Me ajudem por favor?

13567

Comentários

• Yaaa,,,,, isso mesmo, diz q vc quer o numero do assento de nascimento do seu bisavô p/ pode pedir pela internet a certidão de batismo.
    tenha em mão os dados dele.
    o tel é +351 273 300 270
    o e-mail é mail@adbgc.dgarg.gov.pt
  • Arrre , entendi uma! Viva!

Valeu Alexandre!

Eu vou faze os procedimentos aí , depois volto a te incomodar ...

Abraço!
  • Moderadores,
    desculpem-me a intromissão, no intuito de colaborar. Se estiver errada, corrijam-me. Conseguí a certidão de meu avô pelo Arquivo DVISEU e abrindo o site de Bragança, observei semelhanças.

Eu tinha dúvidas enormes. Ao enviar e-mail, responderam-me em poucos dias que haviam localizado o registro de batismo (certidões com mais de 100 anos é Baptismo, não de nascimento).
    Para isto, informei o nome completo dos pais do meu avô e o possível ano/local de seu nascimento. Obtive resposta se caso quizesse adquirir uma cópia, custaria 20 euros + despesas de correio. Eles orientam sobre a forma de pagamento e envio.

Depois de pago, recebí depois de 20 dias em casa a certidão ( fotocópia autenticada da folha de registro do batizado de meu avô, escrita pelo próprio padre que celebrou o batismo, contendo a data e local de nascimento, nome dos pais, dos avós, dos padrinhos.) FOI UMA EMOÇÃO PARA A FAMÍLIA, descobrirmos dados nunca mencionados...
    Esta certidão de batismo servirá para a transcrição de casamento - exigência consular.
    Sugiro observar se os dados das certidões brasileiras (casamento/óbito)
    correspondem com a portuguesa que irá receber, senão precisará RETIFICAÇÕES!!!!

Lucas,

Escreva para o e-mail que Alexandre postou, solicitando o registro de batismo/nascimento. Informe o nome, ano e local de nascimento de seu bisavô e o nome completo do pai e da mãe de seu bisavô.

Experimente também o passo-a-passo:
    - Acesse tb. o site postado por Alexandre, clique no "ARQUIVO DE BRAGANÇA"
    - Aparecerá: "O serviço de reprodução..." CLIQUE AQUI
    - CLIQUE em "REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS PAROQUIAIS"
    - preencha somente os SEUS dados obrigatórios assinalados (*) (morada= endereço);

na mesma pagina:
    - preencha em "REPRODUÇÕES REQUISITADAS" : certidão baptismo/nascimento
    - "TIPO DE ACTO": Baptismo/nascimento
    - preencha campos(*) sobre o seu bisavô
    - ENVIAR

Aguarde resposta por e-mail. Acredito que retornarão de um jeito ou de outro.

Sucesso!
  • Denise

Mais uma P/ dar um apoio!!!!!
    Meus parabéns!!!!!!
    E obrigado!!!!
  • Sou eu quem precisa agradecer.
    Aprendendo e repassando...
  • Em reproduções requisitadas aparecem um tópico obrigatório data (*)

Eu coloco a data de hj , ou a data de nascimento do meu bisavô?

Já enviei o e-mail , agora estou no site ...

Qual o tipo de cópia que coloco , certificada ou simples?

Muito Obrigado pela ajuda e paciência...
  • Em reproduções requisitadas aparecem um tópico obrigatório data (*)
    Eu coloco a data de hj , ou a data de nascimento do meu bisavô?

DATA DE NASCIMENTO DE SEU BISAVÔ (

...
    Qual o tipo de cópia que coloco , certificada ou simples?

CERTIFICADA corresponde à nossa autenticada em cartório. Caso precise de alguma retificação nas certidões brasileiras de casamento, nascimento,você já estará com o documento válido, não precisará pedir outra vez.
    Exemplos de dados passíveis de diferenças: nomes, datas, locais...

Seguindo o site:

TIPO DE REPRODUÇÃO: A4

FIM A QUE SE DESTINA: pedido de cidadania portuguesa para filho de portugues nascido no estrangeiro

INFORMAÇÃO ADICIONAL: escreva informações que você achar importantes para ajudar a localizar o registro de seu bisavô. Caso tenha documentos dele como passaporte, visto de chegada, inscrição de estrangeiros, informe os dados neste espaço.

FORMA DE ENTREGA: Envio por CTT

É isso aí, menino!
    Todos nós aprendemos um pouco a cada dia!

Sucesso!!!!
  • Rs'

Certo , farei os devidos procedimentos...

Muito Obrigado , Denise !

