@iangoop infelizmente os processos com entrada pelos consulados são encaminhados para a CRC de Lisboa e devido ao acúmulo de processos o tempo para conclusão passa de 1 ano.
Vou atualizar a lista de diligencias tratadas com a minha e da avó da tatiana ribeiro
[LISTA DILIGÊNCIAS]
Lis Leal: ** Entrada: Consulado de Curitiba; Processo 1xx/2017; Numerado: 05/05/2017; Diligência tratada: 29/12/2017; Integrado em: 07/11/2018; FASE: CONCLUÍDO
André Segadas: **Entrada: Consulado do Rio de Janeiro; Processo 35XX/2017; Entrada em 19/07/2017; Diligência tratada em 18/04/2018; FASE: CONCLUÍDO (entre 03/19 a 04/19)
Fillipetfloureiro: **Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 66XX/2017; Entrada em 17/08/2017; Diligência tratada em 08/05/2018; Integrado em: 14/02/2019; FASE: CONCLUÍDO
Babilopes: **Entrada: Consulado do Rio de Janeiro; Processo 46XX/2017; Entrada em 05/09/2017; Diligência tratada em 21/05/2018; FASE: CONCLUÍDO
Isaura I: **Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 98xx/2017; Entrada em 23/08/2017; Numerado em 25/10/2017; Diligência tratada em 19/06/2018; FASE: POR INTEGRAR CENTRAIS
Joaotma ** Entrada: Consulado de ?; Processo ?/2016; Numerado: março/2016; Diligência tratada: 07/08/2018; FASE: Por Integrar Centrais
humberto_jb ** Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 32xx/2018; Numerado: 23/03/2018; Diligência tratada: setembro/2018; FASE: CONCLUÍDO
denobileruivo ** Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 24XXXX/2017; Numerado: 21/11/2017; Diligência tratada: 10/07/2018; FASE: CONCLUÍDO
iangoop ** Entrada: Consulado do Rio de Janeiro; Processo 2XX/2018; Numerado: 30/01/2018; Diligência tratada: 11/09/2018; FASE: POR INTEGRAR CENTRAIS
Tatiana Ribeiro ** Entrada: Consulado de Rio de Janeiro; Processo 70XXX/2019; Numerado: 13/02/2019; Diligência tratada: 22/04/2019; FASE: CONCLUÍDO
@Vlad Pen eu entenderia se a lista fizesse algum sentido, o que não parece ser o caso, a Tatiana acabou de postar que teve o processo concluído em 2 meses.
@iangoop Acho que pode ter ocorrido algum problema no seu processo ou o da minha avó passou na frente devido a idade avançada dela. Mas concordo quando diz que a lista não faz sentido e só acreditei no processo pois recebi o e-mail do CRC informando seu arquivamento.
Boa tarde galera! Recebemos o e-mail hoje de que o processo de atribuição da minha mãe(Isaura I.) foi concluído... agradeço a todos que ajudaram e acompanharam! Agora tenho que transcrever o casamento dela e entrar com o meu! Rs.
Vou atualizar a lista de diligências com a conclusão!
[LISTA DILIGÊNCIAS]
Lis Leal: ** Entrada: Consulado de Curitiba; Processo 1xx/2017; Numerado: 05/05/2017; Diligência tratada: 29/12/2017; Integrado em: 07/11/2018; FASE: CONCLUÍDO
André Segadas: **Entrada: Consulado do Rio de Janeiro; Processo 35XX/2017; Entrada em 19/07/2017; Diligência tratada em 18/04/2018; FASE: CONCLUÍDO (entre 03/19 a 04/19)
Fillipetfloureiro: **Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 66XX/2017; Entrada em 17/08/2017; Diligência tratada em 08/05/2018; Integrado em: 14/02/2019; FASE: CONCLUÍDO
Babilopes: **Entrada: Consulado do Rio de Janeiro; Processo 46XX/2017; Entrada em 05/09/2017; Diligência tratada em 21/05/2018; FASE: CONCLUÍDO
Isaura I: **Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 98xx/2017; Entrada em 23/08/2017; Numerado em 25/10/2017; Diligência tratada em 19/06/2018; CONCLUÍDO EM: 02/05/2019.
