Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

1161719212225

Comentários

  • @VladPen eu sei que precisa ser apostilhada.. eu queria saber se é digitada ou repográfica.. :)
  • Pessoal, boa noite.

    A atribuição de nacionalidade de meus filhos chegou em Tondela em Julho mas até o momento nem número de processo têm. Chegamos em meados de Setembro.

    Devo solicitar o cartão de residência para eles até sair a nacionalidade? Isso pode implicar no momento de efetuar a matrícula nas escolas?

    Obrigado.
  • @AndréAbraão..férias de verão na Europa..seus filhos são menores?
  • @Vlad Pen, sim são menores. Chegaremos já com as aulas em andamento, então fiquei na dúvida de como procer com eles assim que chegar.
  • @AndréAbraão tente ligar na linha de registro ou veja se os processos foram concluidos pelo civilonline.
  • @André...
    @Vlad...

    Temos um processo de um familiar...(Menor de idade)...Que foi recebido em Tondela em 03/07...
    Por acreditar que já estaria em tempo de ter sido numerado...Liguei na LR essa semana e a atendente me disse...:

    "...Os processos em Tondela estão muito atrasados......"

    Eu acredito que seja apenas reflexo das férias mesmo...E penso que até meados de Setembro voltaremos a ter notícias positivas vindas de Tondela...
  • @Vlad..
    @Nilton..

    Também liguei na LR faz 20 dias, esperei 35 minutos na linha e informaram que não tinha numeração dos processos. Pediram pra retornar em Setembro. Como chego dia 13, vou precisar procurar o agrupamento da região de Póvoa de Varzim e se tivesse o assento deles acho que seria mais fácil conseguir as vagas.
  • André Abraão,
    Ligue na frequencia que melhor entender, a LR tenta fazer sua "administração de demandas" mandando ligar em 1 mês ou mais. Claro que não precisa ligar todo dia, mas passados já esses 20 dias, não tem problema nenhum ligar de novo. a LR está aí justamente para prestar informações, então dá pra ligar sem medo de estar atrapalhando os trabalhos nem nada do tipo.
  • Quanto à demora de 35 minutos, já tive vezes que demorei mais que isso para ser atendido... Parece que vale a pena ligar bem cedo, que a fila de atendimento é menor.
  • @jhmelman obrigado. Vou tentar ligar antes das 06hs.
  • Ah, e se puder, ligue por Skype que sai por cerca de 7 centavos o minuto (pelo menos da última vez que usei)
  • Eu irei à Portugal já com CC, passaporte português e casamento transcrito, para ficar.
    Na viagem estarei com 4 anos de casamento (não sei se é relevante).
    Enfim, alguém viajou somente com a passagem de ida do cônjuge brasileiro e foi barrado?
    Eu já consegui e-mail da Azul e do SEF confirmando que não teria problemas, mas é bom informações de pessoas que já tenham passado pelo mesmo.
  • @Gabriela Santos
    Não é o mesmo caso, mas...
    Fui a passeio em julho e meu marido e filha estavam com o cc e passaporte português e eu com o passaporte brasileiro. Passamos os três pela entrada de cidadãos europeus e não nos perguntaram nada. Apresentamos os 3 passaportes (2 portugueses e 1 brasileiro), o atendente carimbou e disse bom dia.
    Nós até tínhamos passagem de volta e reserva de hotel, mas ninguém pediu nada...
  • @Gabriela Santos, fui em fev deste ano de mudança. Eu com passaporte PT, esposa e filha com BR. As duas com passagem de volta por precaução (depois fiz cancelamento).

    Tb passamos pela imigração de europeus. O atendente ainda brincou pergutando se estavamos de mudança, eu inclusive sorri e confirmei que sim sem maiores explicações. Ele só perguntou se eramos casados, fez um suspense de alguns segundos mas não pediu nada e carimbou. Acredito que não faça sentido impedir familiares diretos de um cidadão de entrar no pais acompanhado do mesmo.
  • @Solange4 e @Paulo muito obrigada pelos relatos.
    Já me ajudaram muito!!
  • Pessoal, estou de mudança em Dezembro e chegando em Portugal irei fazer o pedido de cartão de residência para cônjuge. Ainda não tenho casa alugada pelo motivo de estar com receio dos prazos do SEF da região que irei alugar. Li relatos de que Porto e Lisboa demoram mais de 06 meses, então estou tentando fugir desses locais. Mas também li que em Aveiro, é possível agendar para o dia seguinte no SEF. Estou me limitando a Aveiro, visto que não conheço Portugal e só consegui informação de lá... Mas vocês saberiam me dizer, de acordo com relatos, outros locais onde o agendamento do SEF para carta de residência não demore meses?
  • @Jessika estou em Viseu, meu marido ligou para agendar no dia 3/09 e a data do atendimento ficou para 8/10.
    Tem regioes que nao necessita agendamento, dê uma pesquisada no site oficial do sef.
  • Alguém já fez o pedido de AR do cônjuge por cartão de residência para familiar de cidadão da eu?

