Me ajudem por favor?

Fala Lucas,

Então, se seu avó tem a Nacionalidade, acredito que ele tenha tirado direto pelo pai dele (seu Bisavó), você na verdade já é neto de portugues, seu avó é tão portugues quanto o seu bisavó. Então você tem que pensar em tirar pelo seu avó, existem duas formas:

1 - Naturalização, direto pelo seu avó, mais documentos são exigidos e o tempo de demora é maior. É recomendado quando o pai/mãe é falecido(a) ou não tem interesse de tirar.

2 - Atribuição, Você tiraria o do seu pai/mãe (filho do avó já portugues) e quando pronto, faria o seu. É o que o pessoal aqui mais recomenda, é mais rapido e os documentos exigidos são bem menores. Porem, os custos são maiores, afinal são dois processos, o do seu pai/mãe filho do portugues e posteriormente o seu.

Agora pra dar uma facilitada, quem é o filho do seu avó portugues, seu pai ou sua mãe? Eles tem interesse também em ter a Cidadania Portuguesa?

De começo eu acho que é isso Lucas.
Abraço
«134567

Comentários

• Mario , mto obrigado , mas n entendi mto oq vc falou rs'...
    Eu teria que provar q meu bisavo eh portugues *
    E entrar em contato com a CRC...
    Nossa , estou com muitas duvidas e gostaria de saber tbn o preço de se tirar a cidadania ...

Obrigado , ABS.
  • Ah e a descendencia eh paterna ...
  • Fala Lucas,

Se seu avó tem dupla-nacionalidade, ele é portugues igual ao seu bisavô, entendeu?
    Então Você vai tirar a sua dupla-nacionalidade portuguêsa pelo seu avô. E as alternativas são essas que escrevi aí em cima. Ou você faz por atribuição, primeiro a do seu pai e depois a sua (que é a forma mais facil, são menos documentos e teoricamente mais rápido) ou Naturalização, que Você faz direto do seu avô pra Você, só que é mais demorado e a quantidade de documentos é maior.
  • Valeu , Mário!

Mas , eu teria q pagar a minha atribuição e a do meu pai?
    Se sim , quanto custaria isso , aproximadamente?

Mais uma vez , muito obrigado pela atenção!
  • É isso aí, primeiro a do seu pai e depois a sua, cada processo tem demorado de 4 a 6 meses. Somando os custos das certidões, autenticações, Sedex Mundi mais o valor do processo sai em média 800 reais cada um.
  • Lucas,
    Veja nas certidoes de nascimento do seu pai e na sua quem foi o declarante.
    E coloque aqui. Isso é importante para ver se precisara de mais documentos.
    Como voce é menor de idade seu pedido nao tera que ser pago. Seria so o do seu pai que custa 175 euros.
    Dai haveria que somar os gastos com certidoes de nascimento, autenticacoes e legalizacoes.
    Vamos por partes. Veja os declarantes e informe aqui.
  • Bem lembrado Denise, o dele é sem custos de processo.
  • Obrigado , pessoal.

Não estou residindo com meu pai , por enquanto , mas assim que eu tiver contato com ele , observarei e alertarei a todos vocês para que possam me ajudar ...

Abraços!
  • Pessoal , enquanto eu n envio quem é o declarante , uma pergunta : Qual seria a documentação necessária para que o meu pai adquira a atribuição de meu avô e como isso funciona?

Desde já agradeço , Abs!
  • Se seu avo (portugues) foi o declarante do seu pai ele precisará:
    -certidao de nascimento portuguesa do seu avo
    - certidao em inteiro teor do seu pai, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado portugues da sua regiao
    - copia autentica do Rg do seu pai legalizada no consulado
    - formulario 1C veja na guia de ajuda da comunidade o modelo.
    Depois te dizemos como mandar para Portugal.
    Caso more em SP poderia fazer pelo consulado portugues e os documentos sao um pouco diferentes. Veja o site.
  • Obrigado , Denise.

E afirmo q o declarante d meu pai é meu avô e o meu declarante é o meu pai.
    Farei os devidos procedimentos e avisarei a vc.
    Cai entre nós , que burocracia , hein?
    Mas valerá apena , sendo que aproveitarei muito a aproximação de meus familiares e também a liberdade de estar em meu 2o país.
  • Acho que vou desistir de obter a cidadania portuguesa ... é mto burocratica!
    E talvez , caindo em contradição , talvez nem a use mto ...
    Mas estarei sempre por aqui e informarei a vcs , muito obrigado e desculpem o incomodo
  • Lucas,
    Comparada com outras nacionalidades, a portuguesa está super simples e rápida, pois requer praticamente, nos casos como o seu, apenas 3 documentos, desde que todos estejam corretos com relacao a nomes e datas.
    Fale com os seus pais e se decidirem é so perguntar aqui.
  • Realmente, a cidadania portuguesa não é burocrática assim. Comparada com as outras, é bem simples.

