Consulados - Acompanhamento de Processos

1414244464753

Comentários

  • hemanuelhemanuel Member
    editado July 2021

    @Alves isso é pouco, do meu pai demos entrada dia 02/02/2020, e quando perguntamos sobre o processo respondem ; “ sem data para a previsão de saída.

  • editado July 2021

    @Alves

    Nacionalidade pelo consulado muito raramente é uma boa escolha.

    Consulados somente processam nacionalidade de filhos, art-1C por inscrição. Todos os outros são enviados a Lisboa.

    Mas fiquei curioso. Essa nacionalidade que deu entrada é do marido boliviano, pelo casamento? Se for pelo casamento o consulado apenas ajunta um montão de processos e manda para Lisboa, e pode ser acompanhada online com muito mais riqueza de detalhes do que essa consulta ao consulado.

    Pode obter a senha ligando para a Linha de Registos, ou por e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt fornecendo o nome completo do requerente, data de nascimento, filiação e endereço, informando a modalidade e que o processo foi enviado pelo consulado. https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade

  • Bom dia a todos


    Eu gostaria de saber pela experiência de vocês. Sobre quem esteve em presenças consular no estado de SP em quanto tempo demorou para chegar o cartão cidadão e o passaporte em sua residência na modalide urgência?

  • Pessoal, tenho uma má notícia, recebi e-mail do consulado de São Paulo e somente agora, 1 ano e 4 meses depois de dar entrada no pedido de nacionalidade, eles enviaram à Conservatória dos Registos Centrais. E já avisaram que irá demorar mais outros 8 meses ou mais. Ou seja, meu pedido vai finalizar em dois anos ou mais.

    Então é isso:

    2021-07-16 Aguarda integração, CRCentrais

    2021-07-12 Processo encaminhado ao Sector

    2020-12-11 Processo encaminhado ao Sector

    2020-03-10 Boleto pago


    PS: @gandalf esse não é o caso do marido boliviano rs. É meu pedido de nacionalidade por atribuição (filho).

  • Caros colegas, depois de um bom tempo o processo da minha mãe sofreu atualização a 3 dias atras, segue o que aparece no site do consulado.


  • Prezados do Fórum,

    Estou também com um caso de atribuição de nacionalidade que dei entrada no Consulado em São Paulo agora em 06/2021.

    Agradeço pela postagem do @fecarmeluti em relação ao histórico de prazos do pedido.

    Caso algum outro colega que tenha dado entrada no processo no Consulado SP em 2020 possa postar o histórico aqui, seria de grande ajuda para que os que estão na fila possam ter noção de como está a velocidade de atendimento e quais processos estão sendo analisados hoje em dia.

    Grande abraço a todos.

  • vitorvqmvitorvqm Member
    editado October 2021

    Olá a todos,

    Por acaso recebi hoje um e-mail do meu processo e gostaria de compartilhar com os demais para ficarem cientes dos prazos para os processos de atribuição do Consulado Português de São Paulo.

    O conteúdo do email foi:

    "O seu pedido de nacionalidade já foi executado e encaminhado à Conservatória dos Registos Centrais (em Lisboa) para a devida integração no sistema português. O tempo de espera varia de acordo com o volume de pedidos naquela conservatória, que no momento é de mais de 8 meses. Por gentileza queira, por favor, aguardar nosso contato."

  • Oi Vitor, obrigado pelo seu feedback. Eu lí todo esse tópico tentando acalmar meus anseios após dar entrada no meu processo de cidadania por atribuição junto ao Consulado de São Paulo.

    Meu status ainda está na etapa boleto pago, portanto, ainda tenho um longo caminho pela frente. Com o seu processo pude ter uma ideia do que esperar, visto que no ato da minha entrevista para assinatura dos documentos a atendente me deu uma estimativa de 1 ano e meio para a finalização do processo.

    Agradeço se você puder continuar postando suas evoluções e assim também farei quando tiver algo no meu. Dessa forma os próximos continuarão tendo esse rico material para se pautar.

    Forte abraço a todos.

  • @Felipencs O meu caso é igual ao seu, ainda encontra-se na etapa "boleto pago". Dei entrada no processo para meu filho (atribuição) em 08/07/2021 e até agora nada :(

    O do @vitorvqm foi dado entrada um pouco antes do meu.. vamos ver se muda o status logo.


    Abs


  • Oi pessoal!

