Consulados - Acompanhamento de Processos

1394042444552

Comentários

  • Boa noite @Nilton Hessel
    Muito obrigada pelas informações, vou checar as informações para dar entrada pelo ACP, pois me parece com menos exigencias de documentos e processos intermediários.
  • @ErikaSilveira, você que fez pelo Consulado do Rio de Janeiro, teve que apresentar RG dos seus pais? Ou essa exigência é exclusiva do Consulado de SP?
  • @Eneida Melo.

    Se estiver se referindo ao processo de atribuição do meu filho menor de idade, nós precisamos apresentar nossos RG's na hora sim. Não foi preciso levar xerox do documento. Eu e meu marido estávamos presentes para assinar o requerimento.

    Se não for esta sua dúvida, pode me perguntar novamente.
  • Bom dia ! Gostaria de saber em qual conservatória ou consulado, o prazo para atribuição de filhos maiores está concluindo com maior rapidez no momento ?
    Agradecida.
    Valente.
  • Alguem sabe se Santos continua concluindo processos de atribuição em 2 meses? Obrigada!
  • @ErikaSilveira, acredito que processos de menores de idade possam ter exigências diferentes. Vc é a mãe portuguesa, ou foi seu marido que fez a atribuição?
  • @Eneida Melo, eu consegui a nacionalidade através da minha mãe. Começamos o processo dela em 2018 (atribuição e transcrição de casamento). Foi tudo feito pelo Consulado do Rio de Janeiro. A última coisa que falta fazermos é o processo do meu marido, pois somos casados há 13 anos e temos um filho que também tem a nacionalidade.

    Quantos às exigências, sei que cada Consulado tem suas regras...
  • @ErikaSilveira, e no seu processo e no da sua mãe, pediram documento de identidades dos progenitores, ou bastou a certidão de nascimento/batismo?
  • @Eneida Melo, tanto no processo de atribuição da minha mãe, quanto no meu, não foi necessário identidade dos progenitores.
  • Ah, então deve ser só para menores de idade.
  • Neste tópico ninguém fez uma planilha pra acompanhar o andamento dos processos não, né?
  • @Eneida Melo, sim, no processo de menores tem que enviar a identidade dos progenitores. No de maiores, apenas a certidão de batismo/nascimento.
  • Boa noite!
    Alguém saber me dizer o que acontece quando o processo está no status Aguardando Integração Centrais e qual o próximo status?

    Obrigada!
  • @mlsoares,
    Nunca vi esse texto. Me soa como fase-3, "consulta a órgãos externos", quando feito pelo consulado.
    Consulados tem uma metodologia própria, que eu desconheço. Ligue no seu e pergunte, e depois conte aqui, se quiser.
  • editado March 2020
    @mlsoares isso significa que o processo aguarda ser numerado pela conservatória e constar no sistema SIRIC.
  • @Vlad Pen
    Sabe me dizer se depois que o processo for numero as etapas seguintes são as mesmas dos processos enviados pelo correio ou entregues pessoalmente nas Conservatórias, digo fase 2 em diante?

    Obrigada!
  • @Vlad Pen
    2. Análise
    3. Despacho
    4.Registo
  • @mlsoares...

    As fases são as mesmas...
    Única diferença é que quando se dá entrada no processo pessoalmente...Normalmente já se sai da Conservatória com o número no bolso...
  • @Nilton Hessel

    Muito obrigada pela informação! Continuaremos aguardando.
  • Olá Pessoal!

    Cheguei nesse fórum recentemente tentando entender o que se passa com o processo do meu marido (se esse não for o local certo para perguntar, podem me indicar qual seria?). Ele é filho de portugueses (pai e mãe) e a irmã dele já está com todo o processo finalizado há tempos (até já tem o passaporte), mas o dele está parado há anos sem nenhuma movimentação.

    Entramos com o pedido pelo consulado de SP e como a irmã já tinha feito toda a documentação, já nos antecipamos e preparamos tudo que sabíamos que seria pedido. Mandamos toda a documentação em Abril/2018. Em Maio/2018 o status mudou para "Aguarda integração, CRCentrais". Depois disso, nenhum contato. Entramos em contato com o consulado que informou que estava na conservatória de Lisboa. Ligamos na CRC de Lisboa e só nos dizem que está em análise, não nos passam o número de acompanhamento online ou nenhuma outra informação. Não questionam sobre documentos ou nada. Já fazem 2 anos que está nesse status e não sabemos mais onde procurar informação, Enviamos email pedindo status e nenhuma resposta foi obtida ainda.

    Sabem onde podemos obter alguma informação? Quando abrimos o processo no consulado a informação era que a demora estava em média de 8 meses, mas no nosso caso já são mais de 2 anos e sem nenhuma pendência do nosso lado.


    Obrigado!

  • lealcami, processos pelo consulado não tem acompanhamento on-line.

    Se você ligar na Linha de Registos (demora 1:30 pra atender) eles te dizem como está o processo e se tem alguma previsão. É o unico ponto de contato que voce tem (alem da CRC, e o consulado, que nunca respondem direito).

    "https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade#Quempodeconsultar"

    há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido: - atribuição de nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português (inclui consulados)

  • Obrigado @gandalf !

    Realmente, esse parece ser o nosso caso, infelizmente! Já tentamos ligar nessa linha - foi onde nos disseram que não havia número para acompanhamento online - e a informação foi um vago "está em análise".

