Consulados - Acompanhamento de Processos

1404143454653

Comentários

  • @mlsoares O nosso processo foi pelo Consulado de SP.

    Mandei o email ontem para o endereço rcentrais.consulados@irn.mj.pt com seguintes informações (Conforme a indicação do @Daniel Henriques) :

    1) Seu Nome,

    2) Nome da Mãe,

    3) Nome do Pai,

    4) Que consulado foi feita a solicitação,

    Estou aguardando a resposta ainda.

  • Obrigada @lealcami, acabei de enviar um e-mail para eles também, solicitando informações.

    Qualquer novidade eu posto aqui.

  • QuaQua Member

    @mlsoares Fiz pelo vice consulado de Recife. Num email anterior da CRC me pediram nome, data de nascimento e filiação. Nesse específico dos consulados eu botei apenas o consulado durante o texto que explicava a situação. E meu nome foi na assinatura da mensagem. E eles conseguiram achar no sistema. Acredito que porque meu nome é estranho e o vice consulado daqui é menor e deve ter menos processos.

  • QuaQua Member

    @mlsoares Lembrei que no email anterior da CRC que me pediram dados, pediram pra avisar sobre possíveis mudanças de nome. Então caso sua tia tenha alterado o nome (por exemplo, decorrente de casamento), deve ser bom esclarecer.

  • mlsoaresmlsoares Member
    editado June 2020

    @Qua, @lealcami e @Daniel Henriques

    Muito obrigada pela ajuda !!!

    A CRC não estava encontrando o processo, pois eu havia informado o nome de casada da minha tia quando na verdade deveria ter informado o nome de solteira.

    Acabei de receber um e-mail da CRC com os seguintes dizeres:

    "Localizado o processo, vai ser reencaminhado á senhora Conservadora a quem o mesmo está atribuído. Logo que haja evolução (assento integrado ou necessidade de solicitar alguma diligência ao Consulado), comunicaremos por esta mesma via."

    Muito bom saber que o processo não está parado por algum problema do consulado, agora é esperar pacientemente e torcer para que dê tudo certo.

    Qualquer novidade eu informo a todos !

  • Boa noite gente, ontem meu pai entrou em contato com o consulado e eles responderam que o processo dele ainda esta por integrar na conservatória, voces sabem o que isso significa?

  • @IsisGoncalves19, processos feitos pelo consulado tem o trâmite um pouco diferente. O consulado faz o assento de nascimento e depois remete o processo para Lisboa aonde a documentação é revista e daí feito o registo no sistema. Estar por integrar quer dizer que está na fila para ser analisado.

  • zitzit Member

    Pessoal fiz meu procedimento todo da cidadania direto pelo consulado de Santos em Agosto de 2019 e como eu vi aqui que muitos indicaram o email para contato rcentrais.admin@irn.mj.pt , ontem mesmo mandei um email com meu dados e hoje eles me retornaram com essa resposta

    "Exmª Senhor

    Dada a enorme quantidade de processos instruídos pelos Consulados diariamente, ,  esclarece-se que os processos em reapreciação, isto é, com diligencias solicitadas aos Consulados, de acordo com orientação superior,    encontram-se a ser reapreciados nesta Conservatória, de acordo com a data de entrada do processo em sistema e no caso presente, também do seu posicionamento(antiguidade) na lista de diligências tratadas (no caso, diligência pedida ao Consulado em 18 de setembro e tratada em  26 de setembro de 2019) , podendo por isso a sua reapreciação poder estar sujeita a alguma demora, não sendo contudo possível dar previsão para a finalização do processo.

    Logo que o processo seja reapreciado, isto é logo que o assento seja integrado ou haja necessidade de solicitar mais alguma diligência ao Consulado, comunicaremos a V.Exª no seguimento do presente email."


    Alguém pode me ajuda a simplificar essa resposta deles??? Traduzir o que pode esta realmente acontecendo ??

    Sou novo aqui no fórum

    Abraçossss

  • mlsoaresmlsoares Member
    editado July 2020

    @zit,

    Me parece uma resposta padrão, eu recebi a mesma resposta quando solicitei informação sobre o processo da minha tia, a única coisa que muda no conteúdo do e-mail são as datas, pois ela deu entrada em 15Outubro de 2019, com diligência pedida ao Consulado em 18 Junho2020 e tratada no mesmo dia.

