Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

18911131469

Comentários

  • @vlad Na certidão de nascimento está Júlia da Mata e casamento Júlia da Mata também, mas depois do casamento ela passou a usar fo nome Júlia de Freitas. Isso nao aparece na certidão de inteiro teor.
    Entretanto, nos registros de minha vó (filha dela) o nome dela já consta como Julia de Freitas. É normal isso?
  • @Gabriela o Freitas deve ter vindo no marido da sua bisavó? Qual o nome dele?
  • @vlad sim, o nome dele é João de Freitas Moinheiro
  • @GabrielaKraemer então ta explicado o Freitas.Sua avó passou a usar o sobrenome do marido.Só informar q na certidão de nascimento da sua avó , O Freitas é por conta do sobrenome do marido da mãe dela (sua bisavó).
  • @vlad sim, mas isso não devia estar escrito na certidão de inteiro teor? Fiquei com receio por não estar especificado
  • Amigos, quanto tempo demora para este processo ser concluído, logo após a documentação ter chegado em Portugal?
  • @Heron Portuga Geralmente 20/30 dias. Em 20 dias envie um email para lá ou entre em contato com a linha de registros
  • Já dei entrada na atribuição da minha mãe, após isso vou fazer a transcrição do casamento dela e minha atribuição, posso enviar 2 processos em envelopes separados dentro de um único envelope de frete ?
  • @rafaelgouveia Ponta Delgada não tem balcão de nacionalidade. Não são todas conservatórias que aceitam processos que dependem um do outro junto, tente dessa maneira por Tondela.
  • Eu ia tentar por ACP fazer os dois de uma vez.
  • @rafaelgouveia ACP não faz transição de casamento.
  • Boa noite,

    @vlad...falei no outro post mas acho que pelo que tenho lido o ideal seria fazer a transcrição da minha avó por PD.
    Estava vendo a relação dos documentos e tenho.uma dúvida.
    Os documentos de minha avó estão ok (a portuguesa). Porem, o marido dela (meu avô) é falecido e não encontrei a certidão de Nascimento dele.
    Tirei a certidão negativa
    Você acha que eles aceitam?

    Obrigada,
  • @Danvanuchi PD está sem conservadora e não está aceitando certidão negativa e a 4 Crc é bem exigente.Tente achar a certidão de nascimento do seu avô.
  • Pessoal, uma dúvida conforme comentado acima mas não tive resposta. Na certidão de inteiro teor não deveria constar que minha bisavó mudou o seu nome após o casamento? Pergunto porque não é citado nem que mudou nem que manteram o mesmo nome, mas na certidão de nascimento de minha vó ela já consta com o nome de casada. Isso pode dar problema? Melhor mandar um outro documento explicando alguma coisa?
  • @Gabriela Kraemer,
    sim. Isso pode dar problema.
    Você pode ver com o cartório porque não houve a troca de nome averbada.
    Ou pode enviar uma cartinha, explicando a situação, e dizendo que nos documentos brasileiros, ela usa o nome de casada.
  • @vlad eu ja procurei em todas da região dele. Infelizmente não encontramos. . o consulado aceita. Estou pensando em fazer com eles e aí eu já peço carta o cidadão e passaporte junto
  • @marcia obrigada. Fui ao cartório e informaram que na certidão de casamento não consta porque ela é muito antiga (1923) e nessa época a mulher sempre passava a usar o nome do marido, então era meio "obvio", não precisava anotar. E na certidão de nascimento de minha vó consta o nome de casada da minha bisavó porque não era necessário mostrar documentos para fazer o registro, era auto declarativo, então ela se identificou com nome de casada e pronto. Falou que isso é muito comum, então vou mandar uma carta explicando e ver no que dá, porque pelo que o cartório falou, não é passível de alteração. Poderia entrar com uma ação judicial mas ainda assim no inteiro teor não sairia, por ser cópia do livro.
  • Boa tarde estou fazendo a transcrição de casamento dos meus pais, mas vou mandar como se fosse ele requerendo (meu pai agora tem a cidadania saiu em Janeiro mas não chegou a certidão ainda apenas recebi a numeração por email)

    .Duvidas do preenchimento requerimento 2.

