Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

1141517192025

Comentários

  • obrigada
  • Por favor quem puder contar ajudar...
    Meu marido viaja esse mês para Portugal, eu irei mês que vem junto com meus filhos..no caso eu e filhos portugueses.
    Estive no consulado de SP mês passado, perguntei a atendente se ele poderia tirar algum visto para poder entrar no país sem ser turista já que não está indo a turismo, ocorre que ela informou que somente cartão de residência já estando em Portugal,
    Minha duvida é na imigração...
    Compramos passagem ida e volta com um periodo longo de estadia, ele entra como turista e fala que voltara ao Brasil...o que estara mentindo, ou fala que está se mudando apresentando certidão de casamento portuguesa e cópia do meu CC ,informando que me juntarei a ele no próximo mês
  • @amandacorreia..seu marido vai dizer que está entrando como turista. Não vão perguntar a ele se vai voltar ou não.É importante ele estando lá junto com vc, providenciar o visto de residencia como marido de portuguesa.Não esqueça que ele tem que ter o seguro saúde e o PB4.
  • @Vlad Pen Sim, está indo com seguro . Assim que chegar já vou entrar com pedido de residência.
    Minha duvida seria na imigração já que ele vai estar sozinho.
    Obrigado
  • @amandacorreia na imigração ele apenas diz q está entrando como turista e aguarda a chegada da esposa portuguêsa. Se ele quiser pode levar uma cópia do seu registro português.
  • @Vlad muito obrigado
  • AlessaAlessa Member

    Ola, li quase tudo , mas permaneço com duvida. Peço desculpa por eventual repetição.,
    Segundo o que li, pode requerer o reagrupamento se o ascendente se tiver a cargo do filho.
    A questão é que sou ascendente e provedora de menor portuguesa., minha filha( melhor, estou tirando a dela). O pai já é português, mas.vivemos de fato, e pelo que.li, reconhecer a união estável é caro e burocrático, logo não é meu caminho.
    Tenho renda estável.
    Estou um pouco confusa, como devo proceder para obter o direito de residência?
    Muito obrigada
  • @Alessa, como ascendente vc não consegue a nacionalidade portuguesa.Talvez como provedora da menor portuguesa vc consiga um visto de residencia mas não sei os trâmites.
  • Ola bom dia a todos
    Alguém teria o tópico de como preencher o formulario de autorização de residência para marido de Portuguesa .
    E qual seria o Formulario ?

  • AlessaAlessa Member
    @Vlad isso, procuro saber se existe fundamento pra eu obter o visto de residência, sem.ser D7.
  • @Alessa, sem ser o D7, acho que só pelo casamento ou homologar a união de fato.
  • @Alessa , eu sou casado com portuguesa e tenho filha também, mas mesmo assim ainda estou pensando e talvez peça o Visto D7, pois não precisarei comprar passagem de volta e entrarei com uma quantidade maior de bagagens sem ter muitas perguntas, pois não estarei entrando como turista, mas pedirei residência como cônjuge, e não pelo D7. Já estou com processo de nacionalidade em andamento, mas deveremos ir antes dessa conclusão.
    Caso você pegue o D7, quando estiver lá, você pode ver no SEF a possibilidade de pegar a residência como ascendente e provedora da menor portuguesa, e não esqueça de levar os documentos pra isso, e se não for possível, pegue a residência pelo D7 mesmo.
  • AlessaAlessa Member
    Obrigada @Vlad e @sidneioliveira vou estudar o trâmite do D7, esse é o caminho mesmo.
  • Larissa LoboLarissa Lobo Member
    editado July 2018
    Bom dia,

    Tenho algumas dúvidas quanto a nossa chegada a Portugal.

    O processo do meu marido está em andamento e acredito que até a data de nossa viagem ela já tenha o NUMERO DO ASSENTO dele.

    Minha dúvida:

    ao chegar a Portugal ele terá que ir ao SEF em 3 dias para informar sua chegada?

    ou ele terá que ir solicitar o cartão cidadão dele?

    Estamos montando nosso cronograma de chegada e montando o passo a passo de nossa chegada.

