Judeus Sefarditas - Informações e processos

1171172173174175177»

Comentários

• @alexmar

Olá membros do fórum!

Alguém dos que estão “para decisão” no dia 29/30/9 sofreu alguma alteração no seu estado??

• @sefardi Aqui ainda não. Mas um detalhe que posso compartilhar é que eu e meu irmao estamos com essa mesma data, enquanto minha irmã ainda está como submetido. Eu sou de abril, ele de maio, ela de setembro, todos de 22.

• @lucaslna eu sou de 09 de maio de 2022 e desde o dia 30/10/2024 está para análise (iniciou análise).

• @MalloneBarros eu desconfio que o do meu irmão está com o mesmo status que o meu pq eles juntaram ao meu. É o mesmo processo, mesmos documentos, mesma justificativa. Mas é "achismo meu". A data dele é 09 de maio, exatamente a mesma da sua, e está "para decisão".

• @alexmar

registros ainda estão a sair?

• @sefardi @jpvecchi @Destefano @texaslady @CarlosASP @ecoutinho

para os que pensam em judicializar seus processos de nacionalidade...

Processos de brasileiros contra imigração de Portugal travam Judiciário

SEF extinto, AIMA ainda atrapalhada, IRN afogado, e justiça indo pelo mesmo caminho. Cuidado: risco grande de pagar um advogado, e no fim o processo levar o mesmo tempo.

• @eduardo_augusto ,

Pelo visto no que se refere a processos de netos que dependem da AIMA não veremos redução de prazo tão cedo. O judiciário travado com processos de autorização de residência implica diretamente na AIMA, alterando todo o seu fluxo de trabalho normal que já era lento e que se vê obrigada a dar prioridade ao cumprimento de decisões judiciais. Imagine só se dão entrada em 800 ações de autorização de residência no judiciário por dia, a fila que se formará na AIMA, ou melhor o fura fila já que as decisões judiciais tem prazo para serem cumpridas. Checar antecedentes de netos não será prioridade.

• @texaslady

exatamente. a questão é que tenho visto alguns colegas aqui no fórum também pensando em acionar o IRN na justiça - também vai causar desvio de rotinas.

• editado November 15

@eduardo_augusto

Infelizmente a notícia confirma o que já imaginávamos: judicializar processo de nacionalidade além de caro é inefetivo. O melhor a fazer é não fazer planos antes de sair a nacionalidade e depois de iniciado o processo exercitar a paciência. Uma hora a nacionalidade vem.

Isto posto, é importante não culparmos as vítimas: O judiciário português não está travado por que os brasileiros estão sobrecarregando o orgão com ações. As ações só existem pq o Estado português (especificamente a AIMA) está absolutamente incapaz de executar os serviços mais básicos (como avaliar, aprovar ou negar um pedido de residência de um estrangeiro dentro do prazo legal). No Brasil pode-se falar o que for, mas o departamento de imigração da PF e a emissão de passaportes operam como um relógio.

• @eduardo_augusto

para os que pensam em judicializar seus processos de nacionalidade...

Processos de brasileiros contra imigração de Portugal travam Judiciário

SEF extinto, AIMA ainda atrapalhada, IRN afogado, e justiça indo pelo mesmo caminho. Cuidado: risco grande de pagar um advogado, e no fim o processo levar o mesmo tempo.

Pior que uma coisa puxa outra. Isso é ruim para todos, portugueses, luso-brasileiros e brasileiros. Isso porque os locais irão colocar a culpa nos brasileiros e quem fala brasileiro será discriminado por isso. Ninguém ganha. Engraçado é que não temos o serviço administrativo de excelência no Brasil, mas a galera quer isso lá. Eu acho que tem casos que a judicialização é necessária, mas 90% dos casos não deve ser. Essa percentagem é baseada em puro achismo e pode ser apenas ignorância minha, ok, mas geralmente as pessoas só querem um passaporte ou ter uma condição melhor de acesso. Direito de cada um, mas que isso atrapalha a todos, eu penso que sim.

Cada vez mais eu tenho menos vontade de ajudar as pessoas, porque as pessoas começam humildes aqui no fórum, mas depois a galera começa a xingar os portugueses (hipérbole) e encher a caixa de emails do IRN atrapalhando todo mundo. Só um desabafo mesmo...

• Olá a todos, não concordo com a ação penal por tempo de serviço, embora todos sejam livres.

Eu realmente acho que há alguma discriminação no processo Sefaradi, tanto para brasileiros quanto para argentinos. Porque se outros processos, como filhos e netos, demoram um ano ou menos, significa que a nossa condição não é equitativa com a dos outros. E não porque ele acredite em mim mais do que em qualquer outra pessoa, é porque se o procedimento for sefardita, você pode passar um mínimo de três a cinco anos em Lisboa, e entretanto o seu processo não será esquecido. A minha opinião, e a minha ideia, é que se trata de uma questão contra a qual alguém poderia sentir-se discriminado, e acredito que a reivindicação deveria ser nesse sentido. O que você acha? saudações a todos

• editado November 15

@Destefano concordo plenamente com você. Completo a observação e prudente. Mas temos que continuar nos ajudando aqui, não podemos deixar que uns e outros atrapalhe os foristas que contam com essa comunidade e as vezes só tem aqui uma ajuda. Não vamos desistir das coisas boas porque as más existem.