    Sabe dizer se o prazo (mais de 2 anos já) é o que tem sido normal para esse processo?

  • lealcami, tente solicitar as informações do processo por e-mail https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/102240/#Comment_102240

    Dois anos não é normal, deve ter tido alguma solicitação de esclarecimento no sistema e o consulado não respondeu.

  • QuaQua Member

    Caros, estou tentando acompanhar meu processo, que se deu via consulado. Desde a pandemia eles estão incomunicáveis. Entrei em contato com a CRC por email e como meu processo foi pelo consulado, eles me recomendaram entrar em contato pelo seguinte email:

    rcentrais.consulados@irn.mj.pt

    Pois bem, enviei mensagem para este email. Eles me responderam muito rápido. Identificaram meu processo apenas com o nome da minha assinatura e a informação da cidade do consulado que dei entrada. Mas achei a mensagem muito truncada e vaga. Copio abaixo para o caso de alguém ter passado por isso e tentar me dizer o que é possível ser.

    "Informo V.Exª que a integração do assento de nascimento encontra-se pendente de uma diligência solicitada ao consulado instrutor em 25-06-2019 , que deverá ser tratada, encontrando-se por isso o processo no estado de “ABERTO”, no campo de trabalho do consulado.

    Desta solicitação será dado conhecimento ao Consulado."

    Pela experiência de quem já fez o processo, esse parece o status de uma etapa dentro dos conformes ou de um processo travado por algum problema? Como referência, indico que dei entrada em março de 2019 e fui informada que ficaria pronto entre março de 2020 e setembro de 2020.

    A única pendência do meu processo era a averbação do casamento da minha mãe, que demos entrada 7 meses antes e que ainda não tinha sido processado dentro do próprio consulado. Será que essa pendência pode ser isto?

  • Qua, é exatamente o mesmo que deve estar acontecendo com a lealcami que descrevi na postagem acima da sua.

    Em 25-06-2019, há quase um ano, foi feita uma solicitação ao consulado, poder ser um pedido de esclarecimento sobre alguma divergência, algum documento adicional, verificar autenticidade de alguma certidão, etc... só que até agora o consulado não respondeu essa solicitação e, portanto, o processo não vai em frente.

    Com esse e-mail você tem a informação do motivo do processo não finalizar agora você vai ter que reclamar diretamente ao consulado pois eles são os responsáveis pelo processo.

    Entre em contato com o consulado por e-mail ou telefone e reclame pois deve esse pedido deve ter ficado perdido no sistema sem resposta, informe os dados do requerente e essa informação da diligência (com a data).

  • QuaQua Member

    Entendi, @Daniel Henriques, obrigada. Nesse meu caso não tem mais o que fazer, então. O consulado não responde email e nem atende telefonema (minha primeira tentativa de esclarecimento foi com eles). O jeito é esperar sair uma vacina ou tratamento viável e torcer que o consulado volte a funcionar.

  • Qua

    Sim, infelizmente só quanto o atendimento do consulado voltar que você vai conseguir algum posicionamento deles. Em qual consulado que você fez o processo, diversos estão fazendo trabalho interno.

  • QuaQua Member

    Atualizando... pode servir para o seu caso @lealcami

    Enviei mensagem para um email específico da CRC, certo? Uma parte da central que lida especificamente com os consulados. O email é o que segue:

    rcentrais.consulados@irn.mj.pt

    Eles checaram no sistema e viram que o processo estava em aberto desde junho do ano passado por conta de uma diligência não respondida.

    Assim, enviei um email para o consulado (mesmo sem esperança de resposta) dizendo que tinha entrado em contato com a CRC e que eles haviam me falado da diligência, perguntei se tinha alguma pendência no meu processo, etc.

    Acredito que a CRC tenha entrado em contato com o referido consulado. Lá no consulado, eles viram que o meu processo já estava concluído, arquivaram a diligência no sistema e responderam à CRC. A CRC, então, me enviou outro email hoje avisando que o consulado alterou o status no sistema e que eu já posso fazer agendamento pra tirar o cartão cidadão. Meia hora depois, recebi resposta do próprio consulado dizendo o mesmo.

    Então @lealcami, pode ser que esse email da CRC especificamente da parte dos consulados ajude, porque de repente eles tratam diretamente com o consulado. Eles acessam no sistema as etapas que o próprio consulado registrou e podem dizer em que ponto travou.

  • Obrigado @Qua! Vou tentar contato nesse email!

    Volto aqui depois pra contar se deu certo!

  • mlsoaresmlsoares Member
    editado June 2020

    @Qua e @lealcami ,

    Minha tia está com o mesmo problema, ela deu entrada no processo dela, no consulado de Santos, uma semana antes do irmão dela.

    A cidadania do irmão dela foi concedida em Jan2020, e o filho dele (meu marido) entrou com a solicitação em Fev2020 e também já conseguiu a cidadania.

    Como todos os processos foram feitos pelo consulado de Santos, estou achando que o processo dela pode estar parado devido a alguma pendência que são sei o que pode ser, porque os documentos que foram enviados no processo dela foram exatamente os mesmos enviados nos processos do irmão e do meu marido.

    Em qual consulado vocës entraram com o processo de vocês?

    @Qua , quais dados você envivou para o rcentrais.consulados@irn.mj.pt para que eles pudessem encontrar o seu processo? Porque já enviei um e-mail para eles e me informaram que não tinham encontrado o processo dela.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.