    1- O nubente 1 e 2
    dados preenchidos pessoais OK
    Residência habitual: ENDEREÇO ATUAL

    2- Declarantes: NOME DO CASAL
    1° NUBENTE
    2°NUBENTE

    3- nacionalidade à data do casamento
    1° NUBENTE:brasileiro
    2°NUBENTE: brasileira
    ( pois pelo que entende- se os 2 eram brasileiros qd se casaram) Ou agora ele é português, mas qd casou era brasileiro ainda.

    4- PREENCHIDO CONFORME CERTIDÃO DE CASAMENTO- OK

    5- Se um dos nubentes for estrangeiro
    Residência à data da celebração
    1° NUBENTE e 2°NUBENTE: PRRENCHI CONFORME ESTÁ NA CERTDAO DE CASAMENTO .

    Primeira residência conjugal: NAO TEM NADA ESCRITO NA CERTIDÃO ONDE ELES FORAM MORAR (MAS TENHO O EMDEREÇO)
    Nesse caso deixo em branco? Pois li em post que não devo colocar endereço ou algo que não esteja certidão.

    6- Na data e assinatura : COLOCO O NOME DO REQUERENTE PARA ELE ASSINAR EM CIMA?

    Li em um post p colocar no rodapé o email p contato. OK

    Mas algo importante, a certidão do meu pai que saiu em Janeiro não chegou ainda e não sei se demora p chegar, tenho que mandar cópia da certidão português ? Ou só a numeração serve?
    Caso possa ser só a numeração onde coloco o numeração?

    Obrigada mais uma vez é desculpa pelo post grande.
  • @Josi Pereira se o processo de nacionalidade foi por atribuição (por ser filho de português) a nacionalidade a época do casamento é portuguesa, se foi aquisição (por ser neto de português) então fica brasileira.
    Pode apenas informar o nome dele, o número / ano / local do assento em um papel a parte, não precisa mandar cópia da certidão portuguesa.
  • @Daniel Henriques foi por atribuição o pai dele era o português.
    Fiquei na dúvida por estar escrito:

    nacionalidade à data do casamento
    ( Que entendo que se fosse qd se casaram)

    Entendi, obrigada.
  • @Josi Pereira é que por atribuição a nacionalidade retroage ao momento do nascimento, então quando ele casou já era português. É meio complicado entender mas é assim que funciona.
  • @Josi legal as dúvidas, eu tinha as mesmas e estou fazendo o mesmo processo que você.
  • @Gabriela Kraemer,
    isso. Manda uma carta explicando.
    Ideal seria uma declaração do cartório, mas duvido que façam.
  • Pessoal, boa tarde !

    Se puderem me ajudar com algumas dúvidas que não consegui encontrar em pesquisa no forum, seria sobre a transcrição de casamento de minha mãe através do formulário 2 via Ponta Delgado. Ficarei bastante grato pela ajuda !

    1. Conforme orientação da Mariza Guerra, eu poderia enviar apenas os dados do assento em um papel separado, ao invéz de enviar o documento/certidão que ainda irei receber do ACP ?
    Pegunto isso, porque liguei na LR e me disseram que o processo de atribuição da cidadania de minha mãe já teve a decisão favorável, e que agora eu teria que apenas aguardar chegar o assento em minha residência. Então mandei um e-mail para o ACP solicitando o nr. do assento. Caso eu consiga a informação do assento por e-mail, eu poderia já enviar para fazer a transcrição de casamento mesmo antes de recebe a certidão em casa.