Joaotma ** Entrada: Consulado de ?; Processo ?/2016; Numerado: março/2016; Diligência tratada: 07/08/2018; FASE: Por Integrar Centrais
humberto_jb ** Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 32xx/2018; Numerado: 23/03/2018; Diligência tratada: setembro/2018; FASE: CONCLUÍDO
denobileruivo ** Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 24XXXX/2017; Numerado: 21/11/2017; Diligência tratada: 10/07/2018; FASE: CONCLUÍDO
iangoop ** Entrada: Consulado do Rio de Janeiro; Processo 2XX/2018; Numerado: 30/01/2018; Diligência tratada: 11/09/2018; FASE: POR INTEGRAR CENTRAIS
Tatiana Ribeiro ** Entrada: Consulado de Rio de Janeiro; Processo 70XXX/2019; Numerado: 13/02/2019; Diligência tratada: 22/04/2019; FASE: CONCLUÍDO
Bom dia!! Hoje recebi o e-mail abaixo do consulado e no status do site está com "Documentos enviados, processo concluído". Acho que chegou ao fim!!!
Prezado(a) João Fernando,
O serviço por parte do Consulado já foi finalizado. Dependendo do tipo de pedido, irá receber os documentos na morada que informou nos próximos dias. Depois de colocarmos esta menção, o processo ainda demora alguns dias para sair daqui pois passa por vários sectores (assinar, emitir certidões, fazer ofício, envelopar, seguir para expedição e depois finalmente seguir para o correio ou motoboy e entregar). Por isso, aguarde um pouco mais. Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a) a curtir a nossa página de Facebook, onde poderá ter acesso a informações importantes e notícias com interesse sobre Portugal assim como sobre as actividades do Consulado. Acesse www.facebook.com/consuladodeportugalsp e curta. Este é um email automático, não responda a este e-mail.
@Tatiana Ribeiro não acho que o processo de sua avó tenha passado na frente não... O meu processo demorou 21 dias e da minha irmã demorou 10 dias pelo Consulado do Rio de Janeiro!
Meu irmão mandou a documentação para ACP do Porto e tá totalmente arrependido... Os processos no Consulado do Rio estão muito rápidos!
O chato é conseguir vaga... Tem que entrar no site toda hora!
@Pessoal um alerta: o caso da @Erika_Silveira pode ter sido um caso bastante atípico.Os processos de atribuição de nacionalidade enviados para o consulado de SP não demoram somente 21 dias.
O meu processo foi de registro civil. Minha mãe tirou a cidadania dela, pois minha avó era portuguesa.
Minha mãe fez a transcrição de casamento dela no dia 21/02/2019 e a transcrição foi feita na mesma hora! Inclusive, a atendente disse que eu poderia ter pedido o meu registro de nascimento naquele momento, mas eu estava sem a documentação.
@Vlad Pen, acredito que o atendimento, agora com as informações passadas na mesma hora para Portugal, tenha mudado no Consulado (pelo menos o do Rio)há bem pouco tempo. Sugiro que as pessoas se informem! A atendente passou o prazo de 2 meses para conclusão do processo para mim e para a minha irmã, que foi uma semana depois ao Consulado. O assento de nascimento da minha irmã demorou 10 dias para chegar! Não foi só o meu caso isolado.
Aqui no fórum, a maioria das pessoas manda o processo direto pra Portugal e não há muito atualização da situação dos consulados. Minha intenção é ajudar!
@Erika..sim..pode ser que o atendimento tenha mudado..mas até para agendamento não se consegue marcar uma data.Enfim..quem quiser tentar..é de livre arbítrio.
Peço que me desculpem se estou pedindo informação no grupo errado, mas estou sem saber a quem recorrer, em 22/02/2017 de euntrado no consulado do Rio de Janeiro, processo nº 1023/2017, caiu em exigencia solicitando a certidão ]de casamento dos meus pais (portugueses), cumpri as exigencias e enviei para o consulado em 29/08/2018, a última informção recebida é que estava "Por Integrar Centrais", alguem sabe informar o que isso quer dizer, porque confesso estou totalmente perdida, sem saber qual será o próximo passo, agradeço a todos que possam me dar uma ajuda.
Sonia , sugiro ligar na Linha de Registro e verificar o status do processo e aproveita e solicitar a senha para acompanhar o processo pela nova plataforma de acompanhamento de processos.
ontem enviei um e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt para saber meu nº de processo e chave de acesso e hoje recebi as duas informações. Muito rápido.
Boa tarde iarantes, dei entrada no processo da minha mãe pelo consulado do Rio de Janeiro em 29/11/2019 e a informação que tive foi de 2 a 3 meses para concluir o processo.