Acho que você deveria aproveitar e fazer a atribuição. Como é menor de idade, o seu processo e o do seu pai não sairiam por mais de 1000 reais juntos. Se você mudar de ideia quando for maior de idade, sairá tudo por uns 1600. Além disso, se o seu pai vier a falecer, você perderá o direito de fazer por atribuição (restará a naturalização, que é mais burocrática).
  • Lembrando que a liberdade não é só de estar no seu segundo país. Você pode visitar, morar e trabalhar legalmente na Europa quando bem desejar, sem o perigo de te mandarem embora no controle de passaporte. Por exemplo, quando eu fui estudar na Inglaterra, eu ainda não tinha a cidadania portuguesa, então tinha limitações para trabalhar, tive que arrumar uma papelada imensa provando que podia me sustentar, tive que fazer um seguro de saúde de viagem, etc.
  • Lucas, a portuguesa é a mais facil das europeias, pode acreditar. Se tem alguma mais facil desconheço, mais acredito que não!! Bom, Voce tem o direito garantido, pode tirar em outra oportunidade. Lembrando que é sempre bom ne?!?!?!?! Um dia precisa e nao tem, fora que não se tira da noite pro dia.
  • Ela te da oportunidade de morar, estudar, trabalhar e etc... e qualquer país da União Europeia, fora outros beneficios como isencao de visto em outros paises.
  • Pessoal , I'm back! rs' ... Estive um tempo viajando e não tive tempo de respondê-los , me desculpem ... Mas voltando , por insistencia de meu pai , resolvi falar com os amigos novamente e dizer que estou com novo ânimo para fazer a cidadania ...
    Ainda tenho que ajuntar o dinheiro e aguardo para que vcs me deem novas dicas para fazer a cidadania do meu pai e consequentemente a minha ...
    Muito Obrigado!
  • Lucas,
    Veja o que te respondi no dia 1 de julho.
  • Pessoal , à respeito dos documentos abaixo , gostaria de saber se a certidão de inteiro teor do meu pai já é autenticada no Itamaraty ou eu tenho que enviar pra lá para poderem autenticar?

-Certidao de nascimento portuguesa do seu avo.

-Certidao em inteiro teor do seu pai, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado portugues da sua regiao.

-Copia autentica do Rg do seu pai legalizada no consulado.

-Formulario 1C veja na guia de ajuda da comunidade o modelo.

Sinceramente , eu precisaria de um adulto que me auxiliasse com esta questão de enviar e receber algumas documentações, mas tudo será resolvido ... ah e quanto tempo levará para que meu pai obtenha a cidadania , claro , um numero que se aproxime , pois vcs não tem como prever o prazo, obrigado!
  • Lucas,
    Quando tenha a certidao em inteiro teor do seu pai, voce tera que envia-la ao Itamaraty e depois ao Consulado de Portugal.
    Voce mora em que estado?
  • Denise ,
    Moro em são paulo e pelo que entendi , primeiro tenho que enviar ao itamaraty para legalizá-la e depois ao consulado , não é isso!?

Obrigado!
  • Lucas,
    Consiga a certidao de nascimento do seu avo portugues em primeiro lugar.
    Depois peca a certidao do seu pai em inteiro teor e mande-a para o ERESP que é o escritorio do Itamaraty em Sao Paulo. No site deles explica como mandar.

NOVO ENDERECO ERESP (ESCRITORIO DE REPRESENTACAO DO ITAMARATY EM SAO PAULO):

http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/estado-de-sao-paulo-1

Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
    Brooklin Novo
    CEP: 04578-908
    São Paulo - SP
    TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
    FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
    eresp@mre.gov.br

Depois tem que mandar para o consulado de portugal: consuladoportugalsp.org.br

Abaixo o link do formulario que teria que preencher:
    DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C

[http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25]
    IMPRIMA A CORES NUMA MESMA FOLHA (FRENTE E VERSO).
  • Denise , Muito Obrigado!

Por enquanto ficamos na mesma , pois de nada adianta informações adiantadas , sem possuir o dinheiro para finalizações concretas, mas estou muito agradecido por sua atenção ... Bem , por enquanto é só isso ...

Quando tiver dinheiro , eu volto aqui para novas informações . ; )
  • Pessoal , meu avô não tem a certidão portuguesa , mas nós temos como provar , através de documentos que ele é filho de portugueses , acredito que dentro de dias iremos ao consulado geral de portugal em sp , para regularizar esta situação ...
    ABS!
  • Lucas,
    Ele nao tem a certidao em maos, mas podem pedir uma pelo portal do cidadao.
    So precisam entrar no site, increver-se e com os dados completos pedir uma. Em poucos dias esta na sua casa.
  • Ah sim , obrigado . Agora me resta achar os documentos de meu bisavô que estão na casa de meu avô , espero encontrá-los em breve...
  • Bem , após 1 mês procurando... Finalmente conseguimos achar uma Carteira de Trabalho de meu bisavô , lá consta e prova que ele nasceu em Portugal ...
    Pergunta : Com essa carteira , o meu avô consegue tirar a certidão portuguesa?

Boa Noite!
  • Lucas,
    Primeiro passo: conseguir a certidao de nascimento do bisavo. Como? Procurando todos os dados possíveis: filiacao, data de nascimento, concelho, freguesia.
    Sem a certidao nao podera progredir no pedido de cidadania.
  • Denise,
    A carteira de Trabalho de meu bisavô prova que ele era Português e também quando e em que condições ele veio ao Brasil e com a certidão de meu vô , provaria que ele é filho de portugueses... Será dificílimo achar a certidão dele , mas até aí você não tem nada a ver ...

Abs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.