Primeiro, você precisa verificar se reúne as condições:
7 - O Governo pode conceder a nacionalidade por naturalização, com dispensa dos requisitos previstos nas alíneas b) e c) do n.º 1, aos descendentes de judeus sefarditas portugueses que preencham cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Demonstrem a tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, com base em requisitos objetivos comprovados de ligação a Portugal, designadamente apelidos, idioma familiar, descendência direta ou colateral;
b) Tenham residido legalmente em território português pelo período de pelo menos três anos, seguidos ou interpolados.
Essencialmente, se não morar em Portugal por pelo menos três anos, seguidos ou interpolados, não tem direito a pedir a nacionalidade pelo artigo 6.7 (sefarditas).
Ok, agora digamos que você tenha completado o período de 3 anos. Você precisa fazer uma investigação dos seus ancestrais: seus pais, avós, bisavós, tataravós... até chegar nos judeus sefarditas. Tudo isso, você precisa comprovar com as respectivas certidões de nascimento, casamento...
vencida essa etapa, você submete um pedido para a Comunidade Judaica (tem uma no Porto e outra em Lisboa), eles verificam tudo e "atestam" que você é realmente descendente de judeus sefarditas.
Não é fácil. Até o ano passado não havia o requisito de residência em Portugal. Agora, ficou bem mais difícil.
@divadnauj17 Tengo dos sobrinos que sus procesos fueron RECIBIDOS el 15/07/2022 y 02/08/2022 respectivamente, pero fueron SOMETIDOS el 23/09/2022 y 27/09/2022 respectivamente. Esto me hace mucho RUIDO porque la fecha LIMITE para que no aplicaran los "entonces" nuevos requerimientos era el 01/09/2022!!!! Asumo que "submetido" significa el día que los dos procesos fueron "digitalizados."
@divadnauj17@emanuelsilveira Quando vcs fizeram o pagamento para IRN, receberam um e-mail com a comprovação do pagamento e o formulário para enviar junto com a documentação. Essa é uma prova. A outra é muito simples: o comprovante dos Correios, DHL, ou outra empresa, do envio da documentação com recebimento deles. O atraso da entrada na Conservatória se deu por conta dos milhares de processos que chegaram nos últimos dois meses que antecederam a data de 01 de setembro de 2022. Foram mais de 80.000!!! Sendo assim eles computam o início do processo desde o envio da chave, mas se chegou na Conservatória antes de 01 de setembro de 2022, estão valendo as regras antigas, sem todas essas exigências que eles colocaram depois.
Marido adquirindo cidadania por serfadita. Consigo solicitar pra mim? Temos 12 anos de casados e um filho de 10 anos que não possui. Qual a melhor época pra solcitar a do meu filho e a minha?
@Gauchopoars , espero que a sua interpretação esteja correta ("Pelo que entendi, como o Em análise está com o Check, a análise foi concluída e agora aguarda decisão, não?"), mas entendi de modo diverso.
Acredito que como a informação adicional da etapa "em análise" diz apenas que "o pedido já iniciou a sua análise", esta etapa foi apenas iniciada. Entendo que a análise só estará concluída quando a etapa seguinte estiver com o check ("O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão""), pendente nesse caso apenas a proposta de decisão e a própria decisão.
De toda a sorte, já é um alento ter saído daquela famigerada bolinha 1, ainda que o efeito prático disso pareça ser nenhum.
A senha que voces utilizaram para acessar a nova plataforma é aquela mesma de 12 digitos que era utilizada para a plataforma antiga?
Pergunto isso pq nessa plataforma nova, por mais que eu coloque a senha de 12 digitos e valide o Recaptcha... quando aperto "Pesquisar" não dá retorno algum (como se nao tivesse apertado o "Pesquisar")
@Juan Hola Juan, a mi tambine me ocurrió lo mismo. Mis abogados entregaron el proceso en Julio de 2022, pero ahora aprece en el sistema como sometido en el 6 de septiembre. Este tema me tiene muy nervioso.
@hurtju Mira, hasta lo que entiendo (poniendo el ejemplo de un sobrino mio), la documentación FUE RECIBIDA el 15 de julio, 2022, para posteriormente SER SOMETIDA PARA REGISTRO (Proceso No. 139XXX/2022) el 23 de septiembre de 2022. Todo indica que con la nueva plataforma, las bolitas 1 (FOI RECEBIDO) y 2 (REGISTO) de la pasada plataforma, AHORA son la bolita 1 (SUBMETIDO) en esta nueva plataforma.
