Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

11921232425

Comentários

  • Boa noite pessoal.
    Pretendo entrar em Portugal com passaporte brasileiro e meu cartão cidadão Português.
    Eu e minha namorada vamos nos casar no começo do ano que vem e vamos transcrever o casamento por Ponta Delgada, ela poderá entrar comigo como cônjuge sem problemas ?
    Obrigado
  • @JoãoCarlos sugiro esperar 6 meses de casado antes de transcrever o casamento para não caracterizar junto ao SEF casamento por interesse.
  • Eu tenho uma dúvida em relacao a comprovar renda e coisas assim. Vi uns comentários que tenho que comprovar renda em Portugal ou ter uma quantidade no banco e teve gente que nao tinha trabalho e deu problema ou chegou em portugal abriu conta, depositou a grana e eles nao aceitaram e ai vai minha pergunta. O meu tramite será o CARTÃO DE RESIDÊNCIA PARA CIDADÃO DE ESTADO TERCEIRO para meu marido.
    Depende do humor e boa vontade do funcionário ou realmente acontece isso? Porque eu pensei eu já conseguir um trabalho antes de ir, mas tenho que resvolver muitas coisas quando chegar em Abril, ir atras de documentos, de apartamento, abrir conta em banco e meu marido é mexicano e nao fala portugues, ou seja, nao poderia ir sozinho as entrevistas e todo. E esse comentário que vi me preocupou um pouco...
  • @Sandro von Borell, vou ser sincero. Existe um valor de renda exigido para cidadãos de Estados terceiros, bem como podem solicitar comprovativos de alojamento, extratos bancários ou do tempo de permanência. Para além disso, o funcionário da imigração pode ser mais ou menos exigente, pois as determinações são discricionárias… basicamente, se for com a vossa cara, vai ser menos exigente. Seja calmo, educado e não demonstre estar muito ansioso, desesperado ou eufórico que as coisas correm bem na imigração. Seja o mais natural possível e jamais minta… eles são bons em apanhar pessoas a mentir.

    Já no SEF, vão pedir comprovativos mais robustos ao solicitar o cartão de residência. Comprovativo de morada feito pela Junta de Freguesia de onde forem viver, uma declaração sua de que têm recursos para se sustentar cá e alguns formulários. Quanto mais documentos oficiais entregarem, melhor, por isso mencionei um comprovativo de morada feito na Junta de Freguesia (custa algo como 2€, mas vale apena).
  • @caiodib perfeito!!! vou juntar todo documento possível. Igual entramos por Madrid porque temos um casamento e vamos para Portugal de bus. Entao tenho que ir na imigracao para regulamentar a entrada em portugal e assim que conseguir alugar um apartamento vou por esse comprovativo de morada, levar status da conta no banco e tudo. Posso informar também que sou autonomo, porque igual tenho uma pequena empresa no méxico, que quero dar continuidade em Portugal. Obrigado pelas dicas!!
  • @Sandro Desculpe a demora...estou um pouco ausente do forum...
    SEF de Viseu
  • @Sandro é mesmo como @caiodib falou...vai da boa vontade da atendente do sef.
    No meu caso a solicitação era do cartao pra meu marido , ele ja estava trabalhando, nosso unico erro foi nao ter levado comprovante de endereço no nome do meu marido , pois todas nossas contas estavam em meu nome,
    Mas a atendende foi muito gentil e aceitou o comprovante do nif dele em que constava endereço e tudo correu bem .
    Espero que de tudo certo.
  • @amandacorreia obrigado amanda :) com fé tudo vai dar certo!
  • editado November 2018
    @Sandro von Borell, se disse ter uma empresa no México e quer dar continuidade, porque não ingressa com o pedido de visto para empreendedor para seu marido?
  • @caiobid eu pensei nisso, mas estamos comecando, fazendo artesanatos, já vendemos como em 7 lojas e já temos contato com vários hoteis, mas nao é algo assim com recibos, faturas ou nota fiscal. Vivo em Tulum que é uma cidade bem pequena que literal tudo é turismo e entao creio que seria mais fácil fazer pelo cidadao de estado terceiro, mas seria uma opcao mencionar que temos essa empresa e queremos dar continuidade em portugal.
  • @Sandro von Borell, veja sobre o visto D2 e se ele pode se enquadrar nas vossas necessidades.
  • Boa noite. Antes de mais nada, parábens aos adminstradores e moderadores por este fórum e especialmente por este tópico. Peço desculpas por não ter tido tempo de ler as 21 páginas anteriores.

    Minha situação é a seguinte: Eu e meus dois filhos temos cidadania por atribuição (originária), nós 3 possuímos assento, cartão de cidadão e passaportes portugueses. Além disso, já possuo a certidão portuguesa de transcrição de casamento. Minha mulher é a única que ainda não tem nada.

    Se formos morar em Portugal no ano que vem, qual seria a forma correta dela permanecer legalizada após os 3 meses a que tem direito como turista? Se eu der entrada imediata no processo dela de aquisição de nacionalidade, mesmo que ele leve mais de 1 ano, seria uma comprovação de regularidade para permanecer em Portugal?

    Sei que reagrupamento familiar é só pra quem não é português, possui visto de residência e quer levar a família cosigo. Hoje, por telefone com o Consulado do Rio de Janeiro a atendente me disse que no meu caso é um outro processo, similar ao reagrupamento, mas é usado um outro termo (ela não lembrou).