O Processo é muito divertido , pois tem fases de angústia e tensão e outros de alegria , pois a cada dia vai se aprendendo mais ...

Agradeço muito a comunidade ...

Logo mais venho com mais dúvidas ...
  • Além de divertido é muito emocionante aproximarmos de nossos antepassados. Você estará preparando um belíssimo presente de Natal para todos os descendentes de seu bisavô, pois estará abrindo caminho para os que tiverem interesse de embarcar nesta viagem. Isto aproxima familiares, podendo também ratear despesas do processo.

Irão te agradecer muiiiiitttttoooooo!!!!!!
  • É verdade , meu avô está muito feliz de um neto estar resgatando os laços portugueses da família, ele já queria bem antes de eu nascer a cidadania portuguesa , mas n sabia como conseguir...

Aí eu comecei a me reiterar no assunto e é muito gratificante e emocionante pra todos na família ...
  • Denise,

No seu caso , quanto tempo demorou para que eles lhe respondessem o e-mail?
  • a ansiedade prejudicou minha compreensão

Lucas,
    Enviei 3 e-mails em datas diferentes, num período de 21 dias. Responderam-me 2 dias após o último, quando procurei ser mais objetiva, principalmente no "ASSUNTO-TÍTULO" da mensagem. Obviamente, nem abriram os 2 primeiros e-mails; poderiam ser spam ou mera especulação. Não é demais alertar que estamos contatando uma INSTITUIÇÂO OFICIAL, funcionários públicos cumprindo seu trabalho... e algumas interpretações diferentes de nossas expressões, embora o mesmo idioma. Eles precisarão abrir livros antigos, cheios de ácaros (caso não esteja digitalizado o arquivo). Aproveite a oportunidade para entender a divisão territorial e definições: FREGUESIA, CONCELHO e DISTRITO. Faz parte desta aventura que está apenas no começo...
    Minha saga:
    1º - e-mail, enviei 31/08/2010. Assunto: Busca de certidão de nascimento de mais de 100 anos. (Embora recomendada que bastasse informar no PEDIDO (considero esta a palavra-chave), o local/ano de nascimento/filiação e finalidade da certidão, recheei a mensagem de “nada haver e blá,blá,blá” e não dizia o que realmente queria);
    2º - 01/09/2010. Assunto: registro de nascimento entre 1893 a 1895 (mudei apenas o título e enviei a mesma mensagem);
    3º - 21/09/2010. Assunto: solicitacao de registro de nascimento (mudei o título, enviei a mesma mensagem de “nada haver e blá,blá,blá”, precedida de parágrafo solicitando custos/forma correta para requerer e envio das mesmas. Responderam-me com o título”PEDIDO DE CERTIDÃO”.
    Após resposta afirmativa de localização do “REGISTRO DE BAPTISMO”, custos e forma de pagamento, ainda insisti na tal da “CERTIDÃO NARRATIVA DE NASCIMENTO DO PROGENITOR(A) PORTUGUÊS”, documento mencionado para o processo de cidadania –e recebia a mesma mensagem: “Localizámos o registro de baptismo...”
  • Desculpem-me o testamento...

Perdi muito tempo para entender... A ansiedade levou-me a consultar advogado que cobra o “olho da cara”. Felizmente, não paguei e esfriei os ânimos. Fiz tudo que pedia o ARQUIVO DISTRITAL e reinterpretei as orientações desta comunidade. Em 20 dias, recebi em casa as certidões autenticadas por 20 euros + taxas de correio (fotocópia da folha do livro de registros de “baptismo”). HAJA ANSIEDADE!!!!!!!!!!!
    Não se angustie, enquanto aguarda peças à família CÓPIAS ANTIGAS ou prováveis cidades/cartório das certidões brasileiras. NÃO GASTE DINHEIRO COM ATUALIZAÇÕES, RECONHECIMENTO DE FIRMA E AUTENTICAÇÕES DESTAS CERTIDÕES ANTES DE RECEBER A DE PORTUGAL:
    • Certidão de nascimento de TODOS (bisavó, avós e de seus pais)
    • Certidão de casamento de TODOS (idem)
    • Certidão de óbito dos já falecidos;
    Divirta-se montando a sua árvore genealógica...
  • Denise,

Enviei meus e-mails há uns sete dias já...
    Ainda não obtive resposta , estou ansioso para ver se eles realmente localizam alguma certidão de meu bisavô...

Ontem e hoje tive contatos com o irmão de meu avô meu "tio-avô" e soube que ele tem muitos documentos de meu bisavô , inclusive RG e certidão , pois foi ele que deu todos os dados para o enterro e tudo mais...