@PAguiar obrigado pela sua resposta. Infelizmente, minha família e eu fizemos nosso processo por meio de advogados e eles não podem me fornecer este recibo neste momento, mas nos garantiram que enviaram nosso arquivo ao conservatório antes de 16 de agosto de 2022. Espero que respeitem a data de FOI RECEBIDO não apenas a data de SUBMETIDO
@Juan@hurtju eso seria grandioso, si ahora han combinado las antiguas bolitas 1 (FOI RECEBIDO) y 2 (REGISTO) y ahora son la bolita 1 (SUBMETIDO) , siempre y cuando respeten la fecha de FOI RECEBIDO de los que enviamos antes del 1 de septiembre de 2022. gracias por compartir tu comentario
Olá. Entrei no novo site e quando introduzo a minha password de acesso o meu nome não aparece e não aparece nenhuma data. no entanto, mostra que a bola 4 tem uma marca de verificação e apenas a bola 5 está em branco. alguma ideia do que significa?
@abl602, a sua etapa “Para decisão” aparece já com a marca do check, diferentemente do meu caso?
Acho que o nome, o artigo e a localização, que apareciam na forma de consulta anterior, não aparecem mais para ninguém. Apenas o número do processo e a data de submissão (para alguns está aparecendo a data do recebimento da senha, que acho que foi também a data da digitalização do processo. Pelo que percebi isso está acontecendo nos processos do Porto).
Em que bolinha você estava na plataforma anterior? De quando é de onde é o seu processo?
O meu é de 23/08/21, com a senha recebida em 10/12/21, de Lisboa. Na plataforma anterior eu estava na bolinha 1.
@IMM o meu e o do meu irmão estão ambos iguais ao seu. Acredito que seja bolinha 2 mesmo. Quando estiver esperando decisão vai haver um check na bolinha 3, e quando estiver decidido, vai haver um check na bolinha 4. Entendi assim.
@Juan hoy desapareció la fecha que se mostraba en el portal. Asumo que encontraron un error en la data. Esto todavia le falta mucho para estar estable.
Bom Bom dia. Antes de mais peço desculpa pelo meu português, não falo muito bem e confio no Google Translate.
Na passada sexta-feira, dia 27 de Setembro (2024), o meu envelope DHL chegou à Conservatória Dos Registros Centrais De Lisboa (Rua Rodrigo da Fonseca 200). Ainda não recebi a "senha de acesso" da conservatória mas entendo que isso é normal dado que pode demorar até 4 semanas pelo que li neste fórum.
Faço parte da comunidade sefardita no México e lá disseram-me que a “causa Mortis” ainda não era obrigatória porque a lei ainda não está regulamentada, por isso decidi tentar aplicá-la da mesma forma.
A minha pergunta é se acha que é possível obter a minha nacionalidade mesmo sem Mortis-causa.
Se não, poderão alguns donativos a diferentes organizações portuguesas ser suficientes para confirmar os meus “laços a Portugal”?
@Jackmot A lei mudou duas vezes desde que foi criada. A partir de 1 de setembro de 2022, os candidatos devem satisfazer uma destas 3 condições claramente específicas:
a) Da titularidade, transmitida mortis causa, de direitos reais sobre imóveis sitos em Portugal, de outros direitos pessoais de gozo ou de participações sociais em sociedades comerciais ou cooperativas sediadas em Portugal;
ou
b) Da realização de deslocações regulares ao longo da vida do requerente a Portugal que atestem uma ligação efetiva e duradoura a Portugal;
ou
c) Da titularidade de autorização de residência há mais de um ano.
Depois, a partir de 1 de abril de 2024, estas três condições foram removidas e substituídas por esta condição clara:
b) Tenham residido legalmente em território português pelo período de pelo menos três anos, seguidos ou interpolados.
Refere “laços a Portugal”. A lei não exige tal coisa, exceto para as ligações sefarditas a Portugal mencionadas na Secção 6.7 a) da lei:
a) Demonstrem a tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, com base em requisitos objetivos comprovados de ligação a Portugal, designadamente apelidos, idioma familiar, descendência direta ou colateral.
Estes ligações serão confirmados pelo CIL ou CIP que emitirá o seu certificado de ascendência sefardita.
As ligações a Portugal e à comunidade portuguesa só são exigidas aos requerentes que solicitem a cidadania enquanto cônjuge ou companheiro de cidadão português com quem vivam entre 3 e 6 anos, ou, enquanto menores nascidos antes de os pais se tornarem portugueses, e assim em diante , não para os sefarditas.
