Me ajudem por favor?
Fala Lucas,
Então, se seu avó tem a Nacionalidade, acredito que ele tenha tirado direto pelo pai dele (seu Bisavó), você na verdade já é neto de portugues, seu avó é tão portugues quanto o seu bisavó. Então você tem que pensar em tirar pelo seu avó, existem duas formas:
1 - Naturalização, direto pelo seu avó, mais documentos são exigidos e o tempo de demora é maior. É recomendado quando o pai/mãe é falecido(a) ou não tem interesse de tirar.
2 - Atribuição, Você tiraria o do seu pai/mãe (filho do avó já portugues) e quando pronto, faria o seu. É o que o pessoal aqui mais recomenda, é mais rapido e os documentos exigidos são bem menores. Porem, os custos são maiores, afinal são dois processos, o do seu pai/mãe filho do portugues e posteriormente o seu.
Agora pra dar uma facilitada, quem é o filho do seu avó portugues, seu pai ou sua mãe? Eles tem interesse também em ter a Cidadania Portuguesa?
De começo eu acho que é isso Lucas.
Abraço
Então, se seu avó tem a Nacionalidade, acredito que ele tenha tirado direto pelo pai dele (seu Bisavó), você na verdade já é neto de portugues, seu avó é tão portugues quanto o seu bisavó. Então você tem que pensar em tirar pelo seu avó, existem duas formas:
1 - Naturalização, direto pelo seu avó, mais documentos são exigidos e o tempo de demora é maior. É recomendado quando o pai/mãe é falecido(a) ou não tem interesse de tirar.
2 - Atribuição, Você tiraria o do seu pai/mãe (filho do avó já portugues) e quando pronto, faria o seu. É o que o pessoal aqui mais recomenda, é mais rapido e os documentos exigidos são bem menores. Porem, os custos são maiores, afinal são dois processos, o do seu pai/mãe filho do portugues e posteriormente o seu.
Agora pra dar uma facilitada, quem é o filho do seu avó portugues, seu pai ou sua mãe? Eles tem interesse também em ter a Cidadania Portuguesa?
De começo eu acho que é isso Lucas.
Abraço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Eu teria que provar q meu bisavo eh portugues *
E entrar em contato com a CRC...
Nossa , estou com muitas duvidas e gostaria de saber tbn o preço de se tirar a cidadania ...
Obrigado , ABS.
Se seu avó tem dupla-nacionalidade, ele é portugues igual ao seu bisavô, entendeu?
Então Você vai tirar a sua dupla-nacionalidade portuguêsa pelo seu avô. E as alternativas são essas que escrevi aí em cima. Ou você faz por atribuição, primeiro a do seu pai e depois a sua (que é a forma mais facil, são menos documentos e teoricamente mais rápido) ou Naturalização, que Você faz direto do seu avô pra Você, só que é mais demorado e a quantidade de documentos é maior.
Mas , eu teria q pagar a minha atribuição e a do meu pai?
Se sim , quanto custaria isso , aproximadamente?
Mais uma vez , muito obrigado pela atenção!
Veja nas certidoes de nascimento do seu pai e na sua quem foi o declarante.
E coloque aqui. Isso é importante para ver se precisara de mais documentos.
Como voce é menor de idade seu pedido nao tera que ser pago. Seria so o do seu pai que custa 175 euros.
Dai haveria que somar os gastos com certidoes de nascimento, autenticacoes e legalizacoes.
Vamos por partes. Veja os declarantes e informe aqui.
Não estou residindo com meu pai , por enquanto , mas assim que eu tiver contato com ele , observarei e alertarei a todos vocês para que possam me ajudar ...
Abraços!
Desde já agradeço , Abs!
-certidao de nascimento portuguesa do seu avo
- certidao em inteiro teor do seu pai, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado portugues da sua regiao
- copia autentica do Rg do seu pai legalizada no consulado
- formulario 1C veja na guia de ajuda da comunidade o modelo.
Depois te dizemos como mandar para Portugal.
Caso more em SP poderia fazer pelo consulado portugues e os documentos sao um pouco diferentes. Veja o site.