    Agradeço desde já.
  • @Larissa assim q sair o registro de nascimento seu marido pode ir ao Portal do cidadão pedir o CC.Me parece q fica pronto no mesmo dia.
  • @Larissa Lobo , você precisa ir ao SEF em até 3 dias se você não entrar na Europa por Portugal. Por exemplo, se você estiver indo pra Portugal, mas antes fizer uma escala em Madri, você não receberá o carimbo de Portugal no passaporte, e então tem que ir ao SEF para pegar uma notificação e anexar no passaporte, e assim "Portugal" sabe que você está em Portugal. Eu entendo que esse procedimento é para quem não tem residência ou não é cidadão português, é para quem entra como turista e quer se legalizar, por exemplo.
  • Obrigada @sidneioliveira

    @Vlad.Pen o CC pode ser pedido online??
  • @LarissaLobo, vc tem que ir pessoalmente .
  • obrigada @vlad
  • Bom dia amigos!

    Alguém já solicitou a residência por ser cônjuge? Se sim quais documentos solicitados? Minha esposa está marcada para o dia 11 de setembro. Obrigado!
  • @Vlad Acredito que o @Flavio está se referindo ao cartão de residencia e não pedido de nacionalidade .
  • @Flavio de uma lida nas primeiras páginas desse tópico.
  • mauricio25mauricio25 Member
    editado August 2018
    Boa noite pessoal,

    dei uma boa lida no tópico e no fórum, mas estou com algumas dúvidas em relação ao pedido do Cartão de Residencia para minha esposa. no caso, eu tenho a cidadania portuguesa, ela a brasileira.

    1- o extrato bancário para ser a comprovação de meios de subsistencia tem algum valor exato para ser aceito? 2000 euros é suficiente?
    2- quanto ao comprovante de residência.. o comprovante do pagamento do Airbnb serve? ou também, tenho o documento que dei entrada no pedido do cartão cidadão, que consta o endereço (foi até o que usei para abrir a conta no activobank)

    chegamos recentemente em portugal, amanhã ligarei ao SEF para agendar.. vamos ver quanto tempo essa brincadeira demora kkkkkk
  • @mauricio25 , página do SEF com informações:
    https://www.sef.pt/pt/Pages/conteudo-detalhe.aspx?nID=63
    CARTÃO DE RESIDÊNCIA PARA CIDADÃO DE ESTADO TERCEIRO FAMILIAR DE NACIONAL DA UE/EEE/SUÍÇA
    Este é um tipo de requerimento diferente de Reagrupamento Familiar.
    Não encontrei nada que fale sobre valores para subsistência, para familiar de cidadão europeu.
    Eu já li que para quem tem algum Visto, e pede Reagrupamento Familiar (para os seus familiares), precisa de um salário mínimo português para quem tem o Visto, mais 50% do salário mínimo para o cônjuge, e mais 30% do salário mínimo para cada filho menor.
  • @mauricio25, não sei se vão aceitar o seu comprovante de residência, visto que não é permanente. Consulte com eles antes.
  • @mauricio25, no site do SEF não encontrei escrito que precisa de comprovante de residência, mas eu, levaria sim. Para o comprovante de residência você pode ir na Junta de Freguesia de onde você está morando, pegar um formulário para Atestado de Morada, e pedir para 2 residentes (português ou estrangeiro) que também more na região dessa Junta de Freguesia, para assinar testemunhando que você mora nessa região. É importante que esse endereço seja o que você ficará morando, pois é onde você receberá correspondências oficiais. Este atestado de morada também te ajuda em outras coisas, como por exemplo, pedir o NIF sem precisar ter representante fiscal.
  • editado August 2018
    @sidneioliveira, foi exactamente este comprovante que usamos para o pedido do cartão de residência de meu pai.
    O que escrevi acima está relacionado a ele não ter algo fixo, mas apenas de Airbnb.

    Em relação a certidão de transcrição: Só aceitam com emissão até 180 dias, caso ela seja mais antiga que isto, terá de ir a uma Conservatória pedir outra (Pode ser a simples. Custo de 1€).
  • Ola a todos! Alguém sabe dizer se um contrato de temporada estando na vigência no momento da entrevista do SEF serve como comprovante de residência? Um contrato de um mês, por exemplo. Feito pelo tripadvisor.
  • SamSam Member
    @Márcia
    Vi uma resposta sua sobre transformar a União estável em casamento civil com a data da União estável para no futuro fazer somente a transcrição. Isso existe mesmo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.