Me ajudem por favor?

12467

Comentários

• Lucas,

Você mandou "o que" "pra onde" ?

Precisa dos seguintes dados, vc. já possui os documentos comprovando-os?

- Nome do seu bisavô - basta o primeiro nome
    - ano possível do nascimento de seu bisavô
    - nome completo do pai do seu bisavô
    - nome da mãe do seu bisavô - basta o primeiro nome
    - freguesia onde o bisavô nasceu
    - concelho " " "
    - distrito " " "

Quando você estiver com estes dados da sua bisavó, tente os mesmos procedimentos.
    Vc. poderá precisar também da certidão da bisavó.

PARA CONFUNDIR: ? ? ? ? Pode-se obter cidadania também pela MÃE.

M U I T A C A L M A N E S T A H O R A ! ! ! encontre primeiro a chave...
  • Vixi , não to entendendo nada desse portal do cidadão ...
    Eu entrei lá e mandei um e-mail pros cara do portal, era o e-mail errado, eles me mandaram uma resposta automático ... rsrsrsrs'

Hoje mandei um e-mail pro distrito de Bragrança com os dados dele, vamo ver o que acontece, pois só vou ter contato com o meu tioavô por carta ou pessoalmente na semana que vem , por enquanto , vou fica na paz .

Muito Obrigado! :D
  • O portal do cidadão é apenas p/ se fazer o pedido de certidões, no seu caso.
    Mais 1º tem q fazer o pedido.
    Se vc não receber nenhum email é pq o seu pedido esta certo!
    Agora se vc receber um email vc tera q responde-lo.
    So falta a freguesia.
  • Certo...

Meu tio-avô não sabe se ele tem a certidão de nascimento do pai dele , mas ele deu certeza que tem muitos documentos dele lá , inclusive RG , lá com certeza deve ter os lugares onde ele nasceu , número de assento , etc ...

Estou apenas esperando uns dias pra eu contactá-lo , pois esse sim de semana vou estar viajando e também logo vem as férias , terei tempo de sobra para falar com ele.

Muito Obrigado!
  • Lucas,

Aquela velha e honesta cartinha, escrita em papel, colocada dentro de um envelope; você vai a uma agência de correios mais próxima de sua casa e paga uma ninharia para enviar para o seu tio-avô o seu pedido de fotocópias dos documentos que tanto almeja!

Em poucos dias - muito menos que a espera de suas férias - ele estará recebendo e, com certeza organizando o que vc pediu e retornando. Também pelo correio tradicional, na comodidade de sua casa, o carteiro lhe fará uma visita.

Por telefone ou e-mail, ou... sei lá o meio, tente confirmar com ele os dados de seu bisavô, principalmente a FREGUESIA, (que corresponde à nossa CIDADE); CONCELHO = ESTADO...
    encerro por aqui porque também não consigo entender muito esta divisão territorial de lá... para nós, DISTRITO é um lugarzinho pequeno pertencente a uma cidade... para eles é outra coisa. Não importa o que significa. O importante é responder o que eles pedem. Na dúvida, recorra ao professor de geografia...
  • lucas,

Encontrei estes endereços abaixo no tópico desta comunidade, "Como achar freguesias e concelhos". Experiente...

http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/http://www.arquivonacional.gov.br/
  • Denise

Na ultima vez que tivemos contato com meu tio-avô , ficamos de ir lá na casa dele ...
    Meu avô e ele são irmãos , mas não são nada próximos , nem de cidade e nem sentimento , enfim...

Indo lá , consequentemente eu pegarei os documentos ...

Agora não sei o que eu faço ... Estou multi-atarefado com a escola e essa é a ultima semana de aula, vou aguardar as férias e , sem pressa , com certeza logo terei os documentos em mãos ...
    Obrigado pelo endereço , mas por enquanto , sem informações não tenho como localizar , brevemente este me será muito útil.

Muito Obrigado!
  • Cá volto com novas informações sobre meu caso ...

Encontrei meu tio-avô numa festa ! Pedi a ele que me enviasse os documentos e , obiviamente ele me perguntou o porquê de eu precisar desses documentos e eu respondi que era pra fazer cidadania , pois bem , ele não só aceitou me enviar os documentos o mais rápido possível , como também ficou interessado em obter a cidadania , bem , casos à parte, mas uma grande felicidade para nós familiares luso-descendentes.

