Judeus Sefarditas - Informações e processos

1164165166167168170»

Comentários

  • @sefardi

    Ele foi bem lógico, como os em PT tendem a ser. Mas a maneira de se expressar nem sempre é bem entendida por quem fala o português do BR.

    Ele disse: se estou esperando pelo resultado das consultas, é óbvio que o pedido já foi feito.

    E foi além: Não faz sentido fazer essa pergunta :-)

    Subentendido: "não me faça perder tempo tendo que responder perguntas cujas respostas são óbvias".

  • @CarlosASP

    Entendi exatamente isso. A literalidade portuguesa em sua essência! 😀

    Boa sorte no processo @sefardi

    😉

  • @CarlosASP @Likabahia

    Muito obrigado!! A sua interpretação ajudou-me muito, estava mesmo a enlouquecer-me... como diz, é preciso conhecer a idiossincrasia portuguesa.

    Compreendo que tenho de o deixar em paz, que ele me vai avisar...

    Mais uma vez muito grato

  • Mira lo que le he escrito

    Tenho o prazer de informar que finalmente, graças à ajuda de fórum inteligente portugueses, consegui compreender o seu email.

    Compreendo também que me avisará quando tiver alguma novidade e que devo parar de lhe escrever com tanta frequência.

    Depois despeço-me, pelo menos até ao próximo mês, e continuo grato pelo seu bom trabalho.

    Saudações.

    Que os parece??

  • editado September 17

    Espera um pouco, nao manda mais esse email, não. Está tudo encaminhado e vai dar certo!

    Boa Sorte, @sefardi

  • Pessoal, meu processo esta na bolinha 7 esta marron.

    alguem pode me ajudar com os proximos passos ?

  • @susanaviana

    too late..Enviei antes de ler a sua mensagem, é difícil perceber a forma de pensar de outro país, o que acha que não está correto?

    obrigado.

  • aldmaldm Member
    editado September 18

    Olá, pessoal.

    Vim compartilhar minha experiência.

    • 23-9-2021 - pedido recebido pela Conservatória de Lisboa
    • 2-2-2022 - recebimento da chave do processo.
    • Até hoje, na bolinha 1 😭

    Como nesta semana completará 36 meses, resolvi fazer contato por telefone pela linha de registos (obrigado por quem postou no fórum!) para saber o andamento. Não consegui ser atendido em razão da alta demanda. Resolvi encaminhar um email e hoje recebi a notícia abaixo:

    "Exmº Sr.(ª)

     Em referência ao solicitado, tenho a honra de informar V. Exª que, em obediência aos princípios da legalidade e imparcialidade (artigos 3º, 6º, e 9º do Código do Procedimento Administrativo), os processos entrados na Conservatória dos Registos Centrais são analisados e decididos por ordem de entrada, independentemente da qualidade dos requerentes ou do seu mandatário, salvo os casos de urgência devidamente comprovados.

    Face aos critérios acima referidos e ao elevado número de processos entrados nesta Conservatória, o processo aguarda a ordem para a sua tramitação e análise.

     Mais informo, que os processos do artº 6, nº 7 da Lei da Nacionalidade aguardam, por ordem cronológica da sua entrada nesta Conservatória dos Registos Centrais, a sua distribuição mensal a esta Conservatória e a uma das Conservatórias do Registo Civil designadas pelo IRN para prestar apoio a esta Conservatória dos Registos Centrais neste tipo de processos.

    Mais informo que no presente mês de setembro, foram distribuídos a esta Conservatória e às Conservatórias de Registo Civil (Polos) os processos para análise, entrados entre o dia 24/03/2021 a 29/03/2021sendo que o processo supra deu entrada em 23/09/2021.

    Caso V. Ex.ª pretenda solicitar urgência no processo, a mesma deve ser fundamentada e comprovada documentalmente para poder ser submetida a apreciação superior."


    Fiz uma reclamação no Ministério da Justiça pelo excesso de prazo. Assim que eu receber o retorno, atualizarei.



    Em tempo: o e-mail que me respondeu foi esse

    CRCentrais - Naturalizacao (6.2 a 6.7) <rcentrais.naturalizacao2@irn.mj.pt


  • @CarlosASP @susanaviana Preciso de orientação. meu processo esta na bolinha 7 marron.

    pode me ajudar com os proximos passos ?

  • @lralves Quando você estiver no 7 brown, o próximo evento é a produção da sua entrada de registro no registro de cidadãos portugueses no CRC Lisboa. Agora, isso deve acontecer automaticamente, mas houve muitos problemas, como nomes errados e até sexo desconhecido! Então, por enquanto, eles parecem ter pausado a produção dessas entradas.

    Quando a entrada for feita, eles devem enviar a você uma cópia da sua certidão de nascimento por e-mail automaticamente e gratuitamente. Mas isso também foi pausado. Se quiser, você pode pagar € 10 e baixar uma cópia da sua certidão de nascimento do Civilonline (https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/CertidaoController?action=semCDO), mas isso só funcionará se a entrada tiver sido criada. Se ainda não existir, você perderá seu dinheiro € 10.

    Quando tiver sua certidão de nascimento, você pode entrar em contato com o Consulado Português local e solicitar o Cartão de Cidadão. Depois disso, você pode entrar em contato com o Consulado Português local e solicitar o passaporte.

  • @lralves Caso vc queira esperar e não pagar os 10 euros, quando vc receber um e-mail da IRN, informando que seu processo foi concluído, vc já pode ir ao Consulado Português mais próximo, dar entrada no Cartão de Cidadão, mesmo que não tenha o assento em mãos. Fiz assim e deu tudo certo. Demora cerca de 45 dias para receber esse e-mail, após a bolinha 7 ter ficado marrom. O texto do e-mail que vc recebrá é assim:

    Exmo/a Senhor/a

    Informamos que o processo de nacionalidade n.º xxxxxx/xx relativo a FULANO DE TAL foi concluído.

    Em breve, vai receber por email uma cópia informativa do registo de nascimento, sem custos, ao abrigo do n.º 4, do artigo 50º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, que não é necessária para pedir o seu cartão de cidadão.

    Pode solicitar o Cartão de Cidadão desde já!

    Em Portugal pode efetuá-lo num serviço de Registo. Antes de se deslocar, consulte nesta página a localização dos balcões e o tempo de espera. Para atendimento no dia, obtenha uma senha online na aplicação sigaApp.

    Se pretender marcar o dia e hora do atendimento, agende o serviço no portal de marcações siga ou por telefone através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111.

    No estrangeiro, pode pedir o Cartão de Cidadão no consulado português da área de residência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.