Judeus Sefarditas - Informações e processos

1175176177178180

Comentários

• Pessoal quem interessar em ajudar as pessoas que deram entrada no ano de 2024 (Eu mesmo dei entrada em 2024). Há uma proposta de lei para que Proposta de lei para ter alternativa de domínio da língua portuguesa ao invés de residir 3 anos em Portugal!!!!!!

Faltam apenas 373 assinaturas para atingir mil assinaturas e com isso o assunto de mudança na lei de 2024 possa ser discutido na comissão do Parlamento.

Vi em um Jornal português que: "O ideal é que chegue às 1.000 assinaturas, o que garante a discussão em comissão. Se chegasse a 7.000, o que dá direito à discussão no plenário da Assembleia da República, seria melhor ainda”, explica Marvilla, que é professor de direito e tem as nacionalidades portuguesa e brasileira. https://www.publico.pt/2025/01/04/publico-brasil/noticia/peticao-parlamento-quer-facilitar-caminho-nacionalidade-judeus-sefarditas-2117620"

• Acabei de receber essa planilha relativa aos processos da CRC Lisboa informando que processos estavam analisando no final de dez/24.

De acordo com ela, ainda estão na segunda quinzena de março/21, o mês que nunca acaba…

• @IMM é só sofrimento.

• Minha cidadania saiu dia 08/01. Foram ao todo 2 anos e 10 meses de muita paciência mas foi. Finalmente! Boa sorte a todos!

• @laerteneto

parabéns pela conquista!

seu processo está na nossa planilha de acompanhamento? Se não estiver, poderia por favor incluir? Isso ajuda todo mundo no fórum!

Sefarditas (Mod 6.7) - Planilha Cidadania Portuguesa

• @laerteneto Porto ou Lisboa?

Pela rapidez acredito que Porto, não é?

• Pessoal, alguém tem alguma novidade sobre os certificados da CIL?

Dei entrada em 04/08/22, donativo efetuado em Agosto de 2023 e mais nenhuma novidade.

• Talk2lurchTalk2lurch Member
    editado January 13

@susanaviana atualmente estão emitindo certificados na faixa de 100 a 103 mil. Sugiro acompanhar pelo dashboard do Oráculo Sefardita, ele faz uma previsão a partir de uma amostra de dados colaborativa. O link é https://bit.ly/oraculosefardita

• Obrigado @eduardo_augusto , adicionado a planilha!

Obrigado @susanaviana, foi no Porto mesmo.

• @laerteneto Parabéns pela conquista!

Me tira uma dúvida?

Durante o processo você conseguia ver a evolução nas bolinhas? O meu processo foi enviado 09/06/2022 mas continua na bolinha 1, mesmo na plataforma nova. Eles atualizam em tempo real ou você foi ter notícia já no final?

• @IMM Como conseguiu essa atualização?

Sempre mando e-mail e eles me respondem com:

"Bom dia

Informamos que, devido ao grande volume de processos entrados diariamente, e à situação atual, os processos estão a ser tramitados com algum atraso, pelo que o(s) processo(s) em referência aguarda(m) instrução oficiosa por ordem de entrada.

Com os melhores cumprimentos"

• @stephaniechaves1995 uma amiga que mora em Lisboa que enviou. Ela é advogada e tem acompanhado o processo de nacionalização do marido.

Gostaria muito que a informação estivesse errada, mas aparentemente é isso mesmo. Não tenho visto qualquer movimentação inicial de processos do art. 6.7 (sefarditas) que tramitam em Lisboa, infelizmente.

O meu processo está em Lisboa. Deu entrada em ago/21. Tenho um filho com quase 15 anos. Nesse ritmo ele completará a maioridade e o meu processo não terá ainda finalizado. 😞

• editado January 14

@susanaviana

Olá. Eu me inscrevi em abril de 2022 e doei em dezembro de 2023. Em agosto de 2024, eles pediram um documento de arquivo de 200-300 anos atrás. Eu também me inscrevi no CIP e eles enviaram o documento em 6 semanas. Minha sugestão para você é se inscrever no CIP.

• @Suudi pago o donativo ao CIP tambem? obrigada.

• @stephaniechaves1995 Obrigado!