@lucaslna muito bom saber que eles são proativos e seguem uma lógica. Dessa forma o processo do seu irmão que por óbvio tem direito se o seu já foi aprovado porque enviado antes, já se resolve e dessa forma ajuda no fluxo dos demais.

• Olá! em 2022 eu solicitei minha nacionalidade por descendência portuguesa. em agosto do mesmo ano eu coloquei meus documentos e em setembro de 2022 eles me mandaram a chave de acesso. No entanto, não houve qualquer movimento. Alguém sabe ou tem uma estimativa de quando terei resposta?

obrigado pela sua ajuda :)!

• Olá pessoal,

Dei entrada em Outubro de 2024, e meu processo tá assim. Será que é erro? Não é possível que um processo tão recente tenha andado dessa forma. Alguém mais com o problema de que o site não mostra as datas em cada etapa?

• editado November 16

Apenas complementando a postagem do @eduardo_augusto

A demora dos tribunais de Portugal causada pela enxurrada de ações contra Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) ganhou um número: 33.248 mil processos protocolados por imigrantes estão pendentes.

Dados enviados ao Portugal Giro com exclusividade pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais revelam que seis juízes têm, cada um e em média, mais de cinco mil ações por julgar.

• @lucaslna Meu caso igualzinho ao seu. Eu e meu irmão na mesma situação. Eu enviei o processo do Brasil e ele dos EUA. Ele demorou mais a enviar por ter precisado anexar os antecedentes dos EUA, que demoraram mais...

• Bom dia a todos! Alguém tem notícias da CRC Lisboa após a migração para a nova plataforma? Só vejo movimentações nos processos do Porto, pra variar...

• @rafaelmoreira23

Bom dia! Iniciei o meu processo em setembro 2024 e nem sequer recebi a senha de acesso. 

Poderia contar-me como tem sido o seu processo?

Entregou pessoalmente ou por DHL? 

Como obteve a sua senha de acesso? 

Conseguiu entrar em contacto com a Linha Registos? 

Alguma sugestão para conseguir obter a minha senha de acesso? Tentei enviar email para registos.centrais@irn.mj.pt e ligar para a Linha Registos. Não tive resposta em nenhum deles

Obrigado!

• @IMM Na melhor das hipóteses, alguns processos do início de abril de 2022 avançaram no ACP, mas estão longe de ser um número significativo.

• Olà @IMM

Espero que sejam boas notícias. A minha família (em Lisboa desde a última semana de março de 2021) iniciou a análise na primeira semana de setembro de 2024 e agora está em "Para decisão" com data de 30 outubro 2024. Quanto ao meu caso (da primeira semana de abril de 2021, também em Lisboa), ainda está em "Submetido". As coisas estão progredindo pouco a pouco, vamos continuar otimistas!

• @JMarinho , obrigada pela informação. Já é um alento saber que algum processo em tramitação na CRC Lisboa caminhou nesses últimos meses, mesmo que tenha sido submetido em março/2021. Esse mês parece não acabar nunca! 😯

Agradeço se você puder avisar quando o seu avançar também.

O meu processo é de 23 de agosto de 2021. Vejamos quando avança para a fase seguinte.

• E o meu processo que iniciou no segundo semestre de 2021 e até hoje está parado na primeira etapa de "recebido" e minha mãe e irmãos até hoje não receberam a chave de acesso. Também enviaram a documentação em 2021. Nenhum retorno para eles desde então. Todos nós enviamos via DHL. Eu enviei dos EUA e meus irmãos, do Brasil. Os processos estão no CRC Lisboa. Estarei de passagem em Lisboa na semana que vem cogitei ir até a Conservatória para tentar uma senha pra atendimento, já que não consigo agendar atendimento via website (com erro) e telefone (não agendam). Engraçado que eu me lembro de ver o website dizendo que dava pra agendar via telefone. E pra conseguir senha lá na é coisa de ficar numa fila grande e a atendente disse que o povo chega 5h, 6h da manhã (ou até mais cedo) pra conseguir uma senha (isto se conseguir). Consultar informações via telefone é impossível. Eles te colocam numa espera estimada para mais de 30 minutos (não cheguei a esperar isso tudo). Por e-mail, pode levar meses para eles responderam. Se der sorte, eles respondem na mesma semana.

Entendo a situação atual lá e que há muitos processos... todos estão bem sobrecarregados. Complicado ficar sem entender o que aconteceu pra minha família não receber a chave de acesso desde 2021.

• @vmoura

Consultar informações via telefone é impossível. Eles te colocam numa espera estimada para mais de 30 minutos (não cheguei a esperar isso tudo).

rapaz, no outro tópico vc pergunta se vale a pena pegar fila à cinco da manhã para “talvez” ser atendido em algum momento do dia… mas não tem paciência de esperar 30 minutos pra ser atendido por telefone.

a linha registos funciona. Já fui atendido diversas vezes, tirei muitas dúvidas… só precisa esperar chegar a sua vez!

a dica é usar Skype, vc liga, deixa a musiquinha tocando e vai cuidar da vida… vai lavar uma louça, toma um banho… e uma hora é atendido. Confia.

• Olá a todos, em 2021 solicitei a minha nacionalidade por descendência portuguesa sefardita. Ainda estou na Etapa 1. Isto é normal? Estou à espera há 3 anos. E nada... há alguém com quem possa contactar para obter ajuda?

• @madisonlily Sim, completamente normal. Presumo que enviou a sua candidatura para a Conservatória do Registo Central de Lisboa, onde se encontra numa longa fila com dezenas de milhares de outras candidaturas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.