Judeus Sefarditas - Informações e processos

1178179180181183

Comentários

• editado March 16

@santiagoplanter Não é possível dar uma resposta à sua pergunta sobre o tempo médio levado. Após o anúncio do prazo iminente de 1º de setembro 22 inscrições chegaram em números cada vez maiores mês a mês. Isso culminou em 22 de agosto, quando as inscrições estavam chegando a mais de 3.000 por dia! Então, 22 de abril levará muito mais tempo do que 22 de março, e 22 de maio levará ainda mais tempo e junho levará ainda mais tempo novamente, e assim por diante.

• @alexmar Obrigado @alexmar pela resposta! Só para confirmar, essa data limite de 1º de setembro foi em 2022?

• @santiagoplanter Sim. 1 de setembro de 2022.

• @santiagoplanter Pra você ter ideia, eles já estão a mais de 3 meses analisando maço/22.

• Não reclamem do Porto. Poderia ser pior: poderia ser a CRC Lisboa .. kkkk

• @pauloalex nem me diga. Minha sorte foi que antes de aplicar eu vi aqui no fórum que Porto era mais rápido.

• Pessoal, boa noite!

Minha prima estava na bolinha 4 e hoje finalmente o processo andou e deu como concluído. Como eu não sei muito sobre o novo site, fiquei em dúvida: quais são os próximos passos? Ele vai até a bolinha 7 igual o site antigo? Estamos sem saber o que fazer.

Obrigada

• @amaiusculo Muito bem! Terminou! A imagem não vai mudar para 7. Está agora completa e não vai mudar novamente. No dia seguinte ou depois eles vão enviar-lhe a sua certidão de nascimento por email. Se não chegar escreva-lhes e peça-a para arquivocentral.porto@irn.mj.pt

• @amaiusculo que maravilha!!!! primeira pessoa de abril de 2022 que vejo concluir. Está andando!!!!!! Parabéns a sua Prima.

• @amaiusculo , quando der pode atualizar a tabela?

• Dei entrada no meu processo no Porto em 18/02/2022, entrou em analise em 14/11/2023 e para decisao em 29/09/2024, sem pendencias. Alguem esta com mais de 1124 dias aguardando tambem? Vi tb que tem muitos usuarios neste forum mas a maioria nao atualiza a planilha https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/sefarditas , se todos atualizassem teriamos uma amostragem muito maior, quem puder atualizar faca isso, ajuda demais a saciar a ansiedade de quem esta aguardando a conclusao do processo.

• @alexmar y TOD@S

De acordo com o que foi escrito neste fórum, foram muitos os processos para os quais foram solicitados relatórios de entidades externas. Bem, contactei alguém no Facebook que anunciou que poderia ajudar com consultas na AIMA, e enganaram-me em 400€. Alguém já passou por algo semelhante ou sou o único que acredita nisto?

• @sefardi ,

Provavelmente você não é o único a cair nesse tipo de golpe, e infelizmente você não ouviu a recomendação de muitos aqui do fórum, como a minha no link abaixo. Você deveria saber que não pode interferir no processo de nacionalidade no que se refere às consultas externas. A AIMA recebe solicitação das consultas diretamente do IRN e responde somente a ele. Tudo que você tem que fazer é aguardar como todos estão fazendo.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/363430/#Comment_363430

• @texaslady @alexmar @TODTem toda a razão, mas o meu processo está no RC desde 2020, tendo passado por todos os requisitos e o registador disse-me que tudo estava perfeito e correcto, agora de repente acontece isto... é muito decepcionante.

É por isso que sou alvo deste tipo de pessoas que se aproveitam das necessidades dos outros...

Além disso, estou à espera desde Julho do ano passado que enviem os famosos relatórios e ainda não chegaram!! Espero que compreenda o meu desespero...

De qualquer forma, obrigado por responder.

@SABarreira

• @sefardi ,

Eu compreendo e lamento por você, tenho visto há um bom tempo os seus relatos e sua situação não é fácil. Mas como disse não há o que fazer mesmo se o processo está parado esperando respostas das consultas externas. Só mesmo uma extrema urgência, se fosse o caso, poderia acelerar seu processo. Pela tabela de andamento dos processos de fevereiro, eles estariam analisando os processos da 2a quizena de março de 2021, então realmente seu processo está em atraso. Então se está tudo certo no seu processo, tão logo saia o resultado das consultas externas, seu processo deverá logo ser finalizado. Tenha paciência e fuja dos aproveitadores.

• Boa tarde. Meu processo com entrada em 28/03/2022 foi finalizado em 19/03/2025 (1087 dias). Entregue a ACP, via Advogado. A planilha foi atualizada.

• Alguém sabe informar sobre os processos de sefarditas em Lisboa? Qual mês eles estão analisando? Entrei em março de 2022, vão fazer 3 anos que o processo está parado na bolinha 1. 😫

• @paularcsarruda a informação disponível é essa que a @texaslady postou acima, 2ª quinzena de março/2021. Sou de agosto/2021 e vivo a sua mesma angústia. Infelizmente nada há a fazer, só esperar.

• Pessoal, não sei se essa informação é verídica, mas eu havia ouvido algo em relação a um ofício que solicitava a transferência dos processos físicos submetidos até 08/2022 na CRC para a ACP. Eu tentei procurar algo oficial no Google, mas não encontrei nada. Alguém sabe se essa informação procede? Se sim, qual seria esse ofício e como estaria seu andamento?

• Olá a todos! Tudo bem? Saberiam me dizer quanto tempo tem demorado os processos junto à CIL, desde protocolo até analise e certificação? Eram 6 meses e já li em alguns lugares que a estimativa atual vai até 2 anos, confere? Saberiam dizer de qual data são os certificados aprovados recentemente? Obrigado e boa semana a todos!

