@Márcia Então não tem como escapar mais de contratar um advogado para legalizar a União em Portugal? E para fazer o reagrupamento somente após esse processo de mais de 1 ano?
você pode optar por casar e aguardar os 5 anos de casado para pedir a nacionalidade da esposa (se não tiverem filhos em comum, ou 3 anos, se tiverem filhos). Enquanto isso, sua esposa pode viver legalmente em Portugal, mas não como portuguesa (através de cartão de residência por ser esposa de um português).
O cartão de residência pode ser pedido imediatamente. O SEF pede que se aguarde os 90 dias previstos para turismo, mas sei de muita gente que pediu assim que obteve residência em Portugal.
@Sam, conforme a @Marcia mencionou, pode efetuar o pedido do cartão de residência para cônjuge de cidadão português ao ter morada definitiva em Portugal. Não precisa esperar os 90 dias.
Muito obrigada pelas respostas @Márcia e @Caiodb Assim fica mais viável e depois do meu marido ter o cartão de residência com calma faremos o processo para registrar nosso casamento. Mais uma vez obrigada, o Fórum já me ajudou e continua ajudando!
Eu tenho cidadania Européia (35 anos), meu filho também (3 anos), a mãe dele não, e ela não é casada comigo, sabem quais possibilidades ela possui (Cidadania, residencia, etc) ?
para ter cartão de residência ou nacionalidade, a sua companheira deve provar a ligação que possui com você. Assim, ou vcs têm uma união estável ou um casamento.
Mas, ressalto que quando novos casamentos são transcritos, as conservatórias enviam os processos para o SEF (para terem certeza de que não é um casamento por interesse em cidadania apenas). Assim, o ideal é casar e deixar passar alguns meses e perto de um ano transcrever o casamento em Portugal.
Com isso, a esposa pode pedir o cartão de residência e mais tarde, a nacionalidade. Para pedir a nacionalidade, devem ter 3 anos de casados (seu caso, pq possuem filho em comum).
Pessoal viajo essa semana e gostaria de confirmar com os que ja passaram pelo processo de cartao de residencia para conjuge (casamento transcrito) , preciso levar certidão de nascimento do brasileiro em inteiro teor apostilada? Ou apenas assento de casamento portugues(recebida por correio)?
@amandacorreia, basta o assento de casamento português. Se ele tiver mais de 6 meses de emissão, terá que tirar outra em uma Conservatória (pode ser cópia simples).
@FernandoLeone, é altamente aconselhável ficar dentro do país durante toda análise, visto que toda e qualquer alteração no Passaporte vai ser registada e informada ao SEF automaticamente.
Possuo a nacionalidade originária e viajo com esposa e filhos agora em Setembro. Já enviei os documentos para a atribuição das crianças, mas da minha esposa não sei se peço a AR ou entro já com processo de nacionalidade pra ela. Somos casados a 15 anos.
@André Abraão envie o pedido de nacionalidade e enquanto não é deferido você solicita a AR. Não faz diferença se você solicitar a cidadania dela pelos correios ou presencialmente, o processo irá para o mesmo lugar e a demora é a mesma, de um a um ano e meio, provavelmente.
@AndréAbraão na primeira página desse tópico tb tem explicações como solicitar o visto para a esposa.Para a nacionalidade vc pode ver nesse link do IRN:
Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida. Sou portuguesa, casada com casamento transcrito em Portugal, tenho uma filha com meu marido, que tambem é portuguesa, temos todos os documentos portugueses, iremos morar em Portugal em dezembro, tem algum documento que meu marido pode tirar para entrar em portugal sem problemas ?, vamos morar, entao queria saber se ele tem que tirar algum documento para entrar sem problemas em Portugal ?