    Dei entrada no processo de atribuição de nacionalidade no Consulado de São Paulo em janeiro de 2020. Apenas mês passado (setembro de 2021) o status mudou para Aguarda integração, CRCentrais e recebi a mesma mensagem por email que o vitorvqm ("O seu pedido de nacionalidade já foi executado e encaminhado à Conservatória dos Registos Centrais (em Lisboa) para a devida integração no sistema português. O tempo de espera varia de acordo com o volume de pedidos naquela conservatória, que no momento é de mais de 8 meses. Por gentileza queira, por favor, aguardar nosso contato.")

    Até ai tudo bem, já estava conformado que a resposta e finalização do processo seria, pelo menos, na metade do ano que vem (2022). Só que ontem (outubro 2021) recebi a seguinte mensagem por email: "O serviço por parte do Consulado já foi finalizado. Dependendo do tipo de pedido, irá receber os documentos na morada que informou nos próximos dias. Depois de colocarmos esta menção, o processo ainda demora alguns dias para sair daqui pois passa por vários sectores (assinar, emitir certidões, fazer ofício, envelopar, seguir para expedição e depois finalmente seguir para o correio ou motoboy e entregar). Por isso, aguarde um pouco mais." Ao entrar no sistema atualizou para "Documentos enviados, processo concluído".

    Na hora eu animei, mas depois fiquei preocupado da reposta ser indeferido pela integração ter sido rápida. Alguém já teve experiência ou leu algo parecido (sei que logo a resposta chegará em casa, mas a ansiedade está me consumindo...)??? Para contextualizar, meu avô paterno é português. Minha minha conseguiu a cidadania em 2018. Em 2019 fizemos a transcrição de casamento dela com meu pai (eles são divorciados há quase 20 anos, mas estavam casados no meu nascimento) e assim que deu certo, já dei entrada no meu processo.

    Obrigado!!!


  • @lucas_campos, eu diria que é estranho mesmo e eu ficaria também receoso, pois o da minha mãe teve seu status alterado para aguardando integração em 27/07 e desde então permanece no mesmo.

    O que você pode fazer é solicitar através do civil online o seu registo de nascimento, caso já tenham emitido mesmo você recebera ela e ai poderá dar entrada no cartão cidadão e passaporte. Caso seu processo tenha sido indeferido (o que acho difícil visto que você não recebeu nenhum comunicado anterior de que seu processo possuía alguma pendencia), você recebera um e-mail do civil online informando que nenhum registo de nascimento foi localizado em seu nome.

  • Oi @fecarmeluti, muito obrigado pela mensagem e pela dica. Ontem mesmo já fiz a solicitação e pagamento e, há poucos minutos, recebi umas mensagem de que o pedido de certidão de registro foi concluído e com o código de acesso. O documento obtido é o seguinte (ocultei algumas informações com "x"):


    Isso significa então que deu certo né (e já posso comemorar)???

    OBS: apenas para corrigir o contexto na minha mensagem acima, meu avô MATERNO é português. Ai na sequencia minha mãe conseguiu a cidadania, fez a transcrição de casamento e, ao que tudo indica, a minha saiu agora.

  • @lucas_campos, parabéns você é o mais novo Portuga com Registo de Nascimento. Com esse documento você ja pode agendar para dar entrada no seu cartão cidadão e passaporte.

    Uma duvida, qual seria a sua idade? Pergunto isso pois tenho visto em outros tópicos que os requisitante que tem idade superior a 75 anos (não é regra, mas pelo que eu vi é o mais comum) estão tendo prioridade na análise de documentos, despacho e criação do registo de nascimento. Estou comentando isso pois a diferença da entrada do seu processo para o da minha mãe é de cerca de 3 meses - o seu em janeiro e o dela em março, ambos em 2020. Seu processo teve uma integração muito mais rápida que o processo da minha mãe - no seu caso foi menos de um mês desde a integração para a conclusão do processo. No caso da minha mãe esta no status de aguardando integração desde 22/07/2021.

    O que me vem em mente pode ser a questão da idade do requisitante, minha mãe atualmente tem 56 anos, e assim como o meu processo (eu dei entrada no meu processo como Neto, em 2018 e só teve seu despacho favorável em Junho/2021, e ainda estou aguardando a criação do meu registo - eu tenho 30 anos), estamos aguardando a criação do registo. A previsão para a emissão do registo no caso de processo de netos é de 6 a 8 meses após o despacho favorável, então tenho considerado o mesmo prazo para o processo da minha mãe, mas vendo o seu caso e pela proximidade das datas de entrada do processo, a única variável seria a idade do solicitante.

