Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

18911131425

Comentários

  • Há um tempo mínimo de casamento para poder levar o cônjuge?
    Exemplo: Eu e minha esposa estamos casados há 3 meses, teria algum problema?
  • @David , pela lei portuguesa sua esposa poderia ficar legal no país por 3 meses como turista ou reagrupamento familiar somente após 3 anos de casado.
  • @Vlad obrigado pela resposta, mas o mesmo vale para o Cartão Residência? Pois até onde eu li, só falava que tinha que estar casado com um cidadão da UE e estar 3 meses em território português para fazer o requerimento do cartão residência (que me permite ficar legal no país por 5 anos).
    Esse lance de 3 anos de casado não é para conseguir a cidadania através do casamento?
  • @David, sim, ela pode pedir o cartão residência junto ao SEF , mas não sei te informar os trâmites. Já leu esse tópico desde o inicio?
  • Pessoal,

    Vi que o agendamento no SEF está com 6 meses em Porto para o Cartão Residência. Nesse caso será necessário esperar os 6 meses pra conseguir um emprego? :(
  • @harter a não ser que queira trabalhar ilegalmente, precisa esperar ter a residência.
  • o meu caso seria o mesmo, veria a questao do cartao residencia. me responderam da embaixada do mexico, posso tirar o CC e o PEP aqui, só que o CC aqui demoraria 3 meses para ficar pronto, dai vou estudar como farei melhor tudo isso, ou tento tirar direto em portugal quando for visitar que devo ir em marco.
  • tenho uma duvida, com CC posso entrar em Portugal como portugues ou só com o passaporte?
  • @Sandro von Borell com o CC pode entrar como português.
  • Obrigado Mjrjunior.

    Com a certidão de nascimento (assento) consigo entrar como Português em Portugal? Vou tirar os docs lá.
  • Olá! Alguém sabe qual o prazo para transferir a CNH quando se tem a nacionalidade? São os mesmos 90 dias, como para quem possui autorização de residência?
  • editado January 2018
    @harter não, tem que ter pelo menos o CC para entrar como português.
  • @harter consegue sim, meu pai foi para Portugal (ele tem a nacionalidade portuguesa) no início de dezembro e ele apresentou apenas o assento impresso e o passaporte brasileiro. O CC e passaporte fez em Portugal.
  • harterharter Member
    editado January 2018
    E agora? rsrs

    Monique, ele seguiu para fila de Europeu ou de Não Europeu?

    Eu entrando como Português e minha esposa brasileira me acompanhando, ela entra com o visto de turista ou ganha outro tipo de visto? Se tiver outro tipo de visto, isso facilitaria em alguma coisa na obtenção do Cartão de Residência (menor tempo) ou facilitaria para ela poder trabalhar logo até que o Cartão de Residência fique pronto?

    Obrigado pessoal pela ajuda.
  • moniqueoliveira3, vi que o prazo é de 180 dias. Caso seja parada pela polícia e notificada, terá o prazo que eles estipularem (geralmente 30 dias).