    2. Conforme orientação da Mariza Guerra, coloquei a nacionalidade de minha mãe como Portuguesa (meu pai é brasileiro), mesmo sabendo que na época do casamento ela ainda não tinha o assento português. Agora fiquei na dúvida se teria que preencher este ponto do formulário descrito abaixo, e se tiver que preencher..., eu deveria colocar o mesmo endereço da época antes/depois do casamento no campo "O nubente", "A nubente" e "Primeira residência conjugal", considerando que na época da celebração eles já moravam juntos no Brasil e permaneceram no mesmo endereço por um longo período após o casamento ?

    Se um dos nubentes for estrangeiro
    Residência à data da celebração:
    O nubente: ……………………………………………………………….…… … …….………
    A Nubente: ………………………………………………………….…… …...................…..
    Primeira residência conjugal: …………….…………………………………………..……...

    Grato,

    /Flavio Marcilio
  • @Flavio Marcilio
    1 - Se conseguir o número do assento pode mandar dessa maneira sim. A informação é que teve decisão favorável ou que já foi feito o registro? Decisão favorável quer dizer que o conservador já deu o despacho favorável ao processo mas pode ser que ainda não esteja registrado o assento.
    2 - Se sua mãe foi atribuída ela é reconhecida como portuguesa desde a data do nascimento então quando ela casou já era portuguesa. Os dados relativos a residência devem constar na certidão de casamento inteiro teor, basta copiar o que consta lá.
  • editado February 2018
    Valeu Daniel, você sempre dando uma força !

    Então, sobre a decisão favorável, eu não perguntei a LR se já era o registro, mas de qualquer forma o que a LR disse que já estava na fase de envio do assento a minha residência, e que isso poderia ocorrer em até 1 mês, aí deduzi que talvez já esteja registrado o assento. Mandei e-mail, vou aguardar a resposta do ACP.

    Bom domingão pra você !

    /Flavio Marcilio

  • Boa tarde!
    Já li várias vezes o post, porém continuo com algumas duvidas no preenchimento do formulário! Me desculpem, mas se alguém puder me ajudar.
    1) eu farei a minha transcrição de casamento, devo utilizar o formulário 2, certo?
    2) No campo o nubente e a nubente, no espaço destinado a residencia habitual o que devo colocar? Meu endereço atual ou apenas, cidade, estado e país na data do casamento?
    3) Eu tenho a nacionalidade por atribuição, então serei eu a declarante, requerente, certo?
    4) No campo nacionalidade do nubente, a minha será portuguesa, certo?
    5) No campo, se um dos nubentes for estrangeiro, no caso será meu marido que é o brasileiro, certo? E qual a residência que devo preencher na primeira residencia conjugal?
    Obrigada, Patrícia
  • @PATRICIA SA
    1 - sim, utilize o segundo modelo.
    2 - clique seu endereço completo, é para esse endereço que será enviada a certidão ao final do processo
    3 - qualquer um dos nubentes pode ser o solicitante.
    4 - correto
    5 - copie o que constar na certidão de casamento inteiro teor.
  • Olá Daniel Henrique,
    Obrigada pelos esclarecimentos, mas ainda continuo com dúvidas em relação aos itens 2 e 4.
    Na primeira pagina desta discussão, a Maritza Guerra diz que no formulário 2, na parte o nubente e a nubente devemos colocar o endereço que consta na certidão de nascimento, mais para frente li que deveríamos colocar somente a cidade, estado e país e agora você está me informando que devo colocar a residência atual.
    Já no item se um dos nubentes for estrangeiro, quanto a residência à data da celebração, devo colocar somente a residência do meu marido, no caso o brasileiro, que consta na certidão de casamento.
    Obrigada, Patrícia.
  • @PATRICIA SA nas explicações ela escreve "Residência habitual: cidade, estado, país atual.", eu estou lhe dizendo para colocar o endereço completo pois é para esse endereço que será enviada a certidão de casamento ao final do processo. Residencial habitual = local onde você mora
    Residência à data da celebração e primeira residência conjugal se referem aos dados constantes da certidão de casamento. Preencha esses campos para ambos.
    Qual sua dúvida no item 4? Eu confirmei o que você já pensava ser o correto...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.