  • @fecarmeluti obrigado!!! Fiquei bem feliz. Também achei bem estranho. Mas que bom que foi uma surpresa boa. Já vou organizar para dar entrada no cartão cidadão, atualmente estou na Finlândia e a embaixada aqui (com serviço consular) não tem site específico para que eu possa pegar informações de como proceder. Mas logo me respondem…

    Completei 30 anos em agosto, logo, dei entrada com 28 anos. Ou seja, não tinha prioridade nenhuma e eu estava esperando essa resposta só pro meio do ano que vem (e com sorte…). Realmente não sei o que que aconteceu com o meu caso.

  • @lucas_campos , realmente é muito imprevisível a conclusão desses processos. A plataforma, tanto do consulado como a de Portugal mesmo, faltam, informações que pra mim são básicas mas importantes (como qual conservatória esta seu processo, sua posição na fila, etc), mas acredito que em algum momento chegamos lá.

    Aproveite muito essa conquista e bom frio finlandês!

  • @lucas_campos estás de parabéns pela nacionalidade. E concordo muito @fecarmeluti disse, e para lhe esclarecer é qualquer processo feito nos consulados vai para a CRC de Lisboa. E de facto há uma ENORME desorganização, o meu pai por exemplo pediu a nacionalidade por conservação no dia 03/02/2020 e até hoje nada ! E o duro é que no consulado não tem como acompanhar, não tem acompanhamento Online, você manda e-mail de respondem não sei quantos meses e a resposta é sempre a mesma. Sem data de saída, enfim. É uma grande loucura, que até da pena.

  • @lucas_campos

    O seu assento indica que a nacionalidade foi feita no Consulado de São Paulo. Os consulados têm autoridade para fazer nacionalidade de filhos (art-1C) por inscrição. Não mandam para PT. É feito pelo consulado que você entregou.

    Somente alguns tipos de processo são enviados a CRCentrais de Lisboa. Netos, casamento, sefarditas, etc.

  • @hemanuel Sim! É desorganizado mesmo nesse sentido. Foram meses sem o processo sair do "boleto pago", e, quando muda, não sabemos que pé que está.

    @gandalf Obrigado pela resposta! Mas isso não afeta nada no ponto de vista prático né?

    Queria agradecer a todo o Fórum também... infelizmente só descobri aqui depois de ter dado certo e quebrado a cabeça sozinho... mas vocês tem me auxiliado bastante nesses últimos dias que estive aflito :)

  • @gandalf bom dia meu caro.

    Agora que você comentou, fiquei com uma duvida. Em nenhum momento o processo (ou os documentos), dos requisitantes que deram entrada no processo via consulado, transitam pela CRC Lisboa, digo fisicamente falando? Pergunto isso, pois se não me engano, em alguma troca de emails que minha mãe teve com o consulado, eles informaram que o processo dela se encontrava em Lisboa para ser averiguado.

    E como eu segui essa lógica, pra mim estava fazendo sentido essa demora para a emissão do registo de nascimento dela, uma vez que imaginei que com a mudança para '' Aguardando Integração "", ele tinha caido na pilha de processos que estão em Lisboa para a criação de Registo, mas como você mesmo disse que os consulados tem autonomia para a criação do registo localmente, agora me preocupa esse quase 3 meses em que o status do processo da minha esta, se compararmos ao do Lucas que em menos de 30 dias teve o registo emitido.

  • Meu processo em Lisboa de cidadania de neto foi concluído em fevereiro de 2021, entao no consulado de sp preenchi o requerimento, paguei o boleto e enviei as documentações por correio para o mesmo.. desde então estou aguardando cartão cidadao e passaporte.

    ontem liberou o agendamento pelo site porém você clica nas datas e nao da pra selecionar horários, aparece sempre data indisponível em qualquer data, não sei o que fazer, alguém está passando por isso?

    obrigado.

  • @lucas_campos

    Isso afeta muito do ponto de vista prático. São caminhos distintos: na Conservatória é feito por declaração, mediante o form-1C (que é a declaração), tem um número de processo que pode ser acompanhado até concluir, quando então regista e recebe o número de assento. No Consulado é feito por inscrição, não tem form nem acompanhamento do processo. Só fica sabendo quando regista e recebe o número do assento.

    A conversa de vocês sobre "ser desorganizado", "não sabemos em que pé está", "é imprevisível", etc decorre de seu desconhecimento sobre os mecanismos do processo. Pelo Consulado é uma maneira, e não pode ser confundido com o outro caminho pela Conservatória. É uma mera ignorância sobre a metodologia em cada caso. Não quer dizer que não tem organização. Quer dizer que é diferente do que você imagina.

