Consulados - Acompanhamento de Processos

1444547495052

Comentários

  • @MIDIFAZIO_22 Eu acompanho o site todos os dias, hoje vi que mudou o status, mas minha mãe não recebeu nada em casa, nem e-mail eu recebi. Acredito que ela deva receber o envelope com as certidões e o assento de nascimento.

  • @teixeiranovais Eu também acesso todos os dias, as vezes mais de 2x no dia...rs...

    Eu acredito que é isso mesmo, pois senão já tinha gerado o agendamento para comparecer presencial né!

  • @MIDIFAZIO_22 , sim, a ansiedade é grande!

    Depois que você entrega os documentos no consulado para a nacionalidade, não é necessário fazer nenhum agendamento posterior. Assim que sair a Nacionalidade, você pode pedir para transcrever seu casamento, se for o caso (https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-e-ou-%C3%B3bito-exceto-div%C3%B3rcio) ou já solicitar o cartão cidadão e passaporte (https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#cart%C3%A3o-de-cidad%C3%A3o-cc).

    Abraços,

    André

  • @teixeiranovais Olá André!

    Muito obrigada, este é nosso segundo passo também, mas estamos tentando ver se vamos até Lisboa concluir todo o restante, pois por aqui irá demorar muito, e temos pressa para imigrar.

    Se conseguir me avisar quanto tempo levou para sua mãe receber o assento em casa eu agradeço, pois assim consigo calcular mais ou menos quanto tempo poderá levar o nosso.

    Obrigada!

  • @MIDIFAZIO_22 foi rápido, recebemos a confirmação na terça, e na sexta ela recebeu os documentos em casa.

  • @teixeiranovais Nossa, que show!! Super bacana saber disso...me anima....rs..

    Obrigadaaa!!

  • @teixeiranovais que bom que deu tudo certo.

    Acho que isso tira minha dúvida: com a mudança dos sistemas (nos novos o agendamento já é feito em outro sistema) eu estava em dúvida se ia atualizar no mesmo site.

  • Olá lucasgitpt!

    Se puder me falar, estou na bolinha 3 ainda amarelo, dei entrada 11.2020, você poderia me dar uma posição de como andou seu processo, acredito que o meu está tudo certo, sou neto de português, dei entrada com advogado, mas só falam para aguardar.

    Desde já agradeço, se puder responder, não sei como você me contactar, posso até passar meu E-mail, mas parece que é proibido, não entendo muito de conversar por aqui. Vc tem como me enviar mensagem por Aqui? Sou a Edila_Cordeiro....

    No aguardo

  • Boa tarde, pessoal!

    Eu estou com o meu processo de nacionalidade aberto no consulado de São Paulo há mais de 2 anos, desde o dia 18/11/2019!! Já são quase 3 anos de espera de alguma atitude do consulado.

    Vi neste tópico processos que ficaram com essa mesma pessoa Maria Martins, com atraso. E vi processos neste fórum que foram abertos com um ano de diferença do meu serem concluídos.

    Me ajudem, vale a pena continuar tentando esse processo aberto? Já mandei mensagem para o consulado, já liguei, já recebi respostas bem rasas, até mesmo do próprio Cônsul, quando tentei falar com ele por email, recebi uma resposta da Maria Martins dizendo que meu processo foi executado no consulado, mas ninguém me enviou nada para consulta no CRC Centrais. Estou há meses abrindo este painel de consulta do consulado e não encontro nenhuma atualização.

    Eu acredito que meus documentos sequer saíram do Consulado, pois já fiz a nacionalidade da minha mãe e quando houve essa atualização, o status no consulado mudou.

    Atualização do meu processo de nacionalidade:

    Resposta da Maria Helena Martins após eu enviar email para o Cônsul Paulo Jorge Nascimento (me responderam apenas uma vez, o restante fui ignorada)


    Atualizações da minha mãe (processo que realizei antes do meu, em 2018):

    Estou pensando em começar do zero novamente, dessa vez em alguma Conservatória diretamente em Portugal. Sou filha de mãe Portuguesa, e já vi que não preciso abrir necessariamente do CRC Lisboa. Vocês saberiam me dizer em qual Conservatória os processos estão andando com maior rapidez? Pretendo contratar um advogado para realizar a assinatura, mas não para o processo completo, pois eu não teria condições, já me cobraram 800 Euros para realizar o processo completo em Portugal, então estou buscando alternativas para seguir sozinha e somente contratar um advogado para o reconhecimento de assinatura, que é a necessidade.


    Muito obrigada desde já a quem se dispor a me ajudar!

