites.
Excecionam-se casos que requeiram prova do estabelecimento da filiação na menoridade, ou se suscitem dúvidas razoáveis sobre a identidade do progenitor português, fundadas em divergências significativas no nome desse progenitor.
Logo, se o Conservador entender que pode haver alguma dúvida, por uma divergência no nome ele pode sim pedir a transcrição, ou a retificação do nome na certidão de casamento. Principalmente se essa certidão vai ser usada para fixar o nome adotado na maioridade.
Entendo que pedirão a retificação do nome do pai na certidão de casamento brasileira do Joaquim.
A transcrição seria outra alternativa, porque o nome do progenitor ficaria com o nome nos documentos portugueses, que tem precedência.
Como você nunca deve ter feito uma retificação, não sabe ainda que a transcrição seria a rota mais fácil, e de decisão mais rápida, mas está prestes a descobrir. Comece buscando a certidão descritiva original do Arquivo, e mande entregar na PGR para apostilar em PT. Faça a petição para retificação no cartório. Vai dar algum trabalho, tem custo, mas é um caminho possível. Depois poderá reutilizar a certidão (que o cartório vai devolver), no processo de nacionalidade.
Ou arrisque sem fazer nem a retificação nem a transcrição, e torça para que não tenha uma exigência que lhe obrigue a fazer tudo isso pressionada pelo prazo. Só vai saber se deu problema daqui há 2,5 anos. Se houver, vai atrasar uns 3-4 meses no assento. Já terá esquecido até o nome do Joaquim, quando mais os caminhos para resolver o problema. Até as pessoas que te respondem serão outras. Hehe
BOM DIA A TODOS :-)
Boa noite.
Conheci o fórum há pouquíssimo tempo (coisa de uma semana) e achei bem interessante a proposta e, sobretudo, valiosa demais a troca de informações.
Hoje é meu primeiro comentário e antecipadamente já peço desculpas por pedir informações que sei que já foram tratadas neste tópico.
Comecei a ler (e o início da discussão é de 2017) na expectativa de encontrar a informação mas quando estava, sei lá, na 10o página depois de muito tempo lendo, percebi que não chegaria até a pagina 350. Por isso, então, minha dúvida provavelmente repetida.
Vamos lá, o que o Consulado ou as Conservatórias estão aceitando como prova de vínculo à comunidade portuguesa?
Faço a pergunta porque vou ajudar uma tia minha (neta de portugueses).
Para informações que podem ser úteis, digo que meu pai (também neto de português) pediu a cidadania antes do início da pandemia (não me recordo o ano direito mas consigo esta informação bem rápido). Reuniu os documentos sem ajuda de empresa especializada e deu entrada no processo. O dele demorou mais por causa da pandemia e, principalmente, porque negaram o pedido dele duas vezes (justamente por falta da prova de vínculo). Ele recorreu nas duas vezes (fiz o recurso e posso dar dicas e enviar modelo para quem quiser) e só conseguiu depois desses dois recursos.
Como o processo foi iniciado por ele, não me recordo do que ele juntou pra comprovar o vínculo, lembro só das alegações nos recursos (anteriores à pandemia também). Por isso minha pergunta sobre o que estão aceitando hoje como prova do vínculo.
Informo também que eu e meus irmãos pedimos nossa cidadania na segunda metade do ano passado (já como filho de português) e a obtivemos agora em janeiro. Estou no processo de transcrição do meu casamento e vou avisar, no tópico próprio, quanto tempo vai levar este procedimento de transcrição.
Fica aí, então, minha pergunta e minha disponibilidade pra auxiliar que precisar de ajuda (o que é difícil, porque vi que tem muita gente com muita informação boa no fórum).
Perdões pelo "textão".
Rodrigo
Boa tarde,
olhei na lupa algo que respondesse minha dúvida mas não encontrei.
Quando o declarante de nascimento não foi, nem o pai (que tem a mãe portuguesa), nem a mãe, e sim o avô (linha materna)... como faz para fazer a perfilhação para o pedido de cidadania?
@Rodrigo79 , aceitam prova de vida feita em Cartório OU a assinatura do formulário no Consulado que atenda ao local da residência do Requerente.
Parabéns pelas conquistas!!
@mabego , tem que transcrever o casamento dos pais. Transcrito o casamento, tanto a paternidade quanto a maternidade estarão juridicamente estabelecidas.
@Leticialele
entendi, já que o declarante é o avô e este aparece na certidão de casamento dos pais da criança...
Obrigada!!!!!!
Obrigado Leticialele mas eu estava me referindo à prova de vínculo (efetiva ligação à comunidade portuguesa).
@Rodrigo79 , desculpe pela resposta errada!!!
A partir de novembro de 2020, o único vínculo dos netos com Portugal é o domínio do idioma. Para quem nasceu no Brasil, o domínio do idioma é presumido. Não precisa mandar nada!!
@gandalf
Olá Gandalf ! Obrigada pelo retorno
O meu processo é de neto e não se adequa a qualquer tipo de exceção. Meu processo é de 11/2020 ( já com a nova lei) está em análise.
Eu nao entendi muito bem "Netos: Estão recebendo a aprovação os processos de 04/2020. Estão recebendo o assento os processos que foram aprovados até 28/07/21.Respectivamente, processos recebidos em 01/20 -> aprovados 01/22. Recebidos 04/20 -> aprovados 07/21 -> concluídos 01/22 (33 meses)"
você poderia ,por favor me explicar melhor ?
Obrigada.
@Leticialele , excelente notícia!!!
Olá! Boa Tarde á todos.
Alguém poderia me esclarecer mais uma duvida? Processo de meu esposo ( Neto de Português) 64 anos já fez 1 ano e 2 meses que esta em Lisboa e continua no numero 1 da Planilha. Será que deram uma parada devido á demanda de processos ?
Obrigada
@Rodrigo79 , quando vi "prova de vi...", logo pensei em prova de vida, questão que aparece muito por aqui!! Prova de vínculo há muito não perguntam! Desculpe, mais uma vez.
@RoseMoraes , o processo da minha prima chegou lá dia 9 de dezembro de 2020 e não saiu do lugar...
@Leticialele oi Letícia.. vou direto em você, porque já fizemos antes e queria saber se você poderia me ajudar mais uma vez em ler uma carta de exigência de um colega, pelo privado… pode ??
@Criscarvalhoma , você abriu um Fórum'?? hahahahaha
Pode mandar no privado.
@Leticialele @RoseMoraes aff, meu processo foi recebido em 11/12/2020 e também continua na bolinha 1 verde. É muita ansiedade rsrs.