    Pelo que eu entendi, ambos processos continuam na fila para serem re-analisados e se estiver tudo certo, seguir com o registro (assento) de nascimento. O problema é que não dão um prazo estimado para esta re-análise.

  • zitzit Member

    @mlsoares

    Muito obrigado , então só nos resta mesmo é esperar ou vou tentar ligar lá via skype mesmo porque tenho uma certa urgência para resolver isso o quanto antes...

  • mlsoaresmlsoares Member
    editado July 2020

    @zit,

    Boa sorte zit, qualquer novidade por favor compartilhe aqui para que a gente possa acompanhar.

  • Olá Pessoal!

    Voltando aqui pra contar que após algumas trocas de email entre o CRC de Lisboa e o Consulado, finalmente o processo foi concluído e meu marido já recebeu o documento de Lisboa em que dá conta de seu nascimento! :)

    Agora vamos fazer todo o processo de transcrição de casamento + Cartão Cidadão + Passaporte! Depois é pedir o reconhecimento dos nossos filhos!

    Obrigado mesmo pela ajuda de vocês! Se não tívessemos entrado em contato com o CRC diretamente, acho que ainda estaria na mesma!!

  • zitzit Member

    @lealcami

    O email que você usou para conversar com o pessoal de Lisboa foi esse rcentrais.consulados@irn.mj.pt ??? Ou seria outro ???

  • Boa noite pessoal!

    Passando aqui para informar que o processo da minha tia após 1 ano da entrada finalmente foi concluído!!!

    Recebi um e-mail da CRC Lisboa informando sobre o assento e entrei em contato com o Consulado de Santos para certifcar que eles já estavam com a informação.

    Pelo que percebi, existe um tempo razoavelmente grande (mais de 1 semana) entre o registro do assento em Portugal e a atualização do sistema do consulado de São Paulo (Santos).

    Agora ela vai iniciar o processo de transcrição de casamento + Cartão Cidadão + Passaporte e, esperar pacientemente pela conclusão dos mesmos :-)

    Obrigada por toda troca de informação e ajuda que este forum nos proporciona !!!! 

  • Caros colegas foristas tudo bom?

    Minha mae deu entrada no processo dela pelo Consulado Geral em Sao Paulo no inicio desse ano, seu agendamento para apresentacao dos documentos se deu um Marco/2020 e devido a pandemia e o lockdown em SP o Consulado ficou fechado ate Setembro, porem ate o presente momento, apos cerca de 3 meses da reabertura do Consulado em SP, o processo dela continua sem nenhuma atualizacao, nos contatos que fizemos com o Consulado nos foi dada uma resposta generica de que devemos aguardar e qualquer atualizacao sera apresentada no site do Consulado.

    Alguem em situacao parecida com a minha?

    Obrigado a todos!

  • Depois de mais de 1 ano (cadastro em 02/10/19), meu processo ainda consta como "Processo encaminhado ao Sector". Essa única movimentação aconteceu em 17/07/20. Não conheço ninguém que teve o processo nessa situação, alguém aqui teve? O próximo status será "Aguarda integração"? Esse prazo está dentro do padrão? Obrigado.

  • O meu TB estava encaminhado ao setor, agora consta documentos enviados e processo concluído

  • Obrigado @Juliano84 ! Se não for abuso, você lembra mais ou menos quanto tempo levou para sair desse status? Queria ter alguma noção se o meu processo está dentro do padrão para não perturbar o consulado à toa...

  • Apenas dando um update em relacao ao meu caso. Consegui contato com o consulado de SP e me informaram que atualmente estao analisando os processos qus deram entrada em Outubro/2019.

  • @fecarmeluti

    Você conseguiu contato telefonico no número 11 3084 1800?

  • Quando o Consulado informa que o serviço foi finalizado significa que a documentação foi encaminhada para Portugal ou que a nacionalidade já foi concedida? Obrigad

  • @thomaztropiano consegui uma resposta via email.

    @Luiz_Carlos19 apenas para termos uma noçao de tempo, quando tempo mais ou menos teve entre o status de "documentos encaminhados ao setor" e a conclusao do seu processo? Agradeceria, pois como tantos aqui ficamos nessa ansiedade de quando nossos processos irao finalizar.