Bom dia! Primeiramente gostaria de agradecer e parabenizar aos moderadores deste fórum pela excelente iniciativa e por toda ajuda que vcs. dão as pessoas que estão em busca da cidadania. Iniciei minha saga em 2017 e com a ajuda de vocës consegui encontrar todas as certidões e fazer todas as retificações necessárias para dar entrada ao pedido de nacionalidade. Com toda documentação em mãos, fui ao consulado em Santos no inicio de Outubro para solicitar a cidadania do meu sogro e para minha grata surpresa, ontem ele recebeu a confirmação de que a atribuição de nacionalidade portuguesa dele foi deferida. O processo demorou somente 2 meses, não sei se a idade dele (80 anos) ajudou na priorização do processo, mas o fato é que foi muito mais rápido do que esperávamos. Agora daremos entrada com o pedido de transcrição do casamento e do cartão cidadão. Vou informando aqui sobre o andamento dos processos. Novamente muito obrigada a todos pela grande ajuda nesta jornada :-)
@Nilton Hessel Creio que sim, o documento que ele recebeu diz o seguinte: "Escritório Consular de Portugal em Santos Brasil - Assento de Nascimento no.895 do ano de 2019" Neste documento consta a data de assento como sendo 17 de outubro de 2019. Junto com este documento veio uma carta informando que a atribuição de nacionalidade portuguesa dele foi deferida e que elepoderá agora proceder ao requerimento do cartão cidadão.
@mlsoares... Sendo assim...Parece que o processo realmente foi finalizado...Foi bem rápido mesmo...!!!
Perguntei por que tem muitas pessoas com o processo finalizado mas sem que tenha sido criado o Registo de Nascimento Português...
**Procure não compartilhar aqui números "Completos" de processos...Quando for compartilhar...Procure fazer assim...: Processo Nº 8X5/2019 Essa é uma orientação aqui do Fórum para evitar que pessoas mal intencionadas usem essas informações...
Mais uma coisa...Se seu Sogro não tem intenção de viajar para Portugal...Não tem necessidade de fazer o Cartão de Cidadão dele... Para dar sequência nos processos de Nacionalidade da Família...Basta ter o Assento de Nascimento em mãos...Aliás...Sempre bom ter o Assento para que possa ser feita a verificação de todas as informações que constam no documento... No meu Assento de Nascimento Português por exemplo...O nome de minha mãe veio com a grafia errada...
@Nilton Hessel Obrigada pela orientação com relação a não divulgação de números completos de processos :-) Meu sogro não pretende viajar para Portugal, mas meu marido também vai entrar com o pedido de cidadania e no site do Consulado de São Paulo consta o seguinte documento como necessário: 8) Documentos de identidade originais e válidos de ambos os pais do requerente, a serem apresentados no dia do agendamento (Cartão do Cidadão daquele que for cidadão português, e RG do outro progenitor, se for apenas cidadão brasileiro).
É verdade...Os procedimentos do Consulado são diferentes...E...Se for fazer pelo Consulado deve seguir as orientações que estão disponíveis no site do Consulado...
Veja...Não sei se você tem conhecimento...Mas sendo seu sogro o Português em questão e seu marido o requerente...Existe a possibilidade de enviar o processo de Atribuição de seu marido para o ACP sem ter que transcrever casamento e nem emitir o Cartão de Cidadão de seu sogro...
Única questão é que para enviar para o ACP nessas condições descritas acima...Seu sogro deve ser o declarante do nascimento de seu marido no registro de nascimento dele...
@Nilton Hessel Não sabia sobre a possibilidade de dar prosseguimento ao processo de Atribuição do meu marido sem ter que transcrever o casamento do meu sogro e pedir o cartão cidadão dele. Já verifiquei que o meu sogro foi o declarante do nascimento do meu marido. Pode me ajudar informando se existe algum tópico neste forum ou algum site que explique sobre como proceder?
Especificamente nessas condições... Ou seja...: Pai Português declarante na certidão de nascimento do filho...Esse processo de Atribuição do Filho pode ser enviado por Correios para o Arquivo Central do Porto (ACP)...Pois eles não exigem que seja feita a Transcrição de Casamento...
Abaixo tem o link do tópico de Atribuição pelo ACP...:
# 1 Cópia simples do Assento de Nascimento do Português em Questão...(Seu sogro)...
# 2 Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada do Requerente...(Seu Marido)...
# 3 Cópia Autenticada e Apostilafa do Documento de Identificação do Requerente...(Seu Marido)... RG...CNH ou Passaporte... **Documento deve ter informação de filiação e precisa estar dentro da validade...