Assim, se se inscreveu recentemente em setembro de 2024, estará abrangido pela lei de 1 de abril de 24, que exige que tenha vivido em Portugal um total de 3 anos antes de se inscrever. Se pensa que esta lei ainda não está em vigor porque o regulamento ainda não foi publicado, então automaticamente deve pensar que está abrangido pela lei anterior, a de 1 de Setembro de 22 com as 3 condições. Consegue cumprir qualquer uma dessas condições? Ou já vive em Portugal há 3 anos?
@AlvaroJoaquimJunior Bem, eu tentei isso no meu computador, obtendo o Devtools primeiro e depois inserindo meu código de acesso e CAPTCHA. Minha situação aparece com 4 círculos azuis, mas a parte inferior do Dev Tool não está lá. Não há nenhuma palavra RESPONSE.
Muito obrigado pela resposta rápida. Infelizmente não tenho 3 anos de residência em Portugal pelo que agora penso que não seria fácil ter nacionalidade. Da mesma forma, mantê-lo-ei informado sobre as atualizações. Os advogados de [removido]
Comentários
@Leoli
Não é tão simples.
Primeiro, você precisa verificar se reúne as condições:
7 - O Governo pode conceder a nacionalidade por naturalização, com dispensa dos requisitos previstos nas alíneas b) e c) do n.º 1, aos descendentes de judeus sefarditas portugueses que preencham cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Demonstrem a tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, com base em requisitos objetivos comprovados de ligação a Portugal, designadamente apelidos, idioma familiar, descendência direta ou colateral;
b) Tenham residido legalmente em território português pelo período de pelo menos três anos, seguidos ou interpolados.
Essencialmente, se não morar em Portugal por pelo menos três anos, seguidos ou interpolados, não tem direito a pedir a nacionalidade pelo artigo 6.7 (sefarditas).
Ok, agora digamos que você tenha completado o período de 3 anos. Você precisa fazer uma investigação dos seus ancestrais: seus pais, avós, bisavós, tataravós... até chegar nos judeus sefarditas. Tudo isso, você precisa comprovar com as respectivas certidões de nascimento, casamento...
vencida essa etapa, você submete um pedido para a Comunidade Judaica (tem uma no Porto e outra em Lisboa), eles verificam tudo e "atestam" que você é realmente descendente de judeus sefarditas.
Não é fácil. Até o ano passado não havia o requisito de residência em Portugal. Agora, ficou bem mais difícil.
Se quiser se informar mais, leia as mensagens dessa discussão e se informe. Judeus Sefarditas - Informações e processos - Página 171 — Fórum Cidadania Portuguesa
@divadnauj17 Tengo dos sobrinos que sus procesos fueron RECIBIDOS el 15/07/2022 y 02/08/2022 respectivamente, pero fueron SOMETIDOS el 23/09/2022 y 27/09/2022 respectivamente. Esto me hace mucho RUIDO porque la fecha LIMITE para que no aplicaran los "entonces" nuevos requerimientos era el 01/09/2022!!!! Asumo que "submetido" significa el día que los dos procesos fueron "digitalizados."
.
O meu também está assim...
Pelo que entendi, como o Em análise está com o Check, a análise foi concluída e agora aguarda decisão, não?
@divadnauj17 @emanuelsilveira Quando vcs fizeram o pagamento para IRN, receberam um e-mail com a comprovação do pagamento e o formulário para enviar junto com a documentação. Essa é uma prova. A outra é muito simples: o comprovante dos Correios, DHL, ou outra empresa, do envio da documentação com recebimento deles. O atraso da entrada na Conservatória se deu por conta dos milhares de processos que chegaram nos últimos dois meses que antecederam a data de 01 de setembro de 2022. Foram mais de 80.000!!! Sendo assim eles computam o início do processo desde o envio da chave, mas se chegou na Conservatória antes de 01 de setembro de 2022, estão valendo as regras antigas, sem todas essas exigências que eles colocaram depois.
O meu também está desse jeito.
Marido adquirindo cidadania por serfadita. Consigo solicitar pra mim? Temos 12 anos de casados e um filho de 10 anos que não possui. Qual a melhor época pra solcitar a do meu filho e a minha?
@Gauchopoars , espero que a sua interpretação esteja correta ("Pelo que entendi, como o Em análise está com o Check, a análise foi concluída e agora aguarda decisão, não?"), mas entendi de modo diverso.
Acredito que como a informação adicional da etapa "em análise" diz apenas que "o pedido já iniciou a sua análise", esta etapa foi apenas iniciada. Entendo que a análise só estará concluída quando a etapa seguinte estiver com o check ("O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão""), pendente nesse caso apenas a proposta de decisão e a própria decisão.
