Me ajudem por favor?

12346

Comentários

• se teu avo nao esta vivo , infelizmente vc nao tem direito.
  • Bom , já que nosso amiguinho não tem mais direito e já foi devidamente instruido , continuemos.

Bom , obrigado , sendo assim , o farei pelo consulado mesmo.

Pessoal , hoje peguei a Certidão de Casamento de meus bisos ou Registro Civil. Nele consta que meu biso nasceu em "Fredosa", sendo o nome correto "Ferradosa" e lá também aparece que ele nasceu dia "18 de Fevereiro de 1900", sendo que ele nasceu em "13 de fevereiro de 1901". Isso pode dar algum problema se eu passar ao consulado?

Além de receber a Certidão de Casamento deles, também recebi o SIC do JC (meu bisavô), ambos os docs. estão devidamente autenticados em 21 de Dezembro de 2010.

Hoje mesmo ou após a virada do ano , estarei indo ao Cartório onde foi registrado o casamento deles, pois é no mesmo bairro onde atualmente resido. Talvez lá , eu encontre mais certidões deles , como por exemplo a Certidão de nascimento de minha bisa que nasceu em 26 de Junho de 1914.

Perdão em incomodá-los nesta época do ano , mas estou ansioso.

Muito Obrigado!
  • obrigado.
    quem disse que não tenho mais direitos? eu nem ao menos sei se meu avô está vivo ou não :) e nem sei se meu avô ou meu bisavô é tuga. só estou prevendo o pior para ver quais seriam meus direitos ;)
    abraços
  • Entao resumindo: voce deve em primeiro lugar ver se seu avo esta vivo e se solicitou ou nao a nacionalidade portuguesa.
    Quando souber, inicie um tópico só pra voce onde possa ser orientado individualmente, ok?
  • Lucas

Pessoal , hoje peguei a Certidão de Casamento de meus bisos ou Registro Civil. Nele consta que meu biso nasceu em "Fredosa", sendo o nome correto "Ferradosa" e lá também aparece que ele nasceu dia "18 de Fevereiro de 1900", sendo que ele nasceu em "13 de fevereiro de 1901". Isso pode dar algum problema se eu passar ao consulado?

Se tiver diferença na data de nascimento do seu bisavô vc tera q acertar(retificar) a data de nascimento, na certidão de casamento.

Espera a certidão de nascimento portuguesa, chegar e vá ao cartório p/ saber como vc pode da entrada p/ acertar a da data de nascimento do seu bisavô na certidão de casamento dele.

Entendeu?
  • sim, Denise.. obg
  • Sim , Alexandre , mto obrigado.
  • Alexandre , vc acha que eles permitiriam fazer um novo documento mediante apresentação da certidão de nascimento de meu biso?
  • Sim!!!

A data de nascimento na certidão de casamento do seu bisa vai ser consertada.

A certidão de nascimento do bisa, vai ser a sua referência p/ tudo.
    Como é do bisavô isso não vai gerar muito problema, pôis já morreu à tempos.
    Vc tem q ver no cartório, como como é feito um pedido de retificação dos dados da certidão de casamento, se por advogado ou pedido direto ao Juiz do cartório.
    Mais vc já pode entrar em contato com o cartório p/ se saber como vc tera q fazer.
    Vc tem q esperar a certidão chegar p/ se ver se é só a data de nascimento q esta errada.
  • Certo , além da data de nascimento , a freguesia onde ele nasceu tbm está errada , está escrito Fredosa e o certo é Ferradosa.

Valeu!
  • Gente..

Comecei a pesquisar isso agora e estou meio (han.. muito) perdida..

Minha vó é portuguesa (viva) e era casada com meu avô brasileiro (falecido).
    Meu pai é vivo e ainda não tirou a cidadania.

Como funciona?
  • Renata,

o primeiro passo e' encontrar a certidao de nascimento da sua avo portuguesa.

Segundo passo e' saber se seu pai quer a cidadania ou nao e se voce tem filhos, responde isso e nos diremos se 'e melhor fazer por naturalizacao de netos ou atribuicao.
  • lucas

Isso, vai vendo os detalhes da documentação e anota num papel p/ não esquecer.