• editado March 28

Bom dia, foristas.

Depois de quase 7 meses, finalmente tive resposta por parte do IRN e, como esperava, são MÁS notícias. Tenho o requerimento do título transmitido por mortis-causa, deslocações regulares ao longo da vida do requerente a Portugal ou gozo de participações sociais em sociedades comerciais ou cooperativas sediadas em Portugal. Deram-me 30 dias para poder apresentar esses requisitos, caso contrário, o meu pedido será rejeitado (acarretará o indeferimento liminar do requerimento não havendo lugar à devolução da quantia paga). Gostaria de discutir as seguintes opções:

Seria suficiente fazer 1-2 viagens a Portugal nestes 30 dias ou investir em alguma sociedade comercial para cumprir o requisito?

Os advogados da "[removido]" e os advogados da "[removido]" afirmam-me que ainda seria possível continuar o processo. Alguém já trabalhou com algum deles?

Por fim, caso alguma dessas opções seja válida, como envio o requerimento ao IRN?

Mais uma vez, obrigado pelos seus comentários

• @Jackmot

Se você contratou um advogado, recomendo que siga as orientações do profissional.

Dito isso,

Seria suficiente fazer 1-2 viagens a Portugal nestes 30 dias ou investir em alguma sociedade comercial para cumprir o requisito?

Observe que a última linha da notificação diz, "quando tais fatos demonstrem uma ligação efetiva e duradoura com Portugal". Entendo que simplesmente fazer "uma ou duas viagens nos próximos trinta dias" ou "investir em alguma sociedade comercial", não bastarão para demonstrar que existe uma ligação efetiva e duradoura. Demonstrarão apenas que você fez essas coisas com o objetivo de tentar cumprir uma exigência. Mas essa é apenas a minha opinião, e se essas forem as suas únicas opções, aí cabe a você decidir se quer ou não arriscar. O ideal é perguntar para o seu advogado, se ele tem experiência em resolver essas pendências.

• editado March 27

@eduardo_augusto

Muito obrigado pela pronta resposta, Eduardo.

não bastarão para demonstrar que existe uma ligação efetiva e duradoura. Demonstrarão apenas que você fez essas coisas com o objetivo de tentar cumprir uma exigência.

Entendo o teu ponto de vista e acho que estou de acordo com ele.

Todo o processo fui eu próprio que o fiz sem qualquer advogado, é agora que tenho este requerimento que procuraria algum tipo de ajuda legal e por isso queria saber se alguém tem experiência com [removido].

Infelizmente, acredito que estes requerimentos me vão impedir de obter a nacionalidade. Se alguém tiver alguma outra sugestão, agradeço desde já por partilhá-la.

Bom fim de semana.

• Pessoal, boa tarde!

Esses dias escrevi para vocês que o processo de nacionalidade da minha prima foi concluído. Hoje, venho com outra boa noticia: o processo da minha irmã também foi concluído! Agora só falta o meu.

Parece que aos pouquinhos, a ACP está andando. Vou atualizar a planilha com as informações e para os que ainda estão esperando: sei que essa espera é difícil, mas sei que nossa hora vai chegar!!

• @C_Medeiros já soube algo sobre essa informação? O meu é justamente de 08/22

• @Jacy Acho que de abril pra agosto ainda demora um pouco.

Parece que estão terminando março e começando abril ainda. Na velocidade atual estão terminando 1 mês de 2022 a cada 4 meses, mas isso pode mudar.

• @texaslady onde você conseguiu acessar essa imagem com o artigo e a quinzena de analise dos processos?

• texasladytexaslady Beta
    editado March 30

@augustogbm ,

esta tabela foi postada no dia 7 de março aqui no fórum. Veja aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/364799/#Comment_364799

• Bom dia, foristas.

O meu processo encontra-se em "Em análise" e "Aguarda resposta". (bolinha 2)

Há 4 dias recebi um requerimento por parte do IRN com um prazo limite de 30 dias. Pedem-me entregar por escrito o famoso "mortis causa" e, honestamente, ainda não sei como responder.

No entanto, gostaria de saber qual é o meio correto para enviar a informação ao IRN assim que consiga as minhas provas.

Muito obrigado.

Nos termos do disposto no nº 3 do artigo 27º do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa (RN), aprovado pelo Decreto-Lei nº 237-A /2006, de 14 de Dezembro, notifico V. Exª dos fundamentos que conduzem ao indeferimento liminar do requerimento apresentado por [REMOVIDO] ao abrigo do disposto no artigo 6º, nº 7, da Lei nº 37/81, de 3 de Outubro, a fim de que, no prazo de 30 dias úteis, se pronuncie por escrito, sobre as questões suscitadas, podendo requerer diligencias complementares ou juntar documentos:

1          - Não foi acompanhado do(s) seguinte(s) documento(s), necessários para comprovar os factos que constituem o fundamento do pedido (cfr. nº 2 do artº 27º do RN):

a)       Certidão ou outro documento comprovativo:

i)                     Da titularidade, transmitida mortis causa, de direitos reais sobre imóveis sitos em Portugal, de outros direitos pessoais de gozo ou de participações sociais em sociedades comerciais ou cooperativas sediadas em Portugal; 

ii)                    De deslocações regulares ao longo da vida do requerente a Portugal;

quando tais factos demonstrem uma ligação efetiva e duradoura a Portugal (cfr. nº 3 alínea d) do artº 24º-A do RN)

Mais se informa que o não cumprimento do solicitado no prazo referido, acarretará o indeferimento liminar do requerimento não havendo lugar à devolução da quantia paga.

Com os melhores cumprimentos, O/A Oficial de Registos.

• @Jackmot Que ano foi recebido na conservatória o seu processo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.