Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

11920222425

Comentários

  • @amandacorreia obrigado pela info!! em qual sef você fez o pedido?
  • @Lara 11 dias corridos
  • @Sandro Sef de Viseu9
  • Obrigado pela informação @Vlad Pen
    Mas fiquei preocupado com essa questão de casamento por interesse. No consulado do Rio pede para seguir todo o passo do que for realizado aqui no Brasil e atualizar Portugal. Em um outro tópico consegui uma informação da @marcia de que poderia se casar e logo transcrever. Busquei por esse assunto aqui no Forum e não obtive mais nenhum outro caso. Isso tem acontecido e teria como eu justificar caso ocorra ou algo do tipo?
  • @João Carlos foi como te falei anteriormente..nao aconselho a transcrever o casamento em Portugal logo em seguida que for realizado.
  • @JoaoCarlosFreitas, o que acontece se cair em suspeitas de casamento por interesse:

    O SEF fará diligências para verificar a suspeita. Isso nem é o problema, já que se trata de um casamento legítimo. O problema é que o processo que deveria levar dias, leva meses para ser concluído.
  • Bom dia,
    Ja possuo a minha cidadania portuguesa, cartao cidadao e passaporte portugues. Gostaria de saber como devo proceder para morar em Portugal definitivamente com o meu marido que e brasileiro e possui passaporte do Brasil
  • editado January 2019
    @aidirosorio, leia as primeiras páginas desse tópico.
  • @amandacorreia
    Boa noite, tudo bem? Muito obrigado por compartilhar os docs pedidos no SEF para o cartão de residência.
    Deixa eu te perguntar outra coisa: No site do SEF diz que só podemos pedir o cartão de residência após os 90 dias como turista (após esse prazo tem 30 dias para solicitar). Eu já li relatos de pessoas que tentaram solicitar o cartão de residência mesmo antes dos 90 dias e conseguiram sem problemas.
    Você esperou passar os 90 dias ou pediu antes? Obrigada.
  • @bruhviana nao esperei, pode ligar e marcar quando chegar
  • @amandacorreia
    Que noticia ótima.
    Do dia que vc marcou até receber o cartão foram quantos dias ao toxo? Paga uma coima por pedir antes, é verdade?

    Ótima notícia. Obrigada.
  • @bruhviana do dia que liguei ate o dia que foi marcado foram 35 dias, mas depois que demos entrada o cartao chegou em 11 dias corridos. Só paguei pelo cartão mesmo mas nada.
  • Muito Obrigada....

  • Obrigado @Vlad e @caiodib
    Decidimos transcrever o casamento por lá mesmo.
    Ela vai entrar como turista com PB4, seguro viagem e passagem de volta.
    Mas eu com Cartão Cidadão Português e Passaporte Brasileiro preciso também de passagem de volta e seguro viagem ?
  • @João Carlos vc como cidadão português não precisa de passagem de volta e nem PB4
  • E no casa dela que não é cidadã Portuguesa e vai como Turista, o PB4 já serve como qualquer seguro viagem, certo ?
    Pois tem muito site de empresas querendo vender seguro e fala da contratação de Seguro Viagem pela empresa + PB4.
  • @JoaoCarlosFreitas
    O PB4 não é seguro viagem. São docs distintos.
    O PB4 te assegura atendimento em solo portugues durante sua estadia, mas ela com passagem de volta precisa apresentar, caso necessário, o seguro viagem na imigração.
  • @João Carlos o PB4 é um seguro saúde, diferente do seguro viagem