Meu caso já está encaminhado , estou muito feliz pois nossa familia ficou horas e horas discutindo histórias memoráveis de nossos ante-passados e isso nos trouxe muitos risos e diversão... E me contradizendo , a cidadania portuguesa é um feito que nos traz muito entusiasmo e alegria...

Bem , meus amigos , os documentos estarão em breve em minhas mãos e o sonho de resgatar os laços familiares estão cada vez mais próximos ...

Muito Obrigado!
  • Estou feliz por saber que a confraternização e união estejam presentes em sua família!!!!

Prenúncio do ESPÍRITO NATALINO luso-brasileiro preparando surpresas e alegrias! O mais belo é saber que você proporciona este elo familiar.
    Ditado popular: "atira-se no que se vê e acerta-se no que não se vê"

Desejo sucesso escolar, dedique-se mesmo aos estudos!

Você irá longe, menino!!!!!!
  • Nossa , eu também estou muito feliz!

Mas Denise , quando eu tiver os documentos do meu bisavô e meu avô "em mãos", o processo do meu avô será o mesmo feito para mim e para meu pai , ou é mais fácil por ele ser o 1º descendente?

Muito Obrigado!
  • Pessoas mais experientes nesta comunidade poderão melhor responder.

Entendo como um jogo que em cada etapa, aparece um desafio diferente, mesmo em situações muito semelhantes. Ou seja, cada geração adquire o mesmo direito de cidadania e precisará tomar as mesmas providências da anterior. Não interpretaria como mais fácil ou difícil. Certamente surgirão obstáculos para que o desafio se torne mais interessante...Esta é a regra básica até agora.
    Dê uma olhadinha em outros tópicos desta comunidade e verás a diversidade de situações...

Concentre-se nesta primeira etapa, primordial para que você se torne PORTUGA!!!!!

Demora em torno de 1 ano para cada geração: o seu avô tornando-se "português", terá uma CERTIDÃO DE NASCIMENTO PORTUGUESA e seu pai passa a ser FILHO de portuga, que por sua vez, precisará providenciar documentos para também se tornar PORTUGA. Você, filho de portuga, irá pedir a cidadania DE GRAÇA, por ser menor de idade....
    (economia de 175 euros!!!!! mas não se desespere com valores, porque irá soltando a grana em suuuaaaaavvvvveeeeesssss e espaçadas jogadas.....)

Este 1º momento, a dificuldade tem sido encontrar os documentos do bisavô, o que será mais fácil para seu avô, seu pai e para você.

Estude para passar de ano!!!!!
  • Eu, outra vez...

Acredito que parecerá mais fácil, porque vamos nos familiarizando com o processo.
    Menino, isto é coisa de advogado de carteirinha da OAB!!! (brincadeira...)
  • Rs'

Eu fiquei sabendo , não sei se é verdade , apenas especulo que quando se é filho do português original , precisa só de ir ao consulado ou portal do cidadão e tirar o passaporte\certidão portuguesa , etc.

Mas , enfim , não vamos nos precipitar , primeiro temos de conseguir os documentos do Portuga (bisavô) para depois pensarmos nos próximos obstáculos ...

Estou estudando várias possibilidades.

Mas , Denise , um exemplo : Se meu avô falece sem ter se tornado portuga , eu e meu pai perdemos o direito ou ainda há possibilidade de obtê-la por atribuição?

Muito Obrigado por sua atenção!
  • Denise , para esclarecer , veja o que uma mulher me respondeu à respeito do meu avô tirar a cidadania ...

"Lucas,
    Ele nao tem a certidao em maos, mas podem pedir uma pelo portal do cidadao.
    So precisam entrar no site, increver-se e com os dados completos pedir uma. Em poucos dias esta na sua casa."

Muito Obrigado , novamente.
  • Lucas,

se seu avo vier a falecer, voce perdera o direito, por ser bisneto, mas seu pai podera vir a se naturalizar portugues, apoiado na lei de naturalizacao de netos.
  • Entendi , Obrigado Cibele!
  • Lucas,

Paaaare o jogo, REPLAY!!!!!!

Informação do Portal do Cidadão - certidões online:

"A emissão de certidões de registos com mais de 100 anos é da responsabilidade dos Arquivos Distritais, sob a tutela da Direcção-Geral de Arquivos."