    A transcrição de casamento só funciona por inscrição, e se comporta parecido. Você entra com o processo e fica sabendo quando ficar pronto. Você pode fazer pelo consulado, entra no consulado com os documentos, e sai com o assento de casamento da transcrição na mão. (agora mudou o processo por causa da pandemia, mas ainda funciona assim em alguns consulados).

    https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade

    Quem pode consultar?

    Qualquer pessoa que tenha pedido a nacionalidade portuguesa pode consultar online o estado do seu pedido de nacionalidade, desde que tenha o código de consulta. (ter pedido = por declaração que quer ser português, o form-1C)

    No entanto, há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido:

    # atribuição de nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português (inclui consulados)

    -o-o-o-o-

    @fecarmeluti

    Se for um processo de filho, art-1C, os documentos ficam no consulado. Eles têm autoridade para fazer a inscrição da nacionalidade.

    A análise dos documentos nunca passa por Lisboa. Os documentos não vão para PT nem em papel, nem digitalmente. Tudo é no consulado.

    Há algumas exceções em que o Consulado fica obrigado a mandar para Lisboa. Não é o caso de brasileiros, pelo acordo PT-BR.

    No entanto, para outras modalidades, como netos art-1D, casamento art-3, filhos Sefarditas art-2, e vários outros, o consulado só junta a papelada, extrai o que lhe compete, põe a papelada no malote e manda para Lisboa. O Consulado é um intermediário apenas. Nesses casos você poderá acompanhar o processo online normalmente. Tem número de processo igual.

  • @lucas_campos @fecarmeluti

    Como podem ver nesse relato, pessoas fazem opção consciente por uma modalidade ou outra, sabendo o que esperar.

    Funciona por inscrição pelo consulado, e também quando o processo dá entrada pessoalmente em PT. Muitos que querem "aproveitar uma viagem de turismo e entregar o processo na conservatória", não se dão conta de que dependendo do que fazem pode afetar profundamente o andamento do processo.

    Isso afeta muito do ponto de vista prático.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/264019/#Comment_264019

  • @gandalf Nossa, muito obrigado pela explicação :)

    Realmente não tinha (e ainda não tenho) noção de todo esse processo. Apenas dei entrada no senso comum e por sorte deu certo. Como disse, infelizmente só fui procurar algo específico sobre o processo agora e encontrei o fórum. Com certeza teria me ajudado e adiantado se tivesse buscado essas informações antes.

    O que eu quis perguntar com "afetar na prática" não era na prática durante o processo, mas agora que já tenho o assento, se mudaria alguma coisa em relação se tivesse sido por declaração ou, após pegar o cartão de cidadão, os direitos e obrigações seriam iguais.

  • @lucas_campos

    Depois que tem o assento não muda absolutamente nada. São dois caminhos diferentes de chegar ao mesmo resultado.

    Agora você é português desde o seu nascimento, com todos os direitos e deveres. Com o assento você pode pedir o Cartão do Cidadão e o PEP (passaporte eletrônico português), e se quiser, com esses dois documentos, viajar, residir, e trabalhar em qualquer país da UE. Pode se tornar presidente da república em PT se quiser. :-)

  • @gandalf quando me referi a desorganização não é que eu não saiba disso, eu sei que os processos feitos no consulado não tem seguimento on-line, me refiro que os processos são numerados em função da data de entrada. E já vi muitas vezes pessoas com processo 265262/2020 por exemplo , e pessoas com processo 8282771/2020 e eles dizem que analisam por ordem cronológica, e os que foram entrados depois saírem primeiro, a isso me refiro. Um abraço

  • @hemanuel

    A planilha é colaborativa. As pessoas se esquecem, erram na informação, usam um advogado que dá entrada por elas e não conta que só mandou o processo 3-4 meses depois do que ela pensa, e coisas assim.

    A percepção das pessoas é que varia. E cabe a você conviver com os error da melhor maneira que puder.

    Na planilha do ACP, que é muito mais ordeira que a de netos, tem uma entrada abaixo da linha amarela, e eu me recuso a dar entrada na ordem que obviamente está com um erro de 3-4 meses. Num processo que dura 6 meses não tem como aceitar isso.

    Num processo de netos que demora 3 anos, um mês a mais ou a menos, a gente relega. Senão não tem planilha. Ou convive com o que tem, e com o tempo as pessoas vão aprendendo como funciona, ou não tem nada, e é cada um por si.