    Att,

    Caroline

  • @carolinepferreira boa tarde, infelizmente processos executados pelo Consulado SP , são assim mesmo ; não tem como voce acompanhar status de atualização quando esse aguarda integração CR Centrais a não ser esse status que voce postou, disponivel no site do próprio Consulado , até que num belo dia voce recebe a informação de que o mesmo foi concluido e documentos enviados.

    Como voce já fez o de sua mãe pelo Consulado , já sabe como funciona .

    Pela resposta que vc recebeu o seu processo já se encontra na CR Centrais, portanto vai ter que aguardar, não há muito o que fazer.

    Quanto a duvida sobre o processo não ter sido encaminhado, a própria resposta que voce recebeu por e-mail já esclarece que o mesmo encontra-se CR Centrais Lisboa.

    Aqui no forum existem varias postagens sobre o melhor lugar para dar entrada no processo de nacionalidade para filhos, pelo que li seria no Porto, mas como voce já optou pelo Consulado e já teve gastos com o seu processo, não saberia dizer se agora essa seria a melhor opção.

    Boa sorte e muita paciência !

  • @dududuedu, muito obrigada pelo retorno!

    Caso meu processo esteja no CRCentrais, de que maneira consigo confirmar? Não recebi email com o número para consulta, em nenhuma das minhas solicitações com o Consulado. Enviei email solicitando a chave para rcentrais.admin@irn.mj.pt, sem resposta.

    Como o consulado parou de atender e de responder, estou considerando que o meu caso está perdido. Estou reunindo meus documentos para realizar o pedido em Portugal. Pareceu simples até o momento, porém estou na dúvida sobre a necessidade de um advogado para protocolar.

    Se eu enviar por correio para o Porto, devo contratar uma advogado para fazer a assinatura no meu lugar, ou envio para o advogado assinar? Existiria jeito de fazer essa assinatura aqui no Brasil, e o processo ser apenas o envio pelos correios para o balcão de porto?

    Encontrei isso no site https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues, porém não ficou muito claro:


    Muito obrigada desde já pela ajuda,

    Caroline

  • @carolinepferreira pouco antes da nacionalidade da minha mãe sair, pelo consulado de São Paulo, eu pedi uma cópia do assento de nascimento dela pelo Civil Online (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1). Eles me responderam que não encontraram o assento, mas havia um processo lá de nascimento com o nome da minha mãe, isso me deixou seguro que estava lá. Após isso, levou duas semanas para o processo ficar pronto. Se você quiser tentar isso, pode ser que te respondam que existe o processo lá, mas se não te informarem nada, não quer dizer que o processo não esteja na CRC. Acredito que o melhor é esperar mesmo.

    André

  • @teixeiranovais muito obrigada pela dica! Vou solicitar e ver se me respondem.

    Hoje o consulado de Portugal em SP me respondeu, recebi a resposta do Matheus Novais, que trabalha com triagem no consulado. Ele disse que não tem acesso ao meu processo, preciso insistir com a Maria Martins, mas me informou que está com status de "por integrar na CRCentrais" e que estão demorando bastante para envio da senha de acesso. É muito triste saber que pelo consulado está demorando tanto, mas surgiu uma esperança de que esteja encaminhado. Espero ter boas notícias em breve, e venho contar assim que tiver novidades!

  • Bom dia!

    Atualizando sobre meu processo no consulado, após 34 meses da abertura, entrou no status de "Em conservatória para integração". Até ontem eu não tinha como dizer se meus documentos tinham saído do Brasil, e após muita insistência com o Consulado, o processo foi atualizado.


  • @teixeiranovais Que ótima essa informação. Acabei de solicitar a do meu esposo pelo Civil Online, vamos ver!

    Eles demoram para retornar? O seu foi rápido?

    Obrigada!

  • @carolinepferreira Caroline, é um absurdo o descaso e morosidade em que o Consulado está tratando os processos. Entendo que a demanda aumentou pois muita gente começou a procurar, porém por que não colocam mais mão de obra né?

    Estamos também na mesma situação, quase 3 anos para tirar a nacionalidade do meu esposo, mas vamos aguardar o assento dele chegar e o restante do processo vamos dar entrada direto na Conservatória em Portugal, pois por aqui não dá, o negócio e dar entrada e esperar sem pressa!

    Só nos resta ter sorte nisso tudo!

  • @MIDIFAZIO_22, no meu caso, levaram 40 minutos para responder que não encontraram a certidão, mas que havia o processo de nascimento "por integrar Centrais".

  • editado September 2022

    @MIDIFAZIO_22 bom dia!

    Ontem tentei fazer o pedido do Registro no Civil Online, mas parece que meu pagamento não deu certo. Você pagou via cartão?