    Desde já agradeço.
  • @rperes no seu caso sua esposa pede autorização de residência por ser conjugue de nacional português. O processo é feito no SEF mesmo e tem que agendar quando chegar em Portugal.
    Mesmo entrando com o pedido de aquisição de nacionalidade ela terá que solicitar a autorização de residência para ficar legalmente em Portugal, o agendamento do SEF permite que ela fique em Portugal sem ser considerada ilegal até a chegada do cartão de residência dela, o pedido de nacionalidade, por si só, não.
  • Muito obrigado, @Daniel Henriques!
    Esclareceu totalmente minha dúvida.
  • @Vlad
    conforme me orientou, vou mudar minha nacionalidade de derivada para originaria.
    O fórum que me indicou esta fechado, então por gentileza, pode me responder umas perguntas por aqui?
    O formulario tenho que reconhecer firma por autenticidade;
    O certificado de registro criminal (pode ser aquele que pego na internet mesmo??)
    Fotocópia certificada do cc ou passaporte português, (preciso apostilar??)
    no site do IRN fala que precisa de ligação com a comunidade portuguesa.(preciso enviar algum documento pra isso)
    Vou enviar agora neste mes de dezembro, sendo que vou entrar no pais pra morar em Junho/2019 e meu esposo vai entrar como turista.(vc disse que este tipo de procedimento esta demorando em torno de 15 meses pra ser resolvido.
    Como devo proceder quando entrar em portugal?? tiro o cartão residente dele? sou casada há mais de 3 anos e não tenho filhos... como fiz a minha naturalização pelo metodo antigo, o derivado, consigo fazer alguma coisa pelo meu esposo quando entrar no país??
    Obrigada desde já
  • @vald
    O forum indicado responde algumas, mas não todas as perguntas que fiz... mas agradeço.o retorno.
  • @fscarite

    1-sim
    2-sim
    3-documentos portugueses não precisa apostilar
    4-seu marido entra como turista e vc em seguida pede o visto de residencia por agrupamento familiar junto ao SEF.Para a nacionalidade dele, vc terá antes que converter sua nacionalidade derivada para originária.(esse processo tem demorado uma média de 15 meses).
  • @vlad
    Muito Obrigada
  • fscaritefscarite Member
    editado December 2018
    @vlad
    para a permanencia dele em portugal, eu consigo pedir o agrupamento familiar, mesmo antes de encerrada a alteração da minha nacionalidade? Pq com 15 meses, eu já estarei lá, e a conversão ainda não terá sido feita.
    Obrigada
  • @fscarite vou confirmar, mas acho que nesse caso vc ja teria que ter sua conversão de nacionalidade concluída.
  • Pessoal,

    Qual o valor exigido de comprovação financeira para dar entrada no pedido de residencia para o conjugue?
  • editado December 2018
    @Vlad Pen

    Achei que era necessário, mas li que é pro reagrupamento familiar.

    Fiquei bem confusa.

    https://imigrante.sef.pt/solicitar/residir/art98-2/

    '
    Comprovativo de que dispõe de meios de subsistência suficientes para suprir as necessidades da sua família, conforme previsto na Portaria n.º 1563/2007, de 11/12 (não se aplica aos refugiados)

    '
  • editado December 2018
    @Lara vc tem razão, é necessario sim comprovação de subsistencia ,mas não sei estipular valores q são exigidos.
  • Segundo eu entendi:

    Artigos 1, 2 e 9
    https://dre.pt/pesquisa/-/search/628798/details/maximized

    Código do trabalho:
    http://cite.gov.pt/pt/legis/CodTrab_indice.html
    (fala sobre RMMG arts 273 em diante)

    Na prática, RMMG
    https://www.economias.pt/retribuicao-mensal-minima-garantida/

    580 euros (se for em bases anuais, 6.960 euros)
  • Ótimo!

    @Vlad Pen e @jhmelman

    Vi aqui: CARTÃO DE RESIDÊNCIA PARA CIDADÃO DE ESTADO TERCEIRO FAMILIAR DE NACIONAL DA UE/EEE/SUÍÇA

    Ai não fala sobre comprovação financeira. No site: https://www.sef.pt/pt/Pages/conteudo-detalhe.aspx?nID=63#p_id3

    Então o passo a passo seria mais ou menos:

    1- Espero 06 meses da data do casamento e vou ao Consulado Português no Brasil averbar o casamento.
    2- Ao chegarmos em Portugal, fazemos a comprovação de morada.
    3- Dar entrada no Pedido de Residencia ao Conjugue.



  • Boa noite,
    Gostaria de tirar uma dúvida. Sou portuguesa e casada com brasileiro. Já estamos em Portugal, com q trasncricao de casamento feita e agendamento no SEF. Quais são os documentos necessários? Cada lugar encontro uma coisa diferente.
    Muito obrigada pela ajuda.
  • @Thuany ja leu a primeira pagina desse tópico?
  • Pessoal recentemente tiramos o cartão de residencia para meu marido , o que foi pedido no nosso caso mesmo nao estando no site oficial do SEF.
    -Cartao cidadao do português
    -Passaporte do conjuge brasileiro
    -Assento de casamento original portugues
    -comprovante de endereço (no nome do conjuge que esta pedindo o cartao de residencia)
    -comprovante de renda(dinheiro em conta em banco português) não exigiram nenhum valor especifico.
    Adicional
    Contrato de trabalho (se já possuir).

    Espero que ajude alguem , leve sempre documentos a mais ... eles podem exigir mesmo nao estando no site.
  • @amandacorreia

    Obrigada pelas informações.

    Quanto tempo demorou para ficar pronto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.