Vc. já enviou e obteve resposta que de precisará informar a FREGUESIA para localizarem a certidão de seu bisavô.
    O seu avô, para se tornar portuga, precisa desta certidão para provar que é FILHO de portuga, que é a fotocópia autenticada da folha do livro de registro de BAPTISMO, contendo TODAS as chaves deste início de jogo...

Concentre-se por enquanto em obter os dados corretos do bisavô e nos estudos escolares!

P.S. As certidões portuguesas, com menos de 100 anos, são fáceis para o portal do cidadão encontrar e enviar ao destinatário... ainda não é o nosso caso, caaalma, vamos por parte...

Abraços,

Denise
  • Certo , tudo por partes ...

Hoje vou pedir pro meu pai ligar pro meu tio-avô pra ver se ele me manda os documentos , agora estou de férias e tenho mais tempo pra correr atrás dos tão sonhados documentos.

Muito Obrigado e um abraço!
  • Enquanto não pego a certidão de nascimento, fiquei sabendo que meu avô achou a certidão de óbito do bisavô João, acho que lá deve ter algumas informações a mais , enfim , não faço a mínima idéia de como seja uma certidão de óbito, mas se tiver mais informações detalhadas poderei pedir a certidão que está lá em Portugal e eles poderão localizar mais facilmente.

Muito Obrigado!
  • Lucas,

A certidão de óbito costuma não conter informações tão fidedígnas e completas, pelo menos a do meu avô consta apenas que ele era português.

O ideal seria conseguir algum documento emitido ainda em Portugal, tipo visto de saída (passaporte), ou algum documento de entrada e legalização aqui no Brasil. Lí em algum tópico que por volta de 1930, TODOS os imigrantes tiveram que regularizar sua situacão no Brasil.

Experimente entrar no Memorial do imigrante e no Arquivo Nacional os quais já enviei a vc. o endereço eletrônico. Vasculhe as possibilidades que melhor se aplicar...

E Consulado também, quem sabe eles já são inscritos (biso e bisa)?????

Memória oral de seus tio-avós e avô poderão ser úteis também.

Sua bisavó também era portuguesa, não é? proceda da mesma forma para localizar os documentos dela também, voce poderá precisar...
  • Certo , bem , minha bisavó era filha de portugueses , mas nasceu no interior de São Paulo.

Meu tio-avô tem um RG de meu bisavô e lá deve constar o número do assento dele , o que já adianta muito, mas o complicado é que pode levar algum tempo até eu conseguir os documentos que estão com ele , pois além de morar longe , eles são enrolados. rs'.

Mesmo que a certidão de nascimento ou baptismo de meu biso não esteja aqui, com mais informações eu poderei pedir a de Portugal.

Quanto ao consulado , eles são praticamente inacessíveis, pois toda semana eu ligo e eles não atendem ou mandam ligar em outra data.

Mas eu estou tranquilo e consciente que cidadania não se faz de uma hora para outra , tem que ter paciência. =D

Muito Obrigado!
  • Denise , estive pesquisando sobre as freguesias de Alfândega da Fé e imprimi.

Ao todo são 20 freguesias e essa semana vou perguntar pro meu avô se ele sabe qual freguesia o pai dele nasceu.

Se souber já vai adiantar bastante coisa.

;D
  • Pronto , consegui achar onde ele nasceu por completo...

Portugal;
    Bragança;
    Alfândega da Fé;
    Ferradosa.

País , Estado , Concelho e Freguesia/Arrebalte , respectivamente.

Aguardo maiores informações de como proceder.

Obrigado.
  • lucas

agora então é só fazer o pedido pelo portal do cidadão, se tiver mais de 100 anos ai na data tu coloca uma data que de menos de 100 anos ai depois em outras informações tu colocas a data certa de nascimento.
  • Obrigado , Jorge.

Mas uma vez eu fiz um pedido por esse Portal do Cidadão e agora não me lembro mais como faz.

Agora tenho informações mais concretas.
  • Já enviei o pedido , aguardando retorno
  • Muito bem, Lucas!
    Mantenha-nos informados, tá?
  • Pode deixar , ja faz uma semana que enviei e ainda n obtive resposta, mas assim que tiver eu informarei :D
  • Nossa , estou achando estranho a demora...
    Da outra vez que mandei eles não demoraram nem uma semana pra responder.

Agora que está mais detalhado, rs'.
  • Quando o pedido esta correto, ele não respondem nada!

Emite a certidão e manda pelo correio.

É só aguardar!!!

E boa sorte.

Quem diria vc conseguil!!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.