De toda a sorte, já é um alento ter saído daquela famigerada bolinha 1, ainda que o efeito prático disso pareça ser nenhum.
olá @IMM / @Gauchopoars / @Rockk08 ,
A senha que voces utilizaram para acessar a nova plataforma é aquela mesma de 12 digitos que era utilizada para a plataforma antiga?
Pergunto isso pq nessa plataforma nova, por mais que eu coloque a senha de 12 digitos e valide o Recaptcha... quando aperto "Pesquisar" não dá retorno algum (como se nao tivesse apertado o "Pesquisar")
@rassu Inclua os traços assim:
1234-5678-9012
Não faça assim:
123456789012
@Juan Hola Juan, a mi tambine me ocurrió lo mismo. Mis abogados entregaron el proceso en Julio de 2022, pero ahora aprece en el sistema como sometido en el 6 de septiembre. Este tema me tiene muy nervioso.
@hurtju Mira, hasta lo que entiendo (poniendo el ejemplo de un sobrino mio), la documentación FUE RECIBIDA el 15 de julio, 2022, para posteriormente SER SOMETIDA PARA REGISTRO (Proceso No. 139XXX/2022) el 23 de septiembre de 2022. Todo indica que con la nueva plataforma, las bolitas 1 (FOI RECEBIDO) y 2 (REGISTO) de la pasada plataforma, AHORA son la bolita 1 (SUBMETIDO) en esta nueva plataforma.
@PAguiar obrigado pela sua resposta. Infelizmente, minha família e eu fizemos nosso processo por meio de advogados e eles não podem me fornecer este recibo neste momento, mas nos garantiram que enviaram nosso arquivo ao conservatório antes de 16 de agosto de 2022. Espero que respeitem a data de FOI RECEBIDO não apenas a data de SUBMETIDO
@Juan @hurtju eso seria grandioso, si ahora han combinado las antiguas bolitas 1 (FOI RECEBIDO) y 2 (REGISTO) y ahora son la bolita 1 (SUBMETIDO) , siempre y cuando respeten la fecha de FOI RECEBIDO de los que enviamos antes del 1 de septiembre de 2022. gracias por compartir tu comentario
@Juan @divadnauj17 esperemos que todo sea así, tiene mucho sentido lo que mencionan.
@imarlonjr
Até o presente momento nada, acho que queimei os 10 euros mesmo rs
Galera, alguem que já teve o processo aprovado e registro criado pode consultar no novo sistema e olhar pf as ferramentas desenvolvedor
"data": {
"Submetido2": "past",
"Emanalise2": "past",
"Aguardaresposta2": "active",
"Paradecisao2": "active",
"Paraministerio2": "next",
"Concluido_Ministerio": "next",
"Concluido_DecisionProposal": "next",
"HoldAnswer2": false,
"MinisterioSelected3": false,
"Submetido_Date": "",
"Aguardaresposta_Date": "",
"Paradecisao_Date": "",
"Paraministerio_Date": "",
"Concluido_Ministerio_Date": "",
"Concluido_DecisionProposal2": ""
}
}
conferir como esta esses campos, aparentemente esses são os q mostra estado atual
Olá. Entrei no novo site e quando introduzo a minha password de acesso o meu nome não aparece e não aparece nenhuma data. no entanto, mostra que a bola 4 tem uma marca de verificação e apenas a bola 5 está em branco. alguma ideia do que significa?
@abl602, a sua etapa “Para decisão” aparece já com a marca do check, diferentemente do meu caso?
Acho que o nome, o artigo e a localização, que apareciam na forma de consulta anterior, não aparecem mais para ninguém. Apenas o número do processo e a data de submissão (para alguns está aparecendo a data do recebimento da senha, que acho que foi também a data da digitalização do processo. Pelo que percebi isso está acontecendo nos processos do Porto).
Em que bolinha você estava na plataforma anterior? De quando é de onde é o seu processo?
O meu é de 23/08/21, com a senha recebida em 10/12/21, de Lisboa. Na plataforma anterior eu estava na bolinha 1.
Alguém está em fase diferente?
@IMM o meu e o do meu irmão estão ambos iguais ao seu. Acredito que seja bolinha 2 mesmo. Quando estiver esperando decisão vai haver um check na bolinha 3, e quando estiver decidido, vai haver um check na bolinha 4. Entendi assim.
Alguém ainda tem algum endereço que vá pro sistema antigo? gostaria de ver como ficaria nele a situação atual...
