Senhores, vou fazer o pedido de atribuição para meus dois filhos menores de 14 anos. Minha esposa é a Portuguesa, eu sou Brasileiro. Estou enviando o assento de nascimento dela (cópia simples) e o assento de nosso casamento (cópia simples). Minha dúvida é a seguinte, no assento de nascimento ela está com o nome de solteira, no assento de casamento informa que ela mudou de nome. (para o nome que usamos no formulário 1C) Está correto? O Assento de nascimento não deve mencionar nada sobre mudança de nome mesmo?
Está correto,pode enviar assim mesmo ou pedir uma certidão na civilonline que talvez já saia com o casamento averbado no assento de nascimento Mas,não vejo necessidade
Pessoal, tenho uma dúvida muito cruel. Confesso que já li diversas vezes o tópico e fiquei um pouco confuso.
Meu pai possui a nacionalidade portuguesa atribuída desde Fevereiro e estamos querendo fazer para a minha irmã de 4 anos.
A minha dúvida é: Ela se enquadra na categoria de atribuição tendo em vista que ela nasceu antes do meu pai ser atribuído? Caso negativo, ela se enquadraria na "Aquisição"?
Seu pai fez o processo por ser filho ou neto de portugueses? Se foi como filho, passou a ser portugues originário(portugues desde o nascimento) Portanto,quando sua irmã nasceu,ele já era portugues Pode fazer atribuição pelo ACP caso seu pai tenha sido o declarante do nascimento dela
Segue prazo para atribuição dos meus filhos menores feito por Tondela: Data envio documentação: 28 de maio Data finalização do processo: 04 de julho Data chegada ofício na minha residência: 17 de julho
Amigos, Vou enviar o processo de atribuição da minha filha menor para o ACP e gostaria da ajuda de vcs para confirmar a relação de documentos a serem enviados: - Requerimento (1C menor) com firma reconhecida por autenticidade do Pai e Mãe; - Certidão Inteiro Teor (digitada) do menor apostilhada; - Cópia simples do assento nascimento Pai (Português declarante); - RG pai e mãe autenticados; Ainda não fiz a transcrição do meu casamento, portanto vou enviar o pedido de atribuição para o ACP. Agradeço a colaboração...
I wanted to check in Model Ic for minors (below 14 years) , in the section which asks for mothers name - What name should the mother put .In my sister in law's marriage transcript , her name is her maiden name but they have made an endorsement of her married name .So , in the Model Ic , which name should she fill for her son's birth registration?
Vocês poderiam me informar se Tondela aceita CNH como documento de identidade ? No caso de não aceitar, se a identidade do pai não português t8ver mais se 10 anos de emissão seria melhor providenciar um documento de identidade recente? Desde ja agradeço
Estou com dúvidas sobre o quadro de número 2 do 1C.. No caso, é para uma menor de idade, minha neta. Devo preencher com os dados do meu filho, que é o pai português. O que devo preencher, nesse caso? Assinalar o espaço “pai português “ E o que mais??
Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.
O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Boa Tarde!! Gostaria de tirar uma dúvida. Tirei minha cidadania ano passado e gostaria de ajudar minha tia a tirar da minha prima menor de idade. No caso tirei a da minha vó por parte de pai e meu tio já está falecido. Acredito que por ela ser menor ela consiga direto pela minha vó. Quais os documentos necessários? Alguém poderia me ajudar? Muito Obrigada!!!
