Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1568101169

Comentários

  • @Mariza Guerra obrigado pela orientação.

    De acordo as informações, o melhor modelo seria o 2º pois eu serei o requerente mas não encontrei no formulário onde inserir o nome adotado após o casamento a não ser no primeiro modelo. Teria problemas se utilizasse esse?
  • @André

    Você poderá incluir essa parte de mudança de nome no requerimento mais apropriado para o nubente requerente.
  • @Mariza Guerra já alterei seguindo sua sugestão. Obrigado.
  • @Mariza Guerra

    Acabei de receber de PD e-mail com o documento para preenchimento. Está um pouco diferente mas já têm a opção de colocar a alteração do nome após o casamento. Achei estranho não vir solicitando a Nacionalidade. Na transcrição eu não deveria mencionar que sou nacional Português? Só têm a opção abaixo:

    Naturalidade:
    Se nasceu em Portugal: Freguesia: ______________________________ Concelho:_________________________
    Se nasceu no Brasil: Município:__________________________Estado:__________________________________
    Filiação:_____________________________________________________________________________________

    Devo incluir essa parte no documento?

    Nacionalidade dos nubentes à data do casamento:
    Nacionalidade do nubente: ……………………………………
    Nacionalidade da nubente: ……………………………………

  • @Andre

    Naturalidade é onde a pessoa nasceu: cidade, estado, país. Não importa se tem uma outra nacionalidade.

    Se você possui a nacionalidade originária, isto é, de pai para filho, preencha - nacionalidade do nubente à época do casamento: Portuguesa.

  • @Mariza

    Possuo nacionalidade originária, mas devo preencher nacionalidade Portuguesa mesmo que na data do casamento ainda não a tivesse ainda?
  • @André

    Sim. Originária é desde o nascimento.
  • PRNPRN Member
    Olá @Mariza Guerra, boa noite!
    Na hipótese do modelo 2, o requerimento deve ser assinado por ambos os nubentes, ou pode ser assinado apenas pela declarante, no caso minha mâe?
    Abs
  • @PRN

    Boa noite,
    Apenas a assinatura do declarante.
  • PRNPRN Member
    Obrigado @Mariza Guerra, sempre atenciosa!
  • Boa tarde! Acho que encontrei uma luz no fim do túnel aqui, pois não consigo agendar o consulado do Rj. Preciso fazer o processo de atribuição. Minha mãe é portuguesa e meu pai brasileiro. Olhei minha certidão de nascimento, e o declarante foi meu pai.

    Será necessário a transcrição do casamento? Pois o problema é que não sei o paradeiro do meu pai. O que minha mãe tem é a certidão de nascimento dela original de Portugal, acho que a certidão de casamento e um papel de separação. Como se fosse uma carta.
    Será que eu consigo? Alguma maneira de pular o processo da transcrição? Eu tento ligar no consulado rj mas ninguém atende. E tento marcar data e nunca há data disponível. Se alguém poder me ajudar no processo agradeço.
    Pelo que li, devo seguir o modelo 1. Mas quais documentos tenho que enviar alem do formulario, Certidão de nascimento minha? De meus pais? Ou apenas a de casamento deles? E quanto a separação? Pois eles casaram e se separaram.

    Desde ja obrigado.
  • @ribeiro

    Terá que transcrever o casamento dos seus pais. Documentos:
    Assento de sua mãe;
    Certidão de nascimento inteiro teor apostilada do seu pai;
    Certidão de casamento inteiro teor apostilada;
    Xerox autenticado da identidade do requerente - você poderá requerer;
    Requerimento assinado no cartório com reconhecimento de firma por autenticidade.
    Vale postal 120 euros.

    Antes de sua atribuição será preciso fazer essa transcrição mesmo que tenham se separado depois.
  • @MarizaGuerra seu Post está me dando esperanças, pois não consigo contato com o consulado do RJ.

    Minha mãe é Portuguesa, possui certidão de nascimento original. Meu pai é brasileiro. Eles se casaram e depois se "separaram", não teve um divorcio. Tem apenas um papel de separação, onde minha mãe continuou com o nome de casada. Minha mãe tem a certidão de casamento.

    O problema é que não sei o paradeiro do meu pai, nem se está vivo.Na documentação que vou enviar, vi que preciso enviar a certidão de nascimento do meu pai também. Consigo essa certidão de alguma maneira?

