Consulados - Acompanhamento de Processos

1424345474853

Comentários

  • Boa noite! quero agradecer a galera do forum, e @Leticialele que respondeu sempre minhas perguntas direcionadas. Dei inicio ao processo da minha mãe em maio e no dia 30/12 chegou os documentos da minha mãe. Achei rápido 7 meses. Agora vou Pedir a transcrição do casamento do meus pais ja vou começar o meu processo. Muito Obrigada pela ajuda

  • Oi Pessoal! Bom dia! Primeiramente, muito obrigado pelo suporte, já tirei várias dúvidas.

    Dei entrada no processo de um familiar agora no comecinho do ano aqui no consulado de SP. O meu ainda está como "Cadastro Efetuado": acredito que deve levar uns dias para o consulado marcar como pago, certo?

    No caso, fizemos o que solicita a página de atribuição: ao invés de pagar um boleto, paguei no débito no consulado. Pelo que vi também nos últimos casos tem demorado menos de 6 meses. Sabem se outros irmãos da pessoa terem feito antes influencia em algo?

    Vi também que vocês mencionaram uma planilha, mas não encontrei um link para ela. Vocês teriam?

    Vi que também algumas pessoas tiveram dificuldade de agendar: liguei no consulado me falaram para tentar agendar após as 13:00. No meu caso eu agendei as 13:08 e achei vaga para 2 semanas depois.

  • Olá pessoal, tudo bem?

    Gostaria de postar o andamento do processo de nacionalidade da minha mãe, depois de quase um ano que demos entrada no consulado de SP o processo está com o status de Aguarda Integração. Agora é esperar a integração para dar entrada no na transcrição do casamento:

    Assim que tiver novidades, eu posto por aqui!

    André

  • O meu foi triado mas aparentemente travou de novo. :(

    Faz mais de um mês que não teve movimentação, ao contrário do colega ali em cima que logo depois da triagem já teve alguma resolução

  • fecarmelutifecarmeluti Member
    editado February 2022

    Pessoal é com muita alegria que venho comunicar a finalização do processo da minha mãe como filha de português realizado pelo consulado geral de SP, foram quase 2 anos entre a entrega dos documentos no consulado até a emissão do assento de Nascimento dela. Tarda mas não falha. fé a todos que estão no processo.

    [imagem apagada pela moderação, por conter dados pessoais]

    @fecarmeluti , o Fórum é público! Não se sabe quem lê os posts. Cuidado ao postar número de assentos!!

  • editado February 2022

    @fecarmeluti

    Notei que você e seu irmão fizeram como netos pela CRCentrais, e um ano depois "mcarmeluti" fez como filho(a) pelo consulado.

    Por que não deu entrada de imediato no de filhos-1C pelo ACP? Na época, teria levado 2-3 meses, ao invés de 2 anos.

    Qual data você marcaria como início do processo no consulado? O cadastramento 28/12/19 (sábado), ou o pagamento do boleto 06/03/20?



  • @gandalf no caso que estou acompanhando, o "Boleto Pago" foi no dia útil seguinte ao que entreguei os documentos e o cadastramento foi quando abri o processo no site.

  • @gandalf

    Bom dia Gandalf! Essa inversão de entradas de processo se deu por diversos fatores vou enumera-los e explicar eles:

    1. Falta de conhecimento do fluxo dos processos: minha família já tinha averbado todos os documentos do meu avó a uns 15 anos, porem naquela época netos adquiriam a cidadania mas não poderiam dar continuidade dela com seus filhos, a cidadania nessa época tinha que ser passada de pais para filhos, e por questões financeiras deixamos de lado a aquisição. Em 2018 eu fui atrás de tirar, vi que tinham alterado a lei, e quando fui conversar com a minha mãe ela não demonstrou interesse em tirar, por isso eu e meu irmão demos entrada como netos (pela lei antiga). Foi somente depois que meus documentos chegaram em Portugal que eu descobri o fórum e vi que seria mais vantajoso ter dado entrada no da minha mãe e depois na dos filhos.
    2. Solicitamos a cidadania da minha mãe como um plano B. Na época que eu e meu irmão protocolamos nosso pedido, não tínhamos provas suficientes de ligação com a comunidade portuguesa, quando descobri que nosso processo cairia em exigência e seria negado por falta de comprovação das ligações, eu "apertei" a minha mãe para que ela tirasse a dela, e quando meu processo fosse negado como neto, eu daria entrada como filho de português, que ai não teria como ser negada. Felizmente em 2020 teve a alteração da Lei, então o pedido do meu irmão e do meu foi concluído. (Pura sorte de termos nos enquadrado na lei nova).
    3. Minha mãe deu entrada pelo consulado mesmo eu instruindo ela a dar entrada pela ACP de Porto, como ela queria acompanhar o processo "mais de perto" ela foi atrás de todos os documentos e entrou em contado com o Consulado para tirar algumas duvidas, quando eu fui falar com ela novamente sobre como estava o processo dela, ela já havia protocolado o pedido dela pelo consulado. Foi uma falha de comunicação nossa (nesse tempo que ela foi atrás dos documentos dela e de demais informações, eu continuava morando na Irlanda, então não consegui dar tanto auxilio à ela).
    4. Em relação as datas: 28/12/2019 foi a data que ela conseguiu realizar o agendamento pelo site do Consulado, 06/03/2020 foi quando ela efetivamente foi ao consulado para a entrega de documentos. Eu considero o inicio do processo no momento em que os documentos foram entregues, portanto eu consideraria a partir de 06/03/2020, mas a data anterior é valida como uma estimativa de quanto tempo estava demorando para realizar o agendamento-comparecimento no consulado.
  • @fecarmeluti Perfeito. Como fiz todos pela conservatória, meu entendimento do processo pelo consulado é superficial