    Exatamente! Muita demora, e ainda recebi um email de descaso da Maria Helena após enviar um pedido de ajuda para o Cônsul. Eu estou desde janeiro deste ano enviando emails para os funcionários que aparecem nos processos que abri, sempre fui ignorada, recebi uma resposta da Maria Helena antes, dizendo que o consulado havia processado meu pedido, mas qual garantia eu teria, se o status do pedido no próprio consulado em SP não atualizava há meses, e eu não recebi ainda a senha de acesso? Então eu insisti e por pouco não abri um novo processo diretamente em Portugal. Acho que vale a insistência no caso de quem já abriu o processo no consulado em SP, mas quem estiver começando, é melhor buscar uma Conservatória diretamente em Portugal.

    Agora vou fazer a nacionalidade da minha irmã e do meu pai, vou buscar informações sobre onde abrir o processo. O Consulado em SP não é uma opção, infelizmente.

  • editado September 2022

    @MIDIFAZIO_22 acabei escrevendo a resposta acima para você e marquei o @teixeiranovais , desculpem a confusão.

  • @teixeiranovais Ah que maravilha, eu fiz agora e manhã, vamos ver se eles retornam com alguma informação! Obrigada!

  • @carolinepferreira Então, ontem eu tentei solicitar a certidão no Civil online e coloquei um cartão de bandeira Visa, porém não era internacional, e então não consegui.

    Hoje tentei novamente e fiz com um cartão internacional de bandeira visa e deu certo! Mas ainda não recebi nenhum email, estou no aguardo.

    Quanto aos demais documentos, eu acho melhor mesmo dar entrada direto na conservatória de Portugal, pois por aqui de fato é para quem não tem pressa, no nosso caso nós vamos emigrar, e já era para ter acontecido pelo que havíamos planejado, porém com a morosidade no processo vimos que por aqui vamos levar ainda de 1 ano e meio a 2 anos para conseguirmos seguir com nossos planos, por isso vamos sacrificar e tentar dar entrada direto por lá, e talvez ir até lá assim que sair o assento aqui pelo Consulado de SP.

    E antes não era assim, uma amiga que mora lá a 4 anos fez todo o processo em 3 meses antes de partir para lá, mas a demanda aumento muito nos últimos anos.

    Mas vai dar certo, se Deus quiser! Vamos que vamos....

  • @MIDIFAZIO_22 obrigada! Vou tentar pagar novamente com um outro cartão.

    Boa sorte para você no processo! Pelo que pesquisei, se você puder entrar em algum balcão de nacionalidade que não seja o de Lisboa, é melhor em questão de tempo. Eu tinha pesquisado e achei o de Porto, que estava demorando 5 meses, mas não sei como está agora.

    Uma advogada que mora em Portugal me falou que se o processo for de filho de Português, tem mais opções de balcões, e que se for processo de neto, é restrito ao CRC Lisboa, que é mais demorado.

  • @teixeiranovais Acabou de chegar o email com a mensagem: NÃO CONSTA ASSENTO DE NASCIMENTO. TEM UM PROCESSE DE NASCIMENTO, QUE SE ENCONTRA A AGUARDAR A INTEGRAÇÃO DO ASSENTO DE NASCIMENTO NESTA CRCENTRAIS.

    O seu veio essa mensagem?

  • @carolinepferreira Meu esposo é filho de português. Bom saber dessa informação, assim que sair o assento aqui já vamos correr com a transcrição + cc + pep por lá mesmo.

    Boa sorte para vc tb! =)

  • @MIDIFAZIO_22, sim, essa mensagem. Então o processo está lá, só falta aguardar integrar mesmo. O da minha mãe levou 7 meses para integrar.

  • @teixeiranovais 7 meses a partir de que mudou o status no consulado para AGUARDA CRCentrais né?

    o nosso mudou para este status em MAIO/2022...Já fizeram 4 meses.

  • @carolinepferreira olá , infelizmente voce não irá receber nenhuma senha ou chave de acesso, pois quem tratou do seu processo foi o Consulado SP, como voce foi informada que está com status de "por integrar na CRCentrais", o melhor a fazer é aguardar pois a qualquer momento seu processo será concluido e o assento gerado ,voce será informada pelo Consulado SP

  • @MIDIFAZIO_22, sim, 7 meses a partir que mudou o status para Aguarda Integração, CRCentrais.

  • @teixeiranovais Ah ótimo....então ficamos na expectativa que até dezembro chegue o nosso...rs...oremos!

  • @teixeiranovais @MIDIFAZIO_22 Olá, como você sabe quando está esperando a integração? o meu está em paso 7 marrom desde 6/07 de julho então em agosto atualizo em Santa María da Feira onde me avisaram que a transcrição ia ser feita e em 7/09 septembro atualizo novamente no CRCentrais mas ainda estou em paso 7 marrom.


    Será que corro o risco de pedir o registo civil online para ver se já existe? meu processo é 15XXX/2022

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.