Esse meu tio-avô mora no interior de São Paulo e enquanto o pessoal do Arquivo
    Distrital não responde , vou também me informando com ele. Estão surgindo novas procuras e avançadas , logo logo estou com a certidão em mãos...

Obrigado!
  • Lucas,

Mantenha-nos informados sobre as descobertas a partir destes documentos em posse de seu tio-avô. Assim poderemos ajudar com mais objetividade.

As certidões brasileiras, são necessárias quando for ao consulado porque certamente irão pedir:
    1º passo: a TRANSCRIÇÂO de casamento de seu bisavô, ou seja, ele estará casado também nos registros lá em Portugal. Irá precisar da certidão de nascimento dele (esta que vc está aguardando de PT) + a certidão de nascimento de sua bisavó, a certidão de casamento deles e se já falecidos, certidão de óbito. Para eles é importante saber se o português(a) ficou viuvo ou morreu antes dos conjuge.

2º passo: Seus bisavós já "casados" em PT, seu avô irá requerer a cidadania dele. Irá precisar da certidão de nascimento de inteiro teor (certidão escrita tim tim por tim tim, igual ao que está no livro no cartório onde foi registrado.

3º passo: Para o seu pai/mãe (o que for filho de seu avô) e você requererem a cidadania, precisarão transcrever o casamento de seu avô.

Não se precipite, pois o tempo para uma transcrição pode levar até 2 meses em alguns consulados, outros fazem junto com o pedido de cidadania, mas é prudente pesquisar aonde encontrar os documentos.
    Algumas certidões precisam ser atualizadas a menos de 180 dias e ficam prontas em menos de 1 semana.

Sucesso!
  • Denise, obrigado pela dedicacao e ajuda aqui na comunidade. Fico feliz de ver seus topicos tao bem elaborados e detalhados.
    Continue assim, sempre nos ajudando !!!

Beijos
  • Denise,

A mulher de meu bisavô (minha bisavó) que também era portuguesa , morreu três meses antes do meu bisavô vir a falecer.

Eu pensei que só necessitava de certidões para pedir a cidadania , mas agora estou com dúvidas a respeito de como funciona a transcrição de casamento e em que parte dos meus três processos irei utilizá-las.

Mais uma vez muito obrigado por seu empenho no meu , e em outros muitos processos da comunidade. Está sendo ótima!
  • E lembrem: primeiro o avô, depois o pai e depois o Lucas. Devagar que o santo é de barro! hehehe
  • Paulo,
    É uma forma de amenizar minha ansiedade enquanto aguardo retificações em minhas certidões. Aproveito para treinar "clareza de redação para o ENEM" (rsrsrsrs, brindadeira!!!!)

Denise,
    realmente nunca é demais lembrar que "devagar se vai ao longe..."
    Obrigada!

Lucas,
    Cada caso é um caso, até agora identifiquei suas dúvidas, parecidas com as minhas. Você traz um dado importante, que desconheço os procedimentos.

Comunidade, corrija-me:
    Sendo a sua bisavó também portuguesa, você precisa descobrir se o casamento deles foi em Portugal ou aqui no Brasil.
    Esqueça por enquanto a tal da TRANSCRIÇÃO. Concentre-se em localizar a certidão de casamento de seus bisavós, nascimento de sua bisavó e óbito dos dois. Estes documentos guardam a chave que abrirá todas as portas para você!

Parece um jogo, né???? E é bom jogar prá valer!!!!!!!!

"Meus melhores cumprimentos"
  • Denise

Eles se casaram no Brasil ...
    Recebi a resposta do e-mail que havia enviado à Braga , que o Alexandre me falou ...
    Não conseguiram localizar a certidão dele , pois há 20 Freguesias em Alfândega da Fé, segue abaixo a resposta que a mim foi dada ...

Exm.º Senhor Lucas Gabriel De acordo com o pedido de V. Ex.ª, informo que o concelho de Alfândega da Fé é constituído por 20 freguesias. A tabela emolumentar para as pesquisas é a seguinte: Trinta minutos, gratuitaPrimeira hora, 15,00 eurosSegunda hora e cada uma das seguintes, 20,00 euros A cobrança dos valores correspondentes ao tempo despendido para pesquisas, terá sempre lugar, ainda que o resultado das mesmas não seja conclusivo. Mais informo que em virtude de falta de recursos humanos, de momento não temos disponibilidade para efectuar a pesquisa solicitada por V. Ex.ª. Com os melhores cumprimentos, A Directora, Alda Luísa Canêdo Berenguel Arquivo Distrital de BragançaConvento de São Francisco5301-902 BragançaTel: 273300270 / Fax: 273300279Email: mail@adbgc.dgarq.gov.ptWebsite: http://adbgc.dgarq.gov.pt

"Estou atrás dos documentos que estão com meu tio-avô , são eles quem vão abrir o processo para novos documentos, fico no aguardo."