Foi muito estranho o acompanhamento, saiu da bolinha 1 pra 2, depois ficou com a mesma data na bolinha 2 e bolinha 3. E depois na última fase eles colocaram a bolinha 3 com a mesma data da bolinha final de decisão. Então deu pra ter uma ideia do estado que tava, mas as datas não foram muito certeiras no meu caso.

• A minha bolinha 2 e 3 estão com a mesma data, mas liguei para a linha de registros 2 meses atrás, e ele me disseram que eu estava na bolinha 2 e não 3. Essas datas iguais são fruto daquela atualização de outubro que gerou um monte de bugs.

• @susanaviana

Infelizmente sim, tem de pagar. 500 euros.

Paguei para evitar o incómodo causado pelo CIL.

• @Susana a CIP só certifica judeus

• O processo do meu pai foi marcado como uma “decisão” completa na última semana. Há uma carta que diz que foi concedida, mas não há mais informações. Li muitas destas publicações, mas não está claro para mim quais são as próximas etapas reais. Ele precisa de esperar por mais comunicação para obter uma certidão de nascimento e depois obter essa certidão de nascimento e marcar uma visita ao consulado? Está certo? Agradeço qualquer informação.

• @abl602 , parabéns pela conclusão. Se possível atualiza na planilha.

Você pode esperar o assento pelo e-mail, ou pagar 10 euros pra ter ele mais rápido pelo civil on line.

• @lucaslna poderia passar a folha de cálculo e eu a atualizarei? 

Recebemos a certidão de nascimento por e-mail prontamente. Existe uma forma mais rápida de obter o Cartão de Cidadão? Estou nos EUA, na Costa Oeste. Parece que são muitos os passos para obter o Cartão e depois obter o passaporte, incluindo vários compromissos.

• @abl602 eu ainda não cheguei nessa parte, mas acredito que agora vc consiga tudo pelo consulado Português. Aqui no fórum tem todos os próximos passos. Basta pesquisar sobre transcrição de casamento, ou cartão cidadão que aparecem as discussões.

• Comunidade israelita pede regulamentação das alterações à lei dos sefarditas

O dirigente da Comunidade Israelita de Lisboa José Ruah pediu este domingo a regulamentação das alterações à lei que permite o acesso à cidadania portuguesa para os descendentes de sefarditas.

Em declarações à Lusa, José Ruah recordou que "o decreto regulamentar que está em vigor é de 2022", mas ainda não foi feita qualquer regulamentação das alterações entretanto feitas.

"Nós já fizemos reuniões com o Ministério da Justiça para tentar, de alguma maneira, perceber o que é que vai acontecer e não tivemos ainda uma resposta", explicou.

Neste momento, o Instituto de Registos e Notariado (IRN) "deve estar a processar apenas processos anteriores a 31 de agosto de 2022" e, sobre esses casos, aplica-se a lei anterior.

• @alexmar @lucaslna

Hola foristas

Finalmente consegui descobrir o que se passava com o meu pedido e descobri que o IRN solicitou mais informações sobre mim a entidades externas, para além das que obteve da primeira vez.

Alguém sabe se estes relatórios são solicitados à AIMA? Se assim for, esses relatórios foram solicitados em julho de 2024 e ainda não os recebi. Algum membro do fórum tem um primo que trabalhe na AIMA e me possa ajudar, por favor? kkk.

Se não, vejo que qualquer tipo de diálogo com eles é impossível.

Obrigado a tudos

• @sefardi provavelmente é a Agencia para migrações e Asilo de Portugal. Nunca ouvi falar que alguém já passou por isso. Talvez seja melhor começar um tópico novo sobre isso.

• Outra coisa, como você descobriu isso? Pela linha de registros?

• Pessoal,

Alguem tem alguma novidade sobre os processos no ACP ? meu processo é de ago/22 e zero movimentações.

• @sefardi Não é apenas a AIMA que solicita relatórios. Eles também solicitam relatórios sobre você à polícia, ao registos criminal de Portuges, de consulado e/ou de outras entidades externas (não nomeadas). Veja isto, que é o que o IRN costumava dizer no estágio 3 do antigo sistema marrom/verde.

• @alexmar @lucaslna

Assim acho difícil aceder a todas essas instituições para solicitar informações.

Existe alguma entidade legal em Portugal que me possa ajudar com isto, porque a minha advogada diz que não pode tratar disto?

Existe algum ponto onde todas estas instituições convergem?

Muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.