  • @Juliano84 voce saberia informar quanto tempo levou seu processo para mudar de status de encaminhado ao setor ate processo concluido?? Seu processo foi realmente finalizado? O processo da minha mae esta a 4 meses no status de encaminhado a setor e nao conseguimos mais respostas do Consulado.

  • Pessoal, bom dia! Estou com processo de atribuição de nacionalidade em andamento junto ao Consulado de São Paulo.

    Em 07/03/2020 estive no consulado para entregar os documentos e o boleto pago.

    Em 11/12/2020 apareceu o status "processo encaminhado ao sector".

    Já estamos em maio/2021 (14 meses) e nada de finalizarem. O mesmo procedimento para o meu pai demorou menos de 1 ano.

    E-mails pro consulado ou não respondem ou dão resposta padrão (Nos últimos meses recebemos uma quantidade de pedidos muito superior à nossa capacidade de execução. Por isso ainda há vários processos antes do seu por executar, não sendo possível estipular um prazo para analise e conclusão.)

    Alguém sabe quanto tempo está demorando todo esse trâmite? Sempre fico com uma pulga atrás da orelha (do tipo: será que perderam meu processo / esqueceram / etc).

    Alguém na mesma situação? Alguém que teve seu processo finalizado recentemente pode informar quanto tempo demorou?

  • @Alves , os processos feitos pelo Consulado não podem ser acompanhados online. Resta esperar, infelizmente.

  • @Alves estou com o processo da minha mãe no mesmo status que o seu e é da mesma época inclusive, ela foi ao consulado dia 06/03/2020, e mudou em 16/12/2020 para Processe encaminhado ao Sector, e ai agora ficam as duvidas:

    Que Sector (Consulado em SP ou Portugal?)?

    Isso significa o que? Qual o real status do processo?

    E também obtivemos as mesmas respostas genéricas quando encaminhamos e-mail a eles, de que simplesmente temos que aguardar e qualquer mudança será atualizada no site, mas já se passaram quase 6 meses desde a última atualização e ate agora nada. Já já chegamos ao prazo de 18 meses que o Consulado da para a conclusão dos processos e duvido que serão finalizados nesse prazo.

    Paralelamente tenho meu processo como neto rolando desde Dezembro/2018, logo também chega ao prazo de 30 (sim TRINTA) meses estipulado por Portugal para a conclusão do processo e até agora nada também. Já pensei em solicitar o arquivamento do meu processo e aguardar a finalização do processo da minha mãe para dar entrada novamente no meu como filho, só que diretamente em Portugal, no Arquivo Distrital de Porto, mas com a ausência de informações concretas de prazos fica realmente difícil de tomar qualquer decisão.

  • @fecarmeluti , os prazos infelizmente estão assim, meu pai deu entrada dia 02/02/2020 pelo consulado e até aqui nada.

    Quando perguntamos, apenas respondem o seguinte :


    “ Informa-se que o seu processo será apreciado por ordem cronológica de entrada, conforme determinado superiormente, sujeita a alguma demora atendendo ao elevado número de pedidos e aos constrangimentos do regime de teletrabalho (Covid 19), que podem conduzir a um maior período temporal na análise dos processos, pelo que logo que possível será prestada nova informação.”

  • @hemanuel exatamente a mesma resposta que recebemos quando encaminhamos um e-mail a eles

  • Boa noite a todos,

    Pessoal que comentou logo acima, que deram entrada no consulado no inicio de 2020 (mais ou menos de janeiro a abril), alguma novidade?

    O meu continua encaminhado ao sector (11/12/2020)... dei entrada em 07/03/2020.

    Ta bizarra toda essa demora, fiz o do meu pai e da minha tia anteriormente e foi muito mais rápido, 12 e 8 meses respectivamente.

    O meu já está caminhando para 16 meses.

    Detalhe: verificando como foi o andamento do processo do meu pai, notei que depois de "processo encaminhado ao sector" ainda vem a fase de "Aguarda integração, CRCentrais" e só depois "Documentos enviados, processo concluído". Essas próximas fases demoraram mais 5 meses...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.