# 4 Requerimento 1 C Preenchido e Assinado... ***Com firma reconhecida por Autenticidade pelo Requerente...
***Pelo link abaixo pode ser feito o pagamento dos Emolumentos do processo de Atribuição para o IRN... Essa é a melhor opção para pagamento... Após a confirmação do pagamento eles enviam um formulário 1 C já com o comprovante do pagamento impresso no cabeçalho do requerimento...
Comentários
[LISTA DILIGÊNCIAS]
Isaura I: **Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 98xx/2017; Entrada em 23/08/2017; Numerado em 25/10/2017; Diligência tratada em 19/06/2018; FASE: POR INTEGRAR CENTRAIS
Recebemos o e-mail hoje de que o processo de atribuição da minha mãe(Isaura I.) foi concluído... agradeço a todos que ajudaram e acompanharam!
Agora tenho que transcrever o casamento dela e entrar com o meu! Rs.
Vou atualizar a lista de diligências com a conclusão!
[LISTA DILIGÊNCIAS]
Isaura I: **Entrada: Consulado de São Paulo; Processo 98xx/2017; Entrada em 23/08/2017; Numerado em 25/10/2017; Diligência tratada em 19/06/2018; CONCLUÍDO EM: 02/05/2019.
Prezado(a) João Fernando,
O serviço por parte do Consulado já foi finalizado.
Dependendo do tipo de pedido, irá receber os documentos na morada que informou nos próximos dias. Depois de colocarmos esta menção, o processo ainda demora alguns dias para sair daqui pois passa por vários sectores (assinar, emitir certidões, fazer ofício, envelopar, seguir para expedição e depois finalmente seguir para o correio ou motoboy e entregar). Por isso, aguarde um pouco mais. Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a) a curtir a nossa página de Facebook, onde poderá ter acesso a informações importantes e notícias com interesse sobre Portugal assim como sobre as actividades do Consulado. Acesse www.facebook.com/consuladodeportugalsp e curta.
Este é um email automático, não responda a este e-mail.
Com os Melhores Cumprimentos
Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Meu irmão mandou a documentação para ACP do Porto e tá totalmente arrependido... Os processos no Consulado do Rio estão muito rápidos!
O chato é conseguir vaga... Tem que entrar no site toda hora!
Por favor, poderia informar o tipo de processo que demorou 21 dias, bem como o de sua irmã (que demorou 10 dias pelo Consulado do RJ)?
Seriam processos de atribuição de pai/mãe para filha(o)?
Muito obrigado!
O meu processo foi de registro civil. Minha mãe tirou a cidadania dela, pois minha avó era portuguesa.
Minha mãe fez a transcrição de casamento dela no dia 21/02/2019 e a transcrição foi feita na mesma hora! Inclusive, a atendente disse que eu poderia ter pedido o meu registro de nascimento naquele momento, mas eu estava sem a documentação.
@Vlad Pen, acredito que o atendimento, agora com as informações passadas na mesma hora para Portugal, tenha mudado no Consulado (pelo menos o do Rio)há bem pouco tempo. Sugiro que as pessoas se informem! A atendente passou o prazo de 2 meses para conclusão do processo para mim e para a minha irmã, que foi uma semana depois ao Consulado. O assento de nascimento da minha irmã demorou 10 dias para chegar! Não foi só o meu caso isolado.
Aqui no fórum, a maioria das pessoas manda o processo direto pra Portugal e não há muito atualização da situação dos consulados. Minha intenção é ajudar!
Eu só quis dar o meu relato pra mostrar que o Consulado do Rio está fazendo tudo muito rápido...
Primeiramente gostaria de agradecer e parabenizar aos moderadores deste fórum pela excelente iniciativa e por toda ajuda que vcs. dão as pessoas que estão em busca da cidadania.
Iniciei minha saga em 2017 e com a ajuda de vocës consegui encontrar todas as certidões e fazer todas as retificações necessárias para dar entrada ao pedido de nacionalidade.
Com toda documentação em mãos, fui ao consulado em Santos no inicio de Outubro para solicitar a cidadania do meu sogro e para minha grata surpresa, ontem ele recebeu a confirmação de que a atribuição de nacionalidade portuguesa dele foi deferida. O processo demorou somente 2 meses, não sei se a idade dele (80 anos) ajudou na priorização do processo, mas o fato é que foi muito mais rápido do que esperávamos.
Agora daremos entrada com o pedido de transcrição do casamento e do cartão cidadão.