@Gauchopoars o endereço é esse: https://nacionalidade.justica.gov.pt/.
Mas a página não está mais funcionando.
@imarlonjr Quando abro o Developer Tools não vejo isso. Recebo isso >>
@alexmar Para visualizar o que @imarlonjr falou vc deve acessar o Developer Tools -> Network
Para simplificar a visualização filtre por fetch/XHR
@Juan hoy desapareció la fecha que se mostraba en el portal. Asumo que encontraron un error en la data. Esto todavia le falta mucho para estar estable.
Bom Bom dia. Antes de mais peço desculpa pelo meu português, não falo muito bem e confio no Google Translate.
Na passada sexta-feira, dia 27 de Setembro (2024), o meu envelope DHL chegou à Conservatória Dos Registros Centrais De Lisboa (Rua Rodrigo da Fonseca 200). Ainda não recebi a "senha de acesso" da conservatória mas entendo que isso é normal dado que pode demorar até 4 semanas pelo que li neste fórum.
Faço parte da comunidade sefardita no México e lá disseram-me que a “causa Mortis” ainda não era obrigatória porque a lei ainda não está regulamentada, por isso decidi tentar aplicá-la da mesma forma.
A minha pergunta é se acha que é possível obter a minha nacionalidade mesmo sem Mortis-causa.
Se não, poderão alguns donativos a diferentes organizações portuguesas ser suficientes para confirmar os meus “laços a Portugal”?
Obrigado a todos e um bom fim de semana
@AlvaroJoaquimJunior
@imarlonjr É tudo o que recebo. Não vejo a seção na parte inferior com a palavra RESPONSE.
@Jackmot A lei mudou duas vezes desde que foi criada. A partir de 1 de setembro de 2022, os candidatos devem satisfazer uma destas 3 condições claramente específicas:
a) Da titularidade, transmitida mortis causa, de direitos reais sobre imóveis sitos em Portugal, de outros direitos pessoais de gozo ou de participações sociais em sociedades comerciais ou cooperativas sediadas em Portugal;
ou
b) Da realização de deslocações regulares ao longo da vida do requerente a Portugal que atestem uma ligação efetiva e duradoura a Portugal;
ou
c) Da titularidade de autorização de residência há mais de um ano.
Depois, a partir de 1 de abril de 2024, estas três condições foram removidas e substituídas por esta condição clara:
b) Tenham residido legalmente em território português pelo período de pelo menos três anos, seguidos ou interpolados.
Refere “laços a Portugal”. A lei não exige tal coisa, exceto para as ligações sefarditas a Portugal mencionadas na Secção 6.7 a) da lei:
a) Demonstrem a tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, com base em requisitos objetivos comprovados de ligação a Portugal, designadamente apelidos, idioma familiar, descendência direta ou colateral.
Estes ligações serão confirmados pelo CIL ou CIP que emitirá o seu certificado de ascendência sefardita.
As ligações a Portugal e à comunidade portuguesa só são exigidas aos requerentes que solicitem a cidadania enquanto cônjuge ou companheiro de cidadão português com quem vivam entre 3 e 6 anos, ou, enquanto menores nascidos antes de os pais se tornarem portugueses, e assim em diante , não para os sefarditas.
Assim, se se inscreveu recentemente em setembro de 2024, estará abrangido pela lei de 1 de abril de 24, que exige que tenha vivido em Portugal um total de 3 anos antes de se inscrever. Se pensa que esta lei ainda não está em vigor porque o regulamento ainda não foi publicado, então automaticamente deve pensar que está abrangido pela lei anterior, a de 1 de Setembro de 22 com as 3 condições. Consegue cumprir qualquer uma dessas condições? Ou já vive em Portugal há 3 anos?
@alexmar é que o Dev Tools tem que estar aberto antes de carregar os dados, caso esqueça de abrir o dev tools, basta recarregar a página.
@AlvaroJoaquimJunior Bem, eu tentei isso no meu computador, obtendo o Devtools primeiro e depois inserindo meu código de acesso e CAPTCHA. Minha situação aparece com 4 círculos azuis, mas a parte inferior do Dev Tool não está lá. Não há nenhuma palavra RESPONSE.
Eu desisto!
@alexmar
Oi, bom día.
Muito obrigado pela resposta rápida. Infelizmente não tenho 3 anos de residência em Portugal pelo que agora penso que não seria fácil ter nacionalidade. Da mesma forma, mantê-lo-ei informado sobre as atualizações. Os advogados de [removido]
Excelente fim de semana