    Outra questão, preciso enviar esse papel de separação? Ou não há necessidade, já que o nome de minha mãe continua de casada.

    Estou com medo de enviar errado.

    Se eu conseguir a certidão de nascimento de meu pai, acho que terei tudo, correto?

    - Certidão de nascimento de minha mãe portuguesa
    - Certidão de nascimento de meu pai
    - Meu passaporte ( tem menos de 10 anos de emissão )
    - Requerimento modelo 1 com firma reconhecida
    - Certidão de casamento

    Por fim, vi em outros sites, que algumas coisas deveriam ter o "reconhecimento" do consulado local e em outros citavem até Itamaraty. Há de necessidade neste processo?

    Desde já agradeço.

  • Obrigado! Vi sua resposta agora. Acabei enviando outra pergunta acima. Com a dúvida do papel de separação, se envio ou não. Só falta dar um jeito de localizar a certidão de meu pai.
    Obrigado.
  • @ribeiro

    Nenhuma informação sobre a separação será necessária.
    A legalização de certidão é feita em cartórios por meio da apostila de Haia. Nada de Consulado e Itamarati.

    Terá que conseguir a certidão de nascimento do seu pai. No processo de separação pode ter pistas onde obtê-la.
  • Mais uma vez, obrigado!
  • @ribeiro_thi complementando a @Mariza Guerra na certidão de casamento tem várias pistas, nome, data de nascimento, naturalidade, nome dos pais. Veja em qual cidade ele nasceu e procure os cartórios de registro civil e peça busca, fiz isso para localizar a do meu pai que também não tinha e deu certo.
  • @Daniel Henriques Muito Obrigado. Final de semana irei na casa da minha mãe pegar os documentos, e na próximo semana começo a caçada. Última pergunta, não querendo abusar. Após a minha atribuição, posso passar para minha esposa?

    Mais uma vez, obrigado.
  • @ribeiro_thi pode desde que cumpra os requisitos. Para cônjuge tem que comprovar ligações com Portugal, a maneira mais fácil é ser casado com nacional português há pelo menos 5 anos ou 3 anos caso tenham filhos em comum e esses também sejam portugueses.
  • @Ribeiro_thi v[a at[e o cart[orio onde foi registrado o casamento dos seus pais, e peca para desarquivar as certidões, pode ser que tenha uma via da certidão de nascimento do seu pai arquivada no cart[orio. Foi assim que consegui descobrir o cartorio onde minha avò foi registrada. desculpe pelos erros de digitacão, meu teclado esta desconfigurado.
  • Obrigado Alexandre ! Vou fazer isso sim!

    @Daniel, quando eu conseguir a atribuição, esta retroagi ao meu nascimento, certo? Sou cadado a 7 anos. Então quando eu tiver um filho, minha esposa terá direito? Ou terei que atribuIr a Cidadania ao meu filho primeiro?
  • @ribeiro_thi sim, você será português desde o momento do nascimento. Após seu processo faça a transcrição do seu casamento, como você já é casado fazem 7 anos sua esposa já poderá dar entrada no processo de nacionalidade dela ao final da transcrição. Note que o tempo de casamento exigido são 5 anos sem filhos OU 3 anos com filhos.
  • Valeu!
  • @Daniel, tem um porém. Eu tenho União estável, reconhecida em cartório no ano passado com data retroativa a 2012 pelo que li. No Brasil, serve como documento para colocar por exemplo, como dependente em planos de saúde. Sabe se as conservatorias vão aceitar isso como casamento? No momento que eu solicitar a transcrição para depois solicitar a nacionalidade dela. Ou exigem certidão de Casamento mesmo.
  • @ribeiro

    A união estável precisa ser homologada na justiça portuguesa, através de advogado, para ser reconhecida.
  • @Mariza Guerra, desculpe mas surgiu uma dúvida. A cópia simples do assento português pode ser a retirada através do site registo civil online? Questiono porque é um documento muito simples e não sei se seria o suficiente. Ainda não recebi a certidão pelos correio.

  • @André Abraão pode ser sim. Nela tem os dados importantes como número do assento, dados pessoais, etc.
  • @Daniel Henriques muito obrigado.
  • @André se o assento estiver informatizado, essa cópia on line serve.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.