Judeus Sefarditas - Informações e processos

1171172173175177

Comentários

• Olá amigos,

O CIL pediu-me informações sobre a bibliografia otomana. Alguém tem conhecimento sobre o assunto?

• alguem pode me ajudar com esta mensagem ?

• @lralves Parece um problema com a cópia do seu passaporte. O seu arquivo de papelada que você enviou originalmente para o CRC Lisboa ou para o ACP Porto deveria conter uma cópia autenticada do seu passaporte. Quando fiz isso, obtive uma fotocópia do meu passaporte certificada pelo Consulado Português onde moro. Alternativamente, um advogado português pode fazer isso. Um advogado ou notário estrangeiro também pode fazer a certificação, mas neste caso a certificação deve ser apostilada e traduzida para o português, se necessário.

• @lralves poderia nos informar se é Porto ou Lisboa e qual é a faixa de numeração do processo? Curiosamente, temos visto este tipo de exigência de falta de documentos e notificação sobre o indeferimento liminar em processos que estão iniciando a análise.

• @lralves quando vc manda a copia da identidade com mais de 10 anos, eles exigem o passaporte, pode ter sido seu caso?

• @lralves qual é a data do inicio de seu pedido? Hoje eu consultei o estado do meu e ele aparece assim. Será que eles estão analisando mesmo?

• @lvivers @lralves @alexmar

Alguém sabe o que se passa??

Parece que algo está a acontecer com a nova plataforma.

Nos processos já concluídos tudo se mantém na mesma, mas os que estavam em análise parecem-se todos com a sua foto.

• @sefardi A página não está mostrando detalhes no momento. Muitas pessoas em outros grupos também estão relatando isso hoje. Não se preocupe. Isso significa apenas que eles estão trabalhando nisso.

Olá pessoal

Alguém sabe quando é que a página estará novamente no ar?

Obrigado.

• Já está no ar !

Olá de novo, alguém me pode explicar o que significa a única data?

Isso significa que já passou nas consultas externas? ou que ainda não aconteceu?

Muito obrigado como sempre.

• @sefardi Não faço ideia más eu acredito que o seu já passou nas consultas e desde o día 29/09/2024 está aguardando para a decisão.

• @alexmar o que acha?

obrigado

• @sefardi Observei a imagem da minha situação e também a do seu comentário. Na sua imagem, o terceiro círculo tem um lápis, portanto não está completo, ainda está sendo trabalhado. Acho que a data de 29 de setembro de 24 é a data em que eles finalmente começaram a inspecionar sua solicitação = estágio 4 marrom no sistema antigo.

• @alexmar @sefardi

eu não atribuiria muita importância para essa data do fim de setembro de 2024.

puro achismo meu, mas tenho a impressão de que é uma data escolhida arbitrariamente para "ativar" essa etapa na plataforma e não necessariamente uma data exata em que o seu processo foi para a mesa do conservador.

digo isso porque, vendo o nível de organização do IRN, não acredito que eles tivessem um controle dessa data, que seria algo como, "hoje, dia xx/xx, terminamos de conferir todos os documentos (etapa de análise) e entregamos na mesa do conservador para ele decidir". Inclusive porque tem processos, como sabemos, que já estão para decisão, mas faltando ainda resposta de entidades externas.

e finalmente, porque tomando a amostra aqui do fórum, a impressão é de que todos os documentos foram para decisão entre os dias 28 e 29 de setembro de 2024. Não me recordo de ter visto nenhum relato de processos (iniciados em papel, no modo "tradicional") com data diferente nesse campo.

• Ola srs, boa tarde

@geluk ou qualquer outro colega que tenha conhecimento de caso...

Conseguem explicar o que significa de fato o estágio "Para Decisão" concluído (i.e. tickado)? É possivel concluir se a Decisão foi favoravel ou desfavoravel?

Assumindo que a Decisão seja favoravel por hipotese... qual a diferença para o estágio "Concluído"? Apenas tramites operacionais para emissão do Assento?

Mt obrigado!

• @rassu pelo que estou entendendo, o para decisão concluido é como o 7 marrom de antigamente. Já foi resolvido, mas o assento não foi criado.

• Bom dia a todos.