    Isso não significa que na Conservatória as coisas estejam desorganizadas ou fora de ordem. Pode ter um caso aqui ou ali que sai da norma, mas no geral eles caminham muito bem... e em ordem. É isso o que eu vejo refletido na planilha.

    Os dados muito antigos, muitos vieram de relatos imprecisos, se é lixo que entra, é lixo que sai. Cabe a você fazer a triagem.

    O processo chega, é escaneado, é numerado pelo sistema, na ordem, e começa a existir. E caminha em ordem até o final.

    Para ser exato, na verdade há dois sistemas em uso:

    • SITPRO – Sistema Integrado de Tratamento Processual - Os processos de nacionalidade são actualmente tramitados nessa aplicação
    • SIRIC - Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil - Os atos e processos de registo consulares, Registos de Nascimento, Óbito, Casamento

    Daí já percebe a diferença primordial entre processos na Conservatória e no Consulado. São sistemas diferentes. Processos diferentes.

  • @hemanuel

    Só como ilustração, tomemos o processo da "Projeto Bigode" na planilha linha 175. Todos os dados ali foi ela quem preencheu, não altere. Vou usar apenas como uma ilustração do que eu disse. (bastou buscar um que saía muito fora do padrão)

    Ela disse que chegou lá 28/10/18. Na verdade ela entregou pessoalmente no balcão da CRCentrais, chegou lá às 4:30 da manhã. Ela não tinha informado, e eu mudei agora. Altera a dinâmica, porque numeram ali no balcão mesmo, e já entra na fila.

    Depois pela planilha, concluiu dia 07/01/20. Na verdade pelo relato recebeu o Despacho de aprovação 01/07/20. A princípio disse que tinha concluído, e depois mudou para Aprovado.

    Depois ela relata novamente que concluiu dia 06/10/20.

    Todos os processos abaixo dela marcavam mais de 1020 dias, e pela planilha o dela levou 438. Pelo relato deveria ser 711 dias (excelente). Andou rápido porque tinha imóvel em PT, morava em Newark-NJ (comunidade histórica portuguesa), e zilhões de provas de laços efetivos.

    Mas nessas circunstâncias, pode-se confiar em alguma coisa ali? Fica difícil, mas foi a percepção dela. Ela esperava que completasse em 18 meses, e completou em 23,5. Baseado nisso você vai dizer que as conservatórias aprovam processos até 300 dias antes uns dos outros? O relato foi fidedigno, mas a anotação na planilha não foi. Mas olhando o conjunto de processos relatados, é que você forma sua opinião.

    1) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/192278/#Comment_192278 - deu entrada 28/10/18

    2) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/178389/#Comment_178389 - 4:30am, e provas de ligação efetiva

    3) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/218559/#Comment_218559 - aprovação em 01/07/20

    4) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/227748/#Comment_227748 - conclusão de fato 06/10/20

    5) na planilha

    Logo acima na linha 174, tem o martinsfer com pedido de urgência.

    Recebido 29/10, Despacho 10/08/19, Conclusão 10/08/19.

    Pelo relato, diz que foi "aprovado ontem" 01/10/19. O assento foi criado dia 08/10/19. Num processo de 12 meses, um erro de 60 dias.

    6) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/207512/#Comment_207512 - aprovação "ontem" 01/10/19

    7) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/207758/#Comment_207758 - assento criado "hoje" 08/10/19

    Parece que essa transposição de dia e mês aparece algumas vezes. Talvez um erro de conversão de planilhas, ou para quem mora nos EUA como a "Projeto Bigode", para ela o normal era informar MM/DD/AA e não como no BR onde é DD/MM/AA.

    Assim, você vai corrigindo os que vê, e convive com os erros aqui e ali. Boa sorte no seu processo.

  • diogocyrineudiogocyrineu Member
    editado November 2021


  • Vejo que o último que postou aqui (@lucas_campos ) demorou 7 meses para avançar do ponto em que o meu processo está agora.


    O meu também é um processo de nacionalidade e passaram aí uns 8 meses e meio após o processo ser "encaminhado ao sector - consulado"

    Posto aqui para os demais acompanharem, se tiverem mais pessoas em época similar a minha que puderem compartilhar, agradeço.


    Abraço

  • @Diogo na verdade somente ahora o teu processo começará a “contar”, na verdade os consulados são mais rápidos do que mandar por correio. Só que no caso de São Paulo são muitos processos, e até encaminhar para o sector e começarem a analisar leva muito tempo. Eu sou angolano , e como aquí poucas pessoas pedem a nacionalidade portuguesa, a média tem sido duas semanas até 1 mês no máximo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.