Bom dia Poderiam me esclarecer uma dúvida. Consegui a nacionalidade por aquisição e pretendo pedir para minha filha menor de 18 anos. O que c0nta para a maioridade? O fato da minha aquisição ter saído antes dela completar 18 anos, a data do recebimento do processo, a data da numeração ou a data da conclusão do processo. Por favor me esclareçam pq faltas 3 meses pra minha filha completar 18 anos e gostaria de saber qual data prevalece. Desde ja agradeço
Em relação às datas que pergunto, talvez não tenha expl7cado direito. As datas do processo postagem, recebimento numeração e conclusão seriam referente ao processo da minha filha menor de 18 anos. Mais uma vez obrigada
Desculpe mas não entendi. Antes da mudança da Lei mesmo tendo nacionalidade por aquisição poderia pedir para os meus filhos menores não é? Pelo menos é o que eu havia entendido Isso mudou com a nova lei? Desculpem mas estou confusa
Boa Tarde!! Gostaria de tirar uma dúvida. Tirei minha cidadania ano passado e gostaria de ajudar minha tia a tirar da minha prima menor de idade. No caso tirei a da minha vó por parte de pai e meu tio já está falecido. Acredito que por ela ser menor ela consiga direto pela minha vó. Quais os documentos necessários? Alguém poderia me ajudar? Muito Obrigada!!!
@thuany se sua tia é filha da sua avó ela pode usar o mesmo procedimento q vc fez para sua atribuição .Sua tia terá antes q fazer o processo de atribuição para ela para poder depois atribuir a filha.O processo de menores é gratuito.
Boa tarde!!! Já tenho a nacionalidade portuguesa e estou tirando o processo para meus irmãos menores de 14 e 15 anos. No entanto, preciso entregar também o RG do meu pai português que também assina o Formulário 1C. A necessidade de RG válido e emitido até 10 anos é só para os requerentes ou também para os pais? O RG da mãe deles brasileira é de 2006 e ela está renovando. Além disso, o nosso pai em comum é português e seu documento vence dia 23/09. Vou mandar o processo para ACPorto mas provavelmente não será concluído até esta data. Vocês acham que eu posso ter algum problema? Meu pai não tem documento brasileiro e se ele tirar um novo cartão cidadão vai demorar meses para chegar. Muito obrigada!!!!
Comentários
Aceita
Minha esposa é a Portuguesa, eu sou Brasileiro.
Estou enviando o assento de nascimento dela (cópia simples) e o assento de nosso casamento (cópia simples).
Minha dúvida é a seguinte, no assento de nascimento ela está com o nome de solteira, no assento de casamento informa que ela mudou de nome. (para o nome que usamos no formulário 1C)
Está correto? O Assento de nascimento não deve mencionar nada sobre mudança de nome mesmo?
Está correto,pode enviar assim mesmo ou pedir uma certidão na civilonline que talvez já saia com o casamento averbado no assento de nascimento
Mas,não vejo necessidade
Meu pai possui a nacionalidade portuguesa atribuída desde Fevereiro e estamos querendo fazer para a minha irmã de 4 anos.
A minha dúvida é: Ela se enquadra na categoria de atribuição tendo em vista que ela nasceu antes do meu pai ser atribuído?
Caso negativo, ela se enquadraria na "Aquisição"?
Estamos um pouco confusos com esta questão.
Seu pai fez o processo por ser filho ou neto de portugueses?
Se foi como filho, passou a ser portugues originário(portugues desde o nascimento)
Portanto,quando sua irmã nasceu,ele já era portugues
Pode fazer atribuição pelo ACP caso seu pai tenha sido o declarante do nascimento dela
Meu pai foi atribuído de pai para filho (meu avô português para ele).
Então vou fazer por atribuição no ACP para minha irmã também, ele foi o declarante do nascimento dela . .
Obrigado @Maria Nélida
Segue prazo para atribuição dos meus filhos menores feito por Tondela:
Data envio documentação: 28 de maio
Data finalização do processo: 04 de julho
Data chegada ofício na minha residência: 17 de julho
Vou enviar o processo de atribuição da minha filha menor para o ACP e gostaria da ajuda de vcs para confirmar a relação de documentos a serem enviados:
- Requerimento (1C menor) com firma reconhecida por autenticidade do Pai e Mãe;
- Certidão Inteiro Teor (digitada) do menor apostilhada;
- Cópia simples do assento nascimento Pai (Português declarante);
- RG pai e mãe autenticados;
Ainda não fiz a transcrição do meu casamento, portanto vou enviar o pedido de atribuição para o ACP.