E afirmo q o declarante d meu pai é meu avô e o meu declarante é o meu pai.
Farei os devidos procedimentos e avisarei a vc.
Cai entre nós , que burocracia , hein?
Mas valerá apena , sendo que aproveitarei muito a aproximação de meus familiares e também a liberdade de estar em meu 2o país.
E talvez , caindo em contradição , talvez nem a use mto ...
Mas estarei sempre por aqui e informarei a vcs , muito obrigado e desculpem o incomodo
Comparada com outras nacionalidades, a portuguesa está super simples e rápida, pois requer praticamente, nos casos como o seu, apenas 3 documentos, desde que todos estejam corretos com relacao a nomes e datas.
Fale com os seus pais e se decidirem é so perguntar aqui.
Acho que você deveria aproveitar e fazer a atribuição. Como é menor de idade, o seu processo e o do seu pai não sairiam por mais de 1000 reais juntos. Se você mudar de ideia quando for maior de idade, sairá tudo por uns 1600. Além disso, se o seu pai vier a falecer, você perderá o direito de fazer por atribuição (restará a naturalização, que é mais burocrática).
Ainda tenho que ajuntar o dinheiro e aguardo para que vcs me deem novas dicas para fazer a cidadania do meu pai e consequentemente a minha ...
Muito Obrigado!
Veja o que te respondi no dia 1 de julho.
-Certidao de nascimento portuguesa do seu avo.
-Certidao em inteiro teor do seu pai, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado portugues da sua regiao.
-Copia autentica do Rg do seu pai legalizada no consulado.
-Formulario 1C veja na guia de ajuda da comunidade o modelo.
Sinceramente , eu precisaria de um adulto que me auxiliasse com esta questão de enviar e receber algumas documentações, mas tudo será resolvido ... ah e quanto tempo levará para que meu pai obtenha a cidadania , claro , um numero que se aproxime , pois vcs não tem como prever o prazo, obrigado!
Quando tenha a certidao em inteiro teor do seu pai, voce tera que envia-la ao Itamaraty e depois ao Consulado de Portugal.
Voce mora em que estado?
Moro em são paulo e pelo que entendi , primeiro tenho que enviar ao itamaraty para legalizá-la e depois ao consulado , não é isso!?
Obrigado!
Consiga a certidao de nascimento do seu avo portugues em primeiro lugar.
Depois peca a certidao do seu pai em inteiro teor e mande-a para o ERESP que é o escritorio do Itamaraty em Sao Paulo. No site deles explica como mandar.
NOVO ENDERECO ERESP (ESCRITORIO DE REPRESENTACAO DO ITAMARATY EM SAO PAULO):
http://www.portalconsular.mre.gov
Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
Brooklin Novo
CEP: 04578-908
São Paulo - SP
TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
eresp@mre.gov.br
Depois tem que mandar para o consulado de portugal: consuladoportugalsp.org.br
Abaixo o link do formulario que teria que preencher:
DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_r
IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO).
Por enquanto ficamos na mesma , pois de nada adianta informações adiantadas , sem possuir o dinheiro para finalizações concretas, mas estou muito agradecido por sua atenção ... Bem , por enquanto é só isso ...
Quando tiver dinheiro , eu volto aqui para novas informações . ; )
ABS!
Ele nao tem a certidao em maos, mas podem pedir uma pelo portal do cidadao.
So precisam entrar no site, increver-se e com os dados completos pedir uma. Em poucos dias esta na sua casa.
Pergunta : Com essa carteira , o meu avô consegue tirar a certidão portuguesa?
Boa Noite!
Primeiro passo: conseguir a certidao de nascimento do bisavo. Como? Procurando todos os dados possíveis: filiacao, data de nascimento, concelho, freguesia.
Sem a certidao nao podera progredir no pedido de cidadania.
A carteira de Trabalho de meu bisavô prova que ele era Português e também quando e em que condições ele veio ao Brasil e com a certidão de meu vô , provaria que ele é filho de portugueses... Será dificílimo achar a certidão dele , mas até aí você não tem nada a ver ...
Abs