@Daniellafv, não. O visto de residência só pode ser pedido já em Portugal. Ele entra como turista, e assim que tiverem morada, agendem o visto de residência para Cônjuge de português
@Daniellafv, vão dizer o que vieram fazer. Vão morar aqui e pedirão o visto de residência para cônjuge de cidadão português. Como vão pela fila de europeus, nem vão perguntar muito.
@Daniellafv, no seu caso e da sua filha, só vão precisar de passagem de ida. Já para seu marido, pode haver problemas com a companhia aérea. Meu pai que não é português, veio só com passagem de ida, mas considero um pouco arriscado. No pior dos casos, adquira a passagem de volta assim que for viajar, e cancele assim que chegar em Portugal (verifique antes o prazo de cancelamento com reembolso total). Sugiro vir directamente para Portugal, sem escalas e sem conexões.
Comentários
A conversão existe sim, mas o reaproveitamento dessa conversão, para contagem do tempo é que não existe mais (existia em Portugal e na Itália).
Se tem união estável e deseja pedir a nacionalidade para a companheira, o melhor é homologar esta união em Portugal.
Então não tem como escapar mais de contratar um advogado para legalizar a União em Portugal?
E para fazer o reagrupamento somente após esse processo de mais de 1 ano?
você pode optar por casar e aguardar os 5 anos de casado para pedir a nacionalidade da esposa (se não tiverem filhos em comum, ou 3 anos, se tiverem filhos). Enquanto isso, sua esposa pode viver legalmente em Portugal, mas não como portuguesa (através de cartão de residência por ser esposa de um português).
O cartão de residência pode ser pedido imediatamente. O SEF pede que se aguarde os 90 dias previstos para turismo, mas sei de muita gente que pediu assim que obteve residência em Portugal.
Assim fica mais viável e depois do meu marido ter o cartão de residência com calma faremos o processo para registrar nosso casamento.
Mais uma vez obrigada, o Fórum já me ajudou e continua ajudando!
para ter cartão de residência ou nacionalidade, a sua companheira deve provar a ligação que possui com você. Assim, ou vcs têm uma união estável ou um casamento.
Mas, ressalto que quando novos casamentos são transcritos, as conservatórias enviam os processos para o SEF (para terem certeza de que não é um casamento por interesse em cidadania apenas). Assim, o ideal é casar e deixar passar alguns meses e perto de um ano transcrever o casamento em Portugal.
Com isso, a esposa pode pedir o cartão de residência e mais tarde, a nacionalidade.
Para pedir a nacionalidade, devem ter 3 anos de casados (seu caso, pq possuem filho em comum).
Ou apenas assento de casamento portugues(recebida por correio)?
Possuo a nacionalidade originária e viajo com esposa e filhos agora em Setembro. Já enviei os documentos para a atribuição das crianças, mas da minha esposa não sei se peço a AR ou entro já com processo de nacionalidade pra ela. Somos casados a 15 anos.
O que seria melhor?
Obrigado.
Quais os documentos que preciso nesse caso? Têm algum tópico tratando somente desse assunto?
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
Vou verificar os links.
Sou portuguesa, casada com casamento transcrito em Portugal, tenho uma filha com meu marido, que tambem é portuguesa, temos todos os documentos portugueses, iremos morar em Portugal em dezembro, tem algum documento que meu marido pode tirar para entrar em portugal sem problemas ?, vamos morar, entao queria saber se ele tem que tirar algum documento para entrar sem problemas em Portugal ?
@Vlad pen, entendi.
Meu pai que não é português, veio só com passagem de ida, mas considero um pouco arriscado. No pior dos casos, adquira a passagem de volta assim que for viajar, e cancele assim que chegar em Portugal (verifique antes o prazo de cancelamento com reembolso total).
Sugiro vir directamente para Portugal, sem escalas e sem conexões.
A certidão de nascimento do conjugue brasileiro de inteiro teor deve ser digitada ou repográfica?
Para transcrição. de casamento sempre a inteiro teor digitalizada
Para atribuição,a de inteiro teor reprográfica