    @rlmflores Perfeito. A descrição do fecarmeluti confirma e reforça sua descrição da ordem dos fatos.

    Muito obrigado.

  • Bom dia!

    Enviei os documentos para cidadania do meu pai (neto de português) diretamente a Conservatória de Registros Centrais em Lisboa, via Correios.

    Os documentos chegaram dia 12/12/2021, mas até agora, não tive nenhuma notícia. Quando entro em contato com a Conservatória, eles enviam a seguinte mensagem pronta: Informamos que após a criação do(s) processo(s), será remetido via email, código(s) de consulta e indicações para consulta online do(s) processo(s). Mais se informa que atento o número elevado de processos entrados nesta Conservatória não é possível determinar quando será enviada a referida comunicação.

    Alguém sabe me dizer se é normal? Há algum lugar pro protocolo que acaba sendo mais rápida a primeira troca de informações com a Conservatória?

  • @hillarybs , Lisboa está levando de 4 a 5 meses para mandar o número do processo e a chave de acesso ao site da nacionalidade.

  • @LeticiaJ Muito obrigada!

  • Pessoal, bom dia!


    Qual o site que vocês estão acompanhando o andamento do processo? Vi aqui uns prints e não sei onde posso acompanhar o meu também.

    O meu foi dado entrada pelo consulado.


    Obg!

  • @Mauriciotbor o acompanhamento pode ser feito diretamente pelo site do consulado, na área do solicitante, la eles vão atualizando os status quando tem alguma movimentação. O site tem apresentado muita instabilidade nos ultimos tempos, dizem eles por numero grande de acessos, então é mais facil de acessar em horários não tão "comerciais" por assim dizer.


    Abs


    https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/

  • Boa tarde a todos,

    Tenho tentado acessar a área logada do Consultado Português em SP para acompanhar a evolução de um processo de nacionalidade.

    https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager

    Esse link acima está retornando o erro abaixo há mais de 1 semana !

    Error 1020 Access denied

    Alguém tem passado pelo mesmo erro ?

    No Facebook do Consulado SP não encontrei qualquer manifestação sobre indisponibilidade do site.

    Abs

  • Apenas para compartilhar que enviei um e-mail para o Consulado SP questionando o problema e me enviaram a seguinte resposta padrão:

    "Exmo. Senhor, 

    O site está suportando instabilidades, em grande parte ante o elevado número de acessos simultâneos. 

    Esforços estão sendo medidos para solucionar a questão. 

    Por isso pedimos a gentileza de que volte a tentar acessar o site em outro momento oportuno. "

    Tentei acessar novamente agora às 19:00, dia 10/03/22, e o erro continua.

    Creio que talvez tenham sofrido algum ataque ou queda de sistema grave, e não estão querendo reconhecer isso.

    Sou formado em TI e já tentei acessar tarde da noite o sistema, então não acho que se deve ao "o elevado número de acessos simultâneos" esse problema...

  • @fecarmeluti


    O meu foi dado entrada pelo Consulado em Recife, não sei se está no mesmo sistema do Consulado de SP, mas de qualquer forma vou ficar tentando.

    Obrigado!


    Abs

  • @Mauriciotbor

    O site do consulado de Recife não tem uma pagina interna pro solicitante? Acredito que deva funcionar da mesma forma!

  • @fecarmeluti ,


    Tem não, já procurei em tudo que é lugar e não achei. Só tem e-mail :(

  • Bom dia,

    Tenho acompanhado as postagens por aqui e digo que estou acompanhando meu processo pelo consulado de SP. Tive dificuldades para acessar, mas consegui tentando as 20:00hs de sexta feira, 18/03.

    Estou achando demorado o andamento. Vejam...


  • Bom dia, @Joao_R_Goncalves !