Muito Obrigado!
  • Lucas,

Próxima jogada - valendo 1000 pontos:
    1 - ter em mãos a certidão de casamento de seus bisavós - Vale 500 pontos!!!!
    2 - confirmar freguesia (vale economia de tempo e dinheiro), concelho e distrito, ano de nascimento e filição do seu bisavô - O nome completo do pai dele vale mais... - até 300 pontos;
    3 - volte ao item 2, agora sobre os dados de sua bisavó - até 200 pontos. FECHOU!!!!!
    ____________Excessão: caso tenha algum documento antigo (visto de saída de Portugal ou inscricão consular), acumula "de cara" 1000 pontos .

Dicas: Geralmente os adultos esquecem aonde guardaram documentos que nunca mais precisaram usar. Vão deixando na lixeira da memória, mas estão lá e precisam de mais tempo do que nós para localizar o "nome do arquivo".
    Se o contato com seu tio-avô estiver difícil pessoalmente, por telefone ou por e-mail, utilize o velho e honesto correio: escreva uma cartinha solicitando fotocópia simples (sem autenticar) dos documentos que estão em poder dele, mesmo aqueles que ele julgue menos importante. Anexe um bilhetinho de seu avô também. Eles ficarão felizes e contarão histórias de como era bom receber o carteiro em casa (não eram cobranças e nem propaganda política!!!!!!!!) Desta forma vc. poderá reativar a memória dele e entusiasmá-lo a abrir o baú.
  • Voltei rsrsrsrs
    Plano B
    Os tugas só trabalha sobre pressão rsrsrsrsr
    Então é assim: Lucas se vc não encontrar o nome da freguesia, vc pode fazer da seguinte maneira.
    Alfandega da fé tbm é uma freguesia! Ou seja é concelho e freguesia então vc pode fazer um pedido pelo portal do cidadão como sendo:
    Distrito: Bragança
    Concelho: Alfandega da fé
    Freguesia: Alfandega da fé
    Se não for localizado a certidão de batismo em alfandega da fé, o portal do cidadão vai mandar um email, e dai por diante vc vai ter q pedir a pesquiça freguesia a freguesia pode até sair caro se for a ultima freguesia, mais não tem outra forma se vc tiver sorte ele é de alfandega da fé mesmo.
    Ai vc encontra de 1ª
    E vc pode esta tentando encontrar uma freguesia q não existe.
  • Denise ,

Meu caso está muito bem direcionado por vc , e muito divertido.
    É sempre entusiasmante ver o seu empenho aqui nos casos , especialmente , no meu.
    O meu tio-avô mora no interior de são paulo , mas o filho dele , mora perto de mim ...
    Mas em todo caso , enviarei uma carta pra ele pedindo todos os documentos que ele tem em mãos , sendo ele do meu bisavô , da minha bisavó , ou de ambos.
    Logo acumularei 1000 pontos , se Deus quiser.

Alexandre ,

Vou fazer o que vc está me indicando , mas eu queria saber qual o e-mail do portal do cidadão.

Muito obrigado a vcs pela atenção!
  • Lucas,

Obrigada pela parte que me toca.
    Eu sou a Denise 2, Juiz de Fora MG.
    A Denise 1 é esta grande colaboradora, presente e atenta à todos os pedidos de socorro aqui da comunidade.

Ficará muito mais fácil quando estiver com documentos escritos em mãos. O "me lembro vagamente" ou "ouví falar" pode não funcionar, às vezes é o único recurso...
  • Espero que o Alexandre não volte tão tarde para me passar o e-mail do portal do cidadão ... rsrsrs'
  • Lucas,

Não esqueça que muitos links e sites já constam do guia de ajuda da Comunidade.

Lá vai:

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt
  • Clarinha.... Mercy ! Pelo portal

Lucas, isso é o ultimo recurso, tente tudo, espere os documentos, figue atento como o ultimo endereço?
    Natural?
    Se encontrar algum nome estranho, entra aki http://maps.google.com e vai vendo se a palavrar estranha é uma freguesia.
    Entendeu?
  • Pronto!
    Já mandei o e-mail com os dados dele e fico no aguardo...

Muito Obrigado!
  • Lucas
    Vc faz o ?
    Um pedido de certidão?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.