Quando for pedir o acerto certidão de casamento vc acerta todos os dados, p/ vc depois poder fazer o averbamento de casamento do seu bisa.
  • Cibele,

Ele vai tirar a dele tb..
    Pq daí é mais fácil, né?
    Sou solteira, sem filhos.
  • otimo, entao faca por atribuicao, seus avos foram casados ? se sim, tera que fazer a transcricao do casamento deles e em seguida entrar com o pedido de nacionalidade do seu pai.

comece buscando a certidao de nascimento da sua avo portuguesa.

para transcricao, sao apenas tres documentos:
    1. certidao de nascimento dos seus avos
    2. certidao de casamento

( todas de inteiro teor )

se estiver em Sao Paulo, faca a transcricao atraves do consulado, qualuqer outro Estado, tera que fazer direto em Portugal, recentemente alguem enviou pelo correio, ainda nao sabemos o desfecho do processo pra garantir e orientar o envio.
  • Renata,
    Por favor abra um topico para voce e copie tudo o que ja lhe responderam. Fica mais facil acompanhar os casos.
    Obrigada.
  • Cibele,

Obrigada msm.
    Vou fazer o q vc indicou e volto depois.

Denise,
    Desculpa. Não quis abrir um outro tópico, pq achei q esse tópico tava servindo como ajuda em geral e pensei q poderia bagunçar.
    =/
  • Renata,
    Nao há de que se desculpar! É que o dono deste tópico prefere assim, pois tem todas suas informacoes concetradas aqui.
    Boa sorte!
  • Alexandre

Creio que a certidão de meu biso chegará entre 20 e 30 de Janeiro.
    Chegando, eu já entrarei em contato com o Cartório e pedirei o averbamento do Registro Civil.

Muito Obrigado.
  • eu vejo vcs falando de Certidão de Nasc.

Eu entrei em contato com o Consulado em SP, me mandaram a lista de documentos e nela NÃO CONSTA a Certidão de Nasc.

Liguei pra la, e a atendente foi super grossa: "esta ecrito certidão em algum lugar?" Eu respondi: "Não" Ai ela falou: Então é claro que não precisa"...

mesmo assim ainda tenho essa duvida
  • Jimmy,
    Deve ser porque o Consulado em Sao Paulo tem o SIRIC que é o sistema integrado de registro, entao eles podem "levantar" algumas certidoes diretamente pela internet. Se a certidao do portugues aparece ai nao ha nenhum problema. Terao problemas aqueles cujos registros ainda nao estao informatizados ou apresentem divergencias (certidoes muito antigas, diferencas em nomes ou datas, etc.)
    Alguns consulados, ainda com o SIRIC, exigem que as pessoas levem as certidoes portuguesas! Vai saber!!!
  • no meu caso não ha nenhuma divergencia dos nomes:

Correia Jordão

desde meu Bisavô ate eu. é menos trabalho creio eu!
  • Cidadania Pt

Eh ai galera por favor tirem minhas duvidas.

Inicialmente boa tarde, vamos lá, meu bisavó nasceu em portugual incluisve tenho sua certidao de nascimento, como devo proceder com minha naturalização.

Outras duvidas:

1- meu avó filho do meu bisavó que e portugues ele tbem precisa se naturalizar ja q o mesmo e brasileiro nascido por aki .rs ... e minha mae filha desse avo .. precisa se naturaliza pra eu me naturalizar???

2 - qual o custo em media pra isso tudo??

3 - qto tempo demora pra sair a autorização??

4 - sé essa certidao de nascimento de portugual já e o suficiente?

5- quais os documentos necessario pra essa naturalização..

6- somente os meus documento e do meu bisavó ou vo precisar dos documentos de meu avó e minha mãe?/

Agradeço a compreenção de todos ... e desde ja muito obrigado. E feliz ano novo a todos vcs
  • Pedroca,
    Abra um topico pra voce caso tenha mais duvidas. O dono deste topico (Lucas) prefere que nao o usem, pois tem toda a sua informacao concentrada aqui.
    Obrigada
  • Só estou esperando a certidão do meu biso chegar, sem ela não faço nada , há não ser especular uma certidão de nascimento de minha bisa.

Aliás , onde eu posso achar a certidão de minha bisa. Alguém tem ideia?

Muito Obrigado!
  • No portal do cidadao dependendo da data , ou no DGARQ ou na torre do tombo, eu so colocar no google q aparece o endereço.

Boa sorte
  • Minha bisa era brasileira. Estou atrás de uma Certidão de Nascimento brasileira.

Da mesma forma , muito obrigado!
  • Lucas

Foi mal Lucas,entendi errado, acredito q se tiver os dados eh mais facil ,eu precisei pedir no cartorio q tinha doctos antigos pra fazer uma "pesquisa", dura em media 20 dias, tem cartorio q vc manda email e te respondem, pelo menos te informam alguma coisa...

Boa sorte!
  • lucas

para tentar encontrar a certidão de nascimento de tua bisa, tenta no cartorio aonde ela e teu biso casaram, pois geralmente para o casamento é feito um processo onde ficam guardados documentos, inclusive a certidão de nascimento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.