    Pessoal, sobre entrar em Portugal apenas com o assento, não é aconselhável fazer. O SEF diz que ele não é aceito, e se isso foi uma exceção, julgo prudente não contar com ela, a não ser que o SEF mude isso oficialmente.
  • @harter pela fila de europeu. Foram com casamento transcrito, mas ainda assim minha mãe levou todos os documentos necessários para turista. Assento de nascimento português também é documento. Entrei em contato com o SEF antes de viajar, pois no consulado estava demorando cerca de 3 meses só para o cartão cidadão ficar pronto. Depois de chegar aqui que se agenda para o cartão de residência.
  • @moniqueoliveira3,
    acredito que tenha entendido errado o que o SEF lhe falou.
    Como disse o @Caiodib, não se pode entrar como cidadão português somente com o assento em mãos. Temos relato de muitas pessoas que tiveram que voltar pra fila de imigrantes, pois estavam sem o CC (e com o assento). SE aceitaram, foi a exceção da exceção.
  • @monique é como vc querer entrar na Argentina só com a sua certidão de nascimento. Não vão deixar de forma alguma .
  • editado January 2018
    Excelente analogia, @Vlad.
    Certidão é um documento, mas não serve para este propósito.
  • Nossa lendo essa discussão sobre passar na imigração com o assento de nascimento só penso que é o mais puro exemplo do "jeitinho brasileiro", o assento é um documento? SIM, é um documento de identificação? NÃO, ele não tem foto, dados biométricos, etc
    Tentem apresentar uma certidão de nascimento para se identificar para abrir uma conta em banco, fazer um crediário, etc e vejam se é aceito.
    Só me resta pensar quem se arrisca a entrar como cidadão apenas com o assento corre o risco de achar pela frente um oficial da imigração menos "compreensível" e ser deportado.
  • Exato, @Daniel Henriques.
    É um documento, mas tem outros propósitos.
  • Ola pessoal. Meu marido português por aquisição aguardando cc para aplicar-se a convolação. A família se mudara para Portugal - Meu marido, eu, minha filha maior de 21 (pretende fazer um curso lá), e seus 2 filhos de 6 anos.
    Pergunto: enquanto não sai a mudança de status de meu marido,
    Eu pelo que entendi, posso pedir a Autorização de Residencia;
    Minha filha, estando matriculada em curso, poderá pedir tambêm? Poderá pedir para os filhos dela ?
    Minha filha poderá trabalhar?
  • Estou tirando a dupla cidadania do meu marido através de nosso casamento, mas já iremos morar agora em fevereiro, alguém sabe me dizer se podemos dar entrada no reagrupamento familiar e ao mesmo tempo aguardar a finalização do processo de cidadania dele?
  • @beatriz veloso não é reagrupamento familiar, seu marido deve pedir cartão de residencia por ser casado com nacional portuguesa. Isso é feito no SEF e tem que agendar.
    Pode sim pedir a residência e dar entrada na aquisição pelo casamento. O processo de cônjuge só é feito em Lisboa e demora para ser concluído.
  • editado January 2018
    @danielhenriques caro, Daniel. Não se trata de jeitinho brasileiro. Apenas estou dando o meu relato que na imigração aceitaram o assento português. Apresentamos o assento com o passaporte brasileiro, o qual é um documento com foto. Da mesma forma, o cartão cidadão é feito, apresentando o assento de nascimento e passaporte brasileiro. Independentemente do que vocês achem, a imigração aceitou, inclusive o agente nos deu boas-vindas. Se foi sorte ou não, não se trata de jeitinho brasileiro. Ademais, trouxemos todos os documentos de turistas caso houvesse algum imprevisto.
  • Minha intenção foi apenas ajudar e deixar meu relato do que aconteceu. Não é questão de SE aceitaram, aceitaram sim! Como todos aqui sabem, cada caso é um caso e o meu foi assim. Da mesma forma que tiveram relatos de pessoas que foram para a fila de turistas, no meu caso passamos pela fila da UE.
  • @moniqueoliveira3,
    Veja o que escrevi lá em cima:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/126773/#Comment_126773

    Ok, aceitaram. Parabéns.
    Mas, esta é a exceção da exceção. Não podemos orientar as pessoas pela experiência de um caso isolado. Esta não é a regra. Aqui, neste fórum, orientamos pela regra.
  • Boa tarde,
    Tenho uma dúvida referente ao cartão de residencia para ascendente com mais de 65 anos. Vi q ate 65 precisa mostrar dependência do familiar português mas para acima dessa idade é necessário algum outro documento?
  • @claudia campanario,
    para ascendentes acima de 65 anos, não é necessária a prova da dependência financeira (estipula-se outros tipos de dependência).
  • @LucianaDuarte, vc postou um modelo de autorização para o genitor do menor assinar, mas não consigo abrir. Vc teria como postar novamente? ou enviar por email? Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.