    Se sim, a união estável no Brasil por sentença homologada no Brasil precisa ser reconhecida em Portugal por um tribunal, ou basta apenas ser apostilada? Alguém pode me dar um help nesse processo?
  • @Fabio M Martins, uma união estável precisa ser homologada na justiça portuguesa (União de facto). Se for possível, talvez valha mais apena casar e transcrever o casamento.
  • Olá bom dia! Pessoal sou nova aqui, então me desculpem se escrever dentro do tópido errado. Minha cidadania portuguesa esta em fase de analise, a previsao é que saia ja em outubro. Estou no segundo casamento, e como a sidadania ainda nao saiu, nao transcrevi nenhum dos casamentos. Dúvida, só com o meu assento é possivel pedir o cartao de residencia para meu marido, pensei em levar apenas a certidao de casamento de inteiro teor e apostila. sem ter os casamentos transcritos é possível fazer o pedido? Alguem sabe?
  • editado September 2018
    @Paola para pedir visto de residência para seu marido vc tem q regularizar em Portugal todo seu histórico matrimonial ou seja..transcrever o primeiro casamento,homologar o divórcio através de um advogado e transcrever o segundo casamento.
  • editado September 2018
    @VladPen com a minha cidadania por atribuição, estou querendo mudar para Portugal com a minha esposa e meu filho,eu por me tornar portugues preciso de autorização para morar lá? como fica a situação deles para morar legalmente? vai como turista, e la entra com a solicitação de residência? e no aeroporto precisa de passagem de volta, pois podem alegar que é turista. Ou preciso solicitar ( não sei onde) esse visto de residência , ou por reagrupamento familiar antes de ir. Consegue me esclarecer?
  • @Raphael se vc ja tem a cidadania, sugiro tirar o cartão cidadão e se quiser o passaporte.Vc sendo português vc não precisa de autorização alguma para viver, morar e trabalhar em qualquer país da União Européia.Vc pode pedir a atribuição para seu filho(gratuito se for menor) e Aquisição de nacionalidade para a esposa pelo casamento.Aquisição é um outro processo que vc terá que dar entrada na CRC de Lisboa se ja tiver 5 anos de casado ou 3 anos com filho atribuido português.Creio q não vai haver problema sua esposa e seu filho entrar com vc sem a passagem de volta.
  • @VladPen obrigada pelo retorno. como esse processo todo vai demorar, vou dar entrada pelo artigo 122K para meu marido.
    uma duvida caso saiba me ajudar, enquanto a cidadania do meu filho nao sai, vou solicitar o cartao de residente devido a minha cidadania, vc sabe se a certidao dele tem que ser a digitada ou a repografica
    Obrigada
  • Bom dia, alguém sabe informar se o telefone do SEF está com problemas? Estou tentando ligar por Skype para lá e sempre fala que o número não está atruibuido. O skype coloca o código de portugal e eu coloco o número de acordo com o site mas sempre fala isso de número não atribuido...
  • Boa Tarde
    Pessoal
    Li bastante coisa neste tópico, só tenho algumas duvidas ainda.
    Eu vou me mudar definitivamente para Portugal em junho/2019.
    EU já tenho cartão cidadão e passaporte da UE.
    Meu esposo entra como turista e só depois de entrar no país eu peço o reagrupamento familiar?
    Percebi que o tempo de espera para conseguir o reagrupamento é longo, então, enquanto não saí o reagrupamento meu esposo pode trabalhar, ou não? Ele fica irregular no país já que só pode solicitar após 90 dias da entrada no país, o que implica isso??
    Obtive a minha cidadania por meio da Aquisição, atribuída em Julho de 2017. Posso depois que estiver em portugal pedir aquisição de nacionalidade pelo casamento para ele?? Isso seria melhor que pedir o reagrupamento familiar??
    Eu já tenho meu casamento transcrito em Portugal.
    Obrigada desde já
  • @SandrovonBorell
    Alguns números não se consegue ligar via skype, se não me engano os que começam com 707 não dá pra ligar com skype (acho que são como os 0800 ou 0300 aqui no Brasil)

    @fscarite
    Sim, só depois que entra que pede, não tem como sair já com um "visto" ou autorização de residência pro cônjuge. Segundo informações, ao se fazer o agendamento para o pedido de residência a pessoa pode ficar legalmente em Portugal (mas não em outros países da UE, que não são obrigados a aceitar o agendamento). Trabalhar só quando tiver a residência.
  • @Fscarite sugiro vc pedir a conversão de nacionalidade derivada para originária e depois de concluida vc entra com o pedido de nacionalidade pelo casamento.Vc obteve a nacionalidade por ser neta? Se for, siga o o topico abaixo.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11936/atribuicao-de-netos-ja-naturalizados-roteiro-e-preenchimento-1d#latest
  • @vlad o telefone é 808 entao é meio que parecido, creio que seja isso, tem alguma outra maneira de ligar ? porque fora skype seria carissimo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.