Vou informando aqui sobre o andamento dos processos.
Novamente muito obrigada a todos pela grande ajuda nesta jornada :-)
Parabéns pela conclusão do processo...
Uma pergunta...Vocês já tiveram acesso ao Assento de Nascimento de seu Sogro...?
Creio que sim, o documento que ele recebeu diz o seguinte:
"Escritório Consular de Portugal em Santos Brasil - Assento de Nascimento no.895 do ano de 2019"
Neste documento consta a data de assento como sendo 17 de outubro de 2019.
Junto com este documento veio uma carta informando que a atribuição de nacionalidade portuguesa dele foi deferida e que elepoderá agora proceder ao requerimento do cartão cidadão.
Sendo assim...Parece que o processo realmente foi finalizado...Foi bem rápido mesmo...!!!
Perguntei por que tem muitas pessoas com o processo finalizado mas sem que tenha sido criado o Registo de Nascimento Português...
**Procure não compartilhar aqui números "Completos" de processos...Quando for compartilhar...Procure fazer assim...:
Processo Nº 8X5/2019
Essa é uma orientação aqui do Fórum para evitar que pessoas mal intencionadas usem essas informações...
Mais uma coisa...Se seu Sogro não tem intenção de viajar para Portugal...Não tem necessidade de fazer o Cartão de Cidadão dele...
Para dar sequência nos processos de Nacionalidade da Família...Basta ter o Assento de Nascimento em mãos...Aliás...Sempre bom ter o Assento para que possa ser feita a verificação de todas as informações que constam no documento...
No meu Assento de Nascimento Português por exemplo...O nome de minha mãe veio com a grafia errada...
Obrigada pela orientação com relação a não divulgação de números completos de processos :-)
Meu sogro não pretende viajar para Portugal, mas meu marido também vai entrar com o pedido de cidadania e no site do Consulado de São Paulo consta o seguinte documento como necessário:
8) Documentos de identidade originais e válidos de ambos os pais do requerente, a serem apresentados no dia do agendamento (Cartão do Cidadão daquele que for cidadão português, e RG do outro progenitor, se for apenas cidadão brasileiro).
É verdade...Os procedimentos do Consulado são diferentes...E...Se for fazer pelo Consulado deve seguir as orientações que estão disponíveis no site do Consulado...
Veja...Não sei se você tem conhecimento...Mas sendo seu sogro o Português em questão e seu marido o requerente...Existe a possibilidade de enviar o processo de Atribuição de seu marido para o ACP sem ter que transcrever casamento e nem emitir o Cartão de Cidadão de seu sogro...
Única questão é que para enviar para o ACP nessas condições descritas acima...Seu sogro deve ser o declarante do nascimento de seu marido no registro de nascimento dele...
Não sabia sobre a possibilidade de dar prosseguimento ao processo de Atribuição do meu marido sem ter que transcrever o casamento do meu sogro e pedir o cartão cidadão dele.
Já verifiquei que o meu sogro foi o declarante do nascimento do meu marido.
Pode me ajudar informando se existe algum tópico neste forum ou algum site que explique sobre como proceder?
Obrigada!
Especificamente nessas condições...
Ou seja...:
Pai Português declarante na certidão de nascimento do filho...Esse processo de Atribuição do Filho pode ser enviado por Correios para o Arquivo Central do Porto (ACP)...Pois eles não exigem que seja feita a Transcrição de Casamento...
Abaixo tem o link do tópico de Atribuição pelo ACP...:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210095/#Comment_210095
Documentos...:
# 1 Cópia simples do Assento de Nascimento do Português em Questão...(Seu sogro)...
# 2 Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada do Requerente...(Seu Marido)...
# 3 Cópia Autenticada e Apostilafa do Documento de Identificação do Requerente...(Seu Marido)...
RG...CNH ou Passaporte...
**Documento deve ter informação de filiação e precisa estar dentro da validade...
# 4 Requerimento 1 C Preenchido e Assinado...
***Com firma reconhecida por Autenticidade pelo Requerente...
***Pelo link abaixo pode ser feito o pagamento dos Emolumentos do processo de Atribuição para o IRN...
Essa é a melhor opção para pagamento...
Após a confirmação do pagamento eles enviam um formulário 1 C já com o comprovante do pagamento impresso no cabeçalho do requerimento...
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Feito o reconhecimento da assinatura no 1 C...É só juntar os outros três documentos da lista e despachar para o ACP...
Modalidade de envio dos documentos recomendada é por DHL...