Há mais de 1 mês os meus documentos chegaram à Conervatoria Dos Registos Centrais de Lisboa (Rua Rodrigo da Fonseca 200) e não recebi a minha senha de acesso. Já enviei um email para registos.centrais@irn.mj.pt e tentei contactar a Linha Registos (+351 211 950 500) mas ninguém me respondeu. Alguém conhece mais alguma opção para solicitar a senha de acesso?

Obrigado

• @Jackmot , infelizmente a senha de acesso demora a ser enviada pela CRC. No meu caso, por exemplo, os documentos foram entregues em 23 de agosto de 2021 e só recebi a senha de acesso por volta do dia 10 de dezembro do mesmo ano. Falando em CRC, alguém tem novidades sobre a tramitação dos processos por lá? Aparentemente não houve qualquer ganho em agilidade após a implantação da nova plataforma, ao menos não por enquanto.

• Foristas, sabem se ainda está demorando bastante para transição da bolinha 03 para 04 ou da bolinha Análise do pedido para a bolinha (decisão) ? Lembro que estava demorando bastante a fase de consulta a entidades externas... Poderia com o novo sistema essas consultas estar mais rápidas.

• Pessoal, temos 6 processos que foram enviados dentro do mesmo envelope da DHL, ou seja, chegaram no mesmo dia e recebemos as senhas no mesmo dia, em fevereiro/22.

4 Processos estão para decisão com a data de 29/09/24, ou seja, esta data acho que não quer dizer muita coisa.

1 processo solicitaram documento adicional em 15/10/2024, sendo que todos foram identicos e,

1 processo já foi resolvido, o assento realizado e ontem foi solicitado o "Cartão Cidadão", no consulado aqui no Brasil, ou seja, é tudo uma loteria e só nos resta esperar

• Vejam as imagens..

O primeiro processo terminou em 10/10/2024, e recebemos o email com o assento...

• @IMM

Muito brigado, Espero recebê-lo em pouco tempo. boa sorte com o seu processo!

• Boa tarde a todos,

O processo da minha esposa foi submetido em 31/05/2025. Obtivemos a senha por telefone em novembro de 2021. O número é na faixa dos 74.000.

Vejo aqui no site que processos submetidos após essa data já estão em fases mais avançadas.

A andamento é aleatório? Não segue uma sequência de entrada?

Agradeço os comentários e informações.

Grato

• editado November 1

@Araguarda Provavelmente o processo da sua esposa esta em Lisboa onde ainda estão analisando os processos submetidos em fevereiro de 2021, já no Porto começaram a analisar os processos submetidos em abril de 2022. O andamento dos processo não é aleatório e cada conservatória tem seu próprio ritmo, mas a Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa esta andando mais devagar do que o Arquivo Central do Porto.

• @PH86

muito obrigado pela gentileza e informação .

• editado November 1

@PH86 Meu (minha) caro(a), sem querer deixá-lo como mentiroso ou muito menos brigar con você (até porque já recebi a mesma informação). Segundo eles desde o maio deste ano (no Porto) disseram que estão a analisar os de abril de 2022 e acho que isso é uma grande mentira. Digo isto porque recebi um e-mail em junho a informar isso mesmo e é praticamente impossível.

1.- Porque mesmo que continuassem com aquele sistema nefasto que eles têm, já deveriam ter avançado pelo menos um mês (apesar de, segundo eles, ter havido um aumento do número de candidaturas de sefarfitas nessa altura).

2 - Não conheço ninguém que tenha iniciado o seu processo depois de abril ou mesmo de abril e cujo processo tenha avançado de forma satisfatória. 

A minha teoria é que eles não estão ligando para nós e somos mesmo a última prioridade do IRN.

Desculpem o desafabo más já estou cansado e chateado.

• editado November 2

@lvivers Nos grupos que participo no facebook muitas pessoas já estão relatando que seus processos de abril de 2022 no Porto já estão andando e alguns até do mês maio tbm já tem visto o processo andar. E outros de fevereiro já estão concluídos..

Eu entendo a sua indignação, mas quem esta no Porto esta muito melhor de quem esta em Lisboa que leva 1 ano para processar 1 mês..

Vou deixar aqui alguns exemplos que foram postando no grupos que mostram que o processo já andou ou foi finalizado.

• @alexmar

A plataforma está novamente parada?

obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.