    O seu processo foi dado entrada pelo consulado em SP?

  • Prezados boa tarde.

    Meu processo tem o fluxo no Consultado de SP conforme print abaixo:


    Vejam que a data que foi dada entrada efetivamente no processo, é a data do pagamento do boleto, dia 22/06/2021.

    Até a data de ontem, dia 21/03/22, esse era exatamente o mesmo status que está no print acima.

    Para tentar ver se eu poderia conseguir algum número de referência para ligar na Conservatória de Registro Centrais em Lisboa para saber como estava a integração, enviei um e-mail domingo agora, dia 20/03/22, para a responsável pelo processo, que vem junto com o e-mail que recebi quando o processo foi para o status de "Aguarda Integração, CRCentrais", em 10/05/2021.

    E para minha grata surpresa a resposta chegou hoje, dia 22/03/22, conforme abaixo:

    "O assento de nascimento da sua mãe, já está integrado, conforme cópia que remeto.

    Agora, se assim o desejar, ela pode dar entrada no pedido de cartão de cidadão e passaporte. Sempre através do site www.consuldoportugalsp.org.br - que está em manutenção, mas, espera-se, operacional, em pouco tempo.

    Com os melhores cumprimentos"

    Ao ver a data de integração na CRCentrais no assento de nascimento enviado, verifiquei que foi em 07/02/2022, portanto, há mais de 45 dias atrás !!! 

    Sendo assim, sugiro para quem tem o status de "Aguarda Integração, CRCentrais", em 10/05/2021, para não aguardarem retorno pelo sistema do Consulado, pois ele está com problemas graves !

    Enviem e-mail consultando o processo para o responsável que está cadastrado !

    Espero que mostrar o meu caso ajude para os demais deste fórum.


    Att,

  • @vitorvqm uma pergunta, pelo print do site do consulado a data que entrou no status Aguarda Integração foi 05/10/2021, não 10/05/2021, certo? O processo de sua mãe foi rápido, em menos de um ano! O da minha mãe já leva um ano e dois meses, se a integração levar 4 meses como o seu, em Maio ela está com o Assento de Nascimento pronto.

    Abraços!

    André

  • @teixeiranovais você está correto, foi um erro de digitação! A integração ocorreu em 05/10/21.

    Esse processo meu requereu fazer correções de nomes e de datas em 3 documentos (com 2 retorno do pedido de transcrição de casamento + óbito em Santos):

    1 - Certidão de casamento do pai português (correção dos nomes dos pais portugueses e data de nascimento)

    2- Certidão de nascimento da cônjuge brasileira (para averbar o casamento e registrar a alteração de nome)

    3 - Certidão de óbito do pai português (correção dos nomes dos pais portugueses)

    Nessa brincadeira tive que emitir novas certidões e novas apostilas de haia... alguma coisa tinha que ajudar no fim rs.

    Mas agora que a etapa mais trabalhosa já foi, pretendo fazer a nacionalidade direto por Portugal, dado que o sistema do Consulado de SP está precário e sabe-se lá quanto isso tem impactado na velocidade dos processos.

    Abraço!

  • Meu andamento no consulado de SP está conforme foto abaixo:

    Percebo que as funcionárias em cargo do processo são as mesmas e os lapsos temporais entre cada etapa são muito semelhantes às do @Joao_R_Goncalves

    Vamos acompanhando com paciência que tudo dará certo!

  • Bom dia,

    Tenho acompanhado as postagens por aqui e digo que estou acompanhando meu processo pelo consulado de SP. Tive dificuldades para acessar, mas consegui tentando as 20:00hs de sexta feira, 18/03.

    Estou achando demorado o andamento. Vejam...


  • @Mauriciotbor , sim. Dei entrada no consulado da cidade de São Paulo na rua Canadá.

  • @vitorvqm vc deu sorte, entreguei os documentos em Abril de 2021 e apenas dia 29/03 agora é que foi para integração com CRCentral.

    Logo, eles não seguem uma ordem cronológica, pois a mesma funcionaria que esta com o seu processo esta com o meu.


    Fico feliz por vc ter conseguido, essa caminhada documental é cansativa e custosa demais, estou arrumando os documentos da família desde 2015.

  • Boa tarde pessoal,


    O processo da minha vó foi concluído! Estou muito feliz,graças a ajuda de vocês deu tudo certo.

    Envei em novembro de 2021 e hoje recebi a e-mail.

    Foram 04 meses. Achei super rápido.

    O que significa isso que veio no email: " Informamos ainda que deverá promover o ingresso dos atos de registo civil, realizados no estrangeiro na ordem jurídica portuguesa, em conformidade com o n.º 3, do artigo 50.º do RN."

    O que devo fazer ?


  • @vitorvqm você poderia informar o e-mail onde você pedir informações do processo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.