Agradeço a colaboração...
Documentos certos
*se a menor tiver acima de 14 anos,xerox autenticada
married name
No caso de não aceitar, se a identidade do pai não português t8ver mais se 10 anos de emissão seria melhor providenciar um documento de identidade recente?
Desde ja agradeço
No caso, é para uma menor de idade, minha neta. Devo preencher com os dados do meu filho, que é o pai português.
O que devo preencher, nesse caso?
Assinalar o espaço “pai português “
E o que mais??
QUADRO 2:
Marque um X em "PAI PORTUGUÊS" ou em "MÃE PORTUGUESA" e outro X em "SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
Obs: Se ambos os pais forem portugueses, escolha qualquer um dos dois.
O restante do quadro 2 fica em branco se você for enviar o Assento de Nascimento do(a) português(esa) ou o xerox do Assento de Nascimento já informatizado. E deverá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português" no Quadro 4.
Mas se você tiver apenas a numeração do Assento de Nascimento do(a) português(esa) já "informatizado", você deverá preencher os campos "Data do nascimento:", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".
Gostaria de tirar uma dúvida. Tirei minha cidadania ano passado e gostaria de ajudar minha tia a tirar da minha prima menor de idade.
No caso tirei a da minha vó por parte de pai e meu tio já está falecido. Acredito que por ela ser menor ela consiga direto pela minha vó. Quais os documentos necessários? Alguém poderia me ajudar?
Muito Obrigada!!!
Poderiam me esclarecer uma dúvida. Consegui a nacionalidade por aquisição e pretendo pedir para minha filha menor de 18 anos.
O que c0nta para a maioridade? O fato da minha aquisição ter saído antes dela completar 18 anos, a data do recebimento do processo, a data da numeração ou a data da conclusão do processo.
Por favor me esclareçam pq faltas 3 meses pra minha filha completar 18 anos e gostaria de saber qual data prevalece.
Desde ja agradeço
As datas do processo postagem, recebimento numeração e conclusão seriam referente ao processo da minha filha menor de 18 anos.
Mais uma vez obrigada
Vc terá que converter a sua aquisição para atribuição para fazer os processos de suas filhas.
Para pedir a aquisição para a menor de idade,ela(filha)teria que comprovar ligações efetivas com Portugal
Antes da mudança da Lei mesmo tendo nacionalidade por aquisição poderia pedir para os meus filhos menores não é? Pelo menos é o que eu havia entendido
Isso mudou com a nova lei?
Desculpem mas estou confusa
Vc pode pedir a nacionalidade pra sua filha,mas ela tem que comprovar vínculos com Portugal
Já era assim na lei antiga
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3958/aquisicao-naturalizacao-de-filhos-menores-ja-nascidos-sendo-pai-mae-neto-naturalizado
Gostaria de tirar uma dúvida. Tirei minha cidadania ano passado e gostaria de ajudar minha tia a tirar da minha prima menor de idade.
No caso tirei a da minha vó por parte de pai e meu tio já está falecido. Acredito que por ela ser menor ela consiga direto pela minha vó. Quais os documentos necessários? Alguém poderia me ajudar?
Muito Obrigada!!!
Já tenho a nacionalidade portuguesa e estou tirando o processo para meus irmãos menores de 14 e 15 anos.
No entanto, preciso entregar também o RG do meu pai português que também assina o Formulário 1C.
A necessidade de RG válido e emitido até 10 anos é só para os requerentes ou também para os pais?
O RG da mãe deles brasileira é de 2006 e ela está renovando. Além disso, o nosso pai em comum é português e seu documento vence dia 23/09. Vou mandar o processo para ACPorto mas provavelmente não será concluído até esta data. Vocês acham que eu posso ter algum problema? Meu pai não tem documento brasileiro e se ele tirar um novo cartão cidadão vai demorar meses para chegar.
Muito obrigada!!!!
Quanto ao documento, o ACP aceita a cópia do CNH e do passaporte, desde que esta última conste a filiação.