    https://www.eurodicas.com.br/diferenca-pb4-seguro-de-viagem/
  • @JoaoCarlosFreitas, basicamente, se entrar por Portugal ou Itália, ela poderá vir apenas com o PB4. Caso a chegada na Europa não seja por um desses dois países, o seguro viagem terá de ser feito. Apenas os dois países reconhecem a validade e parceria do PB4.
  • Estou com uma dúvida, minha filha (tem cidadania por atribuição) está no segundo casamento. Está pedindo a transcrição do primeiro casamento por ocasião do pedido de cidadania da filha menor. Caso queira morar em Portugal com o atual marido, ele tem direito a residir com ela ? Minha dúvida é porque ela ainda não averbou o divórcio (que deve ser feito em Portugal) portanto ainda não pode transcrever o casamento atual. O que precisa fazer pra ele residir legalmente? Não sei se fui clara KKK. Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.
  • editado January 2019
    @alaide ela terá que homologar o divórcio em Portugal, transcrever o segundo casamento e para a aquisição de nacionalidade do segundo marido, somente depois de de 3 anos de casado se tiver filhos atribuidos portugueses com esse segundo marido ou 5 anos sem filhos com ele.Tb pode pedir visto de residencia por agrupamento familiar( veja a primeira página desse tópico)
  • @Vlad pen Muito obrigada. Ficamos mais tranquilas agora. Vou verificar a primeira página pra me esclarecer melhor.
  • @Mayara para seu namorado poder ter a nacionalidade é preciso ter 5 anos de casado ou 3 anos se tiver filhos atribuidos portugueses
  • editado February 2019
    @Mayara, para o namorado vc não pode pedir o visto de residência por agrupamento familiar a não ser q vc case com ele, aguarde uns 6 meses para fazer a transcrição de casamento e aí vc entra com um pedido junto ao SEF. Leia as primeiras páginas desse tópico.
  • Boa noite,

    sou cidadão Português e estou indo para Portugal em Julho com minha esposa. Vou entrar com meu cartão cidadão e passagem de ida apenas e gostaria de saber o que ela precisa para entrar comigo apenas com passagem de ida.
  • @João normalmente para quem não possue a nacionalidade ou visto de residência é pedida a passagem de ida e volta.Nao saberia te informar se sua esposa poderia entrar só com a passagem de ida.
  • @JoaoCarlosFreitas, sobre a passagem de volta: isso fica mesmo numa área cinzenta. Alguns dizem que pode e outros não. As vezes duas pessoas do SEF dão respostas diferentes.
    No nosso caso, como o SEF disse que isso ficava a cargo da companhia aérea e a TAP disse não haver problemas, então meu pai veio sem a passagem de volta e não teve problema algum. Ele veio junto com meu irmão, que é português.

    Sugiro verificar e tomar a decisão de acordo com o que achar melhor, sem tomar o caso como certo, pois sim, pode acontecer de tratarem situações iguais de formas diferentes.
  • @Vlad e @caiodib, obrigado pelas explicações, estamos passando por essas dúvidas e existem algumas áreas cinzentas mesmo, no Consulado temos mais de uma resposta, no SEF também pelo que você falou, aqui no Fórum tb tem muitas pessoas em dúvida, mas continuaremos pesquisando e esperamos obter essas respostas e ajudar pessoas aqui também!
  • Olá, agradeço se puderem esclarecer duas dúvidas qje tenho a partir dos comentários que li:
    1- li sobre a recomendação de esperar 6 meses entre a data do casamento e a transcrição. Casei há um mês com portugues, só que temos uma filha 15 anos! Estamos juntos-facil comprovar há 26 anos! Como fica nesse caso? Não posso esperar 6 meses. Já estamos em Portugal.

    2- Ainda não temos residência fixa, acabamos de chegar, e estamos temporariamente alojados. É possível agendar no SEF nessa situação? Tem que ser o SEF da região onde vc está residindo (alguns falam que pode ser SEF de outra região, confuso)?

    Obrigada
  • @Alessa,
    1 - essa recomendação é para evitar atrasos na transcrição pois casamentos recentes estão sendo encaminhados para o SEF para verificação de não ser casamento por conveniência para legalização no país.
    2 - não sei te dizer quanto a residência fixa nas aceito que não tenha problema. Pelas regras que foram revistas recentemente o atendimento pode ser feito em qualquer unidade do SEF e não apenas na da área de morada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.